Câmbio 722.6: 2 partidas para suavizar troca de marchas - escapando marcha - perdendo rotação em "D"

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Mensagem por gustavocastro Ter 30 Abr 2019 - 11:48



Caros proprietários, tenho uma C180 W202 com câmbio 722.6 e estou tendo algumas dúvidas em relação a isso.

1. Eu preciso dar duas partidas com o motor frio para que a troca de marchas seja suave, caso contrário, demora para suavizar;
2. Escapa da segunda para a primeira marcha quando reduz;
3. Vazamentos que com o tempo pararam;
4. Escurecimento da cor do óleo em um curto período do tempo;
5. Quando eu engato no D, o motor perde muita rotação, vibrando o carro todo, penso que seja o coxim do motor (o do câmbio eu troquei).

Preciso muito de um feedback dessas 5 dúvidas, no porque de estarem ocorrendo e no que fazer!

Obrigado.


Última edição por Antônio Elias em Qua 1 maio 2019 - 17:50, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título ampliado)
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Mensagem por machadosl Ter 30 Abr 2019 - 21:58



Só pelo escurecimento do óleo eu posso dizer que seu câmbio vai precisar ser aberto, os discos de fricção estão se desfazendo e isso é a causa de todos os problemas relatados.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Guest Qua 1 maio 2019 - 10:04



bom dia,
 
Então eu vejo assim:
 
Com os poucos detalhes que você não pode prever, só posso dizer o que percebo e apontar para erros frequentes de manutenção. para mais detalhes precisar o numero do chassis por que 722.6 existe em muitas variacoes.
 
sempre o resposta do meu perguntas finalizar com um ou alguns nao, vc tem possivelmente uma problema com o cambio!
 
1. quando KM o carro e o caixa receber regularmente manutenção correto no normas do MB WIS, com um CCS?
 
2. eu entender vc substituir o oleo ATF e muito rapido estar escuro de novo? o problemas estar mais tempo ou chegar depois do "manutenção"? e caso o ATF estar muito rapido escuro, vcs substituir no converter do torque o oleo tambem?
 
3. que produto vc usar para o cambio? vc usar Dexron II ou III este ja errado. o filtro estar um original ou uma generico ou chinesa? genericos causa muito vezes problemas pro que o flux do oleo nao estar correto.
 
4. o nivel do ATF correto, mesurar com termômetro digital com 80 c e vc tem o vareta original? cambios nao aceitar o frescura do mais o menos aqui, precisar trabalhar absolutamente correto e limpo!
 
5. usar o Stardiagnosis Xentry para escanear, o genéricos nao funciona em maioria do casos, principalmente com OBD I o 38 pin socket
 
6. vazamentos: o oleo sair acima? possivel em caso o nivel do ATF estar acima do máxima.
do lado: evtl um borracho do interruptor vazar
no carter: o mechanico usar o velho borracho e/ou nao lubrificar o novo borracho e/ou (99% aqui) nao usa o chave do troque para fixar o parafusas com o correto momentum.
o o pior vazamento: no lado do eixos de hélice. la vz precisar uma revisão completamente do caixa
 
7. vibracoes, possível o coxim, mas possivel tambem o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] descrever. de mais o carro vibrar vc dirigir ou ja vc entrar o D. vibracoes no momento vc dirigir tambem possivel o amortecedores, borrachos do suspencao. com 20 anos normal independe do pouco quilometragem.
 
Conclusão: primeiro eu executaria uma manutenção 100% correta e depois olhar para o problemas permanecem.  Mas estes são sérios então.
 
att
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Mensagem por Convidado 9 Qua 1 maio 2019 - 17:30



gustavocastro escreveu:Caros proprietários, tenho uma C180 W202 com câmbio 722.6 e estou tendo algumas dúvidas em relação a isso.

1. Eu preciso dar duas partidas com o motor frio para que a troca de marchas seja suave, caso contrário, demora para suavizar;
2. Escapa da segunda para a primeira marcha quando reduz;
3. Vazamentos que com o tempo pararam;
4. Escurecimento da cor do óleo em um curto período do tempo;
5. Quando eu engato no D, o motor perde muita rotação, vibrando o carro todo, penso que seja o coxim do motor (o do câmbio eu troquei).

Preciso muito de um feedback dessas 5 dúvidas, no porque de estarem ocorrendo e no que fazer!

Obrigado.

Gustavo, deixe por fineza um tópico de apresentação aberto à parte (novos usuários) para ficar como referência sobre o seu nickname no fórum; quanto ao tópico as minhas dúvidas são as mesmas do @Seiisler para apresentar opinião. 

