Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 3 de 8 • Compartilhe
Página 3 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Agua do radiador
Srs;
Obrigado pela atencao nas respostas.
Vou fazer a revisao dos 60.000K, nao tenho intencao de vender meu carro, portanto vou fazer tudo que for necessario para manter meu Classe A por muitos anos.
Agora, aqui na Itatiaia em Alphaville eu perguntei para o consultor e fui informado que eles colocam agua de torneira.
Ainda estou na duvida entre. Alem do custo ser praticamente o mesmo.
Obrigado pela atencao nas respostas.
Vou fazer a revisao dos 60.000K, nao tenho intencao de vender meu carro, portanto vou fazer tudo que for necessario para manter meu Classe A por muitos anos.
Agora, aqui na Itatiaia em Alphaville eu perguntei para o consultor e fui informado que eles colocam agua de torneira.
Ainda estou na duvida entre. Alem do custo ser praticamente o mesmo.
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Advertências :
Re: Arrefecimento motor Classe A - troca do fluído
Quer um conselho de amigo? Fácil leva o carro no Jorge e manda ele revisar. Infelizmente a maioria das autorizadas male male sabe vender o carro.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
Essa Itatiaia só male male sabe vender e fazer manutenção em caminhões.
Atte,
Walter
Atte,
Walter
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Interesses : b
Advertências :
André como vai ?
Vou fazer uma limpeza no meu radiador esse final de semana, tira uma dúvida minha ,sei que tenho que colocar 2 litro de aditivo mais 2,5 de agua deminerelizada a pergunta é depois que tiro toda agua e faço uma limpeza a melhor forma seria primeiro misturar o aditivo com agua e depois colocar ou uma de cada vez ?
Abraços,
Marcus
Vou fazer uma limpeza no meu radiador esse final de semana, tira uma dúvida minha ,sei que tenho que colocar 2 litro de aditivo mais 2,5 de agua deminerelizada a pergunta é depois que tiro toda agua e faço uma limpeza a melhor forma seria primeiro misturar o aditivo com agua e depois colocar ou uma de cada vez ?
Abraços,
Marcus
Marcus Fausto- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 36
Interesses : Manutenção Classe A 160
Advertências :
Aditivos de base organica devem ser misturados antes de serem colocados no sistema na proporcao de 50% de agua deionizada com 50% de aditivo .....
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Estado :
Advertências :
Marcos, eu misturo na hora, já que depois que ligar o sistema vai misturar de qualquer maneira.
Só chamo a atenção para que seja drenada toda a água antes de colocar a nova.
Eu vejo muita gente só tirar o pino vermelho do pára-choque achando que sai tudo.
tem o parafuso do bloco também.
Eu costumo deixar os dois abertos e jogar água para dar uma enxaguada extra.
Só depois eu fecho e coloco a água com aditivo.
Só chamo a atenção para que seja drenada toda a água antes de colocar a nova.
Eu vejo muita gente só tirar o pino vermelho do pára-choque achando que sai tudo.
tem o parafuso do bloco também.
Eu costumo deixar os dois abertos e jogar água para dar uma enxaguada extra.
Só depois eu fecho e coloco a água com aditivo.
Advertências :
Borba, pelo que eu lembro o Mobil GS 333 não é orgânico.
De qualquer forma misturando antes ou depois, muda? Já fiz das duas formas e nunca ví mudança.
Dentro do sistema vai misturar tudo.
É o mesmo que colocar o toddy antes ou depois do leite.
De qualquer forma misturando antes ou depois, muda? Já fiz das duas formas e nunca ví mudança.
Dentro do sistema vai misturar tudo.
É o mesmo que colocar o toddy antes ou depois do leite.
Advertências :
Andre,
Segundo info de um colega , tecnico da Pentosin, os aditivos de base organica( de cor avermelhado) nao misturam homogeinamente se forem adicionados em separado no sistema, mesmo apos um longo tempo ....ja os glicoes inorganicos( de cor azulado/esverdeado) nao tem este problema .....segundo ele as diferencas de densidade e viscosidade caracteristica deste produto causam esta dificuldade....podendo formar depositos do produto em alguns pontos quando o carro estiver desligado sem a circulacao da agua pelo sistema.....
