Troca de óleo e filtro - câmbio 7G DCT - norma MB 236.21
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W176 - 2012 em diante
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
Troca de óleo e filtro - câmbio 7G DCT - norma MB 236.21
Boa tarde!
Procurei o tópico aqui, mas não encontrei algo relacionado com a duvida que eu tenho que é: Com quantos km se acha necessário fazer a troca do oleo da transmissão? No manual diz algo de troca com 100 mil km, mas como estou em SP com transito pesado alguém recomenda antecipar?
Obrigado
Procurei o tópico aqui, mas não encontrei algo relacionado com a duvida que eu tenho que é: Com quantos km se acha necessário fazer a troca do oleo da transmissão? No manual diz algo de troca com 100 mil km, mas como estou em SP com transito pesado alguém recomenda antecipar?
Obrigado
Última edição por Antônio Elias em Sex 19 Out 2018 - 19:05, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : título corrigido tipo de câmbio para identificar o foco do tópico.)
Luciano Correa Marques- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 519
Interesses : Tudo relacionado a Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Re: Troca de óleo e filtro - câmbio 7G DCT - norma MB 236.21
O Manual do seu carro deve indicar.
Eu sempre troco o oleo e a gaxeta da caixa automatica com 50.000 km, em qualquer modelo de Mercedes.
Paulo Kropsch
Eu sempre troco o oleo e a gaxeta da caixa automatica com 50.000 km, em qualquer modelo de Mercedes.
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 671
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Estado :
Advertências :
Paulo Kropsch escreveu:O Manual do seu carro deve indicar.
Paulo Kropsch
Obrigado Paulo, pelas informações, no manual pede para trocar com 100 mil, mas eu acho muito para um carro de região metropolitana como São Paulo, só uma duvida o que seria gaxeta?
Estado :
Advertências :
Ola Luciano:
Gaxeta é a junta de vedação que fica entre a tampa inferior e o corpo da caixa.
Esta tampa ou carter, como alguns chamam, é retirada para a troca do filtro de oleo.
Paulo Kropsch
Esta tampa ou carter, como alguns chamam, é retirada para a troca do filtro de oleo.
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 671
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Estado :
Advertências :
Paulo Kropsch escreveu:Ola Luciano:
Paulo Kropsch
Muito obrigado Paulo
Estado :
Advertências :
Paulo Kropsch escreveu:O Manual do seu carro deve indicar.
Paulo Kropsch
Paulo,
Concordo com vc, eu sempre tive a ideia em mente de que a preventiva é melhor que a corretiva, mas quando vi os valores hj para a substituição de óleo de transmissão, mais gaxeta e filtro ficou por 2.000 temers !!! Uma fortuna, pelo livro de manutenção é recomendável a troca com 100 mil km, diante desses valores eu acho que vou aguardar mais kms, eu uso o carro apenas em rodovia para viagens, pouco utilizo em SP, pra rodar na cidade tenho o carro corporativo...
Estado :
Advertências :
Luciano seu carro ainda é relativamente novo. Antes diziam que não havia manutenção a fazer. Era eterno óleo. Claro que ninguém acreditou nisso, mas a MB ainda mantinha essa versão. Hoje o consenso é de troca em torno dos 100.000
Eu troquei o filtro e óleo da minha por precaução. O filtro é barato, mas o óleo é caro. Vale a pena ver os preços nos fornecedores do portal e também em lojas especializadas de óleo.
Nesses links tem algumas informações interessantes
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Informações sobre 722.9 tem aqui:
Para compra de óleo, nosso confrade MRaposo comprou na Achei lubrificantes e me parece que chegou tudo direitinho.
Cabe uma observação: nosso confrade fez a compra pelo telefone pois achou o site meio confuso para fazer o pedido. Eu ainda não comprei lá, mas na próxima troca pretendo testar.
Abraços
Osvaldo
Eu troquei o filtro e óleo da minha por precaução. O filtro é barato, mas o óleo é caro. Vale a pena ver os preços nos fornecedores do portal e também em lojas especializadas de óleo.
Para compra de óleo, nosso confrade MRaposo comprou na Achei lubrificantes e me parece que chegou tudo direitinho.
Cabe uma observação: nosso confrade fez a compra pelo telefone pois achou o site meio confuso para fazer o pedido. Eu ainda não comprei lá, mas na próxima troca pretendo testar.
