dosificador
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 3 de 4 • Compartilhe
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Re: dosificador
Então, como é que ele não fica acelerando, e o marcador do consumo (vacuômetro ) mostra consumo zero???
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Interesses : troca de informações
Estado :
Advertências :
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Borboleta
Bonitão, qdo vc tira o pé a borboleta fecha a passagem de ar, aí o vácuo sobe no coletor e aquele marcador de consumo, que nada mais é que um vacuometro marca o que vc vê, mas na realidade não é isso, entra ar pela passagem obturada ou pelo controlador de lenta (KE) ou pelo parafuso de regulagem de ar da lenta (K) e junto o combustível (pouco, pq o prato fecha quase todo)) pelas válvulas injetoras ......... :D
Guilherme Ricardo escreveu:Então, como é que ele não fica acelerando, e o marcador do consumo (vacuômetro ) mostra consumo zero???
Estado :
Advertências :
GR- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Mestre Maluhy,
nas injeções KE CIS-E a injeção é cortada em decida sim, a CPU manda 60 mA para o tijolinho (EHA) que passa a ter função de shuttoff.
nas injeções KE CIS-E a injeção é cortada em decida sim, a CPU manda 60 mA para o tijolinho (EHA) que passa a ter função de shuttoff.
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Estado :
Advertências :
GR- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Só na KE, que tem um ligeiro controle eletronico, nas K nao .........ele pega o sinal daquele tps para a ECU fazer isso..... :D
Estado :
Advertências :
sim, mestre, KE
The second and probably the best overall view of this system is seen through the monitoring of the EHA current. The EHA is the final servo device for applying the corrections intended by the control system. All forms of enrichment are accomplished by increasing the differential pressure within the fuel distributor. The EHA acts as a controlled leak depending on current. Positive current flows cause enrichened mixtures by leaking down the lower chamber pressure (higher differential pressure). Negative current flows cause lean mixtures and, on deceleration, a negative 60ma causes fuel shut-off.
The second and probably the best overall view of this system is seen through the monitoring of the EHA current. The EHA is the final servo device for applying the corrections intended by the control system. All forms of enrichment are accomplished by increasing the differential pressure within the fuel distributor. The EHA acts as a controlled leak depending on current. Positive current flows cause enrichened mixtures by leaking down the lower chamber pressure (higher differential pressure). Negative current flows cause lean mixtures and, on deceleration, a negative 60ma causes fuel shut-off.
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
INJECAO MECANICA (K, KE) - Uma revisao criteriosa....
Em primeiro lugar gostaria de agradecer ao Medalhao (Maluhy) por ter me convidado a participar deste forum.
Nao possuo muita disponibilidade para participar mas faco questao de deixar os meus 50C$.
Esta é a revisao de uma injecao mecanica KE de uma 300TE de um cliente. Veiculo sempre muito bem cuidado.
Como uma imagem vale por mil palavras, penso ser desnecessario ficar escrevendo muito coisa. Vou fazer curtas insercoes em algumas fotos para passar uma ideia do que "penso" ser o correto a fazer bem como alguns conceitos que podem gerar discussoes .
Para quem ainda nao teve a chance de ver esse coracao aberto esta aqui a chance.
Dispensemos a foto do cofre motado...nao tem graça...Vamos direto ao que interessa:
Motor ja com o sistema de injecao removido.
Um trabalho de cara demorado e criterioso pois a quebra de um conector ou fio pode gerar transtornos incomensuraveis no futuro, principalmente em se tratando de um veiculo com 20 anos.
Esta foto, se olhada com cuidado ja mostra uma coisa interessante.....
Aqui pode-se avaliar melhor o trabalho de uma gasolina PODIUM por alguns meses atuando num motor velho. Imaginem como poderia estar se esse tivesse sido o procedimento padrao..... :D
Agora uma sequencia do estado encontrado. O cliente nao sabe informar qual foi a ultima vez que um servico dessa forma foi realizado no veiculo. (sera que houve alguma vez???? )
Realmente o estado é critico. Muito dificil obter um funcionamento correto numa situacao dessas.
