Duvida - Cor do Oleo da Direcao Hidraulica
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 1 de 1 • Compartilhe
Duvida - Cor do Oleo da Direcao Hidraulica
O óleo do reservatorio da direcção assistida do meu c 280 tem uma optima cor preta,o que equivale a dizer que já deve acompanhar o carro desde que ele nasceu à 15 aninhos.A minha dúvida tem a ver com a manutenção ou não que se faz com o dito óleo,pois com a idade que tenho (53 anos) nunca ouvi ou li nada sobre o assunto,como é? o óleo vai morrer com o carro? só se nivela? sou um assassino e já o devia ter substituido? A minha dúvida ainda se agravou mais depois de ter lido que havia em alguns modelos filtros para este óleo,será o caso do meu? Se perguntar aos mecânicos que me assistem o carro dizem-me para não me preocupar e deixar andar,como já o disseram com o óleo dos travões.Help...!!!!
MATIAS- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 48
Interesses : CARROS E MULHERES
Advertências :
Re: Duvida - Cor do Oleo da Direcao Hidraulica
Matias, o óleo da hidráulica da direção eu só iria trocar quando tem que mexer por algum problema no sistema da direção. Sangra-se todo o sistema da bomba e coloca-se fluído novo. Nenhum carro que tive troquei o óleo da hidráulica como manutenção normal do sistema como uma troca de óleo do motor ou do câmbio por exemplo e também nunca soube ou ouvi nenhuma recomendação nesse sentido.
Agora, o fluído de freio deve ser trocado sim a cada ano ou no máximo a cada 2 anos, pois ele é higroscópico e com o tempo perde sua capacidade e deixa o freio 'borrachudo'. O mecânico que te disse isso se enganou com essa informação. Inclusive recomenda-se a troca a cada 2 anos também das mangueiras de fluído de freio devido á fadiga do material de expandir-se e contrair-se e também pelo calor.
Agora, o fluído de freio deve ser trocado sim a cada ano ou no máximo a cada 2 anos, pois ele é higroscópico e com o tempo perde sua capacidade e deixa o freio 'borrachudo'. O mecânico que te disse isso se enganou com essa informação. Inclusive recomenda-se a troca a cada 2 anos também das mangueiras de fluído de freio devido á fadiga do material de expandir-se e contrair-se e também pelo calor.
Guina- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 155
Interesses : Mercedes Benz, carros esportivos e Harley Davidson
Estado :
Advertências :
Quem me tira a dúvida?
Obrigado Guina,sendo assim vou deixar andar,quanto aos travões já substituí o mês passado todos os discos e pastilhas,e claro o óleo.Só depois é que me lembrei que devia ter aproveitado e substituido os tubos tambem.Já agora pode me dizer se vale a pena gastar mais dinheiro e aplicar tubos em malha,ou é apenas um preciosismo? :D
Advertências :
Matias, ia mesmo falar sobre as mangueiras tipo Aeroquip (em malha) na resposta anterior. Valem a pena sim, melhora muito tanto pela durabilidade quanto pela maior precisão na frenagem porque elas não dilatam como as mangueiras de borracha. Se tiver a oportunidade de colocar ponha que não se arrepende.
Guina- Usuário Bronze
Estado :
Advertências :
Durante os 15 anos em que paricipei de competicoes automobilisticas, todo o sistema de freios dos meus carros era de malha, ou seja "aero quip", pois o nivel de exigencia dos freios, era extremo, porem em se tratando de carro de passeio, notadamente as Mercedes, em que as correspondentes tubulacoes, foram exaustivamente testadas ate que fossem adotadas nos carros de linha, eu verdadeiramente nao trocaria as originais, diante da hipotese de uma eventual falha na instalacao do aero quip.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Tem que analisar o fluido hidraulico da direção servo, se estiver escuro tem que trocar , um Fiesta 2006 chegou na oficina com o óleo paracendo um chocolate , troquei-o e avisei ao dono que para ficar escuro alguém está soltando pedaços..... :affraid:
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Maluhy: faz sentido colocar linha de freio do tipo "aeroquipo" em sistema com ABS?
Grato,
Eduardo
Grato,
Eduardo
Convidad- Convidado
Não......não há aumento de pressão hidráulica em carro com ABS que justifique isso.............
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Era o que eu pensava, mas fiquei na dúvida uma vez que o ABS "alivia" a pressão so quando a roda trava.
