Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 2 de 14 • Compartilhe
Página 2 de 14 • 1, 2, 3 ... 8 ... 14
Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais
é fácil,só enfia a mão por baixo do maf q vai sentir uma mangheirinha fina e curta......ela liga a tampa de valvulas na mangueira do tbi...
Magnussp- Usuário Prata
- Número de mensagens : 305
Interesses : Peças, serviços, troca de idéias, amigos, etc...
Advertências :
Re: Manutenção sensor fluxo de ar MAF Classe A (até 2002) - onde encontrar lâminas e sensores originais
Só uma coisa, o sensor MAF faz parte do sistema MSM. Essa mangueira é do retorno de ar para o motor, e fica acoplada na mangueira de borracha do sistema MSM.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
Preciso de uma aula de anatomia ...
Lobo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1477
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Sistema MAF
Como estamos entre amigos...vou revelar uma coisa em desacordo com os adeptos a originalidade...com todo respeito!!!
Essa manguerinha causadora de inúmeras dores de cabeça( nesse e em qualquer outro veículo) foi "eliminada" e sua função nada mais é do que carregar os vapores de óleo do cárter para a admissão novamente ( se não me engano, esse reciclo é chamado tecnicamente de BLOW-BY)...essa maravilha só causa sujeira e faz com que "tudo" após ela fique impregnado de uma borra oleosa...
E...isso não é predicado desse carro e dessa marca apenas...
Todos os carros que tive, foram libertados desse jugo...ao ponto de todo o sistema de admissão estar impecável quanto á limpeza...e dá-lhe quilometragem...
Claro que o respiro desse sistema foi devidamente colocado p/ um local que não suje nada( uma coisa simples que qualquer "carvão ativado" dá jeito)...no me caso... e a entrada na magueira de borracha foi "capeada"...tudo com braçadeiras de inox e outros detalhes.
Depois de alguns mil quilometros o corpo da borboleta parecia ter saido da revisão...que beleza!!!
E desculpe-me os mais refratários , mas o meu Babybenz agradece!!!!
Forte abraço
Essa manguerinha causadora de inúmeras dores de cabeça( nesse e em qualquer outro veículo) foi "eliminada" e sua função nada mais é do que carregar os vapores de óleo do cárter para a admissão novamente ( se não me engano, esse reciclo é chamado tecnicamente de BLOW-BY)...essa maravilha só causa sujeira e faz com que "tudo" após ela fique impregnado de uma borra oleosa...
E...isso não é predicado desse carro e dessa marca apenas...
Todos os carros que tive, foram libertados desse jugo...ao ponto de todo o sistema de admissão estar impecável quanto á limpeza...e dá-lhe quilometragem...
Claro que o respiro desse sistema foi devidamente colocado p/ um local que não suje nada( uma coisa simples que qualquer "carvão ativado" dá jeito)...no me caso... e a entrada na magueira de borracha foi "capeada"...tudo com braçadeiras de inox e outros detalhes.
Depois de alguns mil quilometros o corpo da borboleta parecia ter saido da revisão...que beleza!!!
E desculpe-me os mais refratários , mas o meu Babybenz agradece!!!!
Forte abraço
König- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 26
Interesses : Tecnologia
O seu sistema de injeção não foi mudado ele é assim. Nos modelos 03 para frente o sistema MSM foi eliminado.
Pode acreditar, o sistema MSM dá de 10 no sistema Bosch que colocaram nos 03 para frente.
Os carros nacionais, Citroëns da vida usam esse sistema. Simplismente a Mercedes viu que colocar sistema VDO em carros de entrada ia ser uma furada, pois dono de classe a e b geralmente nunca teve mercedes.
Agora veja bem, o meu corpo da borboleta em 15mil estava limpinho, só com um leve pó eu já ví classe a 03 em 10mil sair preto.
Os novos W169 quando são TURBO usam o sistema MSM 2.0 os normais usam o mesmo sistema de injeção dos Classe A W168 03~05, inclusive o A e B turbo possuem 2 MAFs TEMIC, e são iguaiszinhos ao usado no W168 só que ai eles vendem separado. Segredinhos sujos de MB.
Pode acreditar, o sistema MSM dá de 10 no sistema Bosch que colocaram nos 03 para frente.
Os carros nacionais, Citroëns da vida usam esse sistema. Simplismente a Mercedes viu que colocar sistema VDO em carros de entrada ia ser uma furada, pois dono de classe a e b geralmente nunca teve mercedes.
Agora veja bem, o meu corpo da borboleta em 15mil estava limpinho, só com um leve pó eu já ví classe a 03 em 10mil sair preto.