Tentei por 7 ou 8 dias resolver o problema do veiculo sem ser necessaria esta intervencao, pois ja imaginava que o custo nao ficaria barato mas nao teve jeito.
Agora indo um pouquinho mais fuuuuundo...... Aqui é zona delicada. Uma insercao a la "pata de elefante" e teremos uma despesa consideravel para o cliente.
Na verdade o que gostaria de deixar claro é que:
1-Trabalhamos cerca de 7 ou 8 dias para avaliar cada componente efetivamente trabalhando no veiculo sem inciar a desmontagem de nada. Porque???
Porque nesse sistema (IMO) nao se chega detonando como num veiculo nacional onde se conecta um scanner e se inicia o caminho das pedras ou entao se parte para revisar tudo e DEPOIS resolver o problema. Como cada caso é um caso, nesse caso a tratativa é diferente....Menos dor de cabeca para o mecanico e menos dor de cabeca e dor no bolso do cliente. Demora?????? DEMORA SIM.
2-Considero impossivel executar um servico desse sem possuir uma base tecnica documentada. (existem controversias ) Sem um WIS por exemplo é tentativa e erro.....completamente fora do meu sistema.
3-Fica muito confortavel trabalhar sabendo exatamente o que se precisa a cada passo. É uma forma transparente do cliente basear a despesa. Nao interessa o valor que ira resultar....Qualquer que seja ele, o cliente tera a certeza absoluta que cada arruela, cada peca ou insumo foi NECESSARIA, entao nao existe discussao.
Assim que as pecas passarem pelo processo de higienizacao faço a continuacao.
Nao possuo muita disponibilidade para participar mas faco questao de deixar os meus 50C$.
Esta é a revisao de uma injecao mecanica KE de uma 300TE de um cliente. Veiculo sempre muito bem cuidado.
Como uma imagem vale por mil palavras, penso ser desnecessario ficar escrevendo muito coisa. Vou fazer curtas insercoes em algumas fotos para passar uma ideia do que "penso" ser o correto a fazer bem como alguns conceitos que podem gerar discussoes .
Para quem ainda nao teve a chance de ver esse coracao aberto esta aqui a chance.
Dispensemos a foto do cofre motado...nao tem graça...Vamos direto ao que interessa:
Motor ja com o sistema de injecao removido.
Um trabalho de cara demorado e criterioso pois a quebra de um conector ou fio pode gerar transtornos incomensuraveis no futuro, principalmente em se tratando de um veiculo com 20 anos.
Esta foto, se olhada com cuidado ja mostra uma coisa interessante.....
Aqui pode-se avaliar melhor o trabalho de uma gasolina PODIUM por alguns meses atuando num motor velho. Imaginem como poderia estar se esse tivesse sido o procedimento padrao..... :D
Agora uma sequencia do estado encontrado. O cliente nao sabe informar qual foi a ultima vez que um servico dessa forma foi realizado no veiculo. (sera que houve alguma vez???? )
Realmente o estado é critico. Muito dificil obter um funcionamento correto numa situacao dessas.
Tentei por 7 ou 8 dias resolver o problema do veiculo sem ser necessaria esta intervencao, pois ja imaginava que o custo nao ficaria barato mas nao teve jeito.
Agora indo um pouquinho mais fuuuuundo...... Aqui é zona delicada. Uma insercao a la "pata de elefante" e teremos uma despesa consideravel para o cliente.
Na verdade o que gostaria de deixar claro é que:
1-Trabalhamos cerca de 7 ou 8 dias para avaliar cada componente efetivamente trabalhando no veiculo sem inciar a desmontagem de nada. Porque???
Porque nesse sistema (IMO) nao se chega detonando como num veiculo nacional onde se conecta um scanner e se inicia o caminho das pedras ou entao se parte para revisar tudo e DEPOIS resolver o problema. Como cada caso é um caso, nesse caso a tratativa é diferente....Menos dor de cabeca para o mecanico e menos dor de cabeca e dor no bolso do cliente. Demora?????? DEMORA SIM.
2-Considero impossivel executar um servico desse sem possuir uma base tecnica documentada. (existem controversias ) Sem um WIS por exemplo é tentativa e erro.....completamente fora do meu sistema.
