Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1 • Compartilhe
Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Ola, tenho uma Mercedes classe A 160 1.6 1999
Queria saber algumas dúvidas. Primeiro, o motor do meu carro da um cheiro de queimado. Segundo, onde coloca agua no carro? Tenho medo dele estar super aquecendo por falta daguá..
Desculpe de alguma forma se as minhas perguntas foram sem nexo, pois acabei de comprar o carro e não entendo muito sobre ele.
É um modelo bom? Da muito gasto? Obrigado pela atenção!
Queria saber algumas dúvidas. Primeiro, o motor do meu carro da um cheiro de queimado. Segundo, onde coloca agua no carro? Tenho medo dele estar super aquecendo por falta daguá..
Desculpe de alguma forma se as minhas perguntas foram sem nexo, pois acabei de comprar o carro e não entendo muito sobre ele.
É um modelo bom? Da muito gasto? Obrigado pela atenção!
Última edição por Antônio Elias em Sáb 30 Ago 2014 - 2:04, editado 4 vez(es)
caiquehgs- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2014
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : País :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Bem vindo Caique
Voce coloca agua no compartimento que fica bem na frente do motor, ao lado do radiador.. Uma tampa de rosca preta...
Quanto ao cheiro de queimado, ja notei que o meu tbm da esse cheiro..
O carro é bom, muito confiavel como qualquer Mercedes. Porém como é um carro com preço baixo muitos compram e não querem arcar com uma manutenção mais cara do que um Gol pelado. Ai começam a fazer remendos..
Bom proveito com seu Baby Benz :D
Voce coloca agua no compartimento que fica bem na frente do motor, ao lado do radiador.. Uma tampa de rosca preta...
Quanto ao cheiro de queimado, ja notei que o meu tbm da esse cheiro..
O carro é bom, muito confiavel como qualquer Mercedes. Porém como é um carro com preço baixo muitos compram e não querem arcar com uma manutenção mais cara do que um Gol pelado. Ai começam a fazer remendos..
Bom proveito com seu Baby Benz :D
Victor-Benz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 175
Data de inscrição : 04/06/2009
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Caro Caique,existe um tópico para apresentação de NOVOS USUÁRIOS,que deveria ter sido feito antes de qualquer questionamento,mas como o amigo é novato e ainda não está habituado com as regras do fórum,receba nossas BOAS VINDAS de qualquer forma!!!
Abs
Abs
Raul Dias- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4459
Data de inscrição : 15/11/2011
Interesses : Amigos e Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Classe A 160 99
Oi Victor-Benz Muito obrigado pela resposta. Me ajudou bastante cara.
Raul Dias Mil desculpas cara.. Entrei ontem no Portal to meio sem saber de nada, procurei bastante coisa por aqui e ainda fiquei perdido. Pode deixar que vou fazer de tudo pra nao errar mais. Obrigado!
Raul Dias Mil desculpas cara.. Entrei ontem no Portal to meio sem saber de nada, procurei bastante coisa por aqui e ainda fiquei perdido. Pode deixar que vou fazer de tudo pra nao errar mais. Obrigado!
