Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
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Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Senhores,
Este é um tema muito interessante e mistificado. Fato é que os tais potenciômetros não são mais produzidos e podem ser o terror de antigomobilistas com carros com injeções KE-Jetronic.
Tenho estudado bastante sobre o assunto e, para quem tem a sorte de resolver somente com uma limpeza, ótimo. Há casos onde as pistas já eram e aí não tem mais jeito a não ser comprar o dosificador inteiro (US$ 1.800 lá) ou garimpar nos desmanches do terceiro mundo peças usadas (comprei um por US$ 170 lá).
Os quatro parafusos que fixam o poty no dosificador provavelmente estarão escondidos com uma tampinha de plástico. Bem , a melhor forma de limpar a pista é com uma borracha nova sem areia...
Este é um tema muito interessante e mistificado. Fato é que os tais potenciômetros não são mais produzidos e podem ser o terror de antigomobilistas com carros com injeções KE-Jetronic.
Tenho estudado bastante sobre o assunto e, para quem tem a sorte de resolver somente com uma limpeza, ótimo. Há casos onde as pistas já eram e aí não tem mais jeito a não ser comprar o dosificador inteiro (US$ 1.800 lá) ou garimpar nos desmanches do terceiro mundo peças usadas (comprei um por US$ 170 lá).
Os quatro parafusos que fixam o poty no dosificador provavelmente estarão escondidos com uma tampinha de plástico. Bem , a melhor forma de limpar a pista é com uma borracha nova sem areia...
A calibração é feita com motor em marcha lenta, em temperatura de funcionamento e com a rugulagem de CO pré feita. Note-se que a carcaça do potenciômetro tem seus furos de fixação oblongos para permitir um certo grau de giro. Os parafusos devem ser encostados permitindo ainda gira-la com leves batidinhas na mesma com um cabo plástico de chave de fenda.
O multímetro deve estar ligado nos pinos 1 e 2 (de cima para baixo) e simultaneamente o soquete (cabo) deve estar encaixado no potenciômetro.
Nas condições indicadas, motor em marcha lenta, temperatura de funcionamento e CO pré-regulado ajustar a posição do potenciômetro para uma leitura de 0,75V +/- 0,20 V.
Quando fiz o serviço na semana passada, a minha estava com 1,86 V!
Boa sorte.
Alan- Usuário Platina
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flechadeprata- Usuário Prata
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Beleza de tópico Alan! : pl :
Convidad- Convidado
Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
topico nivel internacional!!!!! :D :D :D
parabenz alan!!!!!
parabenz alan!!!!!
Xenon- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Herr Alan, esse valor de ajuste do TPS é válido para todos os modelos de KE? :?:
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Alan,
Qual ou quais os sintomas que indicam necessidade de ajuste / calibracao ?
Abraços,
Renato.
Qual ou quais os sintomas que indicam necessidade de ajuste / calibracao ?
Abraços,
Renato.
Lobo- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Maluhy,
acredito que todas as KE tenham o mesmo potenciômetro, assim como válvula EHA. Caso você queira confirmação, vejo no WIS, só preciso do VIN
Lobo,
engasgos na retomada de aceleração, marcha lenta acima de 1000 rpm e a ECU entra em modo de segurança, pois não reconhece os regimes adequados de rotação ( cada rotação outra mistura). A cada ponto da resistência linear, a ECU recebe uma corrente definida, se essa não for a adequada, todas as correntes para os periféricos de correção e otimização de mistura estarão errados.
Podem ocorrer dois fenômenos:
Resistência fora de posição
Resistência suja ou gasta
acredito que todas as KE tenham o mesmo potenciômetro, assim como válvula EHA. Caso você queira confirmação, vejo no WIS, só preciso do VIN
Lobo,
engasgos na retomada de aceleração, marcha lenta acima de 1000 rpm e a ECU entra em modo de segurança, pois não reconhece os regimes adequados de rotação ( cada rotação outra mistura). A cada ponto da resistência linear, a ECU recebe uma corrente definida, se essa não for a adequada, todas as correntes para os periféricos de correção e otimização de mistura estarão errados.
Podem ocorrer dois fenômenos:
Resistência fora de posição
Resistência suja ou gasta
Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Oba, já arranjei serviço. A W201 está estabilizando quente a 1100 rpm e se pisar bem leve da uma oscilada na aceleração, como ocorre na Djetronic, quando o sensor de borboleta está fora de regulagem...
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Fass,
pode bem ser, o que os menos instruídos fazem é substituir o modulo de marcha lenta, custa uma nota. Este modulo pode ser testado eletronicamente também, tendo-se o diagrama elétrico.
O teste do sensor de brabuleta é mais fácil e rápido, vai por exclusão.
Quanto à "nova" 190E, te dou as dicas em MP se quizeres. Eu ia afinar esta injeção, mas não houve temo hábil. Há mais a ser verificado.
pode bem ser, o que os menos instruídos fazem é substituir o modulo de marcha lenta, custa uma nota. Este modulo pode ser testado eletronicamente também, tendo-se o diagrama elétrico.
O teste do sensor de brabuleta é mais fácil e rápido, vai por exclusão.
