W124 E320 94/95
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe E ( W114/115 - W123 - W124 - W210 - W211 - W212/C207 - W213) :: W124 - 1985 a 1996
Página 5 de 6 • Compartilhe
Página 5 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: W124 E320 94/95
Hugor.
Vou aproveitar e tirar umas dúvidas também.
Então ,se aquela marca for 90º, no meu caso a minha também chega a 100º, porque aquela marca é excedida. Isso em congestionamentos, mesmo à noite e com ar-desligado. Se voltar a andar caí para para 80º.
Da primeira vez que isso aconteceu eu assustei. Na hora consultei o manual e lá diz que pode chegar sem problemas até 120º em subidas de montanha
Outro susto. Comigo já marcou mais perto dos 120º, mas com o motor desligado logo após um longo congestionamento. Fiquei olhando espantando pro marcador, mas em poucos segundos, só ao virar a chave antes de dar partida, os ventiladores conseguiram baixar pra aquela marca supostamente dos 90º
Vou aproveitar e tirar umas dúvidas também.
Então ,se aquela marca for 90º, no meu caso a minha também chega a 100º, porque aquela marca é excedida. Isso em congestionamentos, mesmo à noite e com ar-desligado. Se voltar a andar caí para para 80º.
Da primeira vez que isso aconteceu eu assustei. Na hora consultei o manual e lá diz que pode chegar sem problemas até 120º em subidas de montanha
Outro susto. Comigo já marcou mais perto dos 120º, mas com o motor desligado logo após um longo congestionamento. Fiquei olhando espantando pro marcador, mas em poucos segundos, só ao virar a chave antes de dar partida, os ventiladores conseguiram baixar pra aquela marca supostamente dos 90º
Última edição por grandejr em Sáb 9 Abr 2011 - 17:41, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : nem tanto)
grandejr- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 897
Interesses : carros antigos ou que se tornarão antigos, não necessariamente colecionáveis
Estado :
Advertências :
GrandJr,
Percebo que a sua está exatamente igual a minha, pois a minha tambem excede a marca do suposto 90º quando está parado em congestionamento e desce para 80º quando começa a andar.
Então se no manual diz que pode chegar a 120º sem problemas não é de preocupar ela alcançar 100 em congestionamento.
Quando a ventoinha da minha dispara o ponteiro desce pra marca dos "90º" igual ocorre com a sua, mas a minha nunca chegou tão perto assim dos 120º, talvez porque nunca tenha pego um congestionamento de muito tempo.
De qualquer forma eu vou trocar a Valvula Termostática da minha pois eu ja fiz o pedido.
Sera que alguem saberia nos informar se a marca entre 80º e 120º seria os 90º?!
Abraço
Percebo que a sua está exatamente igual a minha, pois a minha tambem excede a marca do suposto 90º quando está parado em congestionamento e desce para 80º quando começa a andar.
Então se no manual diz que pode chegar a 120º sem problemas não é de preocupar ela alcançar 100 em congestionamento.
Quando a ventoinha da minha dispara o ponteiro desce pra marca dos "90º" igual ocorre com a sua, mas a minha nunca chegou tão perto assim dos 120º, talvez porque nunca tenha pego um congestionamento de muito tempo.
De qualquer forma eu vou trocar a Valvula Termostática da minha pois eu ja fiz o pedido.
Sera que alguem saberia nos informar se a marca entre 80º e 120º seria os 90º?!
Abraço
hugorsouza- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 115
Interesses : Troca de Informações
Advertências :
Hugor, no meu entender, a marca entre 80 e 120º pela lógica, será 100º. Mas...Abraços.
agostinho- Usuário Prata
- Número de mensagens : 345
Interesses : Mercedes e motos antigas
Advertências :
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
1- Ao desligar o motor é normal a temperatura subir ,pois tb parou a bomba dágua e a ventilação ,como fica energia térmica a dissipar (que tal uns 350 graus só dos coletores de escape?) há esse pico de temperatura,como a máquina está parada o motor tolera isso, mas funcionando NÃO!!!!!!!
2-Se ao religar a temperatura abaixa imediatamente e tb trabalha na faixa boa com o vento de frente TODO o sistema está ok,entenderam???TODO O SISTEMA!!!!
3-Mesmo sem o a/c ou à noite pode chegar a 100 graus se deixar em ralenti por muito tempo,entendam que a 600rpm a helice do ventilador vira bem devagar,por isso tem os ventiladores auxiliares elétricos,as mais novas como a 203 tem só o elétrico, ele pode atingir até 4000rpm se for necessário....
2-Se ao religar a temperatura abaixa imediatamente e tb trabalha na faixa boa com o vento de frente TODO o sistema está ok,entenderam???TODO O SISTEMA!!!!
3-Mesmo sem o a/c ou à noite pode chegar a 100 graus se deixar em ralenti por muito tempo,entendam que a 600rpm a helice do ventilador vira bem devagar,por isso tem os ventiladores auxiliares elétricos,as mais novas como a 203 tem só o elétrico, ele pode atingir até 4000rpm se for necessário....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Agostinho e Karl, obrigado pela resposta. Eu pensei que fosse 90 pois essa marquinha aparenta estar mais proximo ao 80 e não exatamente na metade de 80 e 120 . No caso dessa marca ser 100 então a minha está chegando a temperatura de 110 quando parado.