caiquehgs- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2014
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : País :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Prezado Confrade Caiquehgs,
Como esse é um tópico fixo e não é local adequado para lhe darmos boas vindas (tópico de apresentação se auto-deleta com o tempo) antes de comentar sobre os temas colocados na abertura, lhe faço um esclarecimento com relação à questão da apresentação colocada pelo Confrade moderador Raul: nós no FMBB fazemos questão de que os novatos se apresentem não só por constar nas regras, também porque é um ato importante para que os novatos nos dêem a oportunidade de conhecê-los, que tenhamos no Fórum oportunidade de recepcionar a todos adequadamente, procedimento normal e facilita o entrosamento inicial com a turma ok. Como disse recentemente o Confrade goiano ACarneiro, "nos relacionamos com pessoas e não com o teclado", então se apresente sim e usufrua do espaço sem medo de errar, aliás errar é humano, não se deve é prosseguir num erro qualquer! rsrsrsrsrs
Quanto aos problemas observados no seu W168, pareceu-me pelos relatos que é o seu primeiro contato com um Classe A, não sei quem seu mecânico em Formiga, até onde sei as oficinas multimarcas mais próximas estão em Divinópolis e as especializadas MB em BH, mas saiba que apesar de ser um modelo Mercedes nacional é um veículo desconhecido para a maioria dos reparadores comuns; a manutenção de Classe A tem suas peculiaridades e protocolos para ser executada dentro dos padrões de fábrica para se ter um exemplar confiável, o A é um carro que não aceita bem adaptações e modificações na linha Can, principalmente nos módulos e sensores relacionados ao ESP que se comunicam entre si ABs, BAS e etc, a injeção do seu usa sistema Maf acoplado a uma central, nem toda oficina está preparada para intervir nesses sistemas e etc, porisso é aconselhável dentro do possível confiar essa manutenção a reparadores que realmente entendam do carro, que disponham de um bom scanner que acesse pelo menos as funções básicas da eletrônica embarcada e acompanhe de fato os registros no Assyst.
Esse problema com aquecimento no motor, acho importante verificar estado dos componentes do sistema de ignição, velas, conjunto de bobinas e etc e, se estiver baixando o nível do líquido de arrefecimento, é conveniente fazer uma checagem completa no sistema para identificar a origem, vazamentos e etc, além da boa escolha de um reparador esses tópicos podem lhe ser úteis:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É um bom carro? Sim, desde que você não deixe acumular manutenções, mantenha o máximo possível nele dentro das características originais e siga o Assyst certinho, troque os fluídos de arrefecimento a cada 2 ou no máximo 3 anos, esse motor tem uma tecnologia espetacular bloco em alumínio e cilindros fundidos em silitec, normalmente não superaquece mas tem propensão à formação de borras se houver uso contínuo de combustível ruim, não trocar o óleo dentro da km ou por tempo, ou usar óleo inadequado e etc, o custo x benefício só não lhe será favorável se você por acaso tiver pegado um exemplar que não tenha recebido manutenções adequadas e tiver que colocar tudo em dia.
Vou deixar abaixo, algumas dicas publicadas pelo Confrade Jorge Martins, da Oficina Sinal Verde de SP, competente como sempre, acho que ele resumiu muito bem o que olhar e acompanhar com prioridade num W168:
Como esse é um tópico fixo e não é local adequado para lhe darmos boas vindas (tópico de apresentação se auto-deleta com o tempo) antes de comentar sobre os temas colocados na abertura, lhe faço um esclarecimento com relação à questão da apresentação colocada pelo Confrade moderador Raul: nós no FMBB fazemos questão de que os novatos se apresentem não só por constar nas regras, também porque é um ato importante para que os novatos nos dêem a oportunidade de conhecê-los, que tenhamos no Fórum oportunidade de recepcionar a todos adequadamente, procedimento normal e facilita o entrosamento inicial com a turma ok. Como disse recentemente o Confrade goiano ACarneiro, "nos relacionamos com pessoas e não com o teclado", então se apresente sim e usufrua do espaço sem medo de errar, aliás errar é humano, não se deve é prosseguir num erro qualquer! rsrsrsrsrs
Quanto aos problemas observados no seu W168, pareceu-me pelos relatos que é o seu primeiro contato com um Classe A, não sei quem seu mecânico em Formiga, até onde sei as oficinas multimarcas mais próximas estão em Divinópolis e as especializadas MB em BH, mas saiba que apesar de ser um modelo Mercedes nacional é um veículo desconhecido para a maioria dos reparadores comuns; a manutenção de Classe A tem suas peculiaridades e protocolos para ser executada dentro dos padrões de fábrica para se ter um exemplar confiável, o A é um carro que não aceita bem adaptações e modificações na linha Can, principalmente nos módulos e sensores relacionados ao ESP que se comunicam entre si ABs, BAS e etc, a injeção do seu usa sistema Maf acoplado a uma central, nem toda oficina está preparada para intervir nesses sistemas e etc, porisso é aconselhável dentro do possível confiar essa manutenção a reparadores que realmente entendam do carro, que disponham de um bom scanner que acesse pelo menos as funções básicas da eletrônica embarcada e acompanhe de fato os registros no Assyst.
