Marcha lenta oscilando

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Mensagem por Guina Sáb 28 Mar 2009 - 21:50



Amigos, preciso de ajuda:
Depois que fritou os chicotes da ignição e da injeção do meu C280 W202 ano 1994, inclusive o fio que sai do MAF (sensor de massa de ar) para o módulo, o carro perdeu a marcha lenta regular que tinha quando em P ou N. Ontem tinha até melhorado, mas hoje a baixaria voltou.
Quandou dou partida no carro o RPM sobe até quase 1.500 e depois fica oscilando do quase 0 até 1.000-1.100 e de vez em quando chega a morrer. Com o carro frio ao dar partida pela manhã fica pior ainda, tenho que ficar dando partida várias vezes porque fica morrendo.
Outro sintoma: se eu acelero o carro em P ou N a aceleração fica travada em 1.500 RPM e volta depois de alguns segundos para 1.000 e depois fica oscilando. Em D ou R a marcha lenta estabiliza em 800 RPM mas percebo que em alguns momentos o motor fica dando umas empurradinhas leves indicando que a aceleração está oscilando mesmo engatado.
Apenas como um ponto de partida o que indicariam eu verificar? Sensor de massa de ar (MAF)? TBI? Atuador da marcha lenta? E essa 'travadinha' do giro em 1.500 RPM quando acelero poderia ser o que?
Um ponto de partida seria muito bom para eu não ficar dependendo só do achismo do mecânico e ficar trocando peças até resolver.
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Mensagem por Guina Dom 29 Mar 2009 - 19:47



Hoje pela manhã fui dar uma mexida no carro. Retirei o MAF e conferi a ligação dos sensores e procurei por entradas falsas de ar. Aparentemente tudo certo. Dei partida e a oscilação começou com o carro frio e chegou a morrer algumas vezes. O interessante que notei é que quando acelero o carro para não morrer notei que o giro demora a subir e a sensação é como se afogasse o motor e o carro morre. Rodei na cidade uns kms com o carro hoje e quando está aquecido o problema de oscilação diminue bastante, fica bem mais sutil, aparece mesmo quando dou partida e daí o carro acelera até quase 2.000RPM e depois cai para 700RPM. Algumas vezes estabiliza outras fica 700RPM até 1.000RPM. Com o carro engatado em R ou D tudo normal aparentemente. Se algum amigo puder me dar um ponto de partida, sugestões para teste ou dicas sobre o problema ficaria agradecido. O que seria esse sintoma de demora para responder à aceleração e afogar o motor? Poderia ser algo ligado a alguma bomba, pressão, vácuo?
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Mensagem por Norton Gontijo Dom 29 Mar 2009 - 22:41



Guina vou te dar duas sujestões 1º Sensor Fluxo de Ar,2º Chicote do TBI.
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Mensagem por Convidad Seg 30 Mar 2009 - 0:14



Em outros carros tive esse mesmo problema, mas era sonda lambda.
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Mensagem por Guina Seg 30 Mar 2009 - 10:00



Obrigado, Blade e Lexx. Vou checar essas peças primeiramente.
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Mensagem por Maurouts Seg 30 Mar 2009 - 15:18



Suspeitar de algumas peças é comum por quem já passou por problemas similares, mas uma solução efetiva é passando o carro no star avaliando sistematicamente o que o aparelho acusar e aí sim substituindo algumas peças para resolver definitivamente o problema.
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Mensagem por Guina Seg 30 Mar 2009 - 17:30



Mauro, tentei o Star na concessionária mas os caras cobram a partir de R$ 400,00 para passar o aparelho. Achei um absurdo e estou primeiramente dando uma olhada na fiação porque o problema só começou depois do curto. Se acaso não encontrar nada e antes de gastar dinheiro com peças daí não tem jeito, morro com a grana do Star mesmo.
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Mensagem por Maurouts Seg 30 Mar 2009 - 19:36



Guina,

Não há em nenhum local em R.P. uma oficina especializada MB que possua o Star? Dê uma olhada antes de fechar na concessionária.