Maluhy, muito obrigado pelas explicações!
Maluhy, muito obrigado pelas explicações!
Advertências :
Valeu Maluhy!
Vc deus as explicações técnicas para tudo que eu havia observado.
Hugor.
Se vc trocar a peça, conte-nos se ocorrer alguma mudança nas temperaturas de funcionamento.
De qualquer forma, observe que o traço vermelho só está nos 120º, o que corrobora a informação manual.
Infelizmente estou sem o manual aqui agora comigo (fica lá no carro). Mas estou com a "Bíblia" do Stu Ritter. Lá consta:
Lá ainda fala que nos V8 (M119) acontece de funcionar muito quente, não sendo incomum ver alguns desses motores excedendo 115ºC. Primeiramente ele manda verificar termostato, ventiladores auxiliares e o viscoso. Se ainda assim continuar muito quente ele sugere uma modificação no viscous fan clutch, só que a partir daí eu não entendi mais nada
Vc deus as explicações técnicas para tudo que eu havia observado.
Hugor.
Se vc trocar a peça, conte-nos se ocorrer alguma mudança nas temperaturas de funcionamento.
De qualquer forma, observe que o traço vermelho só está nos 120º, o que corrobora a informação manual.
Infelizmente estou sem o manual aqui agora comigo (fica lá no carro). Mas estou com a "Bíblia" do Stu Ritter. Lá consta:
Só não sei se o "t" depois de radiator é erro de digitação ou algum termo técnico.Two auxiliary eletric fans mounted in front of the radiator t are activated at a coolant temperature of 107ºC (225ºF) and turned off at 100ºC (212ºF).
Lá ainda fala que nos V8 (M119) acontece de funcionar muito quente, não sendo incomum ver alguns desses motores excedendo 115ºC. Primeiramente ele manda verificar termostato, ventiladores auxiliares e o viscoso. Se ainda assim continuar muito quente ele sugere uma modificação no viscous fan clutch, só que a partir daí eu não entendi mais nada
grandejr- Usuário Ouro
Interesses : carros antigos ou que se tornarão antigos, não necessariamente colecionáveis
Estado :
Advertências :
Modificando o fan clutch
Aqui tem uma explicação sobre o "macete" para fazer o fan clutch atracar mais cedo,com jeitinho vc modifica a chapinha sem precisar colocar aquele parafuso com contraporca.....
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Estado :
Advertências :
Já acho interessante abrir um tópico novo sobre esse assunto ou anexar a algum já aberto....
Estado :
Advertências :
Aproveitando a aula sobre sistema de refrigeração ...
Minha MB se comporta igualzinha a sua, Maluhy, na cidade... em trânsito pesado fica em uns 95º.... Mas na estrada a temperatura fica em uns 60, ao meu ver muito baixa.
Será que a válvula termostática não está fechando como devia? Ou é normal?
Minha MB se comporta igualzinha a sua, Maluhy, na cidade... em trânsito pesado fica em uns 95º.... Mas na estrada a temperatura fica em uns 60, ao meu ver muito baixa.
Será que a válvula termostática não está fechando como devia? Ou é normal?
regwolf- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 825
Interesses : informações
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
regwolf- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Pode tentar partindo com o carro frio, termômetro acoplado e acompanhando a temperatura das mangueiras. Duas terão temperaturas semelhantes, a de baixo será mais fria. Quando a de baixo começar a aquecer mais rapidamente, sinal que abriu a válvula. Se todas aquecerem por igual, desde o início, válvula trancada aberta... Se o carro esquenta muito e a de baixo fica bem mais fria, válvula com defeito e fechada. Mas cuidado com as pás do ventilador...
Estado :
Advertências :
Obrigado!!!
Vou verificar isso assim que tiver um tempinho... mas trancada fechada, com certeza não é, já que nunca chega aos 100º, nem mesmo em congestionamento pesado.
Meu carro não para... nem eu! rsrs... amanhã é "pé na tabaca" na 101... POA - Joinville...
Vou verificar isso assim que tiver um tempinho... mas trancada fechada, com certeza não é, já que nunca chega aos 100º, nem mesmo em congestionamento pesado.
Meu carro não para... nem eu! rsrs... amanhã é "pé na tabaca" na 101... POA - Joinville...
regwolf- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Bem... não resisti e fui verificar agora...
Sem termômetro, apenas "apalpando" as mangueiras...
Verifiquei o seguinte: a mangueira de baixo fica fria até aproximadamente 65º, então começa aos poucos a aquecer. Fica quente igual às de cima aos 80º.
Parece que está tudo normal, certo?
Só sobra o viscoso, que pode estar "acoplado demais"...
Gratíssimo!
Sem termômetro, apenas "apalpando" as mangueiras...