Esse problema com aquecimento no motor, acho importante verificar estado dos componentes do sistema de ignição, velas, conjunto de bobinas e etc e, se estiver baixando o nível do líquido de arrefecimento, é conveniente fazer uma checagem completa no sistema para identificar a origem, vazamentos e etc, além da boa escolha de um reparador esses tópicos podem lhe ser úteis:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
É um bom carro? Sim, desde que você não deixe acumular manutenções, mantenha o máximo possível nele dentro das características originais e siga o Assyst certinho, troque os fluídos de arrefecimento a cada 2 ou no máximo 3 anos, esse motor tem uma tecnologia espetacular bloco em alumínio e cilindros fundidos em silitec, normalmente não superaquece mas tem propensão à formação de borras se houver uso contínuo de combustível ruim, não trocar o óleo dentro da km ou por tempo, ou usar óleo inadequado e etc, o custo x benefício só não lhe será favorável se você por acaso tiver pegado um exemplar que não tenha recebido manutenções adequadas e tiver que colocar tudo em dia.
Vou deixar abaixo, algumas dicas publicadas pelo Confrade Jorge Martins, da Oficina Sinal Verde de SP, competente como sempre, acho que ele resumiu muito bem o que olhar e acompanhar com prioridade num W168:
MANUTENÇÃO CLASSE A
Problemas e soluções do Classe A. Valorize seu Veiculo !
por Jorge Martins em Sex 7 Maio 2010 - 9:52
Tem muitos proprietários de Classe A que estão tendo gastos desnecessários na manutenção e reparação do seu veiculo.
Hoje em dia qualquer oficina trabalha com Classe A, porém o que mais acontece é a troca de peças desnecessárias para correção de qualquer defeito.
Não que eu esteja me valorizando, mas é comum cliente chegar a minha oficina dizendo que já trocou isso ou aquilo e não resolveu o problema.
Há poucos dias atrás teve um cliente que retirou seu carro de outra oficina e trouxe para a minha porque já tinham trocado bobina, bomba de combustível, limpado corpo, trocado velas e não resolveu o problema. Para sua supresa o problema era apenas mal contato de conector!
A minha Dica é a seguinte:
- Manda vedar a eletro bomba da direção hidráulica
- Revise o módulo AKS e troque o fluido hidráulico a cada 12 meses.
- Se sentir solavancos no motor mande trocar os coxins (Lembre-se que o módulo de injeção esta fixado no motor e qualquer solavanco podem provocar mal contados elétricos).
- Troque óleo de cambio a cada 60.000 km ou quatro anos. (Cambio manual, semi e automático).
- Troque o terminal esférico do trambulador a cada 12 meses. “Custa apenas 30 reais“.
- Limpe o corpo de borboleta a cada seis meses e troque a mangueira do respiro que vai ao corpo.
- Revise o contato elétrico dos conectores;
- Troque óleo e filtro de óleo a cada cinco mil quilômetros mesmo usando semi sintético.
- Troque tanque de combustível aos 100 mil. Esta ocorrendo corrosão e danifica a bomba de combustível!
- Troque os amortecedores e batentes aos 60.000
- Troque os calços das molas traseiras a cada 12 meses.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Cara, muito obrigado pela por toda a atenção que me tratou em relação ao topico, perguntas muito bem respondidas inclusive a sua foi essencial para mim, foi 100%
nem sei como agradecer a você e os outros amigos que chegaram a me responder.. Valeo mesmo pela importancia, muito obrigado pelos sites que me passou , está sendo muito útil no momento. É isso, mais uma vez obrigado pela atenção.
nem sei como agradecer a você e os outros amigos que chegaram a me responder.. Valeo mesmo pela importancia, muito obrigado pelos sites que me passou , está sendo muito útil no momento. É isso, mais uma vez obrigado pela atenção.
caiquehgs- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2014
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : País :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Por nada Caíque!