Quanto à "nova" 190E, te dou as dicas em MP se quizeres. Eu ia afinar esta injeção, mas não houve temo hábil. Há mais a ser verificado.
Alan- Usuário Platina
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Karl Fass.- Usuário Platina
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Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
beleza...
wdbda29d3nf937671..
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Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Gostei de ver Fass, está se divertindo um bocado com a coleção de MB...
Está com um trio do barulho ...
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MarcosPR- Usuário Ouro
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
tenho que ocupar meu tempo... ordens médicas... pior é que desocupa o bolso também he, he...
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Grato Alan ! W201 ("gemea" negra da do Fass) sem sintomas ! Abraços.
Lobo- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Fass,
pesquisei um monte no WIS sobre sua 190, para achar os parâmetros de verificação. A única informação que não encontrei foi da pressão de funcionamento no dosi. Nas Euro é entre 5 e 5,4 Bar e nas USA (a minha SEL é 6,4) normalmente 1 bar a mais.
Sobre minhas desconfianças, mostro pra você em Lindóia as referencias, estão em alemão, mas traduzimos o que for essencial.
Eu desconfio que este motor está funcionando em modo de segurança, devido ao fato do ECU não estar recebendo sinais de um ou vários sensores de monitoramento.
1. sensor de posição da borboleta
2. sensor de posição de dosagem de massa de ar (assunto deste tópico)
3. sonda lambda
4. sensor de temperatura do motor
5. sensor de temperatura do ar de coletor
6. verificação da corrente no EHA em marcha lenta e máxima
Os sensores e os cabos devem ser verificados.
Você vai de 190?
Até sábado
pesquisei um monte no WIS sobre sua 190, para achar os parâmetros de verificação. A única informação que não encontrei foi da pressão de funcionamento no dosi. Nas Euro é entre 5 e 5,4 Bar e nas USA (a minha SEL é 6,4) normalmente 1 bar a mais.
Sobre minhas desconfianças, mostro pra você em Lindóia as referencias, estão em alemão, mas traduzimos o que for essencial.
Eu desconfio que este motor está funcionando em modo de segurança, devido ao fato do ECU não estar recebendo sinais de um ou vários sensores de monitoramento.
1. sensor de posição da borboleta
2. sensor de posição de dosagem de massa de ar (assunto deste tópico)
3. sonda lambda
4. sensor de temperatura do motor
5. sensor de temperatura do ar de coletor
6. verificação da corrente no EHA em marcha lenta e máxima
Os sensores e os cabos devem ser verificados.
Você vai de 190?
Até sábado
Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
O Fass vai de Azul.
Eu não podia deixar de pegar no pé.
Eu não podia deixar de pegar no pé.
Andre Buss- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
tomara que não caia né???
Allan, acho que você está certo, o comportamento em baixa velocidade está meio estranho e acho que é só regulagem. Na estrada anda muito bem.... Tenho que ver como testar isso tudo.
Allan, acho que você está certo, o comportamento em baixa velocidade está meio estranho e acho que é só regulagem. Na estrada anda muito bem.... Tenho que ver como testar isso tudo.
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Fass,
estes motores em regime constante e de máxima andam muito bem e bebem muito bem também mesmo estando em regime de urgência, por não estar sendo monitorado e otimizado.
Minha SEL que eu trouxe rodando de Curitiba também andava que nem doido na alta, pobre de mim que não conhecia a referencia dela ficando perfeita após muita intervenção (a tecnologia de ambas é a mesma).
A grosso modo, e sabemos que este dosificador foi refeito, sem monitoramento ele joga mecanicamente qualquer volume de combustível pra dentro das canecas e elas bebem. Afinal, afinar motores com sistemas K/KE não para somente na troca de membrana.
Falando em beber, em Lindóia te dou minhas dicas e a cerveja fica por sua conta .
estes motores em regime constante e de máxima andam muito bem e bebem muito bem também mesmo estando em regime de urgência, por não estar sendo monitorado e otimizado.
Minha SEL que eu trouxe rodando de Curitiba também andava que nem doido na alta, pobre de mim que não conhecia a referencia dela ficando perfeita após muita intervenção (a tecnologia de ambas é a mesma).
A grosso modo, e sabemos que este dosificador foi refeito, sem monitoramento ele joga mecanicamente qualquer volume de combustível pra dentro das canecas e elas bebem. Afinal, afinar motores com sistemas K/KE não para somente na troca de membrana.
Falando em beber, em Lindóia te dou minhas dicas e a cerveja fica por sua conta .
Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
OK...
A vai chiar né????
A vai chiar né????
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
a sua ?
a minha não, pois eu estaria neste caso trabalhando e trabalho principalmente em finais de semana tem que ser (bem ) remunerado:geek:.
a minha não, pois eu estaria neste caso trabalhando e trabalho principalmente em finais de semana tem que ser (bem ) remunerado:geek:.
Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Vamos lá:
1. sensor de posição da borboleta. Achei o sensor um pouco fora, ligeiramente, tive que dar uma alongada na haste de acionamento para que acionasse a microchave.
