DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Faça você mesmo (DIY)
Página 1 de 1 • Compartilhe
DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Então vamos começar pelo diferencial que é mais simples 8)
Parte do material que é necessário e claro dar uma volta de pelo menos 10km e depois parar o carro e esperar uns 10 min
O diferencial. Convem limpar bem a zona dos bujões com um limpa travões a fim de retirar terras e sujidades por ali acumuladas
Antes de vazarmos o óleo temos que abrir o bujão de enchimento ou não vá acontecer o azar de retirar o óleo todo do interior e depois o bujão de cima não sair
Desaperta-se então o bujão de vazamento
E deixa-se escorrer todo o óleo
Os bujões estavam cheios de terra como é natural e por isso deixei de molho em benzina e depois com uma escova limpei-os, claro que com petróleo também serve mas já tinha acabado lol
Já limpos e com massa de cobre para depois não ficarem calcionados
Aperta-se então o bujão de vazamento
O óleo recomendado para o diferencial dos W211 é o 75W-85
Com a ajuda de uma bomba manual começa-se por encher então o diferencial com óleo novo
Ao todo gastei menos de 1.5l
E depois é só apertar o bujão de enchimento e com spray dos travões limpar ambos os dois bujões para retirar os restos de óleo
Depois do diferencial passamos à caixa de velocidades e claro uma vez que já tinha feito vários km e o processo de mudança de óleo do diferencial tenha sido rápido não foi necessário dar uma volta com o carro novamente pois a caixa ainda estava quente
Motor OM646 do 220Cdi
Bocal de enchimento do óleo da caixa
Retirar as 2 foras para ter acesso à caixa
" />
Fiquei sempre na dúvida se o conversor girava mas agora já está esclarecido
Tive foi pena de não achar o bujon mas não faz mal
No entanto alguém andou aqui a mexer antes e deixou as tampas da cloche do motor e do conversor estragadas pelas quais tive de comprar novas para evitar a entrada de lixo para o compartimento do conversor de binário
Começamos então por desapertar o bujão do cárter
O cárter deve-se limpar incluindo o íman para retirar toda a sujidade entranhada
Como queria retirar a placa electrónica para verificar se tinha muita sujidade ou não, começa-se por retirar esta ficha
Basta desenroscar a ficha macho, desapertar o parafuso de 7 que fixa a fêma e puxar para fora
Tira-se o filtro de óleo velho
Desaperta-se todos os parafusos que fixam a placa
E temos a placa cá fora 8)
Claro que não estava assim muito suja pois já tinha feito uma limpeza anterior ao circuito da caixa o que ajudou imenso :P
No entanto para aquelas placas que estão com muita sujidade é recomendado a limpeza dos solenóides afim de melhor as prestações da caixa
Monta-se de novo a placa electrónica com muito cuidado tendo atenção no aperto dos parafusos e claro mete-se o filtro novo
Monta-se a ficha nova
Montar o cárter que levou um vedante novo e uma anilha de cobre nova
Depois é só meter a quantidade que se retirou anteriormente
Uma vez que não existe bujão do conversor de binário o sangramento teve de ser feito através do tubo que liga o conversor ao radiador onde existe uma união, cuja é necessária para sangrar o conversor forçando o óleo velho a sair com a entrada do novo
Desaperta-se então a união e coloca-se um tubo de cristal na ponta flexível que é por aí que vem o óleo
Depois liga-se o motor e após sair 1l de oleo velho desliga-se, mete-se 1l novo e assim sucessivamente até sair óleo novo pelo tubo
Depois é só medir o nível do óleo com a vareta apropriada de acordo com a temperatura a que se encontra o óleo, com ajuda de um multímetro que tenha termómetro consegue-se facilmente descobrir
Depois dar uma volta de 20km com o carro, ao chegar antes de parar meter a manete em cada posição e deixar durante 10s e meter em parque deixando o motor a trabalhar e aí sim fazer a medição e caso seja preciso é só acrescentar
Também fiz o reset à caixa que já da última vez que fiz resultou e notaram-se melhorias 8)
"Entre no carro e feche a porta.
