Classe A 160 Classic perdendo a marcha lenta
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
Classe A 160 Classic perdendo a marcha lenta
Amigos, estou com um problema recorrente: meu carro, após esquentar bem, começa a perder a marcha lenta. Eu troquei recentemente o sensor de rotação (mas coloquei um usado, pqe. estava em viagem e foi o q encontrei). E agora troquei a bomba e filtro de combustível e aproveitei e troquei os coxins dianteiros que estavam quebrados. Mas o problema da lenta persiste. É só depois que o carro esquenta bem, aí vc tira o pé e ele morre. Para andar está normal, sem engasgos nem trancos. Ele apaga e vc "bate" na chave que ele pega, mas sem lenta. Alguém tem uma sugestão do que pode ser. Como faço para testar se o sensor de rotação está bom? Pode ser o atuador da marcha lenta?? obrigado
CARTOLA- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 23
Interesses : carros bons
Re: Classe A 160 Classic perdendo a marcha lenta
Cartola: Você já providenciou a limpeza do corpo de borboletas e a integridade da mangueira "rabo de porco"?
Convidad- Convidado
Cartola, no sistema de injeção para dar tiro certeiro no problema os amigos aqui do forum indicam passar o carro no aparelho Star. Pode ser o sensor de ar ou o atuador da marcha lenta, mas pra ter certeza mesmo só no aparelho.
Guina- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 155
Interesses : Mercedes Benz, carros esportivos e Harley Davidson
Estado :
Advertências :
Eu acredito que seja entrada de ar falsa ou sistema sujo.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
tem coisa errada mas chutometro e dificil.
so lembrando q a fase critica do funcionamento de um motor e na marcha lenta. pode ser indicio de qquer coisa....ate de vazamento em sede de valvulas(na pior hipotesse).
faça ver com pessoal especializado.
so lembrando q a fase critica do funcionamento de um motor e na marcha lenta. pode ser indicio de qquer coisa....ate de vazamento em sede de valvulas(na pior hipotesse).
faça ver com pessoal especializado.
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
Xenon,
nao viaja ....vazamento de valvulas faz o motor ficar irregular em ML e nao morrer se for vazamento de valvual de escape e' so colocar a orelha no escape e checar se "pipoca" na saida do escape se for a de admissao pode dar recesso de fluxo no coletor de asmissao!!!!eu apostaria em sujeira no corpo da borboleta e MAF....inicialmente depois e' depois......
nao viaja ....vazamento de valvulas faz o motor ficar irregular em ML e nao morrer se for vazamento de valvual de escape e' so colocar a orelha no escape e checar se "pipoca" na saida do escape se for a de admissao pode dar recesso de fluxo no coletor de asmissao!!!!eu apostaria em sujeira no corpo da borboleta e MAF....inicialmente depois e' depois......
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Estado :
Advertências :
sei la......tive carro q morria e eram as valvulas vazando....... :scratch: :scratch:
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
Bom, foi pasado o scaner e não acusou nada.Não sei + o que pensar. Achp que vou levar na autorizada para ver....
Amigo Epícco, esta mangueira "rabo de proco" é, aquela que fica logo abaixo da central eletrônica. Se for esta já troque há algum tempo.
Ontem retirei a central eletrônica e a caixa do filtro de ar e passei um "WD" na entrada da admissão (borboleta). Dei uma boa limpada e percebi tb que a mangueira do ar (aquela que fica logo abaixo da central) estava mal posicionada e permitia entrada de ar pelas bordas. Reapertei-a, mas não ficou 100%, pois já é uma adaptação que eu memso fiz tempos atrás. De qlqr forma melhoru bastante, agora o carro, só de vez em qdo da umas "trepidadas" na lenta, mas parou de morrer e está andando legal. Vou comprar uma mangueira nova. Gostaria de saer se é esta que o amigo Épicco chama de "rabo de porco"????
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Advertências :
Cartola é como o iveiga postou aí encima. A mangueira "rabo de porco" tem esse nome porque parece mesmo um rabo de porco.
Essa mangueira que fica abaixo da ECU e que vai conectada à boca do corpo de borboletas pode ser melhor presa com uma abraçadeira, que pode ser metálica ou mesmo plástica, dessas que os mecânicos chamam de "engasga gato" ou tyre-up.
Pelo que vc diz seria conveniente retirar o corpo de boboletas e fazer uma limpeza como se deve. Há um passo a passo para esse procedimento aqui no forum.
Abraços,
Eduardo
Essa mangueira que fica abaixo da ECU e que vai conectada à boca do corpo de borboletas pode ser melhor presa com uma abraçadeira, que pode ser metálica ou mesmo plástica, dessas que os mecânicos chamam de "engasga gato" ou tyre-up.