Em média uma avaliação destas fica entre 150,00 a 250,00 por aqui, mas é determinante para lograr êxito na avaliação e descobrimento do problema. Naturalmente que o profissional têm de ser tarimbado para interpretar o resultado do star, mas pra ter um star, normalmente, digo normalmente, o cara é.
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Mensagem por Guina Seg 30 Mar 2009 - 19:56



Estou procurando mecânico com Star aqui em Ribeirão Preto fora da concessionária mas até agora nada. Fui em uma oficina hoje especializada em importados mas percebi que o negócio do cara é trocar peças. Assim até eu conserto: troca MAF, TBI, chicote, motor, câmbio... A hora que o problema acabar, pronto, achou! tongue
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Mensagem por Convidad Seg 30 Mar 2009 - 20:05



Aqui em Londrina tem uma oficina de importados com Star, 90,00
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Mensagem por Ministro Seg 30 Mar 2009 - 20:18



Guina,

A uns 15 dias comprei uma C200 K 01 e abasteci no posto do Landroni ai em Sampa e vim pra casa sem problemas, andei com ela até ontem quando entrou na reserva, hoje fui abastecer no posto onde tenho conta e assim que sai com o carro os problemas que vc mencionou no seu carro começarão a acontecer, na mesma hora voltei ao posto e fizemos testa na gasolina tirada da bomba e tudo normal, fui aos trancos até um posto BR e coloquei Podium e o problema desapareceu na hora! Minha W140 abasteço normalmente e nunca tive problemas achei a C200 mais "sensivel e delicada" nesse aspecto.

Quem sabe o problema é mais simples do que parece.

Abraços
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Mensagem por Convidad Seg 30 Mar 2009 - 20:23



Verdade Ministro, essas eletronicas embarcadas podem fazer uma leitura diferenciada nos combustiveis......
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Mensagem por Guina Seg 30 Mar 2009 - 21:31



Boa sugestão, Ministro. Vou testar a troca do posto e combustível, vai que dá certo.
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Mensagem por Convidad Seg 30 Mar 2009 - 22:25



Guina,

Sem o Star voce vai gastar mais. Mesmo que o seu carro não tenha todas as informações que os mais novos, um mecanico experiente vai ao ponto certo muito mais facil. Por tentativa e erro, voce vai gastar uma fortuna e se irritar. Coisas simples, como trocar de posto tudo bem, se não resolver, considere seriamente a opção de trazer ele para SP.
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Mensagem por Norton Gontijo Seg 30 Mar 2009 - 22:48



Ministro bem pensado, gasolina de qualidade é fundamental!!!
Mas uma coisa tenho toda certeza se o chicote do TBI ainda não foi refeito ele esta todo esfarinhado!!!
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Mensagem por Maluhy Seg 30 Mar 2009 - 23:04



Guina, vc chegou a desligar a bateria qdo mexeu nesse carro?
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Mensagem por Convidad Ter 31 Mar 2009 - 9:44



Acho mais comum um carro com muita eletronica embarcada se adaptar a combustível ruim do que carros com pouca eletronica embarcada.

Quando os carros eram todos carburados quase nunca se ouviu falar em combustível adulterado. Carburador entrou combustível ruim "chia" na hora......
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Mensagem por Guina Ter 31 Mar 2009 - 10:34



Sim, Maluhy, meu carro tem chave geral e quando o curto começou desliguei a bateria, ficou 1 dia desligada. Mas a bateria já tinha ficado desligada antes 15 dias quando estava mexendo na troca da bomba de água e quando religuei voltou normal.
Hoje cedo troquei o combustível e posto e vamos ver se o problema ameniza, mas até agora continua o mesmo.
Maluhy, alguma ligação entre a bateria desligada e a marcha lenta? Perda de alguma informação do módulo?
João, semana que vem chegam as peças da suspensão que encomendei e daí vou aproveitar para ver esse chicote do TBI que o Blade recomendou. Se não der jeito mesmo no problema devo levar o carro para São Paulo. Obrigado pela sugestão.
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Mensagem por Ministro Ter 31 Mar 2009 - 10:39



Guina então não é combustivel, pois a minha melhorou na hora que sai do posto com Podium, realmente vc deve passar o Star para ter certeza do defeito e sana-lo de imediato pq MB não aceita tentativas e "achologia".

