Necessidade de troca do óleo da caixa automática 722.6 de C230K 2005 (manutenção geral câmbios MB)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W203 - 2000 a 2007
Página 2 de 3 • Compartilhe
Página 2 de 3 • 1, 2, 3
Re: Necessidade de troca do óleo da caixa automática 722.6 de C230K 2005 (manutenção geral câmbios MB)
Então, cheguei no sheet 236.14, mas qual dentre esse monte de óleos usar? Não tem o fucks, mas tem o Fuchs
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Aral Getriebeöl ATF M14 | Aral Aktiengesellschaft, Hamburg/Deutschland |
Fuchs TITAN ATF 4134 | Fuchs Petrolub AG, Mannheim/Deutschland |
MB 236.14 ATF NAG2VSport A 001 989 68 03 | Daimler AG, Stuttgart/Deutschland |
Mercedes-Benz Automatik-Getriebeöl MB 236.14 | Daimler AG, Stuttgart/Deutschland |
Mobil ATF 134 | Exxon Mobil Corporation, FAIRFAX, Virginia/USA |
OMV ATF M plus | OMV Refining & Marketing GmbH, VIENNA/Österreich |
Q8 AUTO 25 | Kuwait National Petroleum Company, Kuwait/KUWAIT |
Shell ATF134 | Shell International Petroleum Company, LONDON/UNITED KINGDOM |
Shell SPIRAX S6 ATF 134M | Shell International Petroleum Company, LONDON/UNITED KINGDOM |
TUTELA TRANSMISSION STARFLUID 7S | PETRONAS LUBRICANTS INTERNATIONAL, KUALA LAMPUR/MALAYSIA |
Valvoline SYNPOWER ATF 134 | The Valvoline Company, LEXINGTON, KY/USA |
Lbeims- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1204
Interesses : Carros, motos, eletrônica e software.
Estado :
Advertências :
Re: Necessidade de troca do óleo da caixa automática 722.6 de C230K 2005 (manutenção geral câmbios MB)
Fucks é outra coisa,hehehehe,é o Fuchs Titan mesmo, fica em 1070,00 (fluido+ filtro+MO).... :D
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Pô Malury, sou ignorante mas sei o que é fucks... rsrsrs
Deixa eu ver então o que o ex-dono me conta e a gente se fala.
Abraço!
Deixa eu ver então o que o ex-dono me conta e a gente se fala.
Abraço!
Lbeims- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Hehehehehehe, e não esqueça,calça de veludo ou rabo de fora,hehehe....
Estado :
Advertências :
Ah, valeu,LEBOIMS,hahahahaha,se me chamar de Malury novamente vou arranjar outras combinações de letrinhas,kakakakaka
Estado :
Advertências :
Ah... pardon.. agora que notei que o teu nome é meio "anuviado".. KKKKKKKKK
Mas fique frio, não vá fazer como esses caras que por trás são meio estourados hahahahahaahah
Botou pilha? Agora guenta! E Sir Marques que me aguarde
Mas fique frio, não vá fazer como esses caras que por trás são meio estourados hahahahahaahah
Botou pilha? Agora guenta! E Sir Marques que me aguarde
Lbeims- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Opa, opa, anuviado é aquele passaro preto que virou gay?kkkkkkkkk,mas cuidado para não virar um camarada muito gosado aqui no forum,kkkkkk
Estado :
Advertências :
Confrades, chega dessa cachaça por hoje. Não aguento mais ler tópicos... :sleep:
Agradeço enormemente a paciência e a boa vontade de todos além dos esclarecimentos prestados.
Maluhy, amigos né? :) (mas o nome é meio... deixa prá lá..)
Abraço a todos!
Agradeço enormemente a paciência e a boa vontade de todos além dos esclarecimentos prestados.
Maluhy, amigos né? :) (mas o nome é meio... deixa prá lá..)
Abraço a todos!
Lbeims- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
lebaims,
O óleo da minha W202 estava tão limpo que não troquei o óleo do conversor. Meu mecânico não tinha conhecimento para tal troca e não quís mais adiá-la.
Foram colocados uns 5,5 litros do óleo novo + filtro novo e hoje ele continua límpido e sem cheiro. Pessoalmente limpei o cárter e todas as peças que tive acesso com papel toalha, sem deixar nenhum fiapo ou resíduo, pois isso poderia ser fatal ao câmbio. O cárter foi "lavado" (não lembro com que produto).
Fato é que pretendo trocar sempre esse óleo a cada 5 anos ou 40.000km, o que ocorrer antes.
Ví em Fóruns do exterior que é bem comum eles trocarem em casa esse óleo (a MO é muito cara lá) e a maioria das vezes não trocam do conversor, exceto se o óleo estiver muito sujo.
