Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
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Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Texto: Matéria elaborada por: Marcelo Truffi
Visco
3.1- O que é Visco?Visco é um sistema inovador (patenteado pela Behr) para o arrefecimento dos radiadores e conseqüentemente dos motores dos veículos. Cujo princípio de funcionamento se difere dos eletro-ventiladores, devido ao aproveitamento da energia gerada pelo motor e transmitida para a embreagem viscosa, através do eixo virabrequim ou por transmissão por correias.
No Brasil sua grande aplicação se dá nos veículos que possuem alto torque (caminhões, ônibus, caminhonetes). Porém na Europa é muito aplicado nos carros de passeio, de alta performance (BMW, Mercedes, Porsche, além de caminhonetes, caminhões, ônibus).
3.2- Seqüência esquemática
3.3- Princípio de funcionamento.O Visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.
Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.
Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.
À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura.
3.4- Variação da viscosidade dos óleos (silicone).• CAMINHÕES: 9.000 à 50.000 centistokes
• CARROS DE PASSEIO: 2.000 à 16.500 centistokes
3.5- Vantagens na utilização do Visco.• Redução do consumo de combustível.
• O Visco estará sempre refrigerando o radiador, fazendo com que menos energia seja direcionada para este fim.
• Melhor performance de trocas térmicas.
3.6- Dicas para o dia-a-dia.A) Não há reparo para as embreagens viscosas.
B) O teste das embreagens devem ser feitos em uma máquina especial que controla a rotação em função da temperatura.
C) Evite danos ao bimetal, pois ele é fundamental no bom funcionamento do Visco.
D) Evite jatos de água diretamente no bimetal.
E) Evite acumulo de barro na hélice, pois o barro pode desbalancear a hélice. :D
Visco
3.1- O que é Visco?Visco é um sistema inovador (patenteado pela Behr) para o arrefecimento dos radiadores e conseqüentemente dos motores dos veículos. Cujo princípio de funcionamento se difere dos eletro-ventiladores, devido ao aproveitamento da energia gerada pelo motor e transmitida para a embreagem viscosa, através do eixo virabrequim ou por transmissão por correias.
No Brasil sua grande aplicação se dá nos veículos que possuem alto torque (caminhões, ônibus, caminhonetes). Porém na Europa é muito aplicado nos carros de passeio, de alta performance (BMW, Mercedes, Porsche, além de caminhonetes, caminhões, ônibus).
3.2- Seqüência esquemática
3.3- Princípio de funcionamento.O Visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.
Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.
Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.
À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura.
3.4- Variação da viscosidade dos óleos (silicone).• CAMINHÕES: 9.000 à 50.000 centistokes
• CARROS DE PASSEIO: 2.000 à 16.500 centistokes
3.5- Vantagens na utilização do Visco.• Redução do consumo de combustível.
• O Visco estará sempre refrigerando o radiador, fazendo com que menos energia seja direcionada para este fim.
• Melhor performance de trocas térmicas.
3.6- Dicas para o dia-a-dia.A) Não há reparo para as embreagens viscosas.
B) O teste das embreagens devem ser feitos em uma máquina especial que controla a rotação em função da temperatura.
C) Evite danos ao bimetal, pois ele é fundamental no bom funcionamento do Visco.
D) Evite jatos de água diretamente no bimetal.
E) Evite acumulo de barro na hélice, pois o barro pode desbalancear a hélice. :D
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Maluhy
Alguem pode citar quais modelos de motor Mercedes Utiliza a Polia Viscosa ?
Marcio
Alguem pode citar quais modelos de motor Mercedes Utiliza a Polia Viscosa ?
Marcio
technopecas- Usuário Iniciante
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Marcio,a maioria esmagadora de modelos MB usa, com poucas exceções....
Maluhy- Consultor Técnico
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Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Bimetal é aquela chapinha na frente do viscoso?
Norton Gontijo- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
E o que acontece se o bimetal estiver torto?
Norton Gontijo- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Fica bem melhor do que se estivesse certo....hehehehehe,que perguntinha,eim,Zé???hahaha, torto para que lado????Veja o esquema e a descrição do funcionamento,vc mesmo vai entender o que pode causar .......
Maluhy- Consultor Técnico
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Norton Gontijo- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Motor frio desligado a helice deve girar facil com a mao (estah desacoplado)
Motor quente desligado a helice deve ficar dificil de girar com a mao (estah acoplado)
Motor quente desligado a helice deve ficar dificil de girar com a mao (estah acoplado)
Lobo- Usuário Platina
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Norton Gontijo- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
interessante tb trocar a helice se ela tiver um trincadinho?????? (isso tb pode desbalancear a helice?)