Fiquei curioso com essa questão desse cheiro de queimado vindo do motor, já olhou se tem algum vazamento de óleo? O seu A tem o câmbio mecânico ou automático/semi?
Fiquei curioso com essa questão desse cheiro de queimado vindo do motor, já olhou se tem algum vazamento de óleo? O seu A tem o câmbio mecânico ou automático/semi?
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Ola [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , meu A é cambio manual mesmo, por enquanto o cheiro parou mais agora o problema é mais sério, deu um problema mais sério, são os seguintes problemas na roda ;
1 amortecedor diantero lado esquerdo
2 1 batente do amortecedor
3 uma coita do amortecedor
4 1 articulação na direção
5 i pivo do lado esquerdo
6 1 conxim do amortecedor lado esquerdo
alguem sabe onde encontro? Ja fui em casas de auto peças e não achou em lugar nenhum, onde por acaso acharia essas peças? Obrigado mais uma vez!
1 amortecedor diantero lado esquerdo
2 1 batente do amortecedor
3 uma coita do amortecedor
4 1 articulação na direção
5 i pivo do lado esquerdo
6 1 conxim do amortecedor lado esquerdo
alguem sabe onde encontro? Ja fui em casas de auto peças e não achou em lugar nenhum, onde por acaso acharia essas peças? Obrigado mais uma vez!
caiquehgs- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 07/05/2014
Interesses : troca de informaçoes
Sexo : País :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Boa tarde amigo,
Verifique neste link,pode ser que ache algo que procura,mas de qualquer forma,sugiro ao confrade amigo,que abra um tópico e relacione as peças que precisa,pois pode ser que algum outro confrade as tenha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Boa sorte em sua procura,
Abs,
Verifique neste link,pode ser que ache algo que procura,mas de qualquer forma,sugiro ao confrade amigo,que abra um tópico e relacione as peças que precisa,pois pode ser que algum outro confrade as tenha.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Boa sorte em sua procura,
Abs,
Raul Dias- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4459
Data de inscrição : 15/11/2011
Interesses : Amigos e Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Amortecedores Sachs e um grande número de peças genuínas de Classe A só se encontra nas Concessionárias, porque existe um acordo de exclusividade entre a MBB e os fornecedores desses componentes desde o lançamento do W168 no Brasil, porisso a explicação para a razoável oferta que se vê de produtos paralelos chineses para W168 de qualidade duvidosa, principalmente de amortecedores batentes comumente no Mercado Livre.
Ítens OE de W168 só no Dealer e OEM com alguns importadores independentes (há algumas indicações sinalizadas em Caminho das Pedras) e mesmo assim, certamente vai achar ítens por partes, nesse aspecto é muito boa a sugestão do Raul.
Agora cheiro vindo do compartimento do motor em A com câmbio manual, normalmente pode ser proveniente do sistema de embreagem, pode ter patinado ou submetida a algum esforço com o motor falhando por exemplo; o cheiro nesse caso é característico, ocorreu no nosso A190 quando trocamos as bobinas e vai diminuindo aos poucos até desaparecer, se foi isso é importante identificar corretamente o que ocorreu para corrigir.
Ítens OE de W168 só no Dealer e OEM com alguns importadores independentes (há algumas indicações sinalizadas em Caminho das Pedras) e mesmo assim, certamente vai achar ítens por partes, nesse aspecto é muito boa a sugestão do Raul.
Agora cheiro vindo do compartimento do motor em A com câmbio manual, normalmente pode ser proveniente do sistema de embreagem, pode ter patinado ou submetida a algum esforço com o motor falhando por exemplo; o cheiro nesse caso é característico, ocorreu no nosso A190 quando trocamos as bobinas e vai diminuindo aos poucos até desaparecer, se foi isso é importante identificar corretamente o que ocorreu para corrigir.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Preciso saber tudo sobre a A 160 (primeira Classe A)
Comprei uma Clase A 160 semi automática com 75.000 km rodado ano 1999, é a primeira vez que dirijo e gostaria de saber dos cuidados que devo ter com este carro. Manutenção etc.