Os novos W169 quando são TURBO usam o sistema MSM 2.0 os normais usam o mesmo sistema de injeção dos Classe A W168 03~05, inclusive o A e B turbo possuem 2 MAFs TEMIC, e são iguaiszinhos ao usado no W168 só que ai eles vendem separado. Segredinhos sujos de MB.
Advertências :
No motor do meu Classe A já aconteceu de ao dar a partida pela manhã ou depois de algum tempo parado oscilar muito e quase apagar, não sei o provocava, mas depois de uma revisão em que passei a usar filtro de ar original o problema acabou. Por 30.000Km usei filtro paralelo achando que não teria problemas e depois de tantas idas e vindas a oficinas especializadas, com troca de velas, filtro de combustível, bomba de gasoslina, verificação de bobina, star na autorizada, revisão de motor de arranque....como diz o ditado: o barato sai caro. Filtro de ar original, o seu sensor MAF agradece.
valter- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 411
Interesses : mercedes
Estado :
Advertências :
Nos outros veiculos a mangueira do respiro do motor ( Blow By ) Fica instalada direto no coletor de admissão que não é o caso do Classe A.
A mangueira do respiro do Classe A está instalada após o sensor MAF isto significa que se a mangueira se romper não só vai sair gases do motor como vai entrar ar não medido pertubando o funcionamento do motor.
A mangueira do respiro do Classe A está instalada após o sensor MAF isto significa que se a mangueira se romper não só vai sair gases do motor como vai entrar ar não medido pertubando o funcionamento do motor.
Jorge Martins- Usuário Prata
- Número de mensagens : 314
Interesses : Profissionais
Estado :
Advertências :
André,me lembro que vc ja respondeu isso a alguem,mas não lembro em que tópico.vamos lá,sensor MAF da pra limpar com WD-40?ou eu to viajando na maionese?rsrs.....nessa parte aindo sou leigo.
abraços.
abraços.
Magnussp- Usuário Prata
Advertências :
Não, WD-40 você pode limpar tudo menos MAF. MAF não se limpa e sim não se deixa sujar. Esse vidrinho que tem em cima dele se você encostar o dedo quebra, eu nem sei como isso aguenta tanto tempo. Existem alguns MAFs que são com resistência que dá para limpar. Eu já ví um produto que diz que pode-se passar nesse nosso MAF no dia que o meu der algum tipo de leitura ruim eu passo só para ver.
Acabei de voltar da autorizada onde meu filhote está em tratamento e acompanhei o teste do MAF pelo star, resultado 100% OK.
Acabei de voltar da autorizada onde meu filhote está em tratamento e acompanhei o teste do MAF pelo star, resultado 100% OK.
Advertências :
Beleza,valew André.........e que produtinho é esse????tem por aqui???
abraços
abraços
Magnussp- Usuário Prata
Advertências :
Tal como eu já falei num outro tópico, pega uma lente de no mínimo 15x de ourives, mesmo dessas chinesas e dá uma olhada nas lamelas do MAF, aquilo parece um micro circuito. O material condutor é ouro de certeza, pela cor e também porque o ouro é um excelente condutor eléctrico e não oxida, a base deve ser um vidro mineral qualquer, eu pensava que era silício mas silício é cinzento e este é amarelo ...bem, pode ser germânio!
Tendo em conta um micro circuito tão pequeno e tão sensível o que te parece que lá possas aplicar? Nada, só a prevenção!
Em todo o caso eu sugiro o álcool isopropílico aplicado com um borrifador de limpar lentes das maquinas fotográficas profissionais, não ir lá com o dedão porque borras logo a pintura toda!
Tendo em conta um micro circuito tão pequeno e tão sensível o que te parece que lá possas aplicar? Nada, só a prevenção!
Em todo o caso eu sugiro o álcool isopropílico aplicado com um borrifador de limpar lentes das maquinas fotográficas profissionais, não ir lá com o dedão porque borras logo a pintura toda!
_cls_- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 171
Interesses : Electronica, informatica, energias alternativas, etc
Advertências :
MECÂNICO DE CONFIANÇA
Olá, pessoal. O meu Classe A está apresentando o mesmo problema discutido(morrer em movimento). Já dei uma lida no fórum e vou pedir para alguém verificar a mangueira do meu carro. Como tem pouco mais de um mês que estou com ele, não conheço ninguém de confiança que possa mexer. Eu moro em Brasília, alguém tem um mecânico que entenda de MB e é de confiança? Agradeço se alguém puder me dar essa dica. :(
Tereza- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Interesses : Classe A
Veja esses:
- PKE no N. Bandeirante, atrás do quartel dos bombeiros.
- Germany no SOF Sul.
- Pneuline na 504 Sul, procura o mecanico Lindomar(trabalhou na autorizada).
- PKE no N. Bandeirante, atrás do quartel dos bombeiros.
- Germany no SOF Sul.