Abraços
Osvaldo
Última edição por Marujo_BSB em Qui 14 Jun 2018 - 10:53, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Inclusão de informação)
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Marujo_BSB escreveu:Luciano seu carro ainda é relativamente novo. Antes diziam que não havia manutenção a fazer. Era eterno óleo. Claro que ninguém acreditou nisso, mas a MB ainda mantinha essa versão. Hoje o consenso é de troca em torno dos 100.000
Abraços
Osvaldo
Excelente Marujo, realmente era essa informação mesmo, tive um New i30 e o manual dizia que o oleo de transmissão era eterno, mas acho inviável não realizar ao menos uma troca ainda mais com as condições caóticas das metrópoles !
Abraço e obrigado pela explanação
Estado :
Advertências :
Marujo_BSB escreveu:Luciano seu carro ainda é relativamente novo. Antes diziam que não havia manutenção a fazer. Era eterno óleo. Claro que ninguém acreditou nisso, mas a MB ainda mantinha essa versão. Hoje o consenso é de troca em torno dos 100.000
Abraços
Osvaldo
Osvaldo desculpe a minha ignorancia, mas mesmo com os links não consegui identificar qual é a especificação do oleo de transmissão, será que nenhum confrade aqui trocou e tenha os dados do óleo?
Obrigado
Estado :
Advertências :
Confrades,
Consegui, segue em imagem abaixo, obrigado a todos pela ajuda.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Consegui, segue em imagem abaixo, obrigado a todos pela ajuda.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Estado :
Advertências :
Vá comprando aos poucos o óleo pra não pesar muito.
Abraços
Osvaldo
Abraços
Osvaldo
Marujo_BSB- Moderador
Estado :
Advertências :
Marujo_BSB escreveu:Vá comprando aos poucos o óleo pra não pesar muito.
Abraços
Osvaldo
Pô ta aí uma solução simples que não pensei? Muito obrigado Osvaldo
Abraço
Estado :
Advertências :
Eu comprei o óleo a 120 com o frete. Como você mora em São Paulo, não creio que terá problemas com frete, pois ha muita gente que vende este óleo aí em São Paulo. Por exemplo a Marimport. Mas tente procurar online que acho q sai mais em conta. No fundo no fundo não sai tão caro quando você leva em conta que a troca se dá a cada 100.000 km....
Marujo_BSB- Moderador
Estado :
Advertências :
Marujo_BSB escreveu:Eu comprei o óleo a 120 com o frete. Como você mora em São Paulo, não creio que terá problemas com frete, pois ha muita gente que vende este óleo aí em São Paulo. Por exemplo a Marimport. Mas tente procurar online que acho q sai mais em conta. No fundo no fundo não sai tão caro quando você leva em conta que a troca se dá a cada 100.000 km....
Sim Osvaldo, penso assim também a cada 100 mil ta ok, porém ta longe ainda dos 100, mas estava querendo trocar antes, não sei se é besteira ou se é bom trocar antes para garantir o bom andamento do sistema.
Valeu mais uma vez Osvaldo.
Estado :
Advertências :
Bom dia a todos. Não achei nada caro o Motul Dexrom III por R$70,00 o litro. As dúvidas são: 1) quantos litros são necessários para a substituição completa do óleo de câmbio, e; 2) quais outras peças são necessárias no caso da substituição? Seria apenas essa gaxeta?
Abraço!
Em tempo: vi no manual de serviço que a troca do óleo de câmbio deve ocorrer a cada 100.000Km ou 5 anos. Será isso mesmo?
Abraço!
Em tempo: vi no manual de serviço que a troca do óleo de câmbio deve ocorrer a cada 100.000Km ou 5 anos. Será isso mesmo?
FelipeRolim- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 18
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
FelipeRolim escreveu:Bom dia a todos. Não achei nada caro o Motul Dexrom III por R$70,00 o litro. As dúvidas são: 1) quantos litros são necessários para a substituição completa do óleo de câmbio, e; 2) quais outras peças são necessárias no caso da substituição? Seria apenas essa gaxeta?
Abraço!
Felipe, acrescentei ao título do tópico "722.8 Cvt" para ajudar no direcionamento, essa transmissão 722.8 NÃO pode aplicar fluído de classificação GM Dexron III.