Abraços
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Mensagem por Convidad Ter 31 Mar 2009 - 10:51



Guina,

Já contei isso antes, mas não sei se voce leu. A minha AMG, cortava sempre em primeira marcha, pisando fundo ela entrava na faixa vermelha e cortava a rotação, carro automático não pode fazer isso. Achei que era regulagem do cambio, passou mais um pouco ela começou a entrar em emergencia, travava em segunda marcha e tinha que ligar e desligar o carro para voltar ao normal. Depois alem disso a luz do ESP e do BAS acendiam cosntantemente, já estava pensando em sensores de ABS.
Já estava imaginando ter que abrir o cambio e $$$$.
Passei ela no Star. O ESP e o BAS era a valvula que estava engripada, incrivel que o proprio STAR assume o controle da valvula e aciona ela algumas vezes até ela voltar ao normal. Custo O
O STAR acusou queima muito rica e a borboleta totalmente aberta, resumo da história MAF comprometido. Trocado o MAF, o cambio ficou absolutamente normal, o carro ganhou uns 30HPs com certeza e fim da novela. Já rodei unas 8.000km depois disso e o carro está absolutamente perfeito.
Agora imagine, como a gente le aqui direto, se eu resolvo levar para o mecanico entendido de importados, mas que não sabe ler o carro. Sensores de ABS trocados e uma grande chance de ter um cambio perfeito aberto para ver o que tinha.... Não dá para achar, tem que ter certeza.
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Mensagem por Guina Ter 31 Mar 2009 - 15:08



João, não tinha lido esse seu relato. Infelizmente não era a gasolina também, continua tudo igual. Vou somente por insistência primeiro checar o TBI e não sendo mesmo ele vou marcar na concessionária para passar o Star e no mínimo ter um diagnóstico mais garantido.
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Mensagem por Norton Gontijo Ter 31 Mar 2009 - 15:45



Tenho fotos do chicote do TBI esturricado alguem quer postar ela?
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Mensagem por Karl Fass. Ter 31 Mar 2009 - 16:35



pode mandar. Endereço por MP
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Mensagem por Guina Sáb 18 Abr 2009 - 0:06



Voltando ao assunto, minha C280 saiu hoje da oficina depois da troca da barra de direção e de todas as buchas da suspensão dianteira. Ficou outro carro! Amanhã cedo vai pro alinhamento.
Revisamos também o chicote do câmbio e do TBI e estava tudo ok, sem nenhum problema na fiação e nada precisou ser refeito.
O mecânico 'jumpeou' a bateria para resetar o módulo na tentativa de sanar o problema da oscilação da marcha lenta e nada, o problema continua. Passou o scanner e acusou 2 erros: 1 erro de curto no sensor de temperatura que vai na bomba de água e 1 erro no sensor de massa de ar.
Semana que vem vamos então partir para o teste deste 2 sensores e da fiação deles para ver se arrumamos esse problema da marcha lenta em definitivo. Espero que seja somente fiação de um dos sensores ou o sensor de temperatura porque o preço do sensor de massa de ar é de doer.. Vou aproveitar para trocar o retentor traseiro do virabrequim (volante), está dando uma melejada. Aos poucos o carro está ficando em ordem.
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Mensagem por Convidad Sáb 18 Abr 2009 - 1:04



Já dá para encarar o Corolla?
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