Inspeção veicular
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 3 de 8 • Compartilhe
Página 3 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8
Re: Inspeção veicular
Muito bem pensado, Borg.
Seria interessante se os confrades que manjam disso nos dessem alguns conselhos pra poder melhorar ou diminuir um pouco a emissão de poluentes, além de simpesmente levar no mecânico pra dar uma regulada, rsrs.
Abs
Seria interessante se os confrades que manjam disso nos dessem alguns conselhos pra poder melhorar ou diminuir um pouco a emissão de poluentes, além de simpesmente levar no mecânico pra dar uma regulada, rsrs.
Abs
Convidad 3- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4838
Interesses : Aprender e papear sobre MB
Estado :
Advertências :
É verdade Borg
Pode ser que dê para dar uma ajudazinha para os cansadinhos no capô...
Abs,
JC
Pode ser que dê para dar uma ajudazinha para os cansadinhos no capô...
Abs,
JC
José Carlos de Souza Filh- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1357
Interesses : Automóveis MB, em geral.
Advertências :
Confrades,
Sdçs.
Sem querer jogar um balde de água fria, devo lhes
informar, que a Inspeção veicular, será adotada
em todo o território nacional.
Fonte de informação; Reunião Apimec, com a empresa
Camargo Correa Rodovias, leia-se CCR03.
Inclusive, já estão na licitação da referida inspenção.
Vou ver se consigo mais detalhes e posto aqui.
he, he, he,.
Estou pensando no meu Ford GT 75.
Abs.
Uai!
Sdçs.
Sem querer jogar um balde de água fria, devo lhes
informar, que a Inspeção veicular, será adotada
em todo o território nacional.
Fonte de informação; Reunião Apimec, com a empresa
Camargo Correa Rodovias, leia-se CCR03.
Inclusive, já estão na licitação da referida inspenção.
Vou ver se consigo mais detalhes e posto aqui.
he, he, he,.
Estou pensando no meu Ford GT 75.
Abs.
Uai!
uai!- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 505
Interesses : troca de informaçoes, tecnicas.
Estado :
Advertências :
Olá Uai
Que vem, vem...
A questão é considerar os parâmetros de carros novos em carros antigos.
Mas parece que por aqui não será assim, com base nas informações já prestadas aqui, felizmente.
Se ai também for assim, seu GT está salvo (rs).
Abs,
JC
Que vem, vem...
A questão é considerar os parâmetros de carros novos em carros antigos.
Mas parece que por aqui não será assim, com base nas informações já prestadas aqui, felizmente.
Se ai também for assim, seu GT está salvo (rs).
Abs,
JC
Advertências :
José Carlos,
he, he, he,.
Que seja assim!!!
No endereço abaixo tem uma informação mais abrangente.
http://www2.softran.com.br/blogs/?p=399
Abs.
Uai!
he, he, he,.
Que seja assim!!!
No endereço abaixo tem uma informação mais abrangente.
http://www2.softran.com.br/blogs/?p=399
Abs.
Uai!
uai!- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Pois é, Uai, não vamos ter como correr disso não, mas como agora em 2010 a novidade é em SP (para todos os carros) é por isso que estamos focando nisso.
Aliás, acho que em RJ já acontece uma vistoria há anos, só não sei dizer se é nos mesmos moldes da de SP, ou vice-versa.
Abs
Aliás, acho que em RJ já acontece uma vistoria há anos, só não sei dizer se é nos mesmos moldes da de SP, ou vice-versa.
Abs
Estado :
Advertências :
O interessante, que tudo que vem, onera mais ainda
o famoso contribuinte.
Terceirizam, e poe a conta para a sociedade.
Aliás, que é a única fonte geradora de receita.
Vamos que vamos!!
.
Abs
Uai!
o famoso contribuinte.
Terceirizam, e poe a conta para a sociedade.
Aliás, que é a única fonte geradora de receita.
Vamos que vamos!!
.
Abs
Uai!
uai!- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Bem colocado Luiz.
Vamos aguardar que o pessoal do RJ, que já passa por isto há algum tempo, tem a dizer.
E ai Maluhy??? (rs)
JC
Vamos aguardar que o pessoal do RJ, que já passa por isto há algum tempo, tem a dizer.
E ai Maluhy??? (rs)
JC
Advertências :
Maluhy, cadê ocê??? hehehe
Uai, pois é e o pior é que ano passado a vistoria era de carros de 2003 a 2008 e o valor da vistoria era reembolsado caso o carro fosse aprovado, a partir deste ano não mais. E nós, mais uma vez, colocamos nosso narizinho vermelh o e redondo e ficamos quietinhos.
Abs
Uai, pois é e o pior é que ano passado a vistoria era de carros de 2003 a 2008 e o valor da vistoria era reembolsado caso o carro fosse aprovado, a partir deste ano não mais. E nós, mais uma vez, colocamos nosso narizinho vermelh o e redondo e ficamos quietinhos.
Abs
Estado :
Advertências :
Notem que apenas os municipios com mais de 3 milhoes de veiculos estarao obrigados a examinar TODA a frota.
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Volto a solicitar, por favor, vamos manter a discussão no nível técnico, e nas duvidas que temos.
