Como conferir o nível de óleo cambio automático
Portal Mercedes-Benz Brasil :: MOTORES E TRANSMISSÕES - ÁREA TÉCNICA :: Transmissões :: Transmissões automáticas
Página 2 de 3 • Compartilhe
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Como conferir o nível de óleo cambio automático
As concessionárias cobram para medir o óleo do câmbio?????
Romeu Castelo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 45
Interesses : Mercedes C180 - troca de informações
Advertências :
As concessionárias vão dizer a voce que não é necessário atrocar o óleo. E vão cobrar para medir.
Convidad- Convidado
Meça uma vez no star , faça uma vareta de material apropriado , marque o nível do óleo e guarde para quando precisar novamente.
Seria conveniente a ajuda de um mecânico ...sempre tem o pulo do gato......
Seria conveniente a ajuda de um mecânico ...sempre tem o pulo do gato......
Kbr- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 106
Interesses : Mercedes-Benz - Motos
Advertências :
Medir óleo do câmbio pelo star no Classe A não dá.
Precisa da vareta mesmo.
Precisa da vareta mesmo.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
Eu nunca medi o óleo do meu A 190. Entretanto verifico regularmente se ha vazamentos. Como o sistema é fechado e o óleo não queima, evapora etc.... só vazando o nível abaixa, aí tem que ir para a oficina. Gastar U$ 120 para comprar uma vareta... nem pensar, é rasgar dinheiro.
O meu está com 42 mil, e vai para troca na próxima semana na Pradomatic. Já comprei filtro e junta originais, e o óleo dividi uma caixa com o Épico.
Com 80 mil troco de novo, lá por 2015
O meu está com 42 mil, e vai para troca na próxima semana na Pradomatic. Já comprei filtro e junta originais, e o óleo dividi uma caixa com o Épico.
Com 80 mil troco de novo, lá por 2015
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1939
Interesses : diversos
Estado :
Advertências :
Paulo Brito, a má notícia é que o fabricante do filtro do óleo do câmbio diz que ele só suporta dois anos........ De acordo com resposta deles a um e-mail do Buss.
Mas isso já é assunto lá pro forum do Classe A....
Mas isso já é assunto lá pro forum do Classe A....
Convidad- Convidado
Não é que ele só suporta dois anos.
Depois disso ele fica mais aberto e não vai ter a mesma eficiência.
Se manter o sistema sempre com óleo novo isso não deve ser problema.
Acho que uns 4 anos não mata ninguém.
De qualquer forma de 2 em dois eu sempre acabo trocando por quilometragem mesmo.
Agora que comprei a vareta quero ir vendo até onde esse óleo aguenta.
Já passou o Shell, eu chuto que vai nuns 45mil.
Depois disso ele fica mais aberto e não vai ter a mesma eficiência.
Se manter o sistema sempre com óleo novo isso não deve ser problema.
Acho que uns 4 anos não mata ninguém.
De qualquer forma de 2 em dois eu sempre acabo trocando por quilometragem mesmo.
Agora que comprei a vareta quero ir vendo até onde esse óleo aguenta.
Já passou o Shell, eu chuto que vai nuns 45mil.
Advertências :
André Buss.....poderia me tirar uma dúvida???
Onde conseguiu comprar a vareta?
Me disseram que o motor do Classe A e da C180 são iguais. Procede? É o mesmo motor? E quanto ao câmbio? Será que é igual também?
Onde conseguiu comprar a vareta?
Me disseram que o motor do Classe A e da C180 são iguais. Procede? É o mesmo motor? E quanto ao câmbio? Será que é igual também?
Advertências :
Romeu, quanto a vareta não sei dizer, mas motor e câmbio são diferentes.
C-220- Desligado
- Número de mensagens : 2744
Estado :
Advertências :
Pois é....achei estranho, mas......resolvi perguntar.
Obrigado !!!
E a tal vareta.....onde será que poderíamos conseguir???
Os moderadores, poderiam abrir uma lista de pedidos, e encontrando a tal vareta, colocar a venda aqui no clube. O que acham?
Obrigado !!!
E a tal vareta.....onde será que poderíamos conseguir???
Os moderadores, poderiam abrir uma lista de pedidos, e encontrando a tal vareta, colocar a venda aqui no clube. O que acham?
Advertências :
Romeu,
O Forum em hipótese nenhuma pode comercializar qualquer produto, podemos apenas indicar quem tem.
O Forum em hipótese nenhuma pode comercializar qualquer produto, podemos apenas indicar quem tem.
Convidad- Convidado
Advertências :
A vareta eu comprei na http://www.baumtools.com/
Advertências :
a minha é elegance 98 v6, tb não achei vareta , só uma tampa que tiro do lado direito e nao tem vareta nenhuma
leandro.usmari- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 188
Interesses : gerais sobre mercedes
Advertências :
Tenta aí dar uma olhada na galera trocando o óleo, limpando o 'carter' e substituindo o filtro:
http://www.benzworld.org/forums/w202-c-class/1395032-photo-diy-transmission-oil-filter-change.html
No mais, acho que esse vídeo aqui abaixo, ajuda bastante:
boa sorte.
forte abs.
http://www.benzworld.org/forums/w202-c-class/1395032-photo-diy-transmission-oil-filter-change.html
No mais, acho que esse vídeo aqui abaixo, ajuda bastante:
boa sorte.
forte abs.
