temperatura agua alta na 500 SEL
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 2 de 4 • Compartilhe
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
vaso de expansão
Renato, qdo não tem linha de retorno para o vaso quer dizer que ele não faz parte do sistema pressurizado, ele é apenas um vaso que recolhe o excesso de água que seria jogado no chão qdo o sistema pressuriza , e ao esfriar o motor readmite esse excesso de água via válvula de vácuo da tampa do radiador ( os primeiros Passat e Corcel eram assim) .......:D
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Re: temperatura agua alta na 500 SEL
Alfredao
Nao sei se voce ja resolveu seu problema. Se voce tiver que refazer o radiador, eu refiz na minha mantendo a caixa e a originalidade das mangueiras, conexoes e tamanho. O servico ficou excelente e os caras sao muito bons. Eles ja haviam feito na 126 do meu pai em 1995 e depois disso o carro nunca mais esquentou. Eu refiz na minha 126 e pedi desta vez que eles mantivessem a parte de cima original e a parte debaixo tambem. O radiador novo ficou em R$2000,00 e o local que fez se chama Radiadel. FIcam em Diadema.
Fone: 4066-7607 . Fale com o Moacyr (pode falar carro John Jbenz que fez o radiador e o revisou o compressor do ar condicionado)
Nao sei se voce ja resolveu seu problema. Se voce tiver que refazer o radiador, eu refiz na minha mantendo a caixa e a originalidade das mangueiras, conexoes e tamanho. O servico ficou excelente e os caras sao muito bons. Eles ja haviam feito na 126 do meu pai em 1995 e depois disso o carro nunca mais esquentou. Eu refiz na minha 126 e pedi desta vez que eles mantivessem a parte de cima original e a parte debaixo tambem. O radiador novo ficou em R$2000,00 e o local que fez se chama Radiadel. FIcam em Diadema.
Fone: 4066-7607 . Fale com o Moacyr (pode falar carro John Jbenz que fez o radiador e o revisou o compressor do ar condicionado)
Convidad- Convidado
Opa John, qual a temperatura que a 126 do seu Pai trabalhava? Pergunto porque acho que a minha, quando chega o verão, com ar ligado, toda hora chega a 100 graus, o que me assusta, principalmente em subidas . Sem ar, o cebolão aciona a 110 mas não gosto de andar com carro quente, acho até que o desempenho muda. Gostaria de resolver essa situação. Não adianta mudar o cebolão pois ele liga automaticamente junto com o ar.
No inverno nào tenho problemas
Acho que o Penna já postou algo a respeito
No inverno nào tenho problemas
Acho que o Penna já postou algo a respeito
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
fashebber,a minha tbm e igualzinho......com ar ligado no transito e no calor facil chega nos 100graus.....
acho q e normal deste motor.....
andando nao supera 90 graus.
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
Fassheber;
Muitos criticam, mas depois que eu pedi para um auto-elétrico fazer uma ligação ( com fusível e relê próprio ) direta da ventoinha com o ar-condicionado nunca mais tive problema de super-aquecimento.
No meu caso eu tive que refazer o motor da ventoinha que estava queimado e também uma boa limpesa do sistema de arrefecimento.
Em SP no verão, às vezes eu ligo o ar só para baixar a temperatura do motor. Com o ar + ventoinha ligado, não passa dos 90º.
Lembrete: A 280S tem o radiador consideravelmente menor que as 500. Não sei se da 300SD é o pequeno ou o grande. Dá para perceber que fiica um espaço de 2-3 dedos de cada lado sobrando entre o radiador e a carroceria.
Muitos criticam, mas depois que eu pedi para um auto-elétrico fazer uma ligação ( com fusível e relê próprio ) direta da ventoinha com o ar-condicionado nunca mais tive problema de super-aquecimento.
No meu caso eu tive que refazer o motor da ventoinha que estava queimado e também uma boa limpesa do sistema de arrefecimento.
Em SP no verão, às vezes eu ligo o ar só para baixar a temperatura do motor. Com o ar + ventoinha ligado, não passa dos 90º.
Lembrete: A 280S tem o radiador consideravelmente menor que as 500. Não sei se da 300SD é o pequeno ou o grande. Dá para perceber que fiica um espaço de 2-3 dedos de cada lado sobrando entre o radiador e a carroceria.
