Diagrama básico D-Jetronic - Parte 1 (motores M116 e M117)

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Mensagem por Karl Fass. Sex 29 Ago 2008 - 8:59



Parte 1

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Mensagem por Karl Fass. Sex 29 Ago 2008 - 14:48



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Mensagem por Karl Fass. Sex 29 Ago 2008 - 14:51



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Mensagem por Karl Fass. Sex 29 Ago 2008 - 14:58



Meus caros, segue uma contribuição para os quiserem se envolver com a injeção dos M116 e M117. é só um diagrama simplificado mas se precisarem de informações sobre princípio de funcionamento é só entrar em contato, pois fica muito grande para postar...
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Mensagem por Maluhy Qua 12 Nov 2008 - 22:58



Lemão, como eu posso testar o MPS dinamicamente com a bomba de vácuo? em quais terminais a resistencia varia conforme simulo a depressão do coletor?Estou com uma 280E encharcando direto.......
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Mensagem por Karl Fass. Qui 13 Nov 2008 - 8:32



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Meu Irmão, os dois solenóides internos tem as terminações físicas 15, 10, 8 e 7, nessa ordem. As medições das bobinas devem ser:
entre 7 e 15= 90 ohms
entre 8 e10 = 350 ohms
7 e 11Terra tem que dar infinito MAS so vai dar se desconectar a ECU.
Trabalhando por pulsos, o sistema vai funcionar como uma bobina transformadora, com relutância variável pela pressão de vácuo.
Acredito que com pressão a impedância deva diminuir, mas não vai conseguir medir desenergizado...
Em funcionamento, vai ter que tirar a capa e cuidadosamente, com aqueles terminais agulha, que adentram ao isolamento do fio sem danos, medir as tensões que devem oscilar com o vácuo, entre 7 e 15 e entre 8 e 10 . Faça uma tabelinha eveja que as tensões variam por igual entre os terminais citados, na medida da variação do vácuo, e a regulagem também altera as tensões de entrada e saída. Não há referência de tensões padrão para ajuste, a referência é sempre de resistência das bobinas, dsligadas, o que complica as coisas...
Melhor é fazer mecanicamente.
Então você já sabe, vou citar para que, se mais alguém quiser, saiba como fazer...
Antes de mais nada coloque o dial da ECU no meio do curso. Com o motor em funcionamento gire o parafuso do MPC no sentido anti horário, afrouxando, aliviando a pressão no fole interno e fazendo com que a relutância fique menor e alterando a medida de CO. Com o carro funcionando, o giro deve reduzir bastante e após chegar próximo ao CO ideal, calibre fino com o dial da ECU. O resto no ar... Qualquer coisa estamos aí...
AINDA VOU SENTIR SAUDADE DISSO he, he, he...
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Mensagem por Alan Qui 13 Nov 2008 - 9:04



Ufa,

beleza Fass!

nesta traquitana ainda não mexi e só falta o Maluhy ter entendido esta aula altamente refinada
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Mensagem por Karl Fass. Qui 13 Nov 2008 - 9:46



Manda seu e-mail em PVT que te passo algumas coisas sobre essa injeção... Mas isso é para Djetronic, a sua deve ser K jetronic
Até pode se igual mas ainda não vi se é...
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Mensagem por Alan Qui 13 Nov 2008 - 10:04



Fass, grato.

para K e KE-Jetronic tenho tudo possivel, além de ter desmontado a minha N vezes! Mandei até fazer o-ring axial do embolo da KE que nem o Phillip tem

Agradeço literatura sim, informo mail em PVT
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Mensagem por Karl Fass. Qui 13 Nov 2008 - 11:11



Já vai ter um bocado de diversão... Uns 10 MbB de leitura...
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Mensagem por Maluhy Qui 13 Nov 2008 - 20:50



Tem alguma encrenca aqui,a regulagem está estrangulada até o final,o trimpot do CO não atua , se eu soltar um pouco a regulagem do MPS encharca de vez , vou testar esses valores primeiro,o carro ficou parado 14 anos ,o resto já chequei tudo.........pressão está em 1.7 bar..... lá na quitanda só tem dor de cabeça, 3 Kjet apurrinhando, uma 280SE começou a se acertar hoje , desde sexta estou engalfinhado nela...Alan, a pressão na cabeça do dosificador não baixava de 4,6 bar, não preciso dizer que o carro nem ameaçava pegar,depois de desmontar tudo 30 vezes descobri que a válvula aquecedora (warm up ) estava entupida por dentro ,pode......e tem como regular a pressão tanto a frio como a quente,essa depois passo para quem quiser em PVT, é técnica demais para colocar aqui....... :D
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Mensagem por Karl Fass. Sex 14 Nov 2008 - 7:52



Eu quero, pode me mandar , em pressa.
MSP estrangulado e encharca .. está igual a ex SLC antes de trocar o MSP... toda fechada e ainda muito cheiro de gasolina na descarga... troquei e resolveu... Se quiser, tente abrir e ver se tem falha no diafrágma, nas bobinas ou no êmbolo agarrando... estou acreditando em diafragma ressecado. Tenho uma desmontada comigo, se precisar de peça é só gritar. A minha está servindo só para estudo mesmo...
Ah, veja se o parafuso é original ou se foi substituio por algum menor. Abra a peça, não tem segredo para remontar mesmo e não está perdendo nada...