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Estado :
Advertências :
Aproveita a onda e 'reset'a o seu câmbio:
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Estado :
Advertências :
leandro.usmari- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 188
Interesses : gerais sobre mercedes
Advertências :
Amigos estava procurando pelo oleo e filtro da transmissão e vi um kit com o óleo a vareta o filtro e uma trava daquela vermelha, kit completo...
sidney cesar dos santos- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 55
Interesses : amigos informações e mercedes
Estado :
Advertências :
Como sugeriu Kbs, é possivel se improvisar (fabricar) uma vareta?
Lelis- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 43
Interesses : Pesquisa /troca de informação
Estado :
Advertências :
Prezados Confrades Leandro e Sidney, o foco desse tópico ficou apenas em "conferência de nível" do óleo, ok.
Os debates relacionados à manutenção, quantidade de óleo na troca (no 722.6 são 8 litros na troca) e etc como estão mais concentrados nesse tópico sugiro postar comentários na continuidade:
https://www.portalmercedes.com/t15920p120-manutencao-preventiva-cambio-7226
E há esse também, que se for o caso podemos fundir adiante com o primeiro para concentrar o tema num único local, facilita pesquisas:
https://www.portalmercedes.com/t5796-processo-de-troca-do-oleo-do-cambio
Com relação a indicação de fornecedor do kit para troca, mais prático registrar em Caminho das Pedras ou tópicos específicos em peças ou nos próprios tópicos que tratam de troca do óleo.
Lélis, acredito eu que se você tiver um molde com as marcas de medição frio e quente e também material adequado e flexível, téoricamente deve ser possível uma vareta artesanal.
Os debates relacionados à manutenção, quantidade de óleo na troca (no 722.6 são 8 litros na troca) e etc como estão mais concentrados nesse tópico sugiro postar comentários na continuidade:
https://www.portalmercedes.com/t15920p120-manutencao-preventiva-cambio-7226
E há esse também, que se for o caso podemos fundir adiante com o primeiro para concentrar o tema num único local, facilita pesquisas:
https://www.portalmercedes.com/t5796-processo-de-troca-do-oleo-do-cambio
Com relação a indicação de fornecedor do kit para troca, mais prático registrar em Caminho das Pedras ou tópicos específicos em peças ou nos próprios tópicos que tratam de troca do óleo.
Lélis, acredito eu que se você tiver um molde com as marcas de medição frio e quente e também material adequado e flexível, téoricamente deve ser possível uma vareta artesanal.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Voltando ao tema conferência de nível, houve há uns 2 anos atrás aqui no Fórum informações de problemas com uma vareta de material plástico fabricada na China que teria se despedaçado numa leitura com o motor quente, por isso a sugestão é utilizar vareta OEM ou uma de boa qualidade, a minha adquiri pelo Ebay de fabricante Polonês por indicação do Confrade Alexandre Pr, tem 2 faces de leitura e serve para o 722.6, 7 e 8, fabricante declara que é nível OEM, ótima:
http://dipstick.eu/
Como não consta do tópico, vou aproveitar para transcrever as orientações que constam no site, aliás as mesmas de outros confiáveis por aqui como as do site Brasil Automáticos, modo que utilizo.
As verificações são feitas com o motor frio, leitura deve ficar entre o máximo e o mínimo (entre a marca de 25 e 80 graus no caso do 722.6) e com motor na temperatura de serviço, rodar pelo menos uns 20 Km para proceder a checagem de nível com o motor quente (80 graus).
Para conferir o nível de óleo no 722.6: a medição é feita com o motor funcionando, carro em superfície plana e nivelada, mudar pausadamente e esperar 5 segundos em cada uma das engrenagens/posições P, R, N, 1, 2 e introduzir a vareta para realizar a medição com a caixa na posição P, esperar 2 minutos nessa posição e conferir, o resultado perfeito é o nível na metade superior da escala, repetir para ter certeza do nível correto. Se houver excesso deve ser drenado e se for necessário completar, colocar no tubo de enchimento no máximo 100 ml de cada vez
Para conferir nível nos câmbios 722.7 e 722.8, a sequência é basicamente a mesma só que nesses câmbios a leitura da medição já é feita numa escala de vareta com 12 números (diferente do 722.6), portanto, observar procedimento diferente para um e para outro câmbio observando temperaturas, marcações e etc, só conferir os respectivos tutoriais nesse Manual:
http://www.dipstick.eu/download/en/1.Users%20manual%20dipstick%20mercedes%20722.6%20722.7%20722.8%20professional%20tools.pdf
http://dipstick.eu/
Como não consta do tópico, vou aproveitar para transcrever as orientações que constam no site, aliás as mesmas de outros confiáveis por aqui como as do site Brasil Automáticos, modo que utilizo.
As verificações são feitas com o motor frio, leitura deve ficar entre o máximo e o mínimo (entre a marca de 25 e 80 graus no caso do 722.6) e com motor na temperatura de serviço, rodar pelo menos uns 20 Km para proceder a checagem de nível com o motor quente (80 graus).
Para conferir o nível de óleo no 722.6: a medição é feita com o motor funcionando, carro em superfície plana e nivelada, mudar pausadamente e esperar 5 segundos em cada uma das engrenagens/posições P, R, N, 1, 2 e introduzir a vareta para realizar a medição com a caixa na posição P, esperar 2 minutos nessa posição e conferir, o resultado perfeito é o nível na metade superior da escala, repetir para ter certeza do nível correto. Se houver excesso deve ser drenado e se for necessário completar, colocar no tubo de enchimento no máximo 100 ml de cada vez
Para conferir nível nos câmbios 722.7 e 722.8, a sequência é basicamente a mesma só que nesses câmbios a leitura da medição já é feita numa escala de vareta com 12 números (diferente do 722.6), portanto, observar procedimento diferente para um e para outro câmbio observando temperaturas, marcações e etc, só conferir os respectivos tutoriais nesse Manual:
http://www.dipstick.eu/download/en/1.Users%20manual%20dipstick%20mercedes%20722.6%20722.7%20722.8%20professional%20tools.pdf
Última edição por Antônio Elias em Seg 17 Nov 2014 - 15:41, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : inserir link do manual para leitura de nível nos câmbios 722.7 e 722.8)
Estado :
Advertências :
Ok, Antonio Elias, vou tentar "fabricar" uma, o material é fácil. o mais dificil será conseguir o molde com os valores das medidas. Max x Min. ou frio e quente. rssss.
Lelis- Usuário Iniciante
Estado :
Advertências :
Lélis, o molde é tranquilo, a vareta do site que indiquei o material é igual ao da genuína só que a parte metálica é 10 cm mais comprida porque pode ser usada em alguns outros câmbios de Chrysler, Jeep, Jaguar e etc conforme descrito no anúncio dela no Ebay nesse link abaixo, onde você inclusive pode visualizar fotos detalhadas do material (parece mola flexível) e das gravações de nível na parte plástica, veja que ela é 2 x 1, o lado do 722.6 com temperaturas (entre 25 e 80 graus) e do outro lado com 12 marcas (para 722.7 e 722.8 ):
http://www.ebay.com/itm/Mercedes-Jeep-Chrysler-Dodge-Gearbox-Automatic-Transmission-Dipstick-1200mm-NEWS-/121039358361?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c2e820999
A parte metálica dessa Polonêsa mede 1,05 (portanto a OE tem 95 cm) mais 0,75 cm da ponta de material plástico (não sei se o motivo da presença do plástico na ponta se é apenas para permitir gravações de nível ou se poderia usar uma ponta metálica)
http://www.ebay.com/itm/Mercedes-Jeep-Chrysler-Dodge-Gearbox-Automatic-Transmission-Dipstick-1200mm-NEWS-/121039358361?pt=UK_CarsParts_Vehicles_CarParts_SM&hash=item1c2e820999
A parte metálica dessa Polonêsa mede 1,05 (portanto a OE tem 95 cm) mais 0,75 cm da ponta de material plástico (não sei se o motivo da presença do plástico na ponta se é apenas para permitir gravações de nível ou se poderia usar uma ponta metálica)
Estado :
Advertências :
Lélis, tirei essas fotos mostrando as dimensões da ponta plástica da vareta, caso você queira realmente confeccionar uma artesanal precisará das medidas para reproduzir os padrões corretos de leitura, veja se as fotos ajudam para confecção de um molde confiável.
A minha ferramenta é 2 x 1, um lado o padrão de temperaturas mínima e máxima - para uso no câmbio 722.6:
Outra face, marcações para usar nos câmbios 722.7 e 722.8:
Lelis, nos conte depois de você conseguir mesmo confeccionar uma dessa artesanal! :D
Abraços,
A minha ferramenta é 2 x 1, um lado o padrão de temperaturas mínima e máxima - para uso no câmbio 722.6:
Outra face, marcações para usar nos câmbios 722.7 e 722.8:
Lelis, nos conte depois de você conseguir mesmo confeccionar uma dessa artesanal! :D
Abraços,
Estado :
Advertências :
Antonio Elias, Amanha vou botar a mao na graxa. rss. Visitei o Site, mencionado por voce. Achei o valor muito bom, em torno de R$ 65,00, e com frete gratis.( è isso).
Apos a sua ajuda com as fotos acima, vou "fabricar" uma, só para ver o resultado do trabalho..
Abraços.
Apos a sua ajuda com as fotos acima, vou "fabricar" uma, só para ver o resultado do trabalho..
Abraços.
Lelis- Usuário Iniciante
Estado :
Advertências :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3