Por "curto período do tempo" entendi que o óleo dessa caixa foi trocado recentemente, estou certo? Se sim, é importante confirmar como foi feita (diálise ou foi esgotado por gravidade tirando a tampa do cárter?), se os problemas passaram a acontecer após essa troca e qual a marca e especificação do óleo aplicado nessa caixa.

A coloração de óleos vermelhos mudam normalmente para marrom escuro conforme mais alta a temperatura do fluído e a alta km, mas a cor por si isoladamente não diz muito por 2 motivos que consideraria:

1) a tonalidade de alguns óleos minerais de classificação dexron (sem homologação - não podem ser aplicados nos câmbios eletrônicos MB) são um pouco mais escurecidos que os de base sintética homologados para o 722.6; 
2) e o mais importante no meu modo de ver para analisar óleo que sai de transmissão é conferir o aspecto (se contiver partículas metálicas é sinal de desgaste interno de discos e cintas) e o cheiro (tipo "chifre queimado" junto com escurecimento indica que contaminação e fricção a ser corrigida).

Os ítem 1 e 5 não me parecem reflexos só do câmbio, se toda vez que desligar e religar o motor ocorre algum tipo de reset e a máquina funciona bem por algum tempo num modo tipo "default" e o defeito volta após ciclos sugere para mim sintoma de placa de câmbio avariada ou sensor de massa de ar fora de faixa, sem diagnóstico do Star Diagnózis dificulta opinar, por que efeitos como motor tremulando no drive confunde com defeitos no conversor de torque ou solenóides da caixa principalmente se antes a marcha lenta já estava irregular e o motor sem força.

Caixa automática "escapar" na redução de 2a para 1a não entendi ... 

Todos ou parte dos sintomas descritos ocorrem tanto na posição S quanto na W?
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Mensagem por gustavocastro Qui 2 maio 2019 - 8:52



Então senhores, quando comprei o carro, não tinha perguntado sobre o câmbio, eu medi o óleo um dia na oficina e estava ate acima do normal, porém não estava tão escuro, contudo, medi novamente 3 meses depois e estava escuro e no mesmo nível, fiquei impressionado, pois quando dava partida no carro de manhã, ele vazava óleo na caixa, depois de um tempo parou, quando eu dou só uma partida no carro, ele demora muito pra passar da primeira pra segunda no modo S e demora pra passar da segunda para a terceira no modo W, só se eu der duas partidas pra ficar normal.

Em relação ao carro escapar marcha da segunda para a primeira, acontece o seguinte: numa subida por exemplo, o carro reduz e demorada engatar a primeira, fazendo com que o motor grite e engate de uma vez, gerando um coice...

Em relação a vibração, comprei os coxim do motor de marca Koreana, e tenho curiosidade em trocar pra ver se cessa a vibração do carro, pois, as suspensões e amortecedores não estão 100%
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Mensagem por Guest Qui 2 maio 2019 - 9:26



eu acredito o carro nunca receber uma manutenção correto. portanto, não estou surpreso de forma alguma. e depois 21 anos está fechando tempo ou minimo um longe longe lista para substituir, reparar e mantenha. e com pecas do genérico etc. nao funciona bem uma coisa com garantia.

Eu já disse o que eu faria. e nao sei que truques o vendedor usam com o ATF. o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] falei o perspectivas se a manutenção estar sem sucesso.

o cambio nao funciona correto no Programa S ou W deste ja possível com um filtro ATF genérico. antigamente eu tem deste problema por que o antigo dono instalou deste porcaria e uma sopa do ATF. segure os erros/frescuras típicos.

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Mensagem por Guest Qui 2 maio 2019 - 9:41



mas uma outro nota:

compra o carros, no Brasil somente compensa comprar o melhor do possível com historia do manutenção etc. por que o pecas para importar estar uma dor do cabeca e muito hiper caro.

p.e. um carro em excelente estado p.e. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] 's W201 6 cilindro custa fictício 55.ooo Reais e uma ruína sem manutenção custa 2o.ooo Reais, o carro do [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] estar mais barato e sem dor do cabeça vs o ruína. e uma vez que você ouve o motor de Antonio, você sabe que diferença é um excelente estado e uma do oficina comum experimentar com pecas genéricas e tecnologia do Fusca.

mesmo para mim, que faz muitas obras na garagem em minha casa, nao compensar comprar uma ruína aqui por que o serio problema do pecas.

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Mensagem por gustavocastro Qui 2 maio 2019 - 10:07



Obrigado pessoal! Vocês me ajudaram muito! Fico muito grato, gosto muito do carro, mas fico entristecido pelo antigo dono, não ter sido realmente um dono, mas enfim, essas coisas me ajudam a ter experiência no assunto e eu acabo gostado de arrumar o carro, apesar de ter sido muito barato e ter me dado muita manutenção.
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Mensagem por Guest Qui 2 maio 2019 - 11:19



tja - esse antigos donos economizar brutalmente tem muito vezes mundial, eles nao imaginar um carro com 2o anos andar em este forma:
(meu antigo W126C que eu vende em 2012 depois deste viagem em Alemanha e estar triste ja 7 anos...)