Sobre o fato de misturar óleo velho com novo, mesmo não sendo expert, entendo que a maior frequência de troca evita grande parte desses problemas. Faço isso com o câmbio do meu outro carro automático que tenho há mais de 13 anos e nunca tive problemas. Somente este ano que vou abrir o conversor para limpeza total, para "desencargo de consciência", rsrs.
Sobre meu tópico anterior de tema parecido, estou devendo fotos. Vou providenciar e postar lá para você ver. :D
Abs,
O óleo da minha W202 estava tão limpo que não troquei o óleo do conversor. Meu mecânico não tinha conhecimento para tal troca e não quís mais adiá-la.
Foram colocados uns 5,5 litros do óleo novo + filtro novo e hoje ele continua límpido e sem cheiro. Pessoalmente limpei o cárter e todas as peças que tive acesso com papel toalha, sem deixar nenhum fiapo ou resíduo, pois isso poderia ser fatal ao câmbio. O cárter foi "lavado" (não lembro com que produto).
Fato é que pretendo trocar sempre esse óleo a cada 5 anos ou 40.000km, o que ocorrer antes.
Ví em Fóruns do exterior que é bem comum eles trocarem em casa esse óleo (a MO é muito cara lá) e a maioria das vezes não trocam do conversor, exceto se o óleo estiver muito sujo.
Sobre o fato de misturar óleo velho com novo, mesmo não sendo expert, entendo que a maior frequência de troca evita grande parte desses problemas. Faço isso com o câmbio do meu outro carro automático que tenho há mais de 13 anos e nunca tive problemas. Somente este ano que vou abrir o conversor para limpeza total, para "desencargo de consciência", rsrs.
Sobre meu tópico anterior de tema parecido, estou devendo fotos. Vou providenciar e postar lá para você ver. :D
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
Alexandre,
valeu muito as dicas, acho que o problema de misturar óleo é o fato de que, mesmo atendendo as mesmas especificações, será difícil ser da mesma marca e creio que isso pode não ser legal.
Marques,
explica melhor esse troço do serviço que você fez no Maluhy, do jeito que você explicou parece que o Malury trocou o óleo do teu carro e você trocou o óleo do cara, foi isso???
Maluhy,
fica tranquilo que o título de cara que o pessoal mais goza continuará a ser teu. hehehhe
Mas falando sério, esse serviço é rápido ou precisa deixar o carro para pegar depois?
Abraço e boa sexta-feira para todos. Dia de começar, como digira T0, a manguaça.
valeu muito as dicas, acho que o problema de misturar óleo é o fato de que, mesmo atendendo as mesmas especificações, será difícil ser da mesma marca e creio que isso pode não ser legal.
Marques,
explica melhor esse troço do serviço que você fez no Maluhy, do jeito que você explicou parece que o Malury trocou o óleo do teu carro e você trocou o óleo do cara, foi isso???
Maluhy,
fica tranquilo que o título de cara que o pessoal mais goza continuará a ser teu. hehehhe
Mas falando sério, esse serviço é rápido ou precisa deixar o carro para pegar depois?
Abraço e boa sexta-feira para todos. Dia de começar, como digira T0, a manguaça.
Lbeims- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Confrades, ainda mais uma pequena dúvida:
Partindo do princípio que o óleo perde suas propriedades com o tempo e uso, o que eu concordo, como fica a questão do óleo no diferencial? E a direção hidráulica?
A minha moto usa cardã e no manual fala-se na troca do óleo dele.
Ah, no meu caso que comprei o carro recentemente, faço sangria dos freios ou somente se aquela tal máquina acusar umidade nele?
Obrigado a todos!
Partindo do princípio que o óleo perde suas propriedades com o tempo e uso, o que eu concordo, como fica a questão do óleo no diferencial? E a direção hidráulica?
A minha moto usa cardã e no manual fala-se na troca do óleo dele.
Ah, no meu caso que comprei o carro recentemente, faço sangria dos freios ou somente se aquela tal máquina acusar umidade nele?
Obrigado a todos!
Lbeims- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
1- óleo de diferencial/caixa mecanica a solicitação é menor,mas mesmo assim tb não é eterno,algo em torno de 80000km é saudável trocar,mas tb vale as recomendações do fabricante,contanto que sejam sensatas...
2- fluido de freio tem propriedade higroscópica,trocar uma vez por ano.
3- qdo o cliente deseja eu troco o óleo dele pela parte traseira,é só enfiar o canudo,vai?kkkkkk
4-Deixando o carro na parte da manhã de tarde está pronto, qq coisa te empresto uma sucata minha ,não ficas a pé,só quase,kkkk
5- Óleo de DH tb tem menos solicitação do que o da caixa auto,mas tb sofre um pouco,acho que em torno de 60/80 mil km ou então qdo estiver com má aparencia tb é válido trocar... :D
2- fluido de freio tem propriedade higroscópica,trocar uma vez por ano.