Luizvnova- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 3
Data de inscrição : 26/08/2014
Interesses : Saber tudo sobre clase a
Sexo : País :
Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Caro Luizvnova,
O tópico foi aberto na área de Smart e movido para a área de W168; como percebo que não há um único tema central, como a estrutura temática do nosso Fórum é dividida por áreas, oriento-o pesquisar as suas dúvidas técnicas preferentemente nos tópicos mais antigos em andamento ou abrir novo caso haja algum assunto que não exista nos fóruns do W168, difícil mas pode existir essa situação, ok.
Como é seu primeiro contato com um Classe A, veja o roteiro acima contendo cuidados básicos publicado pelo Confrade Jorge Martins da Sinal Verde/SP que poderá lhe ser útil.
E como foi sua primeira postagem no Fórum, bem-vindo à Confraria!
O tópico foi aberto na área de Smart e movido para a área de W168; como percebo que não há um único tema central, como a estrutura temática do nosso Fórum é dividida por áreas, oriento-o pesquisar as suas dúvidas técnicas preferentemente nos tópicos mais antigos em andamento ou abrir novo caso haja algum assunto que não exista nos fóruns do W168, difícil mas pode existir essa situação, ok.
Como é seu primeiro contato com um Classe A, veja o roteiro acima contendo cuidados básicos publicado pelo Confrade Jorge Martins da Sinal Verde/SP que poderá lhe ser útil.
E como foi sua primeira postagem no Fórum, bem-vindo à Confraria!
Última edição por Antônio Elias em Dom 31 Ago 2014 - 2:59, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : tópicos fundidos sobre o tema - cuidados básicos primeiro contato com um W168!)
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Manutenção da classe a 160 2002
Boa noite galera, sou novo por aki e gostaria de saber de vcs algumas informações sobre a classe a 160 2002, como por exemplo com quanto tempo ou KM eu faço a troca de velas,filtro de combustível, óleo e outras peças importantes,obrigado.
thiagosilva0103- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 12/10/2014
Interesses : manutenção da classe a
Sexo : Advertências :
Re: Preciso saber tudo sobre a A 160 (cuidados básicos primeiro Classe A)
Caro Confrade Thiago, fundi o seu post a esse tópico em andamento, veja por fineza se o conteúdo lhe atende!
Esse tópico contém orientações gerais sobre cuidados BÁSICOS com um Classe A.
Como a estruturação do Fórum é temática, por assuntos, os debates sobre questões técnicas pontuais e/ou específicas são feitas na sequência dos tópicos em andamento sobre os respectivos temas, preferentemente só abra um tópico novo caso não encontre no Arquivo nenhum tópico sobre o assunto de seu interesse, na dúvida abra e se encontrarmos algo útil na solução do problema anexamos tudo para aproveitarmos o conteúdo; enfim, precisando de apoio dos Moderadores só falar, esteja à vontade na Confraria!
Esse tópico contém orientações gerais sobre cuidados BÁSICOS com um Classe A.
Como a estruturação do Fórum é temática, por assuntos, os debates sobre questões técnicas pontuais e/ou específicas são feitas na sequência dos tópicos em andamento sobre os respectivos temas, preferentemente só abra um tópico novo caso não encontre no Arquivo nenhum tópico sobre o assunto de seu interesse, na dúvida abra e se encontrarmos algo útil na solução do problema anexamos tudo para aproveitarmos o conteúdo; enfim, precisando de apoio dos Moderadores só falar, esteja à vontade na Confraria!
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Cuidados na compra de Classe A W168 - o que olhar na pré-compra?
» Folheto fusíveis - Esquema eletrico do classe A
» Preciso de Contato de mecânicos em Classe A no Rio de Janeiro
» Preciso do vidro fixo da porta dianteira direita de uma Classe A
» Lanterna Classe A 2003 a 2005 fumê - procuro / preciso / compro
» Folheto fusíveis - Esquema eletrico do classe A
» Preciso de Contato de mecânicos em Classe A no Rio de Janeiro
» Preciso do vidro fixo da porta dianteira direita de uma Classe A
» Lanterna Classe A 2003 a 2005 fumê - procuro / preciso / compro
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos