Módulo de Controle de Massa de Ar
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Módulo de Controle de Massa de Ar
Olá pessoal, analisem para ver se essa informação procede, creio eu que esta dúvida minha, será a de muitos por aqui tbm.
Bom, eu tenho um Classe A 160, ela apresentar um problema, que chegar tirar o sono de qualquer um.
Eu as vzs saio com ela na avenida andar e ela anda numa boa, mas eu percebo que quando o motor esquenta, ou quando ando bastante, de vez enquando ela aparece um "F" no painel e a embreagem para de trabalhar, chegando a não funcionar qd aperto o freio, ai eu coloco no neutro meio na marra e ela não engata mais. Ai tenho que esperar um tempinho, ai dou a partida ela volta funcionar numa boa. Algumas vezes a lenta fica fraca chegando a afogar o carro. Lembrando que quando ela aparece o "F" no painel, a aceleração não sobe o giro. Peguei e levei em um mecanico de confiança meu aqui que trabalha muito com carros importado e ele tem scanner apropriado para A160. Ele me passou o diagnóstico geral dela e disso que o sistema está tudo perfeito a não ser por um único detalhe, o Módulo de controle de massar de ar, não está funcionando, nada de nadinha, esse módulo ele faz a leitura da velocidade do ar admitido, a quantidade e a temperatura. Pois ele deixou de fazer essa leitura. Segundo ele, possivelmente isso está dando esses tipo de coisa no carro, pois o carro não consegue controlar o ar sendo admitido, as vzs entra muito ar, ou quase nada e o modulo não consegue equilibrar isso. Será mesmo que isso ocorre realmente ou pode ser uma outra coisa? Esse módulo se est´[a inativo prejudica no funcionamento do carro?
Bom, eu tenho um Classe A 160, ela apresentar um problema, que chegar tirar o sono de qualquer um.
Eu as vzs saio com ela na avenida andar e ela anda numa boa, mas eu percebo que quando o motor esquenta, ou quando ando bastante, de vez enquando ela aparece um "F" no painel e a embreagem para de trabalhar, chegando a não funcionar qd aperto o freio, ai eu coloco no neutro meio na marra e ela não engata mais. Ai tenho que esperar um tempinho, ai dou a partida ela volta funcionar numa boa. Algumas vezes a lenta fica fraca chegando a afogar o carro. Lembrando que quando ela aparece o "F" no painel, a aceleração não sobe o giro. Peguei e levei em um mecanico de confiança meu aqui que trabalha muito com carros importado e ele tem scanner apropriado para A160. Ele me passou o diagnóstico geral dela e disso que o sistema está tudo perfeito a não ser por um único detalhe, o Módulo de controle de massar de ar, não está funcionando, nada de nadinha, esse módulo ele faz a leitura da velocidade do ar admitido, a quantidade e a temperatura. Pois ele deixou de fazer essa leitura. Segundo ele, possivelmente isso está dando esses tipo de coisa no carro, pois o carro não consegue controlar o ar sendo admitido, as vzs entra muito ar, ou quase nada e o modulo não consegue equilibrar isso. Será mesmo que isso ocorre realmente ou pode ser uma outra coisa? Esse módulo se est´[a inativo prejudica no funcionamento do carro?
Valdenir Furlanetto- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Se o seu veículo for após 2003, que usa MAP, ainda há uma esperança "oficial", comprar o módulo na concessionária e trocar. O carro fica como novo.
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Agora, se for antes de 2003, com MAF, com o módulo integrado à injeção eletrônica, prepara-te o bolso: 11 mil reais.
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Contudo, há outras soluções.
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1.Procurar alguma eletrônica que faça o reparo do módulo, que talvez esteja com problema nas lâminas (visualmente dá para perceber).
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2.Procurar em um ferro-velho algum módulo para substituir, mas correndo o risco de pegar um também zoado.
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3.Isolar o módulo e fazer a admissão de ar ser controlada no pé do acelerador, como faz esse técnico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. (obs. se eu tivesse um problema desses, eu faria essa opção, e dane-se essa originalidade que custa 80% do carro em uma única peça.
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Agora, se for antes de 2003, com MAF, com o módulo integrado à injeção eletrônica, prepara-te o bolso: 11 mil reais.
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Contudo, há outras soluções.
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1.Procurar alguma eletrônica que faça o reparo do módulo, que talvez esteja com problema nas lâminas (visualmente dá para perceber).
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2.Procurar em um ferro-velho algum módulo para substituir, mas correndo o risco de pegar um também zoado.
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3.Isolar o módulo e fazer a admissão de ar ser controlada no pé do acelerador, como faz esse técnico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]. (obs. se eu tivesse um problema desses, eu faria essa opção, e dane-se essa originalidade que custa 80% do carro em uma única peça.
valderifs- Usuário Prata
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Qual é o ano/modelo desse Classe A? Estamos falando de injeção sistema Map ou Maf integrado à Ecu? Semiautomático?
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
É um Classe A 160 ano 2002 com câmbio automatizado. Provavelmente usa o sistema MAF.
Valdenir Furlanetto- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
gente, eu abrir o sensor do fluxo de ar, e vi as duas lâminas, percebi que uma da meia amarelinha e ela e meio que transparente, as duas são um pouco transparente. Mas a outro ta com o amarelinho pela metade, tipo quando pinga um solvente em cima de tinta, ai fica aquela rodinha amarelinha, esta desse jeito, acho que deve ser isso q o carro para de funcionar corretamente do nada e nao sobe o giro, tipo funciona meio descontrolado e aparece a mer** da letra F no painel indicando falha no sistema. E se chegar a quebrar aquelas lamina? sera que ao menos o carro da partida? funciona bem?
Valdenir Furlanetto- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Parece que sempre uma é meio amarelinha, conforme essa foto:
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Eu abri a minha e estava, a da frente, meio amarela talvez por causa do uso e do tempo. Passei na Sinal Verde e o meu MAF está em bom funcionamento. Ou seja, nada que interferisse.
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Eu abri a minha e estava, a da frente, meio amarela talvez por causa do uso e do tempo. Passei na Sinal Verde e o meu MAF está em bom funcionamento. Ou seja, nada que interferisse.
valderifs- Usuário Prata
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Em relação ao seu problema, teve um confrade que resolveu quando trocou a mangueira rabo de porco, não seria isso?
valderifs- Usuário Prata
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Eu vi aqui, essa manguerinha tbm ta ok, segundo o mecanico, apos passar o scanner nele acusou aquele codigo de erro p0170, que era mal funcionamento do MAF. Esse foi o unico problema que ele viu. Agora o que acho estranho eh que a direção tah bem rigida e toda vez que viro o volante, muito pouquinho, mas bem fraquinho, percebesse que a luz do painel abaixa. Percebi q o fluido de direção ta meio escura, meio não, bem escura. Será que não eh isso que está interferindo no MAF?
Valdenir Furlanetto- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Fluído da direção não tem relação com o funcionamento do sensor Maf.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
ola sou novo aq talves posso te ajudar ;;;
tos os carros classe a trabalhão com acionamento de reles porem todo o circuito do carro passa por reles no entanto a alimentação de massa de seu carro pode estar danificada e pode estar dando ausência de massa no motor ( negativo )ou (positivo) para confirmação deste problema puxe um negativo da carcaça do motor ,por fora do carro direto pra bateria e em seguida fas o mesmo procedimento com o positivo direto do alternador ,fis isso na minha e deu certo .
tos os carros classe a trabalhão com acionamento de reles porem todo o circuito do carro passa por reles no entanto a alimentação de massa de seu carro pode estar danificada e pode estar dando ausência de massa no motor ( negativo )ou (positivo) para confirmação deste problema puxe um negativo da carcaça do motor ,por fora do carro direto pra bateria e em seguida fas o mesmo procedimento com o positivo direto do alternador ,fis isso na minha e deu certo .
vieira santos- Usuário Iniciante
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Modulo do motor MSM
Bom dia, o classe A de um cliente aqui, na minha oficina, não dá partida, a ventoinha dispara, e o codigo de defeito no STAR é que o modulo esta desconfigurado, mas o modulo é o original do carro, estou desconfiado que alguem quando passou o aparelho fez alguma besteira,
TEM COMO REVERTER ISSO????
obrigado
Andre
TEM COMO REVERTER ISSO????
obrigado
Andre
Andre Fernando Recco- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Até onde sei, aqui no Brasil, tem gente que possui um laboratório que reconfigura o módulo, deixando original novamente, o trabalho de fazer isso fica em torno de R$500,00 a R$700,00. Mas mesmo o módulo desconfigurado o motor da a partida, apenas funciona irregular.
Valdenir Furlanetto- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
André, anotou os códigos atuais e os armazenados resetáveis que apareceram no seu diagnóstico? E qual ano/modelo de W168 do seu cliente?
Esse sistema de injeção estático MSM 1.1 possui um imobilizador de partida e a Unidade de Controle Ecu precisa realmente da habilitação para realizar a partida, mas acho difícil alguém desprogramar essa central por "acidente", pesquisaria outras causas a partir dos códigos Dtc, sensor de rotação, possibilidade de corrente sincronizada partida (o cabeçote desse motor M166 trabalha com fluxo cruzado).