3- qdo o cliente deseja eu troco o óleo dele pela parte traseira,é só enfiar o canudo,vai?kkkkkk
4-Deixando o carro na parte da manhã de tarde está pronto, qq coisa te empresto uma sucata minha ,não ficas a pé,só quase,kkkk
5- Óleo de DH tb tem menos solicitação do que o da caixa auto,mas tb sofre um pouco,acho que em torno de 60/80 mil km ou então qdo estiver com má aparencia tb é válido trocar... :D
Estado :
Advertências :
Obrigado Maluhy,
o item 3 eu dispenso, deixo para o Marques mesmo que parece ser a preferencia dele... KKKKKK
Deixa eu confirmar então com o ex-dono o que foi feito e se foi feito para a gente combinar. Ainda tenho que ver o aditivo do arrefecimento. Essa brincadeira parece que vai longe...
Abraço!
o item 3 eu dispenso, deixo para o Marques mesmo que parece ser a preferencia dele... KKKKKK
Deixa eu confirmar então com o ex-dono o que foi feito e se foi feito para a gente combinar. Ainda tenho que ver o aditivo do arrefecimento. Essa brincadeira parece que vai longe...
Abraço!
Lbeims- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
lebaims,
Eu pesquisei bastante antes de fazer a troca do óleo do câmbio! Na minha, coloquei o mesmo óleo que foi utilizado na linha de produção/fábrica do câmbio da minha W202.
Também fiz as mesmas trocas que você.
Troquei o fluído de freio também (por sangria - a MB recomenda no manual a troca a cada 3 anos, mas por segurança vou fazer a cada 2). Atente que o fluído de freio deve ser o DOT "5.1.", pois houveram relatos de problemas com o DOT "5" e o sistema de ABS.
O aditivo do radiador eu troquei também e faço troca a cada 2 anos - a MB também recomenda a cada 3 anos.
O fluído da DH vou trocar semana que vem, colocando o Dexron III ATF, como os confrades recomendaram aqui em outro tópico que abri no Fórum e após algumas pesquisas realizadas.
Boa sorte; estará muito bem acessorado com o Maluhy por aí!
Abs,
Eu pesquisei bastante antes de fazer a troca do óleo do câmbio! Na minha, coloquei o mesmo óleo que foi utilizado na linha de produção/fábrica do câmbio da minha W202.
Também fiz as mesmas trocas que você.
Troquei o fluído de freio também (por sangria - a MB recomenda no manual a troca a cada 3 anos, mas por segurança vou fazer a cada 2). Atente que o fluído de freio deve ser o DOT "5.1.", pois houveram relatos de problemas com o DOT "5" e o sistema de ABS.
O aditivo do radiador eu troquei também e faço troca a cada 2 anos - a MB também recomenda a cada 3 anos.
O fluído da DH vou trocar semana que vem, colocando o Dexron III ATF, como os confrades recomendaram aqui em outro tópico que abri no Fórum e após algumas pesquisas realizadas.
Boa sorte; estará muito bem acessorado com o Maluhy por aí!
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
O câmbio que costuma dar problemas é o anterior, o 722.5, que não é o eletrônico. O problema é uma questão de projeto, independe da troca regular do óleo ou não.
Ulysses, esse câmbio equipa quais veículos ?
Fiquei preocupado agora...rsrsrsr
Stell- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 704
Interesses : MBs
Estado :
Advertências :
Stell, depende do carro, o 722.5 é o de 5 marchas, vc encontra em algumas 124, e 129 como opcionais e depois se tornaram de série.
Ulysses, qual o problema crônico desse câmbio? Minha 129 tem ele.
Se não me engando ele é muito parecido com a 722.4, mas tem uma marcha a mais e esta é acionada por solenoide eletrônico e não pelo corpo de válvulas, é isso mesmo?
Abs
Ulysses, qual o problema crônico desse câmbio? Minha 129 tem ele.
Se não me engando ele é muito parecido com a 722.4, mas tem uma marcha a mais e esta é acionada por solenoide eletrônico e não pelo corpo de válvulas, é isso mesmo?
Abs
Convidad 3- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4838
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Estado :
Advertências :
A regra básica de manutenção de um automóvel, começa por mantê-lo com os fluidos, óleos, lubrificantes etc sempre de conformidade com as normas preconizadas com seu correspondente fabricante, que no caso de nossas estrelas, é bastante técnico.