Convidad- Convidado
Fassheber,
O ciclo diesel tlec tlec deveria trabalhar um pouco mais "frio" mas voltando a gasolina, ela chegava aos 90-95 e chegou alguns momentos a 100 graus o que nos assustou. Passamos por troca de cebolinha para abrir antes, depois passamos por limpeza do sistema, depois passamos por aditivos no sistema de arrefecimento ate o momento em que nada resolvia e ate ai tudo bem o carro andava numa boa e num certo dia mamae andando de carro na faria lima, me liga "Jack...tah saindo uma fumaca do motor !!!" ("que que eu faço?!" (meu pai estava nos USA a trabalho e nao tinha celular com roaming internacional em 95). Eu disse "Primeiro desliga o motor!". "Desligou?! Agora espere alguem aparecer e empurre o carro ate a guia e chame o guincho da jbenz". Resumo: sabe onde estorou? Na lei de murphy: exatamente no bocal de entrada da mangueira que eh feito de zamac e nao da solda. Resumo: teve que trocar tudo. A mangueira estourou por pressao excessiva. Depois sugeiru-se colocar 2 ventoinhas como no caso de algumas 560 mas isso daria um trabalhao e optamos por um radiador maior. O carro esquentava menos por outro lado achamos que ele ficava um pouco mais preso por trabalhar bem mais frio e ficamos com o carro assim ate depois de 5 anos eles o venderem sem maiores entreveros quanto ao assunto temperatura de motor e risco de estouro de mangueira.
O ciclo diesel tlec tlec deveria trabalhar um pouco mais "frio" mas voltando a gasolina, ela chegava aos 90-95 e chegou alguns momentos a 100 graus o que nos assustou. Passamos por troca de cebolinha para abrir antes, depois passamos por limpeza do sistema, depois passamos por aditivos no sistema de arrefecimento ate o momento em que nada resolvia e ate ai tudo bem o carro andava numa boa e num certo dia mamae andando de carro na faria lima, me liga "Jack...tah saindo uma fumaca do motor !!!" ("que que eu faço?!" (meu pai estava nos USA a trabalho e nao tinha celular com roaming internacional em 95). Eu disse "Primeiro desliga o motor!". "Desligou?! Agora espere alguem aparecer e empurre o carro ate a guia e chame o guincho da jbenz". Resumo: sabe onde estorou? Na lei de murphy: exatamente no bocal de entrada da mangueira que eh feito de zamac e nao da solda. Resumo: teve que trocar tudo. A mangueira estourou por pressao excessiva. Depois sugeiru-se colocar 2 ventoinhas como no caso de algumas 560 mas isso daria um trabalhao e optamos por um radiador maior. O carro esquentava menos por outro lado achamos que ele ficava um pouco mais preso por trabalhar bem mais frio e ficamos com o carro assim ate depois de 5 anos eles o venderem sem maiores entreveros quanto ao assunto temperatura de motor e risco de estouro de mangueira.
Convidad- Convidado
Penna o meu AC liga automaticamente o ventilador. Acho que vou é mandar botar aquele botãozinho extra.... Ontem estava 30 graus em Floripa e o carro só andou quente...Já pensou sair daqui paraSão Joaquim, quando se sobe 1,3 kms em 9 kms de pista, direto, em zigue-zague.
John, pois é ,pensei em botar outro ventilador mesmo, como nas 560. Mas os ventiladores são menores, teria que trocar o atual... Nada complicado. Colocaria um cebolão direto em um, com temperatura de 90 graus e deixaria o outro ligado como hoje.
John, pois é ,pensei em botar outro ventilador mesmo, como nas 560. Mas os ventiladores são menores, teria que trocar o atual... Nada complicado. Colocaria um cebolão direto em um, com temperatura de 90 graus e deixaria o outro ligado como hoje.
Estado :
Advertências :
Então Alemão, o meu também ligava o AC automaticamente...mas à 110"C...
Eu achava que era muito quente para começar a funcionar a ventoinha, então...
Eu achava que era muito quente para começar a funcionar a ventoinha, então...
Convidad- Convidado
Radiador
Se reformar o radiador trocando a colméia por uma de maior capacidade resolve, a 107 do arcano com 2 ventoinhas elétricas e sem válvula estava superaquecendo direto, agora tá congelada......:D
350 SLC escreveu:Penna o meu AC liga automaticamente o ventilador. Acho que vou é mandar botar aquele botãozinho extra.... Ontem estava 30 graus em Floripa e o carro só andou quente...Já pensou sair daqui paraSão Joaquim, quando se sobe 1,3 kms em 9 kms de pista, direto, em zigue-zague.