3. sonda lambda.. Foi trocada pelo Pala, não olhei ainda se deu defeito pois considerei nova...
4. sensor de temperatura do motor,:Está funcionando de forma correta, dentro das medidas...
5. sensor de temperatura do ar de coletor :ainda não observei...
6. verificação da corrente no EHA em marcha lenta e máxima : deixei com 7,1volta, bastante razoável
Os sensores e os cabos devem ser verificados. Em princípio, não achei nada solto, nenhum fio entupido he, he...
Agora pegou:
2. sensor de posição de dosagem de massa de ar (assunto deste tópico)
Achado 3,2 volts entre pinos 1 e 2, e 1,8 entre 2 e 3, sendo que a tensão total de alimentação é +-5Volts. Desmontei, limpei os contatos, fiz a torção ao máximoda peça e o mlhgor conseguido, no limite, foi 1,78 volts entre 1 e 2, e os 3,2 volts nos pinos 2 e 3., Não há como melhorar pois o curso dos captadores não chega aos extremos do resistor variável.
A menos que mude fisicamente a posição dos captadores, dando uma ligeira torcida nos mesmos..
Ex:
Será que vale a pena, ou deixei passar algo???
Isso pode ser ajustado com o motor desligado, apenas com a chave ligada e voltímetro ou tem que estar em marcha lenta? A posição da borboleta muda?
1. sensor de posição da borboleta. Achei o sensor um pouco fora, ligeiramente, tive que dar uma alongada na haste de acionamento para que acionasse a microchave.
3. sonda lambda.. Foi trocada pelo Pala, não olhei ainda se deu defeito pois considerei nova...
4. sensor de temperatura do motor,:Está funcionando de forma correta, dentro das medidas...
5. sensor de temperatura do ar de coletor :ainda não observei...
6. verificação da corrente no EHA em marcha lenta e máxima : deixei com 7,1volta, bastante razoável
Os sensores e os cabos devem ser verificados. Em princípio, não achei nada solto, nenhum fio entupido he, he...
Agora pegou:
2. sensor de posição de dosagem de massa de ar (assunto deste tópico)
Achado 3,2 volts entre pinos 1 e 2, e 1,8 entre 2 e 3, sendo que a tensão total de alimentação é +-5Volts. Desmontei, limpei os contatos, fiz a torção ao máximoda peça e o mlhgor conseguido, no limite, foi 1,78 volts entre 1 e 2, e os 3,2 volts nos pinos 2 e 3., Não há como melhorar pois o curso dos captadores não chega aos extremos do resistor variável.
A menos que mude fisicamente a posição dos captadores, dando uma ligeira torcida nos mesmos..
Ex:
Será que vale a pena, ou deixei passar algo???
Isso pode ser ajustado com o motor desligado, apenas com a chave ligada e voltímetro ou tem que estar em marcha lenta? A posição da borboleta muda?
Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Fass,
não mecha nas hastes coletoras!
somente tente girar a carcaça na folga dos oblongos para tentar obter as medidas da tabela
não mecha nas hastes coletoras!
somente tente girar a carcaça na folga dos oblongos para tentar obter as medidas da tabela
Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
O multímetro deve estar ligado nos pinos 1 e 2 (de cima para baixo) e simultaneamente o soquete (cabo) deve estar encaixado no potenciômetro.
Nas condições indicadas, motor em marcha lenta, temperatura de funcionamento e CO pré-regulado ajustar a posição do potenciômetro para uma leitura de 0,75V +/- 0,20 V.
Se na folga dos oblongos da carcaça não der mais regulagem, peça nova!
Nas condições indicadas, motor em marcha lenta, temperatura de funcionamento e CO pré-regulado ajustar a posição do potenciômetro para uma leitura de 0,75V +/- 0,20 V.
Se na folga dos oblongos da carcaça não der mais regulagem, peça nova!
Alan- Usuário Platina
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Re: Limpeza e regulagem do potenciômetro dosador de massa de ar - KE-Jetronic
Alan, não se trata de precisar de peça nova, as medidas estão corretas nos extremos. O curso é que não faz o caminho correto. A captação de sinal está correta. Por isso comentei que em todo curso do oblongo as medidas em volts variam de 1,8 ( posição mais alta) a 3,2 ( posição mais baixa)...
Limpei os contatos, não se trata de mal contato. Conforme desenho na foto, Marcas vermalhas verdes, os limites elétricos não atingem os limites físicos. As medidas com o carro na lenta ou só com a chave ligada não se alteram. Observe na foto que você colocou, que existe marca dos captadores na lenta., igual está na minha. Por isso a pergunta, com o lenta ligada, há giro do eixo no sentido anti horário? E o que acontece com giro alto???
Limpei os contatos, não se trata de mal contato. Conforme desenho na foto, Marcas vermalhas verdes, os limites elétricos não atingem os limites físicos. As medidas com o carro na lenta ou só com a chave ligada não se alteram. Observe na foto que você colocou, que existe marca dos captadores na lenta., igual está na minha. Por isso a pergunta, com o lenta ligada, há giro do eixo no sentido anti horário? E o que acontece com giro alto???
Karl Fass.- Usuário Platina
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