Tenho como norma de conduta, fazer a troca períodica sempre em prazos e kms muito mais reduzidos do que a própria MB estipula e desta forma tenho conseguido excelentes resultados nos meus carros, pois parto do princípio que é muito melhor gastar com manutenção preventiva do que com manutenção corretiva.
Com relação a troca de fluido da caixa automática, é óbvio que é necessário trocá-lo SIM, esgotando o óleo do conversor totalmente, colocando o fluido adequado e junta e filtro correspondentes.
Como a troca exige uma certa técnica e conhecimento, é altamente recomendável que seja feita por mecanico especializado.
Nos meus carros, independentemente de fazer as trocas no meu mecanico, com o carro para mim é hoby, acompanho pessoalmente o
serviço.
Tenho como norma de conduta, fazer a troca períodica sempre em prazos e kms muito mais reduzidos do que a própria MB estipula e desta forma tenho conseguido excelentes resultados nos meus carros, pois parto do princípio que é muito melhor gastar com manutenção preventiva do que com manutenção corretiva.
Com relação a troca de fluido da caixa automática, é óbvio que é necessário trocá-lo SIM, esgotando o óleo do conversor totalmente, colocando o fluido adequado e junta e filtro correspondentes.
Como a troca exige uma certa técnica e conhecimento, é altamente recomendável que seja feita por mecanico especializado.
Nos meus carros, independentemente de fazer as trocas no meu mecanico, com o carro para mim é hoby, acompanho pessoalmente o
serviço.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Luiz, como faço para saber qual cambio minha 129 tem? Datacard?
Stell- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Stell, exatamente. Outra forma de ver é pelo console da alavanca de marchas, se tiver D, 3, 2 é a 722.4, se tiver D-4, 3, 2 é a de 5 marchas 722.5.
Abs
Abs
Estado :
Advertências :
Luiz,
olhei no carro, no meu caso é o 722.4. Esse não tem o problema?
A questão é porque o 5 marchas tem esse problema crônico? É porque "a marcha a mais e esta é acionada por solenoide eletrônico e não pelo corpo de válvulas", como vc disse? Qual é o problema que isso ocasiona?
olhei no carro, no meu caso é o 722.4. Esse não tem o problema?
A questão é porque o 5 marchas tem esse problema crônico? É porque "a marcha a mais e esta é acionada por solenoide eletrônico e não pelo corpo de válvulas", como vc disse? Qual é o problema que isso ocasiona?
Stell- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Stell, se você ler bem o que eu escrevi, verá que eu também estou fazendo essa pergunta ao Ulysses, uma vez que não sabia que essa transmissão, a 722.5, "costuma dar problemas".
Tbm estou no aguardo de mais detalhes.
Abs
Tbm estou no aguardo de mais detalhes.
Abs
Estado :
Advertências :
Luiz, desculpe a falta de atenção, sorry......
Stell- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Pessoal, antes de tudo uma correção: não é o câmbio 722.5 que tem o problema crônico e sim o 722.4. Sorry...
O problema geralmente começa com a marcha a ré, que inicialmente começa a demorar para engatar (você muda a alavanca e há uns 2-3 segundos de intervalo no engate).
Esse intervalo aumenta progressivamente até que o carro para de engatar a ré e não anda mais. Pode acontecer também nas marchas à frente. A solução é abrir a caixa e trocar o que estiver bichado.
Costuma-se gastar em torno de R$ 5 a 8 mil no reparo, dependendo da extensão dos danos. É um problema meio que inevitável, ou seja, um dia vai acontecer (mais ou menos como o chicote). O que se observa é que nos motores com menos torque demora mais para aparecer.
Dêem uma pesquisada no Forum que tem alguns tópicos sobre isso.
Abraço!
O problema geralmente começa com a marcha a ré, que inicialmente começa a demorar para engatar (você muda a alavanca e há uns 2-3 segundos de intervalo no engate).
Esse intervalo aumenta progressivamente até que o carro para de engatar a ré e não anda mais. Pode acontecer também nas marchas à frente. A solução é abrir a caixa e trocar o que estiver bichado.
Costuma-se gastar em torno de R$ 5 a 8 mil no reparo, dependendo da extensão dos danos. É um problema meio que inevitável, ou seja, um dia vai acontecer (mais ou menos como o chicote). O que se observa é que nos motores com menos torque demora mais para aparecer.
Dêem uma pesquisada no Forum que tem alguns tópicos sobre isso.
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Interesses : Outros
Estado :
Advertências :
Valeu Uly!!!
Abs
Abs
Estado :
Advertências :
Pô essa foi F&&¨%, não tem como fazer uma manutenção preventiva ?
Stell- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Página 2 de 3 • 1, 2, 3