Estado :
Advertências :
Custo
2 paus para refazer radiador é muita coisa, Arcano gastou 600 ou 800 paus ´para trocar a colméia e ficou 10 .......rapaz, como tem fura olho por aí ..:(
johnmotajr escreveu:Alfredao
Estado :
Advertências :
temperatura
Trabalhar entre 90 e 100 graus é normal, acima disso é que pega.....Diesel fica nos 80/90 ......:D
Xenon escreveu:fashebber,a minha tbm e igualzinho......com ar ligado no transito e no calor facil chega nos 100graus.....
Estado :
Advertências :
Maluhy,
Este fim de semana fiz o teste que voce recomendou e deu o segunteo resultado: apos o motor em temparaura normal (90 graus)mantive 2500 rpm's com ar ligado por +- 10/ 15 minutos e a ventoinha estava ligada direta ....resultado a temperatura ficou em 100graus...voltando depois em ML a mesma voltou aos 90/95 graus.....
conclusao: antes de lago mais radical como trocar a colmeia inteira vou abrir o radiador para uma limpeza e ver no que vai dar....
abracao,
Este fim de semana fiz o teste que voce recomendou e deu o segunteo resultado: apos o motor em temparaura normal (90 graus)mantive 2500 rpm's com ar ligado por +- 10/ 15 minutos e a ventoinha estava ligada direta ....resultado a temperatura ficou em 100graus...voltando depois em ML a mesma voltou aos 90/95 graus.....
conclusao: antes de lago mais radical como trocar a colmeia inteira vou abrir o radiador para uma limpeza e ver no que vai dar....
abracao,
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
Pessoal,
Vcs lembram do post "S500 a 118c na dutra a noite"?
Os sintomas são parecidissímos.
Vale a pena reler, pois depois de fazer tudo, o problema era o radiador q nào resfriava eficientemente por estar com os dutos com diametro menor em virtudo de oxidação/ tempo.
O radiador NOVO custou 500 Usd's no dealer autorizado MB nos EUA.
Apesar de aparentemente novo, o radiador antigo nào aceitava reparo tipo "varetar" pois por ser de aluminio, acabaria furando.
Um abraço,
Alberto
Vcs lembram do post "S500 a 118c na dutra a noite"?
Os sintomas são parecidissímos.
Vale a pena reler, pois depois de fazer tudo, o problema era o radiador q nào resfriava eficientemente por estar com os dutos com diametro menor em virtudo de oxidação/ tempo.
O radiador NOVO custou 500 Usd's no dealer autorizado MB nos EUA.
Apesar de aparentemente novo, o radiador antigo nào aceitava reparo tipo "varetar" pois por ser de aluminio, acabaria furando.
Um abraço,
Alberto
APM- Administrador
- Número de mensagens : 1458
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Borba escreveu:Maluhy,
abracao,
Borba,
Baseado na experiencia que tive com os motores das tres MBs (103, 617, 603) se o acoplamento da embreagem do ventilador do motor estiver normal e se o ventilador eletrico auxiliar estiver ligando, limpe o sistema de arrefecimento (nao se esqueca de ver se hah mais de um ponto de drenagem) e troque a valvula termostatica.
Abraços,
Renato.
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Estado :
Advertências :
Renato,
a valvula termostatica ja foi trocada....foi a primeira coisa que fiz......agora vamos fazer a limpeza do radiador e ver no que da ...asim que tiver o resultado informo ....
abracos,
a valvula termostatica ja foi trocada....foi a primeira coisa que fiz......agora vamos fazer a limpeza do radiador e ver no que da ...asim que tiver o resultado informo ....
abracos,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Meu carro já parou de pingar óleo...
Mas o do Borba a chaleira ainda tá fervendo...
Coisa feia hein Borba?
Mas o do Borba a chaleira ainda tá fervendo...
Coisa feia hein Borba?
Convidad- Convidado
Pois e' Penninha,
Pleo menos nao espero a coisa degringolar ate a empregada reclamar de mancha no chao.....hehehe:evil: :D
Pleo menos nao espero a coisa degringolar ate a empregada reclamar de mancha no chao.....hehehe:evil: :D
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Não né?
Também, seus carros não saem do lugar...a tua D. Maria deve adorar não ter que limpar chão de garagem....
Brincadeiras à parte, espero que você resolva logo...o verão tá batendo logo, logo por aqui...aí, tem que ter radiador e A/C funcionando direitinho...
Boa sorte!
Também, seus carros não saem do lugar...a tua D. Maria deve adorar não ter que limpar chão de garagem....
Brincadeiras à parte, espero que você resolva logo...o verão tá batendo logo, logo por aqui...aí, tem que ter radiador e A/C funcionando direitinho...
Boa sorte!