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Mensagem por Convidado 9 Qui 2 maio 2019 - 12:35



gustavocastro escreveu:Então senhores, quando comprei o carro, não tinha perguntado sobre o câmbio, eu medi o óleo um dia na oficina e estava ate acima do normal, porém não estava tão escuro, contudo, medi novamente 3 meses depois e estava escuro e no mesmo nível, fiquei impressionado, pois quando dava partida no carro de manhã, ele vazava óleo na caixa, depois de um tempo parou, quando eu dou só uma partida no carro, ele demora muito pra passar da primeira pra segunda no modo S e demora pra passar da segunda para a terceira no modo W, só se eu der duas partidas pra ficar normal.

Em relação ao carro escapar marcha da segunda para a primeira, acontece o seguinte: numa subida por exemplo, o carro reduz e demorada engatar a primeira, fazendo com que o motor grite e engate de uma vez, gerando um coice...

Em relação a vibração, comprei os coxim do motor de marca Koreana, e tenho curiosidade em trocar pra ver se cessa a vibração do carro, pois, as suspensões e amortecedores não estão 100%

Entendi, na verdade a caixa não chega desengatar, o motor aumenta o giro e acontece um tranco. Pode ser óleo errado, óleo abaixo ou acima do nível, defeito na placa eletrônica do câmbio, mau contato na tomada da caixa e etc, um scanner ajudaria muito identificar se o problema está ou não na eletrônica.  

Esse primeiro 722.6 costuma apresentar vazamentos na tomada do câmbio e falhas vindas da placa de comando. Começaria inspecionando a tomada e tentaria arranjar um bom scanner para fazer leitura de erros armazenados no módulo de comando da transmissão. 

A cor e nível do óleo vocês estão conferindo como? A oficina tem a vareta ferramenta correta MB de medição de nível do 772.6?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Se estava mais claro quando adquiriu-a pode ter sido trocado por diálise para economizar peças; conjecturar não resolverá o problema, é preciso ter certeza que óleo é esse que está no cárter dessa transmissão e conferir se apresenta algum cheiro estranho de queimado e se há presença de limalhas no fluído.

Coxim coreano na minha opinião é prejuízo, gasto duplo adiante com peça e mão-de-obra, não aguentam bem trabalho nessas transmissões MB. 

A vibração ocorre como? Junto com com os trancos ou no geral a suspensão fraca não estaria te confundindo? Acende alguma luz de alerta no painel? 

Coxins desgastados principalmente quando estão rachados causam trepidação e movimentação muito acentuada no conjunto, em casos extremos chega desalinhar o trem de força e causam estalos ao acelerar.

Um teste simples, com o carro parado peça a alguém para acelerar levemente por alguns segundos com o freio de mão puxado e observe como está a movimentação do motor e caixa, se fizer rápido não danifica nada. À distância é difícil afirmar mas acho importante descartar se está havendo patinação e avaliar outras causas, o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] tinha uma C280 99 que havia sido acidentada, após o conserto a carroceria vibrava muito nas arrancadas e mudanças de marcha, mas descobriu-se depois que na verdade havia empeno no trambulador.
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Mensagem por gustavocastro Qui 2 maio 2019 - 14:56



Então, em relação à vibração é o seguinte: o carro vibra muito quando esta com o motor frio e parado, se eu engato no D então nem se fala, vibra mais ainda quando eu esterço volante todo, chega a quase apagar o carro de tanta vibração, porém, com o motor ja quente, o carro vibra menos, bem pouco, pode ser que seja a suspensão ou amortecedor do carro que já estão velhos, mas também poderia ser o coxim, o que acham?

OBS: quando eu arranco, a vibração para total, só com o carro parado mesmo.

em relação ao cambio, deve ter danificado a placa eletrônica e os discos estarem se desfazendo e sujando o óleo, provavelmente gastarei uns 7 mil reais com mão de obra, perguntei se poderia andar no carro com o câmbio desse jeito, se correria o risco de quebrar o câmbio, meu mecânico disse que não, mas se entupir o filtro, o carro não andará mais, então terei de para-lo.
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Mensagem por Gus C230K Dom 5 maio 2019 - 15:06