Essa questão da ventoinha disparada, daria uma olhada no módulo de arrefecimento que fica à frente do radiador, funciona como um relé comandado pela Ecu, pode estar provocando o disparo da ventoinha.
Esse sistema de injeção estático MSM 1.1 possui um imobilizador de partida e a Unidade de Controle Ecu precisa realmente da habilitação para realizar a partida, mas acho difícil alguém desprogramar essa central por "acidente", pesquisaria outras causas a partir dos códigos Dtc, sensor de rotação, possibilidade de corrente sincronizada partida (o cabeçote desse motor M166 trabalha com fluxo cruzado).
Essa questão da ventoinha disparada, daria uma olhada no módulo de arrefecimento que fica à frente do radiador, funciona como um relé comandado pela Ecu, pode estar provocando o disparo da ventoinha.
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Olá,
Estava com falhas e o carro a pangando, resolvi desmontar o Modulo, acabei achando um resistor soldado nos contatos que vem do maf, fiz limpeza nas lâminas, com álcool isopropílico, e tb na placa toda.
Acabei descobrido tb que os conectores estavam efetuando esse mal contato, pois os pinos que segura o conector no modulo quebraram, o chicote acaba sendo puxando pela oscilação do motor, acabei colocando uma cinta de borracha para segurar os conectores, resolveu
Após secagem do álcool, no ar quente do arcondionado, montagem e ligação, ficou outra Classe A, o que faz essas lâminas do maf.
Tirei foto desse resistor e da placa, quantos kb as fotos, caso queiram ver.
Segundo o mecânico de que consertaria o modulo e q oscilava muito e q sanava o problema, mas o defeito na verdade era o sensor de rotação, q foi pro espaço após uma chuvarada.
Estava com falhas e o carro a pangando, resolvi desmontar o Modulo, acabei achando um resistor soldado nos contatos que vem do maf, fiz limpeza nas lâminas, com álcool isopropílico, e tb na placa toda.
Acabei descobrido tb que os conectores estavam efetuando esse mal contato, pois os pinos que segura o conector no modulo quebraram, o chicote acaba sendo puxando pela oscilação do motor, acabei colocando uma cinta de borracha para segurar os conectores, resolveu
Após secagem do álcool, no ar quente do arcondionado, montagem e ligação, ficou outra Classe A, o que faz essas lâminas do maf.
Tirei foto desse resistor e da placa, quantos kb as fotos, caso queiram ver.
Segundo o mecânico de que consertaria o modulo e q oscilava muito e q sanava o problema, mas o defeito na verdade era o sensor de rotação, q foi pro espaço após uma chuvarada.
Paulo Pereira- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Paulo, como era essa oscilação? Dá para enviar as fotos? Obrigado.
valderifs- Usuário Prata
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Olá,
O que o mecânico disse que a oscilação tava progressiva que ele deixou estática, não acreditei muito nessa, me mostrou no micro computador de como estava, me trocou bobina, velas e o sensor de rotação, mais essa ajuste no modulo.
Mas era o sensor de rotação, velas eu limpo, calibro, faço a medição em cada uma no multimetro, velas estavam boas, bobina era Bosch e medição nas bobinas, sabia que era o sensor mas não sabia onde era o local desse sensor, depois que estava na oficina que descobri onde estava esse sensor, limpei as rodas, me passaram que era nas rodas mas não era, não foi daqui do portal, agente tá apreendo a cada estrago.
Mas segue as fotos do MAF, passei anteriormente o W40 mas não limpou, Jimo tb não limpou, isso sem desmontar tudo, desmontado tudo, ai sim que limpou bem mesmo com isopropilico.
Não consigo enviar as imagens da placa c/ o dito resistor.
O que o mecânico disse que a oscilação tava progressiva que ele deixou estática, não acreditei muito nessa, me mostrou no micro computador de como estava, me trocou bobina, velas e o sensor de rotação, mais essa ajuste no modulo.
Mas era o sensor de rotação, velas eu limpo, calibro, faço a medição em cada uma no multimetro, velas estavam boas, bobina era Bosch e medição nas bobinas, sabia que era o sensor mas não sabia onde era o local desse sensor, depois que estava na oficina que descobri onde estava esse sensor, limpei as rodas, me passaram que era nas rodas mas não era, não foi daqui do portal, agente tá apreendo a cada estrago.
Mas segue as fotos do MAF, passei anteriormente o W40 mas não limpou, Jimo tb não limpou, isso sem desmontar tudo, desmontado tudo, ai sim que limpou bem mesmo com isopropilico.