Verifiquei o seguinte: a mangueira de baixo fica fria até aproximadamente 65º, então começa aos poucos a aquecer. Fica quente igual às de cima aos 80º.
Parece que está tudo normal, certo?
Só sobra o viscoso, que pode estar "acoplado demais"...
Gratíssimo!
regwolf- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Então , provavelmente está com válvula de valor de abertura mais baixo ( original a 85 Graus)
Estado :
Advertências :
GrandeJr,
Pelo texto que você postou e pela explicação do Maluhy percebi que as nossas Mbs estão trabalhando com as temperaturas certas.
Quando a valvula termostática chegar eu posto aqui se fez alguma diferença te-la substituido.
Grato
Pelo texto que você postou e pela explicação do Maluhy percebi que as nossas Mbs estão trabalhando com as temperaturas certas.
Quando a valvula termostática chegar eu posto aqui se fez alguma diferença te-la substituido.
Grato
Advertências :
Boa Tarde pessoal!
Troquei a Valvula Termostática,
Ainda não peguei congestionamento pra saber como a temperatura vai reagir, mas ja houve uma mudança: O carro quando está andando não trabalha mais em 80º, agora o ponteiro está sempre acima disso, talvez uns 85.
Essa valvula que eu comprei original é de 87º, acredito que a outra era de uma temperatura mais baixa, por isso essa mudança.
Abraço
Troquei a Valvula Termostática,
Ainda não peguei congestionamento pra saber como a temperatura vai reagir, mas ja houve uma mudança: O carro quando está andando não trabalha mais em 80º, agora o ponteiro está sempre acima disso, talvez uns 85.
Essa valvula que eu comprei original é de 87º, acredito que a outra era de uma temperatura mais baixa, por isso essa mudança.
Abraço
Advertências :
Moderadores
Favor quebrar o topico e colocar um a parte com o titulo
W124 M104 - Sistema de Arrefecimento, Refrigeracao e Temperatura de Trabalho do Motor
Favor quebrar o topico e colocar um a parte com o titulo
W124 M104 - Sistema de Arrefecimento, Refrigeracao e Temperatura de Trabalho do Motor
Guest- Convidado
É mesmo, tem que quebrar o tópico.
Aliás, não entendi porque não recebi email avisando que postaram novamente neste tópico.
Hugo.
Escrevi sem precisão numa mensagem anterior. Na verdade no meu carro em trânsito fluente não fica em 80º, mas um pouco acima cima dos 80º, o ponteiro fica paralelo acima da marca dos 80º.
O seu agora está assim?
Aliás, não entendi porque não recebi email avisando que postaram novamente neste tópico.
Hugo.
Escrevi sem precisão numa mensagem anterior. Na verdade no meu carro em trânsito fluente não fica em 80º, mas um pouco acima cima dos 80º, o ponteiro fica paralelo acima da marca dos 80º.
O seu agora está assim?
grandejr- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Boa Noite Grandejr,
Desculpe a demora na resposta, eu também não estava mais recebendo os emails avisando sobre postagem no tópico.
Após trocar a valvula termostática, o meu está ficando exatamente como você relatou. Um pouco acima de 80º quando o carro está em movimento.
Desculpe a demora na resposta, eu também não estava mais recebendo os emails avisando sobre postagem no tópico.
Após trocar a valvula termostática, o meu está ficando exatamente como você relatou. Um pouco acima de 80º quando o carro está em movimento.
Advertências :
É isso aí.
E no meu carro, quando em movimento, fica aí. Só sobe quando para e fica algum tempo parado ou andando muito devagar.
E no meu carro, quando em movimento, fica aí. Só sobe quando para e fica algum tempo parado ou andando muito devagar.
grandejr- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
No meu caso a temperatura apenas aumenta se o carro tiver como você falou: parado ou muito devagar. Porém quando está parado em P ou N a temperatura não aumenta, só aumenta se tiver em D.
Aproveitando, gostaria de perguntar para você em que posição o ponteiro de temperatura está marcando quando a ventoinha liga.
Aproveitando, gostaria de perguntar para você em que posição o ponteiro de temperatura está marcando quando a ventoinha liga.
Advertências :
Cara eu não tenho certeza, porque normalmente quando o motor está muito quente assim estou com ar ligado e vidros fechados então não se escuta quase nada. Tem um click à vezes que escuto no painel, mas não sei o que é isso.
Mas acho que os auxiliares ligam mesmo um pouco acima do tal tracinho que o povo falou ser os 100º, confirmando a informação do livro. Percebi isso algumas vezes que estava manobrando o carro pra estacionar já com os vidros abertos, aí escutei o barulho dos ventiladores e senti a baforada pela janela e quando abri a porta antes de desligar o motor.
Abraço.
Mas acho que os auxiliares ligam mesmo um pouco acima do tal tracinho que o povo falou ser os 100º, confirmando a informação do livro. Percebi isso algumas vezes que estava manobrando o carro pra estacionar já com os vidros abertos, aí escutei o barulho dos ventiladores e senti a baforada pela janela e quando abri a porta antes de desligar o motor.
Abraço.
grandejr- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Página 5 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6