Grato,
Eduardo
Grato,
Eduardo
Convidad- Convidado
Epicco, muito bem lembrado sobre o alívio da pressão nos freios com ABS e como o Maluhy respondeu realmente perde-se a vantagem do aeroquip nesse caso. Não havia me tocado nesse ponto que os freios da MB tem ABS..
Guina- Usuário Bronze
Estado :
Advertências :
Gente, fluído de direção se troca e na maioria dos carros tem que ser por diálise.
Fluído de direção quando vence come mangueira e cia igualzinho a qualquer fluído.
Fluído de direção quando vence come mangueira e cia igualzinho a qualquer fluído.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
Cor do óleo da direcçâo
Era isso que eu queria ouvir.Mas porque é que quase ninguem faz alguma coisa sobre isso? (mistério)
Advertências :
Depende do lugar, tem país que a MB manda trocar outros não.
Depende do que o pessoal do markenting achar que pode prejudicar as vendas do carro.
Já pensou um país onde nunca se ouviu falar disso colocarem no manual que troca? Vão dizer que o carro é ruim.
Depende do que o pessoal do markenting achar que pode prejudicar as vendas do carro.
Já pensou um país onde nunca se ouviu falar disso colocarem no manual que troca? Vão dizer que o carro é ruim.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
Verificando o Oleo da direção da minha amada C180 W202 1999 notei que é de cor bem clara ! Muito diferente dos oleos avermelhados que vendem nos postos !
o nível está no mínimo no Frio, mal molha a vereta do marcador anexo a tampa ... mas não completei com o oleo "normal" para direção hidráulica por acreditar (devido a coloração) que são diferntes !
Qual o Oleo Correto ? Aonde encontro a indicação nos livrinhos do Manual ?
Obrigado a todos !
o nível está no mínimo no Frio, mal molha a vereta do marcador anexo a tampa ... mas não completei com o oleo "normal" para direção hidráulica por acreditar (devido a coloração) que são diferntes !
Qual o Oleo Correto ? Aonde encontro a indicação nos livrinhos do Manual ?
Obrigado a todos !
Marcelo Filho- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 237
Interesses : Administração
Advertências :
Acordem confrades!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1
Óleo da caixa de direção é extremamente importante sim.
Marcelo, tire imediatamente êste óleo da sua caixa de direção, colocaram o óleo errado nela, o óleo que está na sua caixa de direção é o Pentosin CHF 11S, cuja côr é verde bem claro, e é recomendado para a W210
O óleo correto para sua caixa de direção é ATF Dexron III ou II de côr avermelhada.
É muito comum, a maior parte dos postos adicionarem óleo errado nas caixas de direção, motores cambios etc:, por desconhecimento e incopetência.
Coloque Dexron III na caixa de direção da W210 e dentro de algum tempo vc terá a surprêsa de vêr a destruição das borrachas da caixa, (que aliás não vendem o reparo) e vc gastará apenas 37 mil para comprar uma nova.
Quando comprei a minha W210 a primeira coisa que fiz foi trocar todos os fluidos, filtros, correia poli etc e principalmente o óleo da caixa de direção.
Marcelo, tire imediatamente êste óleo da sua caixa de direção, colocaram o óleo errado nela, o óleo que está na sua caixa de direção é o Pentosin CHF 11S, cuja côr é verde bem claro, e é recomendado para a W210
O óleo correto para sua caixa de direção é ATF Dexron III ou II de côr avermelhada.
É muito comum, a maior parte dos postos adicionarem óleo errado nas caixas de direção, motores cambios etc:, por desconhecimento e incopetência.
Coloque Dexron III na caixa de direção da W210 e dentro de algum tempo vc terá a surprêsa de vêr a destruição das borrachas da caixa, (que aliás não vendem o reparo) e vc gastará apenas 37 mil para comprar uma nova.
Quando comprei a minha W210 a primeira coisa que fiz foi trocar todos os fluidos, filtros, correia poli etc e principalmente o óleo da caixa de direção.
Estado :
Advertências :
Acorde confrade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Estado :
Advertências :
Como drena-se o fluido da direção hidráulica ? o carro rodou menos de 20 Km desde o recebimento ? Gostaria de lava-la a uma oficina para aferir os todos os fluidos !
Alguma indicação para Fortaleza Ce ?
Alguma indicação para Fortaleza Ce ?
Marcelo Filho- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 237
Interesses : Administração
Advertências :
Caro Marcelo, enfelizmente aí em Fortaleza não conheço ninguém, mas vc deverá procurar alguma oficina que trabalhe com Mercedes e que como tal, tenha conhecimento dêste detalhe.
Estado :
Advertências :