Não consigo enviar as imagens da placa c/ o dito resistor.
Paulo Pereira- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Paulo,
Segue link que ajuda como postar fotos nas suas mensagens: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Um abraço.
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
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Paulo Pereira- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Ajudando ao confrade Paulo:
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W204- Administrador
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Na segunda foto parasse que tem uns reguladores de voltagem, isso deveria ser medido, também não sei quais os defeitos que essa placa apresentam.
Pesquisando na internet vi o código da VDO 93 084 001 onde estão as laminas e também um nome de TEMIC 311 874 e procurando isso achei um sensor que vai num aparelho medico, mas não são parecidos, mas era um sensor de MAF.
Tem esse link que vende em euro http://macbooty.de/search/311874+temic/
Pesquisando na internet vi o código da VDO 93 084 001 onde estão as laminas e também um nome de TEMIC 311 874 e procurando isso achei um sensor que vai num aparelho medico, mas não são parecidos, mas era um sensor de MAF.
Tem esse link que vende em euro http://macbooty.de/search/311874+temic/
Paulo Pereira- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Parece que não há mais a ligação física entre as lâminas e a placa. No lugar disso, foi instalado um resistor.
valderifs- Usuário Prata
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Olá
Achei estranho isso, mas as laminas são diferentes, uma é para o ar e outra a para a temperatura, no ebay informa como se deve instalar ou soldar, e explica sua utilização, segundo que percebi no Mercado Livre são 12 contatos nesse TEMIC, a peças onde estão as laminas e são aparafusadas na placa via contato, essa não desmontei ainda, na proxima eu tiro para ver esses contatos.
Esse resistor tem uma função direta em algum segmento da placa que funciona direto, uma gambi.
Achei estranho isso, mas as laminas são diferentes, uma é para o ar e outra a para a temperatura, no ebay informa como se deve instalar ou soldar, e explica sua utilização, segundo que percebi no Mercado Livre são 12 contatos nesse TEMIC, a peças onde estão as laminas e são aparafusadas na placa via contato, essa não desmontei ainda, na proxima eu tiro para ver esses contatos.
Esse resistor tem uma função direta em algum segmento da placa que funciona direto, uma gambi.
Paulo Pereira- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Laminas para repado do MAF - eu tenho
Buenas...tenho essas lâminas originais para subsituir (os pares) o valor dos componentes é R$ 200,0 o par.
Abaixo a foto.
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contato watts 47 999266360
Abaixo a foto.
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gmoffato- Usuário Iniciante
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
Olá amigos, inicialmente quero dizer que acabei de adquirir um scanner chamado Delphi DS150, que serve no Cotó, chegando inclusive a fazer o ponto de agarre e sangria do semiautomático.
.
Comprei no Mercado Livre por 500 reais. Tem muitos por lá.
.
Pois bem, o motivo de minha postagem também é relatar um erro permanente que descobri, talvez a causa do alto consumo de combustível, o P0170.
.
Estava assim no scanner Erro P0170 - mistura demasiadamente rica.
.
Adianto que sim o carro está gastão e já troquei tudo, menos os bicos injetores.
.
Obrigado.
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Comprei no Mercado Livre por 500 reais. Tem muitos por lá.
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Pois bem, o motivo de minha postagem também é relatar um erro permanente que descobri, talvez a causa do alto consumo de combustível, o P0170.
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Estava assim no scanner Erro P0170 - mistura demasiadamente rica.
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Adianto que sim o carro está gastão e já troquei tudo, menos os bicos injetores.
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Obrigado.
valderifs- Usuário Prata
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Re: Módulo de Controle de Massa de Ar
valderifs escreveu:Olá amigos, inicialmente quero dizer que acabei de adquirir um scanner chamado Delphi DS150, que serve no Cotó, chegando inclusive a fazer o ponto de agarre e sangria do semiautomático.
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Comprei no Mercado Livre por 500 reais. Tem muitos por lá.
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Pois bem, o motivo de minha postagem também é relatar um erro permanente que descobri, talvez a causa do alto consumo de combustível, o P0170.
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Estava assim no scanner Erro P0170 - mistura demasiadamente rica.
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Adianto que sim o carro está gastão e já troquei tudo, menos os bicos injetores.
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Obrigado.
Boa noite. tenho acompanhando você e suas publicações, já inclusive lhe enviei algum emails, mais acho que você não os recebeu por algum motivo.
Estou super interessado na sua publicação sobre isolar o sistema MAF e fazer o controle de ar no pedal do acelerador. por favor me dê mais algum detalhes.
qualquer coisa também estou no whats11998593516
LeonTatuagem- Usuário Iniciante
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