Gire a chave até à posição ON de ignição, SEM DAR AO MOTOR DE ARRANQUE
Certifique-se que a caixa está em “S” - standard
Carregue no pedal acelerador a fundo durante 15 segundos (pode ser mais)
Com o pedal a fundo, rode a chave para a posição OFF sem tirar a chave
Largue o pedal e NÃO TIRE A CHAVE
Espere 3 minutos
Espero que este tópico seja útil a todos os que tinham duvidas na mudança do óleo da caixa automática :D
Parte do material que é necessário e claro dar uma volta de pelo menos 10km e depois parar o carro e esperar uns 10 min
O diferencial. Convem limpar bem a zona dos bujões com um limpa travões a fim de retirar terras e sujidades por ali acumuladas
Antes de vazarmos o óleo temos que abrir o bujão de enchimento ou não vá acontecer o azar de retirar o óleo todo do interior e depois o bujão de cima não sair
Desaperta-se então o bujão de vazamento
E deixa-se escorrer todo o óleo
Os bujões estavam cheios de terra como é natural e por isso deixei de molho em benzina e depois com uma escova limpei-os, claro que com petróleo também serve mas já tinha acabado lol
Já limpos e com massa de cobre para depois não ficarem calcionados
Aperta-se então o bujão de vazamento
O óleo recomendado para o diferencial dos W211 é o 75W-85
Com a ajuda de uma bomba manual começa-se por encher então o diferencial com óleo novo
Ao todo gastei menos de 1.5l
E depois é só apertar o bujão de enchimento e com spray dos travões limpar ambos os dois bujões para retirar os restos de óleo
Depois do diferencial passamos à caixa de velocidades e claro uma vez que já tinha feito vários km e o processo de mudança de óleo do diferencial tenha sido rápido não foi necessário dar uma volta com o carro novamente pois a caixa ainda estava quente
Motor OM646 do 220Cdi
Bocal de enchimento do óleo da caixa
Retirar as 2 foras para ter acesso à caixa
" />
Fiquei sempre na dúvida se o conversor girava mas agora já está esclarecido
Tive foi pena de não achar o bujon mas não faz mal
No entanto alguém andou aqui a mexer antes e deixou as tampas da cloche do motor e do conversor estragadas pelas quais tive de comprar novas para evitar a entrada de lixo para o compartimento do conversor de binário
Começamos então por desapertar o bujão do cárter
O cárter deve-se limpar incluindo o íman para retirar toda a sujidade entranhada
Como queria retirar a placa electrónica para verificar se tinha muita sujidade ou não, começa-se por retirar esta ficha
Basta desenroscar a ficha macho, desapertar o parafuso de 7 que fixa a fêma e puxar para fora
Tira-se o filtro de óleo velho
Desaperta-se todos os parafusos que fixam a placa
E temos a placa cá fora 8)
Claro que não estava assim muito suja pois já tinha feito uma limpeza anterior ao circuito da caixa o que ajudou imenso :P
No entanto para aquelas placas que estão com muita sujidade é recomendado a limpeza dos solenóides afim de melhor as prestações da caixa
Monta-se de novo a placa electrónica com muito cuidado tendo atenção no aperto dos parafusos e claro mete-se o filtro novo
Monta-se a ficha nova
Montar o cárter que levou um vedante novo e uma anilha de cobre nova
Depois é só meter a quantidade que se retirou anteriormente
Uma vez que não existe bujão do conversor de binário o sangramento teve de ser feito através do tubo que liga o conversor ao radiador onde existe uma união, cuja é necessária para sangrar o conversor forçando o óleo velho a sair com a entrada do novo
Desaperta-se então a união e coloca-se um tubo de cristal na ponta flexível que é por aí que vem o óleo
Depois liga-se o motor e após sair 1l de oleo velho desliga-se, mete-se 1l novo e assim sucessivamente até sair óleo novo pelo tubo
Depois é só medir o nível do óleo com a vareta apropriada de acordo com a temperatura a que se encontra o óleo, com ajuda de um multímetro que tenha termómetro consegue-se facilmente descobrir
Depois dar uma volta de 20km com o carro, ao chegar antes de parar meter a manete em cada posição e deixar durante 10s e meter em parque deixando o motor a trabalhar e aí sim fazer a medição e caso seja preciso é só acrescentar
Também fiz o reset à caixa que já da última vez que fiz resultou e notaram-se melhorias 8)
"Entre no carro e feche a porta.
Gire a chave até à posição ON de ignição, SEM DAR AO MOTOR DE ARRANQUE
Certifique-se que a caixa está em “S” - standard
Carregue no pedal acelerador a fundo durante 15 segundos (pode ser mais)
Com o pedal a fundo, rode a chave para a posição OFF sem tirar a chave
Largue o pedal e NÃO TIRE A CHAVE
Espere 3 minutos
Espero que este tópico seja útil a todos os que tinham duvidas na mudança do óleo da caixa automática :D
Diogo Lisboa- Usuário Prata
- Número de mensagens : 492
Data de inscrição : 24/09/2008
Interesses : Mercedes-Benz, Veículos Clássicos, Antiguidades, Mecânica, Electricidade, Carpintaria
Sexo : País :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Muito bacana suas informações e o passo a passo.