A minha W202 C230K com o motor frio e, consequentemente os óleos frios tb, as trocas se tornam mais longas e os trancos mais fortes, inclusive a lenta fica mais elevada, em torno de 1200 RPM por alguns segundos, baixando para 1000 e após se mantém entre 500 e 800, porém, ao alcançar a temperatura (no ponteiro) de 80º, todos esses problemas acabam. O carro fica macio.
Infelizmente a nossa gasolina de baixa qualidade faz algumas oscilações na lenta, mas nada que seja preocupante. Já fiz o teste e, se utilizar a gasolina pódium, essas oscilações terminam. Mas quem consegue manter esse valor?
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Mensagem por gustavocastro Seg 6 maio 2019 - 8:30



O seu caso é semelhante ao meu, o óleo fica grosso de manhã cedo, e é preciso dar duas partidas, assim o carro suaviza... eu abasteço com a shell v-power, tem um preço acessível e limpa as sujeiras desses postos de gasolinas que são muito porcos e cheio de sujeiras
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Mensagem por Alexandre - pr Qui 9 maio 2019 - 15:20



Gus C230K,

É normal o câmbio 722.6 se comportar assim. As trocas de marcha com o motor frio, são mais longas, sendo realizada em rotações maiores (para aquecer mais rápido o motor).

Mas não chega a dar tranco no câmbio. O tranco, se houver, decorre da troca da marcha em rotações mais elevadas, mas é bem diferente de tranco de um câmbio com algum problema.

Depois de 1 ou 2 minutos usando o carro, fica tudo normal. Trocas suaves sem nenhum tranco.
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Mensagem por Guest Qui 9 maio 2019 - 16:33



independência o ATF estar frio o temperatura normal do operação o cambio precisar trabalhar correto e macia. ok minimal para um consumidor comum nao estar notável no condição frio (minus 10C etc.) pouco mais forte no momento o cambio mudar, mas quase nao notável. mas o pontos que o cambio mudar o marchas precisar sempre no mesmo KMH visível no lista no WIS ou no "Tabellenhandbuch"

em caso sim - com grande diferencias p.e. ele bate o marchas no óleo frio o o cambio mudar o marchas com diferente velocidades (logo o dinâmico programacao uma outro coisa, mas ele tem claro pontos para testar), o ATF nao estar ideal e/ou velho ou nao substituído correto e / ou filtro nao correto etc.p.e. no Programa W ou E o cambio sair com marcha 2 normalmente mas em caso entrar em 1 com pouco aceleração, ja o problemas que eu falei comerciam.

acima do possibilidade o "freios e embreagens" do cambio ja desgaste muito por que óleos falsos ou velhos ja usado longe tempo.
ou o quilometragem com sempre correto manutenção chegar ca 250.ooo km o problemas no mesmo forma comerciam. com 250.ooo um cambio precisar uma revisão geral com um especialista. custas em Alemanha ca 5000-6000 Reais aqui eu nao sei...

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Mensagem por Guest Qui 9 maio 2019 - 16:50



e o rotação do motor tambem uma claro coisa, no temperaturas no Brasil na M119 p.e. 1100 no primeiro 30 segundas max 1 Minuto, depois baixar ca 650 sem marcha e com D mesmo, eles com um matrix e regular completamente. so com muito elétrica estar ligado o motor acelerar correto ca 100 rpm mais para o alternador produzir mais energia. e com o 4 cilindros nao grande diferencias evtl pouco mais alto rotacao em geral mas outros anomalias com certeza nao.


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Mensagem por Convidado 9 Sex 10 maio 2019 - 15:57



Gus C230K escreveu:A minha W202 C230K com o motor frio e, consequentemente os óleos frios tb, as trocas se tornam mais longas e os trancos mais fortes, inclusive a lenta fica mais elevada, em torno de 1200 RPM por alguns segundos, baixando para 1000 e após se mantém entre 500 e 800, porém, ao alcançar a temperatura (no ponteiro) de 80º, todos esses problemas acabam. O carro fica macio.
Infelizmente a nossa gasolina de baixa qualidade faz algumas oscilações na lenta, mas nada que seja preocupante. Já fiz o teste e, se utilizar a gasolina pódium, essas oscilações terminam. Mas quem consegue manter esse valor?
Se entrar com o Star na bios do módulo de injeção consegue ajustar os parâmetros ar x combustível para uso de gasolina comum, existem 2 estágios volume de combustível e 3 para correção de octanagem.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

A gasolina comum nacional tem 87 octanas enquanto o menor ajuste de octanagem dessas centrais MB é 88 octanas, portanto 1 octana acima, o que pode ser feito é o seguinte, ajustar nível 1 ar e 88 na correção de octanas que é o mais próximo da gasolina comum brasileira.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 13 maio 2019 - 22:33



Caros (as), os posts do caso do Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] foram separados este outro tópico para melhor tratamento técnico do problema:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Solicito ao Otávio fineza acompanhar mensagens no outro post aberto para tal.
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