O TRIM POT só vai atuar se os valores de ajuste do MSP estiverem compatíveis, digamos na faixa de regulagem, pois ele só faz ajuste fino, o grosso é feito no próprio MSP
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Mensagem por Alan Sex 14 Nov 2008 - 12:48



Oi veio, sempre aparece um pipinoso!



A minha 126 está me deixando maluco novamente também.



Estava uma maravilha, perfeita, de repente começa a chacoalhar o motor, meu primeiro diagnostico: membrana do dosificador furou novamente. Abre a jaca que pá faço em uma hora e 15 minutos abre e fecha capô, membrana inteira, calibro altura das válvulas no centésimo. Liga o motor e continua balançando e falhando 1 cilindro. OK, pelas tiradas de cabo de vela acho o falecido, cilindro #5, troca cabo e nada, troca vela e nada, troca bico e nada, parto pras mangueiras equalizadoras do coletor que já estão bem ressecadas a procura de ar falso, tiro uma e ele quebra de vez. Fecha tudo, capa no bólido e aguarda chegada das peças.



E o pior é que agora estou achando que é válvula presa por gasolina velha, vou descarregar um tubo de car 80 a bicha pra ver se desimbesta esta prisão de ventre.



Quando eu tinha só ela andava todos os finais de semana e o tanque não durava 15 dias, agora com a saboneteira, fui me dar conta só depois que a gasolina tinha 9 semanas de idade!



Vamos ver, depois se conta a sua.



ABS e bom fim de semana



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Mensagem por Maluhy Sex 23 Abr 2010 - 22:08



Só para fechar o causo,D-jet adora prender o bico de partida a frio aberto, fica mijando o tempo todo,qdo pegarem esses carros com mistura rica elimine ele antes de mais nada.... Diagrama básico D-Jetronic - Parte 1 (motores M116 e M117) Icon_eek
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Mensagem por Karl Fass. Sáb 24 Abr 2010 - 7:09



Pior é que o sistema Djet é exatamente igual ao da K Jet, independe do módulo, só depende da chave térmica colocada no bloco.
Ela usa a chave na posição arranque para ligar a bobina da chave que fecha o contato direto do bico, mas só se estiver fria. Quando a chave da ignição volta à posição normal de carro ligado, o bico é cortado eletricamente.
Ou seja, usa o mesmo bico e mesma forma para sistemas D e K jetronic. Vaza nos dois he, he...
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Mensagem por Alan Sáb 24 Abr 2010 - 9:09



Tio Fass!

sistemas d-jet e k-jet exatamente iguais?

que heresia Diagrama básico D-Jetronic - Parte 1 (motores M116 e M117) Icon_evil

Ou somente a partida a frio?
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Mensagem por Karl Fass. Dom 25 Abr 2010 - 9:02



Calma tio Alan, o comentário é sobre os bicos de partida a frio, comentados de vazamento pelo Maluhy... he, he... Não tomei tantas assim não drunken he, he...
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Mensagem por Perissoto Dom 25 Abr 2010 - 10:37



Meu Deus!!!
Espero não ter problema tão cedo com este Sensor de Pressão.
São iguais tanto para 6 como para as v8?
Gostaria de fazer uma análise de Gases do meu M110, mas não tenho
valor de referência para ter uma base.
O adesivo que tinha em cima da tampa de valvulas acabou se apagando
e não da para ver nada. Ali acho que continha os dados.
E aonde será que consigo um adesivo desses?
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Diagrama básico D-Jetronic - Parte 1 (motores M116 e M117) Empty Re: Diagrama básico D-Jetronic - Parte 1 (motores M116 e M117)

Mensagem por Andre Villar Ter 28 Jun 2016 - 14:36



Quero regular o motor da minha slc 350, estou em SP quem pode fazer?
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Mensagem por ekipe Seg 15 Out 2018 - 23:43



Boa noite confrades, me desculpem ressuscitar este tópico antigo. Eu comprei uma W116 450SEL que está com a D-Jet parcialmente desativada, o carro funciona bem mas faço questão de trazer a originalidade de volta. 

Atualmente estão no lugar os bicos originais, o TBI e distribuidor. Porem o ECU e MAP foram substituídos por uma unidade não original. Acabei de conseguir um MAP e ECU certos agora me falta o chicote, pretendo eu mesmo fazer a instalação e agradeceria muito as confrades que tenham literatura sobre a D-jet puderem me mandar por email evsantos@gmail.com

Muito obrigado
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