Não vi o que consta no manual W176, mas a troca do fluído é recomendada atualmente pela MBB a cada 60.000 Km ou 5 anos.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Certo Antônio. Então, para confirmar: aquela tabela que o Luciano compartilhou não se aplica aos câmbios 722.6, 772.7 nos modelos Classe A (W168), 772.8 (câmbio CVT) e 722.9, é isso mesmo? Acho que no meu caso, a MB 236.6 se aplica normalmente. Resta saber quantos litros são necessários. Vi um anúncio no MercadoLivre em que disseram precisar de 10 litros.
Para elucidar, vou deixar o link direto do site da Mercedes relativo aos fluidos de transmissão: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço, e obrigado pelo esclarecimento
Para elucidar, vou deixar o link direto do site da Mercedes relativo aos fluidos de transmissão: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Abraço, e obrigado pelo esclarecimento
Estado :
Advertências :
Felipe, pedi apoio dos técnicos e do Staff para confirmação destes dados técnicos e da norma correta, creio que cometi um equívoco, as transmissões de W176 são DCT (e não CVT), vou editar o título novamente e assim que tiver posição certinha qual é a norma correta, tipo de câmbio e etc reposto.
Estado :
Advertências :
Alguém tem W176 posta por fineza no tópico o chassis para que o Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e membros do Staff confirmem no Wis, segundo o @"Maluhy e "VANDER FIORETTI" a transmissão de Classe A W176, novoB, GLA, CLA é 7G DCT constando uso de óleo da norma 236.21 que não consta claramente no guia da MBB.
Para encontrar a aplicação a expressão NGCC (New generation compact car) que se refere a essas transmissões DCT 7.
Última atualização: 15/10/2018
Para encontrar a aplicação a expressão NGCC (New generation compact car) que se refere a essas transmissões DCT 7.
MB 236.21 7G-DCT Getriebeöl A 001 989 85 03 | Daimler AG, Stuttgart / Alemanha |
Shell DCT-M1 | Shell International Petroleum Company, LONDRES / REINO UNIDO |
Última edição por Antônio Elias em Sex 19 Out 2018 - 17:54, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : link)
Estado :
Advertências :
Antônio Elias escreveu:Alguém tem W176 posta por fineza no tópico o chassis para que o Confrade [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e membros do Staff confirmem no Wis, segundo o @"Maluhy e "VANDER FIORETTI" a transmissão de Classe A W176, novoB, GLA, CLA é 7G DCT constando uso de óleo da norma 236.21 que não consta claramente no guia da MBB.
[th]Nome do Produto[/th][th]Diretor[/th] MB 236.21 7G-DCT Getriebeöl A 001 989 85 03 Daimler AG, Stuttgart / Alemanha Shell DCT-M1 Shell International Petroleum Company, LONDRES / REINO UNIDO
AE segue o chassi WDDBF4DW0EJ155359
Estado :
Advertências :
Me perdoem, amigos, mas agora fiquei um pouco perdido, rsrs.
Isso significa que para o câmbio DCT-7G, que equipa o W176 2013 e seguintes, apenas estes dois óleos servem, os descritos na MB 236.21? O original Mercedes e o Shell DCT-M1? A norma que compartilhei, a MB 236.6 não se aplica? Se eu tiver que morrer neste serviço na concessionária, vai ficar uma nota. Pretendia providenciar o material (óleo, filtro e junta) para fazer a substituição por aqui, mas, com base nas informações, acho que não sinto segurança para proceder desta maneira. O que vocês acham? Quantos litros seriam necessários?
Obrigado pela presteza. Esse tipo de informação não vem especificada em nenhum manual de instruções e considero muito válido tê-las.
Isso significa que para o câmbio DCT-7G, que equipa o W176 2013 e seguintes, apenas estes dois óleos servem, os descritos na MB 236.21? O original Mercedes e o Shell DCT-M1? A norma que compartilhei, a MB 236.6 não se aplica? Se eu tiver que morrer neste serviço na concessionária, vai ficar uma nota. Pretendia providenciar o material (óleo, filtro e junta) para fazer a substituição por aqui, mas, com base nas informações, acho que não sinto segurança para proceder desta maneira. O que vocês acham? Quantos litros seriam necessários?