Pelo que vc diz seria conveniente retirar o corpo de boboletas e fazer uma limpeza como se deve. Há um passo a passo para esse procedimento aqui no forum.
Abraços,
Eduardo
Convidad- Convidado
É isso aí galera!!!! Tirei o corpo da borboleta. Tava preto que nem carvão,passei um WD e limpei bem de leve com um bombrilzinho seco (sem riscar). Montei de volta e ficou sero bala!!!! O carro tá uma maravilha pra pegar na partida, a marcha lenta tá "pianinho" e o carro tá andando legal. Falta chegar a mangueira rabo de porco que já comprei pela net e aí fecha 100%. Agradeço pelas dicas dos amigos. Pena que não deu pra tirar as fotos do serviço, mas qdo. eu fizer de novo prometo postar aqui. Abraços
Pessoal, troquei minha Baby ano 2000 Branca por uma 2003 Preta (aquela azulada, linda, linda)!!!!!. A novz\y está muito conservada, podem ver a foto dela no meu avatar.Baixca km e interna excelente. Não sei como ainda tem gente que não conhece este carro. Bando de loucos!!!!!!
Cartola,
ParaBENZ põe umas fotos na seção de Galeria dos membros para que possamos ver melhor a sua Classe A
ParaBENZ põe umas fotos na seção de Galeria dos membros para que possamos ver melhor a sua Classe A
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Interesses : b
Advertências :
Olá!
O Classe A do meu pai apresentava exactamente os mesmos sintomas que muitos aqui descreveram, "perdia" a lenta e "morria" diversas vezes quando diminuia a rotação. Fiz o que todos recomendaram, limpei o corpo de borboleta e substitui a mangueira "rabo de porco" que estava realmente partida. Bem, em relação a lenta ficou ótima! nota-se muita diferença.
Mas surgiu um problema maior.. quando ligamos o carro, ele pega logo, sem precisar acelerar.. agora quando aceleramos para sair do lugar (tanto para frente quanto para trás) o motor começa a "pipocar" até as 2000RPM, e ao soltar a ambreagem aos pouco ele morre...
Praticamente impossível andar! em baixa rotação (de ~500 a ~1800RPM) está muito instável, "pipocando", fazendo "poc poc"... depois de quente, consegue-se andar um pouco, mas é muito difícil em baixas rotações, ou seja, sair de uma lombada ou semáforo... tem de acelerar muito para não morrer..
Já verifiquei tudo na área onde fiz o trabalho, está tudo bem limpo e sem qualquer folga.. apenas substituí a mangueira e limpei o corpo de borboleta.. alguém tem alguma dica?? bomba de gasolina??
O estranho é que em altas rotações (3º marcha pra cima) o carro responde na perfeição..
Agradeço antecipadamente,
Stheo!
O Classe A do meu pai apresentava exactamente os mesmos sintomas que muitos aqui descreveram, "perdia" a lenta e "morria" diversas vezes quando diminuia a rotação. Fiz o que todos recomendaram, limpei o corpo de borboleta e substitui a mangueira "rabo de porco" que estava realmente partida. Bem, em relação a lenta ficou ótima! nota-se muita diferença.
Mas surgiu um problema maior.. quando ligamos o carro, ele pega logo, sem precisar acelerar.. agora quando aceleramos para sair do lugar (tanto para frente quanto para trás) o motor começa a "pipocar" até as 2000RPM, e ao soltar a ambreagem aos pouco ele morre...
Praticamente impossível andar! em baixa rotação (de ~500 a ~1800RPM) está muito instável, "pipocando", fazendo "poc poc"... depois de quente, consegue-se andar um pouco, mas é muito difícil em baixas rotações, ou seja, sair de uma lombada ou semáforo... tem de acelerar muito para não morrer..
Já verifiquei tudo na área onde fiz o trabalho, está tudo bem limpo e sem qualquer folga.. apenas substituí a mangueira e limpei o corpo de borboleta.. alguém tem alguma dica?? bomba de gasolina??
O estranho é que em altas rotações (3º marcha pra cima) o carro responde na perfeição..
Agradeço antecipadamente,
Stheo!
stheo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Interesses : Tecnologia
Advertências :
Pode ser o sensor do acelerador ou até mesmo o TBI com algum problema.
Seria bom passar o scaner para monitorar essa falha.
Seria bom passar o scaner para monitorar essa falha.
Advertências :
stheo, seja bem vindo ao forum.
por favor informe qual o modelo e ano de fabricação desse veículo.
por favor informe qual o modelo e ano de fabricação desse veículo.