Convidad- Convidado
E' isso ai' amigo Penna ....pode brincar `a vontade...
a minha preocupacao e' realmente esta que voce citou ou seja em uma viagem para campos em um dia que nao estava quente realmente e nem "mandando a bota" senao minha patroa poes os "bofes" para fora!! eu notei esta temperatura alta...imagina em epoca de verao subindo a serra vindo do guaruja em modicas 6 horas de viagem ....eu nao quero ficar dividindo o acostamento com 147's , tipo's, kombi's , e outras viaturas ludicas de transporte efervecentes....hehehehe
abracao,
a minha preocupacao e' realmente esta que voce citou ou seja em uma viagem para campos em um dia que nao estava quente realmente e nem "mandando a bota" senao minha patroa poes os "bofes" para fora!! eu notei esta temperatura alta...imagina em epoca de verao subindo a serra vindo do guaruja em modicas 6 horas de viagem ....eu nao quero ficar dividindo o acostamento com 147's , tipo's, kombi's , e outras viaturas ludicas de transporte efervecentes....hehehehe
abracao,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Amigos,
caso solucionado.....
o radiador foi desmontado e dentro dos tubos de passagem de agua vem originalmente instalados os "turbilhonadores" que fazer a agua ficar mais tempo em contato com as paredes do tubo e trocar mais calor , porem com o tempo detritos se depositam nas paredes deste turbilhonador que causam uma restricao maior na passagem de agua contribuindo para causar o entupimento do mesmo.
foi retirado os turbilhonadores e feito "varetagem" dos tubos ficando tudo OK agora.....
preco da brincadeira :desmontagem ,limpeza,troca das vedacoes da caixa e montagem:R$160,00
aditivo:3 litros :R$30,00
total:ludicos R$190,00
local do servico Radiadores unidos (pinguim) na rua butanta 233 em pinheiros,
fone 38135477 - falar co Dilson ou Geraldo.
abracos,
caso solucionado.....
o radiador foi desmontado e dentro dos tubos de passagem de agua vem originalmente instalados os "turbilhonadores" que fazer a agua ficar mais tempo em contato com as paredes do tubo e trocar mais calor , porem com o tempo detritos se depositam nas paredes deste turbilhonador que causam uma restricao maior na passagem de agua contribuindo para causar o entupimento do mesmo.
foi retirado os turbilhonadores e feito "varetagem" dos tubos ficando tudo OK agora.....
preco da brincadeira :desmontagem ,limpeza,troca das vedacoes da caixa e montagem:R$160,00
aditivo:3 litros :R$30,00
total:ludicos R$190,00
local do servico Radiadores unidos (pinguim) na rua butanta 233 em pinheiros,
fone 38135477 - falar co Dilson ou Geraldo.
abracos,
Borba- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Boa Borba!
Agora só falta passar pelos OL&LS para verificar se está tudo OK mesmo...HAHAHA!!!!
Valeu pela dica!
Agora só falta passar pelos OL&LS para verificar se está tudo OK mesmo...HAHAHA!!!!
Valeu pela dica!
Convidad- Convidado
Borba, como se comprotou a temperatura depois de arrumado, já experimenou???
Estado :
Advertências :
Caro Borba,
Q sorte seu radiador ainda ser da geração q aceita ser "varetado"!!
É por essas e outras q sou fã da década de 70 e 80, são os melhores carros, onde as peças recebiam reparo ao invés de serem trocadas.
Um abraço,
Alberto.
Q sorte seu radiador ainda ser da geração q aceita ser "varetado"!!
É por essas e outras q sou fã da década de 70 e 80, são os melhores carros, onde as peças recebiam reparo ao invés de serem trocadas.
Um abraço,
Alberto.
APM- Administrador
- Número de mensagens : 1458
Estado :
Advertências :
Borba
Quem tambem me indicou esse pinguim foi o Paulo, vendedor da loja Veneza, onde o Penna comprou a S320. Ele me disse que o cara é um artista. Uma vez eles importaram um perua Lexus, mas que com o clima de Sao Paulo esquentava muito. O cara refez o radiador inteiro, com maior capacidade e nunca mais deu problema. Boa dica.
Quem tambem me indicou esse pinguim foi o Paulo, vendedor da loja Veneza, onde o Penna comprou a S320. Ele me disse que o cara é um artista. Uma vez eles importaram um perua Lexus, mas que com o clima de Sao Paulo esquentava muito. O cara refez o radiador inteiro, com maior capacidade e nunca mais deu problema. Boa dica.
Convidad 4- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8341
Interesses : MB's décadas de 70,80 e 90
Estado :
Advertências :
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4