Obrigado pela presteza. Esse tipo de informação não vem especificada em nenhum manual de instruções e considero muito válido tê-las.
Estado :
Advertências :
Luciano, repassei ao Nilton [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] para conferir com um amigo dele da MBB, mas é isso mesmo, confirmado pelo [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] e técnicos, óleo do DCT 7 norma 236.21 do link acima.
Estado :
Advertências :
FelipeRolim escreveu:Me perdoem, amigos, mas agora fiquei um pouco perdido, rsrs.
Exatamente [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], na lista internacional só tem estes 2 óleos homologados para caixa DCT 7G, quanto à norma 236.21 a informação foi confirmada com técnico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que inclusive está fora do Brasil no momento e me enviou mensagem com o link e o outro técnico [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] que também está em viagem neste final de semana confirmou a mesma coisa que foi apurado pelo Staff, essa norma internacional foi atualizada há 4 dias na bevolisten da Matriz e não sabemos por qual motivo não foi incluída no guia da MBB que se omite em relação as caixas NGCC.
Vamos pesquisar os dados corretos de litragem, vai precisar adquirir filtro, junta cárter e etc, esse serviço de revisão no câmbio não precisa necessariamente ser feito em Concessionária, uma boa oficina especializada MB com Star resolve, importante não deixar aplicar óleos incompatíveis não homologados que possam causar danos à essa transmissão.
Estado :
Advertências :
Em princípio, pensei que seria necessária apenas aquisição do óleo, da junta da tampa inferior e do filtro de óleo. Algum outro acessório é necessário? Esta menção que fez ao Star, deve-se ao fato de que é necessário alterar algo na central após a manutenção?
Consultando o site da Motul, encontrei algo interessante. Existe um óleo que chama Multi DCTF, com aquela tecnologia Technosynthese. As especificações em espanhol ([url=http://www.barbotti.com/MOTUL/motul auto/MULTI DCTF.pdf][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] indica que este óleo possui homologação MB 236.21, enquanto as especificações em inglês (https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motul-production2/images/product_descriptions/technical_data_sheets/56703/Multi_DCTF_%28GB%29.pdf?1510939252) não. Isto é curioso, porque o Motul DCTF não consta no próprio site da Mercedes, mas a homologação 236.21 consta no primeiro link.
Desvendar estes detalhes seria interessante, porque este Motul é mais facilmente localizável no Brasil do que os demais.
Consultando o site da Motul, encontrei algo interessante. Existe um óleo que chama Multi DCTF, com aquela tecnologia Technosynthese. As especificações em espanhol ([url=http://www.barbotti.com/MOTUL/motul auto/MULTI DCTF.pdf][Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] indica que este óleo possui homologação MB 236.21, enquanto as especificações em inglês (https://s3-eu-west-1.amazonaws.com/motul-production2/images/product_descriptions/technical_data_sheets/56703/Multi_DCTF_%28GB%29.pdf?1510939252) não. Isto é curioso, porque o Motul DCTF não consta no próprio site da Mercedes, mas a homologação 236.21 consta no primeiro link.
Desvendar estes detalhes seria interessante, porque este Motul é mais facilmente localizável no Brasil do que os demais.
Estado :
Advertências :
Felipe, a orientação da montadora quanto a homologações é o seguinte, somente óleos vem gravado nas embalagens "Mb Approval 236 .X" significa que foram testados e aprovados, o que contém apenas referência a norma são produtos fabricados para atender a norma mas não passaram nos testes, neste caso responsabilidade de aplicar e causar danos é do proprietário.
Veja na tradução da Bevo:
Veja na tradução da Bevo:
Recomendamos utilizar exclusivamente os produtos listados na visão geral a seguir, porque somente estes produtos foram testados e aprovados pela Mercedes-Benz.
- Recomendamos usar apenas produtos que são claramente marcados com o rótulo indicando a aprovação da Mercedes-Benz, por exemplo, "MB-Approval 229.51". As etiquetas referentes, por exemplo, a “MB 229.51” não têm aprovação da Mercedes-Benz.
- Quais estão listados no MB BeVo atual. Apenas os produtos listados são testados e aprovados pela Mercedes-Benz.
(Fonte: https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/236.21_en.html#close )
Estado :
Advertências :
Página 1 de 2 • 1, 2