Convidad- Convidado
Olá Epicco!
Obrigado!
O modelo em questão é um Classe A 190 de 2002 modelo 2003.
Se puder ajudar eu agradeço.
Cumprimentos,
Stheo.
Obrigado!
O modelo em questão é um Classe A 190 de 2002 modelo 2003.
Se puder ajudar eu agradeço.
Cumprimentos,
Stheo.
stheo- Usuário Iniciante
Advertências :
Veja se o seu usa MAP ou MAF. Se for MAP pode ser o TBI com problemas nos modelos 03 para frente é um problema comum.
A MB faz umas que não dá para entender.
Nos até 02 não vende o MAF separado, se a pessoa for mau informada vai lá e compra uma ECU de 7mil reais por causa de um sensor que pode ser reparado e que nos outros MBs tem para vender separadamente.
Nos 03 para frente me tiram a ECU cheia de coisa e metem uma acoplada ao TBI como nos astra europeus e pra fechar dá o mesmo defeito em ambos.
O bom que tem reparo e se precisar trocar o tbi aqui no Brasil cusra R$ 1.400 reais é o mesmo valo cobrado pelo TBI de fiat.
A MB faz umas que não dá para entender.
Nos até 02 não vende o MAF separado, se a pessoa for mau informada vai lá e compra uma ECU de 7mil reais por causa de um sensor que pode ser reparado e que nos outros MBs tem para vender separadamente.
Nos 03 para frente me tiram a ECU cheia de coisa e metem uma acoplada ao TBI como nos astra europeus e pra fechar dá o mesmo defeito em ambos.
O bom que tem reparo e se precisar trocar o tbi aqui no Brasil cusra R$ 1.400 reais é o mesmo valo cobrado pelo TBI de fiat.
Advertências :
Olá!
Este modelo ainda usa o MAF. Se for o caso, esse reparo é possível? Como pode ser feito? Esta semana se tiver tempo o carro vai ao "scanner" ver se apresenta algum problema..
Posso ter causado algum problema ao limpar o TBI? nem sequer toquei na borboleta...
Obrigado a todos pelas respostas!
Se tiver novidades, logo digo..
Este modelo ainda usa o MAF. Se for o caso, esse reparo é possível? Como pode ser feito? Esta semana se tiver tempo o carro vai ao "scanner" ver se apresenta algum problema..
Posso ter causado algum problema ao limpar o TBI? nem sequer toquei na borboleta...
Obrigado a todos pelas respostas!
Se tiver novidades, logo digo..
stheo- Usuário Iniciante
Advertências :
Stheo, não o TBI estraga por desgaste ou falta de lubrificação interna. Claro que pode dar defeito de uma hora para outra como qualquer coisa.
O MAF tem reparo sim, precisa enviar o módulo completo para http://www.ecutesting.com/ eles estão utilizando uma técnica nova que supera a BBA-reman nesse procedimento.
Como estais na Europa em uma semana resolves.
Primeiro tem que achar onde está o problema, pode ser o MAF sujo ai é só seguir os procedimentos para limpeza.
Quantos kms tem o carro?
O MAF tem reparo sim, precisa enviar o módulo completo para http://www.ecutesting.com/ eles estão utilizando uma técnica nova que supera a BBA-reman nesse procedimento.
Como estais na Europa em uma semana resolves.
Primeiro tem que achar onde está o problema, pode ser o MAF sujo ai é só seguir os procedimentos para limpeza.
Quantos kms tem o carro?
Advertências :
Olá André,
Obrigado pela rápida resposta.
Eu estou na europa, mas o carro é do meu pai e estão no Brasil :(
(estava de férias na casa dele quando fiz a limpeza do TBI).
Vamos esperar o resultado do scanner.. Limpeza da MAF? isso é o sensor de massa de ar? pelo que vi apenas aplicam o CAR80, certo?
Obrigado mais uma vez..
Stheo.
Obrigado pela rápida resposta.
Eu estou na europa, mas o carro é do meu pai e estão no Brasil :(
(estava de férias na casa dele quando fiz a limpeza do TBI).
Vamos esperar o resultado do scanner.. Limpeza da MAF? isso é o sensor de massa de ar? pelo que vi apenas aplicam o CAR80, certo?
Obrigado mais uma vez..
Stheo.
stheo- Usuário Iniciante
Advertências :
Somente CAR80, mas o MAF tem que estar COMPLETAMENTE frio. Há aqui no forum um passo a passo para a limpeza do MAF e corpo de borboletas.
Convidad- Convidado
Página 1 de 2 • 1, 2