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Inspecao Veicular SP - automoveis Pre-2002
Srs.,
Tenho uma duvida. Um despachante me informou hoje que nesta ano a inspecao veicular no municipio de SP será apenas para os automoveis de 2002 em diante. Eu achei que era para todos os anos. Alguem saberia me dizer se isto é verdade? Agradeco qualquer orientacao sobre o assunto.
Obrigado,
SLFAN
Tenho uma duvida. Um despachante me informou hoje que nesta ano a inspecao veicular no municipio de SP será apenas para os automoveis de 2002 em diante. Eu achei que era para todos os anos. Alguem saberia me dizer se isto é verdade? Agradeco qualquer orientacao sobre o assunto.
Obrigado,
SLFAN
SLFAN- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 608
Estado :
Advertências :
SLFAN,
As informações que eu tenho, é que todos os carros serão obrigados a efetuar a inspeção. A única exceção seriam os veículos de coleção( placa preta).
As informações que eu tenho, é que todos os carros serão obrigados a efetuar a inspeção. A única exceção seriam os veículos de coleção( placa preta).
Convidad- Convidado
Joao,
Obrigado. Tambem pensava o mesmo.
Faco a pergunta agora: alguem com carro dos anos 80 ou 90 e final de placa 1 já teve que fazer a vistoria ou saberia se os carros produzidos antes de 2002 vao precisar fazer?
Agradeco qualquer informacao.
SLFAN
Obrigado. Tambem pensava o mesmo.
Faco a pergunta agora: alguem com carro dos anos 80 ou 90 e final de placa 1 já teve que fazer a vistoria ou saberia se os carros produzidos antes de 2002 vao precisar fazer?
Agradeco qualquer informacao.
SLFAN
SLFAN- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 608
Estado :
Advertências :
A titulo de curiosidade acho que meu A190 automatico 2005 passou com louvor : 0,02% de CO em marcha lenta e 0,01% a 2500rpm (para um limite de 1%); 17ppm de hidrocarbonetos (para um limite de 700ppm). Estava com gasolina aditivada Esso, tanque enchido no interior. Que tal irem postando aqui os valores medidos ?
Última edição por Lobo em Qui 28 Jan 2010 - 19:17, editado 1 vez(es)
Lobo- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Bacana, Lobo, isso serve para percebemos que não será nada complicado esta inspeção.
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Advertências :
Lobo- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
No meu Classe A 2005 (A 160) as marcas de 2009 foram: 0,09 a 842 rpm de CO2, 32 ppm de HC a 842 rpm e 14 ppm de HC a 2500 rpm.
Verificado no Certificado de Aprovação.
Nos mais novos e bem cuidados, acho que o problema é bem reduzido. Vamos ver os velhinhos... (rs)
Verificado no Certificado de Aprovação.
Nos mais novos e bem cuidados, acho que o problema é bem reduzido. Vamos ver os velhinhos... (rs)
Advertências :
SLFAN, os carros anteriores a 2002 vão precisar fazer sim, aliás, como disse o João, apenas os placas pretas estão isentos. No outro tópico sobre a inspeção eu postei a tabela de limites de emissão de CO2 e a primeira linha é de veículos fabricados até 1979, depois começa a decrescer....
As inpeções para 2010 podem ser agendadas em janeiro, para os placa 1, mas começarão a serem realizadas apenas a partir de 01/02, desta forma acho q vc terá feed back dos confrades que realizaram inspeção apenas após essa data.
Forte abraço
As inpeções para 2010 podem ser agendadas em janeiro, para os placa 1, mas começarão a serem realizadas apenas a partir de 01/02, desta forma acho q vc terá feed back dos confrades que realizaram inspeção apenas após essa data.
Forte abraço
Estado :
Advertências :
Angel,
No site da Controlar entre com o numero do renavam e veja a situacao especifica de um determinado carro.
Abraços,
Renato.
No site da Controlar entre com o numero do renavam e veja a situacao especifica de um determinado carro.
Abraços,
Renato.