Na duvida eu recomendo misturar antes..... nao custa nada a mais.....hehehehehe
abracao,
Segundo info de um colega , tecnico da Pentosin, os aditivos de base organica( de cor avermelhado) nao misturam homogeinamente se forem adicionados em separado no sistema, mesmo apos um longo tempo ....ja os glicoes inorganicos( de cor azulado/esverdeado) nao tem este problema .....segundo ele as diferencas de densidade e viscosidade caracteristica deste produto causam esta dificuldade....podendo formar depositos do produto em alguns pontos quando o carro estiver desligado sem a circulacao da agua pelo sistema.....
Na duvida eu recomendo misturar antes..... nao custa nada a mais.....hehehehehe
abracao,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Humm então está explicado o Mobil GS 333 é inorgânico.
O que uso na minha strada é púrpura da radiex, pararece suco de uva.
O que uso na minha strada é púrpura da radiex, pararece suco de uva.
Advertências :
Andre,
Normalmente os organicos de cor avermelhada sao mais recomendados para sistemas que tem mais eletronica embarcada como sensores ,etc eles tem menor propensao `a serem condutores eletricos parasitas e tem maior estabilidade `a oxidacao......
Normalmente os organicos de cor avermelhada sao mais recomendados para sistemas que tem mais eletronica embarcada como sensores ,etc eles tem menor propensao `a serem condutores eletricos parasitas e tem maior estabilidade `a oxidacao......
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Borba, para isso que se deve usar água deionizada. O recomendado para o Classe A é o Mobil GS 333
Advertências :
França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1402
Interesses : MB,conhecimento,amigos
Advertências :
Ola a todos!
Posso estar enganado, mas a Radiex não estava usando etilenoglicol em seu produto para aditivar água de resfriamento.
Abraços,
Eduardo
Posso estar enganado, mas a Radiex não estava usando etilenoglicol em seu produto para aditivar água de resfriamento.
Abraços,
Eduardo
Convidad- Convidado
Ai realmente não sei, na minha strada funciona bem. No meu Classe A eu não colocaria.
Mobil GS 333 é usado em avião ai é outro nível.
O Mobil GS 333 na verdade é produzido pela Pentosin.
Mobil GS 333 é usado em avião ai é outro nível.
O Mobil GS 333 na verdade é produzido pela Pentosin.
Advertências :
nao conheço outro produto para radiador q nao seja a base de etilenoglicol......
alias.....etilenoglicol e VENENO fatal!!!!!!!!!!!!!!! cuidado ao armazenar.....
alias.....etilenoglicol e VENENO fatal!!!!!!!!!!!!!!! cuidado ao armazenar.....
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
Xenon,
praticamente todos tem base de ester glicol, muda algo na finalizacao da formulacao pois tem os etilenoglicois organicos( base vermelha) e os comuns monoetilenoglicois ( base azul esverdeada) , todos tem basicamente a mesma propriedade , porem os de base organica tem mais estabilidade de degradacao ou seja sao de longa duracao e o monoetilenoglicois tem recomendado a troca mais cedo ou seja de 1 a 3 anos no maximo pois perdem gradativamente as caracteristicas de protecao ao sistema e componentes do motor!!
abracao,
praticamente todos tem base de ester glicol, muda algo na finalizacao da formulacao pois tem os etilenoglicois organicos( base vermelha) e os comuns monoetilenoglicois ( base azul esverdeada) , todos tem basicamente a mesma propriedade , porem os de base organica tem mais estabilidade de degradacao ou seja sao de longa duracao e o monoetilenoglicois tem recomendado a troca mais cedo ou seja de 1 a 3 anos no maximo pois perdem gradativamente as caracteristicas de protecao ao sistema e componentes do motor!!
abracao,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
este borba entende de "fluidos automotivos"........
vc entende de "fluidos humanos"?
braçao boba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vc entende de "fluidos humanos"?
braçao boba!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Xenon- Usuário Platina
Advertências :
ah...uma pergunta.....
o organico entao nao e venenoso?
o organico entao nao e venenoso?
Xenon- Usuário Platina
Advertências :
Xenon,
de fluido humano ...nao entendo .....hehehehehehe
apesar de ser chamado de "organico" tem a mesma caracteristica venenosa pois sao todos compostos quimicos de base organica porem misturados com componentes de base sintetica porem continuam agressivos ao ser humano e `a natureza em si....
tem coisa melhor para beber nao?? ...que tal um "veneno" 12 ou 18 anos ????hehehehehe
abracao,
de fluido humano ...nao entendo .....hehehehehehe
apesar de ser chamado de "organico" tem a mesma caracteristica venenosa pois sao todos compostos quimicos de base organica porem misturados com componentes de base sintetica porem continuam agressivos ao ser humano e `a natureza em si....
tem coisa melhor para beber nao?? ...que tal um "veneno" 12 ou 18 anos ????hehehehehe
abracao,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Borba, tudo bem? Estou pensando em trocar o Liquido do radiador.