3-Fica muito confortavel trabalhar sabendo exatamente o que se precisa a cada passo. É uma forma transparente do cliente basear a despesa. Nao interessa o valor que ira resultar....Qualquer que seja ele, o cliente tera a certeza absoluta que cada arruela, cada peca ou insumo foi NECESSARIA, entao nao existe discussao.
Assim que as pecas passarem pelo processo de higienizacao faço a continuacao.
Dragao- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 8
Interesses : todos
Dragao
Excelente post. Estou aguardando o proximo capitulo dessa novela. Tenho um MB com o mesmo motor, e acho muito bom sabermos o que pode acontecer.
Excelente post. Estou aguardando o proximo capitulo dessa novela. Tenho um MB com o mesmo motor, e acho muito bom sabermos o que pode acontecer.
Convidad 4- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8341
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Estado :
Advertências :
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
Opa, nao sei o que houve e o meu topico acabou virando 2????
Desculpem se fiz algo errado.
Peço ajuda para consertar isso. :roll:
Desculpem se fiz algo errado.
Peço ajuda para consertar isso. :roll:
Lugar certo
Vicente,pode deixar, a turma ajeita isso rápido,sugiro colocar no tópico dosificador,pois apesar de vc estar mexendo numa 124, esse sistema e esse motor (M103) eram usados em várias MB, grato pela colaboração,vc é 10, abração do Maluhy.
Obs: vc só tem aquele defeitinho....hahahahahaha ...e deixei um recadinho para vc aqui, https://www.portalmercedes.com/ajuda-tecnica-f68/contatos-do-maluhy-rio-de-janeiro-t356.htm ,hehehehehe.......... :D
Obs: vc só tem aquele defeitinho....hahahahahaha ...e deixei um recadinho para vc aqui, https://www.portalmercedes.com/ajuda-tecnica-f68/contatos-do-maluhy-rio-de-janeiro-t356.htm ,hehehehehe.......... :D
Estado :
Advertências :
A higienizacao ja esta quase pronta....so faltam detalhes.
Como vcs podem reparar, esse coletor é rugoso por dentro. Quem sabe um polimento tecnico poderia ajudar no fluxo da mistura mas para esse caso nao carece pq senao eu mato o "tiozinho"..... :affraid:
Nao se espantem com a borda da borboleta. É assim mesmo. Aquilo é um revestimento que evita formacao de borra. Nao tenho visto o pessoal utilizar isso hoje em dia so mesmo a Ford.
Estes sao os bicos que vao pro lixo. :o
Como vcs podem reparar, esse coletor é rugoso por dentro. Quem sabe um polimento tecnico poderia ajudar no fluxo da mistura mas para esse caso nao carece pq senao eu mato o "tiozinho"..... :affraid:
Nao se espantem com a borda da borboleta. É assim mesmo. Aquilo é um revestimento que evita formacao de borra. Nao tenho visto o pessoal utilizar isso hoje em dia so mesmo a Ford.
Estes sao os bicos que vao pro lixo. :o
Estado :
Advertências :
Basicamente sim.
Eu resolvi ajeitar uma parafernalia entao arranjei os 5 tampoes que vc pode ver na foto, retirando assim todos os canos, montei um adaptador para instalar o manometro e com decatlhon e os devidos adaptadores instalei um prolongador flexivel numa proveta e confortavelmente deu pra fazer o teste.
Eu ia fazer uma ferramenta do tipo com provetas graduadas (a bosch tem essa ferramenta la fora) onde vc instala 6 tubos flexiveis nas provetas e no prato vc instala um variador fixado na haste central e dai vc tem como determinar como estao todos os bicos e inclusive como esta o dosificador... (o que na verdade é o correto)... mas depois pensei melhor e nao tenho demanda pra isso (pq eu iria arcar com os custos) e depois o cliente "precisa merecer" esse empenho, entao deixa quieto.
Vc sabe muito bem que em qq outro lugar ninguem iria fazer esse trampo de doido....A jogada era trocar os bicos e fazer um "comercial" e tocar pra frente mas eu sou burro velho pragmatico e nao paro com essa mania .....
Pra vc ver que ate "recondicionador de dosificador" ja existe!!!!
Mas enfim, agora que ja enfiei o pé na jaca vou me lambuzar ate o fim.....
Eu resolvi ajeitar uma parafernalia entao arranjei os 5 tampoes que vc pode ver na foto, retirando assim todos os canos, montei um adaptador para instalar o manometro e com decatlhon e os devidos adaptadores instalei um prolongador flexivel numa proveta e confortavelmente deu pra fazer o teste.
Eu ia fazer uma ferramenta do tipo com provetas graduadas (a bosch tem essa ferramenta la fora) onde vc instala 6 tubos flexiveis nas provetas e no prato vc instala um variador fixado na haste central e dai vc tem como determinar como estao todos os bicos e inclusive como esta o dosificador... (o que na verdade é o correto)... mas depois pensei melhor e nao tenho demanda pra isso (pq eu iria arcar com os custos) e depois o cliente "precisa merecer" esse empenho, entao deixa quieto.
Vc sabe muito bem que em qq outro lugar ninguem iria fazer esse trampo de doido....A jogada era trocar os bicos e fazer um "comercial" e tocar pra frente mas eu sou burro velho pragmatico e nao paro com essa mania .....
Pra vc ver que ate "recondicionador de dosificador" ja existe!!!!
Mas enfim, agora que ja enfiei o pé na jaca vou me lambuzar ate o fim.....
Ontem troquei todos os bicos da SLC.
Vi que os 'copinhos' dos bicos estão ressecados, vou trazer novos.
O carro parou de falhar mas continua dando uma falhadinha quando o carro arranca na subida.
Será o dosificador?
Agora, tenho que monitorar o consumo...
Vi que os 'copinhos' dos bicos estão ressecados, vou trazer novos.
O carro parou de falhar mas continua dando uma falhadinha quando o carro arranca na subida.
Será o dosificador?
Agora, tenho que monitorar o consumo...
Glutão- Desligado
- Número de mensagens : 4284
Interesses : BMW, Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Dragão excelente o seu post. Muito bom ver mais uma opção de pessoa com conhecimento e, mais importante, disposta a difundí-lo aqui no nosso forum. Parabéns pela iniciativa.
Não deixe postar seus dados para contato no local apropriado.
Abraços
Não deixe postar seus dados para contato no local apropriado.
Abraços
Fabiok- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1753
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
thiago
Thiago,
a falhadinha pode ser devido a mistura pobre, ar falso inclusive dos retentores dos bicos. Pegue um spray WD 40 e vá com o tubinho espirrando em tudo que é conexão de ar / vacuo / bico e veja onde a rotação varia
a falhadinha pode ser devido a mistura pobre, ar falso inclusive dos retentores dos bicos. Pegue um spray WD 40 e vá com o tubinho espirrando em tudo que é conexão de ar / vacuo / bico e veja onde a rotação varia
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Vou comprar os copinhos e mais uma válvula pequena que vai lá na bomba pra trocar e ver se continua...
Valeu Alan!
Valeu Alan!
Glutão- Desligado
Estado :
Advertências :
Trocador de peças
Isso,Jerico,vai trocando, troca tb o tocafitas ,o estepe ,as pastilhas de freio,daqui a pouco ele pára de falhar,ahahahahahahahahaha
Estado :
Advertências :
GR- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Por falar em toca fitas..... 'cadê-lo'?
Ué, me falaram que pelo copinho trincado e ressecado, pode dar entrada de ar.
A válvula, não é por minha conta, foi na oficina que falaram...
Enquanto não tem Maluhy em BH, eu, o GR e o Leandro, caçamos com gato....
E mais, fiz o teste lá de abaixar o prato, todos os 'buracos' sairam a mesma quantidade de gasolina...
Ué, me falaram que pelo copinho trincado e ressecado, pode dar entrada de ar.
A válvula, não é por minha conta, foi na oficina que falaram...
Enquanto não tem Maluhy em BH, eu, o GR e o Leandro, caçamos com gato....
E mais, fiz o teste lá de abaixar o prato, todos os 'buracos' sairam a mesma quantidade de gasolina...
Glutão- Desligado
Estado :
Advertências :
GR- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4