- Pneuline na 504 Sul, procura o mecanico Lindomar(trabalhou na autorizada).
Estado :
Advertências :
Tenho usado a PKE, no Núcleo Bandeirantes, e não há porque me queixar. Estou para ir lá, se quiser avise que podemos ir para você conhecer.
Ramos- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 9
Interesses : CLASSE A 190 2001
MECÂNICO DE CONFIANÇA
Valter e Ramos, muito obrigada pela dica, pretendo procurar o do Núcleo Bandeirante. Depois faço novo contato para contar como tudo ficou resolvido
obrigada mais uma vez. :P
obrigada mais uma vez. :P
Tereza- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Interesses : Classe A
sensor maf
Eu também estou atrás deste sensor maf.
Comprei o carro a seis meses, e estou super decepcionada, o que já gastei no
carro
foi demais.
Agora estou só na rua, ele morre, a rotação é lenta, está cheio de barulhos.
Quando ligo o carro, ele dá um estalo atrás.
Ou seja, dá até medo andar no bichinho
alguém pode dar um help ????????????????//
Comprei o carro a seis meses, e estou super decepcionada, o que já gastei no
carro
foi demais.
Agora estou só na rua, ele morre, a rotação é lenta, está cheio de barulhos.
Quando ligo o carro, ele dá um estalo atrás.
Ou seja, dá até medo andar no bichinho
alguém pode dar um help ????????????????//
deparisi- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 9
Interesses : Mercedes Classe A 190 - ANO 2001
Advertências :
Edu.cazella,
O único paliativo é adquirir um sensor usado em bom estado e torcer prá que ele ainda tenha uma longa "vida útil".
O único paliativo é adquirir um sensor usado em bom estado e torcer prá que ele ainda tenha uma longa "vida útil".
Estado :
Advertências :
Quanto custa em média este sensor (da maneira como é vendida hoje em SP) para reparar os problemas descritos pela deparisi????
isartori- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 78
Interesses : Manutenção
Sensor MAF usado é uma loteria, o melhor é consertar. Se não me engano tem uma empresa que arruma e com garantia de 2 anos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Deparisi
Acho que você teve azar, pegou um classe a baleado. De qualquer forma precisa verificar se é mesmo o sensor MAF, as vezes é mal contato.
Uma boa oficina é a Sinal Verde do Jorge ou a Greenkar do Alexandre. Pode ir nestas duas e ficar tranquila.
Atte,
Walter
Deparisi
Acho que você teve azar, pegou um classe a baleado. De qualquer forma precisa verificar se é mesmo o sensor MAF, as vezes é mal contato.
Uma boa oficina é a Sinal Verde do Jorge ou a Greenkar do Alexandre. Pode ir nestas duas e ficar tranquila.
Atte,
Walter
Última edição por walter paiva em Qui 18 Dez 2008 - 11:46, editado 1 vez(es)
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Interesses : b
Advertências :
Antes de condenar o MAF vejam este link:
Atte,
Walter
Atte,
Walter
Advertências :
Como disse o Walter, é melhor alguem que realmente entenda examinar antes de condenar o MAF.
Abraços
Abraços
França- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1402
Interesses : MB,conhecimento,amigos
Advertências :
Já tem gente arrumando MAF por 600 reais em Curitiba tem uma oficina aqui em Blumenau que manda para lá.
Agora quem é a pessoa eu AINDA não sei.
Agora quem é a pessoa eu AINDA não sei.
Advertências :
Prontinho, aqui em Blumenau tem o pessoal que arruma o MAF
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] falar com Alexandre ou Diego.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] falar com Alexandre ou Diego.
Advertências :
Pessoal, tenho um Classe A 160, a 1 anoa atrás ele apresentava vários problemas no ligar pela manhã, não ficava na lenta, apagava andando... Segui os procedimentos descritos, limpeza do corpo da borboleta e limpeza nos 2 filamentos do sensor maf com álcool isopropilico e cotonete. O carro ficou zero km. Passado 1 ano, começou a iniciar o problema quando ia dar partida, então ontém resolvi fazr o mesmo procedimento, porém quando estava limpando os 2 filamentos do maf, me distraí e quebrei um deles. ALGUEM PODE ME AJUDAR, POSSO CONSERTAR ?? O QUE FAÇO, ONDE COMPRO. SOU DE POA-RS. AGUARDO A AJUDA DOS COLEGAS.
Charlles- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 4
Interesses : Mecânica
Acho que você deve enviar para o endereço de e-mail que o Andre passou para conserto. Só consertando mesmo, como disse antes o usado é uma loteria, pode estar bom como também pode estar pessimo.
Atte,
Walter
Atte,
Walter
Advertências :
Página 2 de 14 • 1, 2, 3 ... 8 ... 14