No manual do 300E fala-se em dois líquidos.no caso, o ante congelante . D evo adiciona-la também na mistura ? Na proporção
recomendada pelo manual ? abraços HOF.
No manual do 300E fala-se em dois líquidos.no caso, o ante congelante . D evo adiciona-la também na mistura ? Na proporção
recomendada pelo manual ? abraços HOF.
HELION OLIVEIRA FREITAS- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 31
Interesses : Mercedes,Fuscas,Karmann, bicicletas, rádios, antigos....
Helion,
No caso do etilenoglicol , que e' o anticongelante, e' recomendado na proporcao de 50% misturado com agua, de preferencia deionizada....agora elucide o que voce menciona no manual como " dois liquidos" ?? entendo que dos 2 "liquidos" do radiador uma parte e' a agua e a outro o anticongelante `a base de etilenoglicol...que pode ser organico ou nao conf explicacoes anteriores.....
No caso do etilenoglicol , que e' o anticongelante, e' recomendado na proporcao de 50% misturado com agua, de preferencia deionizada....agora elucide o que voce menciona no manual como " dois liquidos" ?? entendo que dos 2 "liquidos" do radiador uma parte e' a agua e a outro o anticongelante `a base de etilenoglicol...que pode ser organico ou nao conf explicacoes anteriores.....
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
exato.
50% agua
50% anticongelante
claro q a proporçao muda de acordo com a temperatura ambiente.....
acho q no brasil 30% de aditivo e suficiente........
quem refrigera e a agua nao borba?
50% agua
50% anticongelante
claro q a proporçao muda de acordo com a temperatura ambiente.....
acho q no brasil 30% de aditivo e suficiente........
quem refrigera e a agua nao borba?
Xenon- Usuário Platina
Advertências :
No Classe A é 50 50 e no frio é 55 aditivo 45 água.
As montadoras são lisas, colocam no manual água pura, quem lê acha que se trada de água mineral.
As montadoras são lisas, colocam no manual água pura, quem lê acha que se trada de água mineral.
Advertências :
Exato Xenon,
o coeficiente de troca 100% e' da agua pura , sem mistura,porem o sistema ja e' calculado para ter as temperaturas de funcionamento considerando a mistura de 50% que diminui a eficiencia do sistema em aprox 10% , ou seja se utillizar somente agua o sistema trabalha com temperaturas mais baixas, o que pode inclusive comprometer o desempenho do motor, e alem disto perde-se toda a caracteristica de anti- oxidante, lubrificante do selo da bomba d'agua, corrosao de componentes e o principal o aumento da temperatura de ebulicao em +- 13 graus( bom para paises tropicais) e a diminuicao da temperatura de congelamento em + - 30 graus ( importante para areas com temperaturas abaixo de zero).
abracao,
o coeficiente de troca 100% e' da agua pura , sem mistura,porem o sistema ja e' calculado para ter as temperaturas de funcionamento considerando a mistura de 50% que diminui a eficiencia do sistema em aprox 10% , ou seja se utillizar somente agua o sistema trabalha com temperaturas mais baixas, o que pode inclusive comprometer o desempenho do motor, e alem disto perde-se toda a caracteristica de anti- oxidante, lubrificante do selo da bomba d'agua, corrosao de componentes e o principal o aumento da temperatura de ebulicao em +- 13 graus( bom para paises tropicais) e a diminuicao da temperatura de congelamento em + - 30 graus ( importante para areas com temperaturas abaixo de zero).
abracao,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Hoje fui em algumas mecânicas( ja que não tem concessionaria mercedes) aqui na minha cidade para fazer a troca da água e todas me falaram que vai aguá da torneira mesmo..rsrsr.. então por isso vou fazer o procedimento em casa mesmo...só queria ver bem certo aonde que fica o parafuso embaixo do carro...será que erguendo com o macaco do carro consigo tirar esse parafuso? E a água desmineralizada tem em farmácia mesmo??? Outra coisa...não achei em nenhum lugar o aditivo da MOBIl....aqui achei somente da RADIEX, da WURTH e da STP...qual será que é melhor?
Abraços
Abraços
angelogobbi- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 74
Interesses : CLASSE A
Estado :
Advertências :
Página 3 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8