Lobo- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Olha o site e vc pode sanar as suas dúvidas:
http://www.controlar.com.br/
http://www.controlar.com.br/default2.php
http://www.controlar.com.br/
http://www.controlar.com.br/default2.php
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Interesses : troca de informações
Estado :
Advertências :
A inspeção de veículos do ciclo Otto é realizada conforme Resolução CONAMA n.º 07/93 e Portaria n.º 04/SVMA-G/2009 e segue os seguintes passos: PRÉ-INSPEÇÃO VISUAL Dela fazem parte: - Verificação da compatibilidade com o cadastro do DETRAN, no tocante á:
Caso veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo é considerado REJEITADO, não podendo realizar a inspeção, recebendo então, o respectivo Relatório de Inspeção. - Pré- inspeção visual propriamente dita Antes de iniciar a inspeção, o Inspetor deverá proceder a uma pré-inspeção visual do veículo para verificar se o mesmo está apto a ser inspecionado onde serão verificados:
Caso o veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo será considerado REJEITADO, não podendo iniciar os procedimentos de inspeção, sendo então, emitido o Relatório de Inspeção. INSPEÇÃO VISUAL Caso o veículo não tenha sido rejeitado, será encaminhado para a inspeção visual. Na inspeção visual, serão verificados a existência e o estado aparente dos itens de controle de emissão, previstos para a respectiva marca/modelo/ano do veículo. - Sistema PCV (ventilação positiva do cárter) ausente ou danificado. - Fixação, conexões e mangueiras do sistema PCV, irregulares. - Sistema EGR (recirculação de gases de escapamento) ausente ou danificado. - Fixação, conexões e mangueiras do sistema EGR, irregulares. - Cânister ausente ou danificado. - Fixação, conexões e mangueiras do cânister, irregulares. - Presença, tipo de aplicação, estado geral, verificação do conteúdo e fixação do catalisador, irregulares. - Presença, fixação e conexão elétrica de sonda lambda, irregulares. - Sistema de injeção de ar secundário ausente ou danificado. - Fixação da bomba e/ou conexões do sistema de injeção de ar secundário, irregulares. Caso veículo apresente pelo menos uma das irregularidades acima, o veículo é considerado REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases. Antes de iniciar a medição das emissões de gases, o veículo pode ser selecionado para ser submetido à inspeção de ruído. MEDIÇÃO DE GASES No veículo que for movido por mais de um combustível, serão efetuados os testes com cada um dos combustíveis. Antes da medição das emissões de gases, deve-se determina a verificação da rotação de marcha lenta. Se o valor encontrado para a marcha lenta estiver fora da faixa especificada, o veículo é considerado REPROVADO, porém mesmo assim é submetido à medição das emissões dos gases. Para a execução das medições de emissões de gases, será seguida a seqüência abaixo descrita, que será orientada pelo software instalado no computador do equipamento: - Posicionamento da sonda no escapamento do veículo. - Previamente à medição dos gases de escapamento, deverá ser realizada a descontaminação do óleo do cárter mediante a aceleração em velocidade angular constante, de 2500 ± 200 RPM, sem carga e sem uso do afogador, durante um período mínimo de 30 segundos. - Após a descontaminação de 30 segundos, o equipamento inicia automaticamente a medição dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento do veículo a 2500 RPM ± 200 RPM, sem carga. - Se os valores medidos atenderem aos limites estabelecidos, o motor deverá ser desacelerado e novas medições deverão ser realizadas sob o regime de marcha lenta. Em caso de aprovação, será emitido o certificado de Aprovação do Veículo. - Se os valores de CO e HC medidos em regime de 2500 ± 200 RPM após a descontaminação de 30 segundos, não atenderem aos limites estabelecidos, o motor deverá ser mantido em aceleração por um período total de até 180 segundos, durante o qual o equipamento deverá efetuar medições sucessivas dos níveis de concentração de CO, HC e diluição dos gases de escapamento. - Tão logo o equipamento obtenha resultado que possibilite a aprovação do veículo durante o limite de 180 segundos, o motor deverá ser desacelerado e novas medições deverão ser realizadas sob o regime de marcha lenta. Se, depois de decorrido o tempo de 180 segundos, os resultados das medições ainda estiverem acima dos limites, o motor deverá ser desacelerado e o veículo considerado reprovado. |
GR- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
SÃO OBRIGADOS A REALIZAR A INSPEÇÃO:
Todos os veículos movidos a diesel
Veículos a gasolina, álcool, GNV e FLEX
Todas as motocicletas e motonetas, exceto as de 2 tempos
PRAZO:
Os proprietários de veículos terão até 90 dias ANTES da data limite do licenciamento para realizar a inspeção. Veja o calendário de inspeção de acordo com o final de sua placa.
LICENCIAMENTO ANTECIPADO:
Os proprietários que optarem pelo licenciamento antecipado recebem o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos, referente ao exercício vigente mesmo sem ter realizado a inspeção. Porem ela deve ser feita seguindo o calendário, sob pena de bloqueio da transferência de propriedade ou de município, e de ficarem impedidos de licenciar seus veículos em seu próximo exercício.
Os veículos cujo ano de fabricação é o mesmo do ano em exercício, ou seja, 2010.
Veículos em que o ano de fabricação é o ano anterior (2009), e realizou seu primeiro licenciamento no ano em exercício (2010).
Motociclos e motonetas equipados com motor dois tempos,
Veículos concebidos unicamente para aplicações militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação e outros de aplicação ou de concepção especial sem procedimentos específicos para obtenção de Licença para Uso da Configuração de Veículo ou Motor – LCVM.
GR- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
O povo que "chipou" o carro para álcool esta no sal.............
Engraçado é que o ano passado fiz a inspeção do carro da minha esposa, um possante Palio ELX 1.4 flex. Sequer abriram o capô do motor, muito menos verificaram o carro por baixo para verificar escapamentos, vazamentos e outras coisas.
Engraçado é que o ano passado fiz a inspeção do carro da minha esposa, um possante Palio ELX 1.4 flex. Sequer abriram o capô do motor, muito menos verificaram o carro por baixo para verificar escapamentos, vazamentos e outras coisas.
Convidad- Convidado
Página 3 de 8 • 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8