Salim- Usuário Iniciante
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Salim,o trincadinho talvez não desbalanceie a hélice, mas se pela força centrífuga o pedaço da pá se soltar aonde ele vai parar só a mãe Diná para especular,hahahahahaha
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
O que acontece, se o viscoso parar de funcionar? pela explicação, ele frio, você consegue rodá-lo, consequentemente, aquecido ele acopla, e se deixassemos acoplado direto como faziamos com a elétrica do Corcel?Qual seria o dano ao sistema?
Frederico
Frederico
Frederico- Usuário Ouro
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
É dificil tirar ele? tem que tirar a correia?
Norton Gontijo- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
http://www.popularmechanics.com/how_to_central/automotive/1772922.html
rpsolano- Usuário Ouro
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Tem que tirar o radiador fora,a correia e ter a ferramenta para imobilizar o eixo e usar uma allen e soltar o viscoso do eixo,facinho,hahahahahahahha
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
O meu acoplamento já troquei com o Maluhy uma vez, hehehehe.. (douradinha!!!)
GR- Usuário Platina
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Alan- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
O GR tá esperto,hahahahaha, vcs maldosos não viram o que está entre parentesis???hehehehehehe
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
putz.....o para mim o maluhi nao trocou..........
fez o acoplamento "entrar" a 100 graus (a verdinha sec).......
fez o acoplamento "entrar" a 100 graus (a verdinha sec).......
Xenon- Usuário Platina
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
O Zenon sentiu ele entrar ,eu perguntei 3 vezes,hahahahahahaha
Maluhy- Consultor Técnico
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Dúvidas W202: Embreagem Viscosa travada x hélice, válvula termostática, sensor de temperatura
Amigos, acabei de comprar minha primeira mercedes. É a realização de um grande sonho. Trata-se de uma C280, sport. 95. Estou com algumas dúvidas, e sei que podem me ajudar. O carro está com a embreagem viscosa travada, e com uma hélice de D20 cerrada as pontas, ao invés da original. Dá pra sacar que o antigo dono não era apaixonado :). Nem tem válvula termostática. O sensor de temperadura está com defeito, marca errado a temperatura do motor. O radiador parece que passou um caminhão por cima, todo torto e vazando água, cheio de durepox. Todo o estrago, fruto de uma batida em buraco (carro muito baixo), o que empurrou o radiador na hélice original, e fez o estrago. Fora isso, o caro anda normalmente, motor e câmbio em ótimo estado (Km 106 mil), mas esquenta a temperatura andando uns 10 a 20 minutos. Bom, já comprei todas essas peças novas, com exceção da embreagem viscosa. Ainda não coloque nenhuma peça. Dúvidas:
1) Poderia continuar a andar um tempo com a embreagem viscosa travada, e com a hélice e demais peças originais? Digo isso, pois o vendedor da peça disse que a hélice nova, nesse caso do viscoso travado, pode "vibrar" e atingir o radiador, quebrando tudo, desde essa peça até a correia, etc.
2) Pode-se andar com esse carro SEM a válvula termostática?? Quais as consequências disso?? (comprei uma nova, não sei se coloco ou não!!)
3) O sensor de temperatura é o responsável pela proteção do motor do carro? Ou seja, se a temperatura estivesse quase no vermelho, ou já tiver lá, ele teria o poder de fazer o carro parar de funcionar para proteger o motor?? E se ele (sensor) estivesse marcando errado, e, mesmo com o carro não tão quente, marcasse que estava no vermelho, o sensor teria o poder de fazer o carro desligar??
4) Qual o óleo do MOTOR e CÂMBIO que eu posso colocar, que seja razoavelmente e economicamente ideal?
Muito obrigado.
1) Poderia continuar a andar um tempo com a embreagem viscosa travada, e com a hélice e demais peças originais? Digo isso, pois o vendedor da peça disse que a hélice nova, nesse caso do viscoso travado, pode "vibrar" e atingir o radiador, quebrando tudo, desde essa peça até a correia, etc.
2) Pode-se andar com esse carro SEM a válvula termostática?? Quais as consequências disso?? (comprei uma nova, não sei se coloco ou não!!)
3) O sensor de temperatura é o responsável pela proteção do motor do carro? Ou seja, se a temperatura estivesse quase no vermelho, ou já tiver lá, ele teria o poder de fazer o carro parar de funcionar para proteger o motor?? E se ele (sensor) estivesse marcando errado, e, mesmo com o carro não tão quente, marcasse que estava no vermelho, o sensor teria o poder de fazer o carro desligar??
4) Qual o óleo do MOTOR e CÂMBIO que eu posso colocar, que seja razoavelmente e economicamente ideal?
Muito obrigado.
ffsantis- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 13/07/2009
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Re: Acoplamento Sistema Viscoso x Arrefecimento de Motores MB
Detalhe: Sou de S.P, mas estou morando em Natal/RN atualmente. Aqui é o fim do mapa, e acredito não exista NINGUÉM que entenda realmente de Mercedes nesse Estado, pelo que já rodei a procura de um sabedor!!
ffsantis- Usuário Iniciante
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