C-220- Desligado
- Número de mensagens : 2744
Data de inscrição : 24/08/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Boa Diogo,
ficou bem didático. Uma dúvida: esse câmbio é o 722.6 ?
Abraço!
ficou bem didático. Uma dúvida: esse câmbio é o 722.6 ?
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Sim, é uma 722.699
Diogo Lisboa- Usuário Prata
- Número de mensagens : 492
Data de inscrição : 24/09/2008
Interesses : Mercedes-Benz, Veículos Clássicos, Antiguidades, Mecânica, Electricidade, Carpintaria
Sexo : País :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Legal, obrigado!
Abraço!
Abraço!
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Diogo,
Muito bom esse tutorial. Parabéns!
Em qual periodicidade você tem trocado esse óleo do câmbio e do diferencial?
Abs,
Muito bom esse tutorial. Parabéns!
Em qual periodicidade você tem trocado esse óleo do câmbio e do diferencial?
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Data de inscrição : 26/10/2009
Interesses : M.Benz.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Obrigado!
É a primeira vez que mudo o óleo da caixa/diferencial desde que tenho o carro mas o intervalo é de 50.000km
É a primeira vez que mudo o óleo da caixa/diferencial desde que tenho o carro mas o intervalo é de 50.000km
Diogo Lisboa- Usuário Prata
- Número de mensagens : 492
Data de inscrição : 24/09/2008
Interesses : Mercedes-Benz, Veículos Clássicos, Antiguidades, Mecânica, Electricidade, Carpintaria
Sexo : País :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Tutorial excelente. Muito bem explicado.
Parabéns Diogo!!
Parabéns Diogo!!
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Data de inscrição : 10/03/2011
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
DIY - Mudança de Óleo Caixa Automática e Diferencial (W211)
Diogo,
Muito obrigado, esta informação foi muito útil para mim, uma vez que também necessito de efetuar a mudança do óleo da caixa automática/diferencial a um MB E220 W211 de 10/2006. Podias informar-me, qual o diâmetro do tubo de cristal para a drenagem da caixa e onde comprás-te o óleo e o kit com o filto. Eu também sou de Lisboa, normalmente compro na AMG peças, os óleos do motor compro no "Continente", quando em promoção, ou então mando vir do "Texoleo.com".
Agradecia a informação.
Muito obrigado, esta informação foi muito útil para mim, uma vez que também necessito de efetuar a mudança do óleo da caixa automática/diferencial a um MB E220 W211 de 10/2006. Podias informar-me, qual o diâmetro do tubo de cristal para a drenagem da caixa e onde comprás-te o óleo e o kit com o filto. Eu também sou de Lisboa, normalmente compro na AMG peças, os óleos do motor compro no "Continente", quando em promoção, ou então mando vir do "Texoleo.com".
Agradecia a informação.
José Torrado- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 26/06/2014
Interesses : Mecânica
Sexo : País :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
na minha E320 não tinha o conversor de torque, porém consegui realizar a troca, muito obrigado!
schutt- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 99
Data de inscrição : 10/07/2014
Interesses : Conhecimento
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: DIY - TUTORIAL Mudança/troca do Óleo câmbio Caixa Automática 722.6 e Diferencial
Este reset da caixa se aplica somente a 722.6 ?
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» Óleo cambio automatico (W202) - tutorial de troca, especificações e quantidade de óleo
» Nível de óleo da caixa de cambio semi-automática
» DIY - Mudança de Óleo de Caixa de Velocidades e Diferencial
» W204 - Troca óleo da caixa automática - especificações - 5 anos ou 60 mil km?
» Necessidade de troca do óleo da caixa automática 722.6 de C230K 2005 (manutenção geral câmbios MB)
» Nível de óleo da caixa de cambio semi-automática
» DIY - Mudança de Óleo de Caixa de Velocidades e Diferencial
» W204 - Troca óleo da caixa automática - especificações - 5 anos ou 60 mil km?
» Necessidade de troca do óleo da caixa automática 722.6 de C230K 2005 (manutenção geral câmbios MB)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Faça você mesmo (DIY)
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos