"Chipagem" de CLC 200 Kompressor: vale a pena?

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Mensagem por MB_CLC Qui 9 Jun 2016 - 2:44



Olá amigos, 

Sou um pouco leigo no assunto e gostaria de colocar em debate o tema da conhecida "Chipagem" de veículos, em especial da CLC 200 Kompressor ano 2010. 

Em buscas no Portal encontrei 2 tópicos relacionados ao assunto, porém a discussão foi bastante superficial e não me ajudou muito, já que gostaria de entender melhor se vale a pena chipar meu carro. 

Assisti vídeos no YouTube debatendo de forma genérica o assunto e percebi que existem muitos prós e contras. Existem pessoas que defendem com fortes argumentos as grandes vantagens da Chipagem e existem pessoas que condenam aqueles que ousam alteram as configurações do fabricante para "personalizar" o motor do carro. 

Enfim, estou com uma dúvida cruel. Não sei se chipo ou não minha CLC 200 Kompressor ano 2010. 

Um amigo chipou um Audi A4 e teve um resultado surpreendente. Além do expressivo ganho de potência, o carro ficou muito econômico.

Por outro lado, por outras fontes li que a Chipagem diminui a vida útil do carro e pode causar sérios danos no  motor ou câmbio,  por exemplo. 

Assim, gostaria de ouvir a opinião dos confrades sobre o assunto. Se aconselham ou não a Chipagem da CLC 200 Kompressor. 

Seria muito interessante se alguém que já fez a Chipagem da CLC 200 Kompressor pudesse dar seu depoimento. 

Desde já agradeço a atenção. 

Grande abraço a todos! 

Att.


Última edição por Antônio Elias em Seg 25 Set 2017 - 19:12, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título)
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Mensagem por machadosl Qui 9 Jun 2016 - 8:41



Olá, sem ser especifico para Mercedes a chipagem que visa apenas o aumento de potência em geral diminui a vida util do motor dependendo do pé do usuário, afinal, como se diz no popular, cavalo que anda é cavalo que come e morre cedo.
Bem, voltando ao assunto, se a chipagem for leve e/ou melhorar a curva de torque do motor não irá abreviar a vida util.
Falo isso, porque acompanho as atrocidades dos APzeiros com seus Gol, Voyage e carros plásticos em que só querem a potência, no YouTube tem vários videos, só que, não mostram o quanto tempo o carro durou e conheço de alguns infelizes de perto, posso dizer que o carro andou pouco mais de 1 ano até o motor pedir uma retífica.
Em conclusão, pense bem, consulte uma empresa séria e que principalmente procure saber o que você quer.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Pedroalexrj Qui 9 Jun 2016 - 14:09



Sem dúvida alguma, o casos de chipagem, já está mais do que claro que aumentam a potência através da pressão da turbina...reprogramação injetando mais combustível, atrasando a abertura da borboleta, e tudo mais...
Mas creio que com certeza, a durabilidade seja menor sim...
Os engenheiros na Alemanha, com certeza fazem 10000000 de testes, durabilidade x potencia x economia...e batem o martelo na potência do carro...
Daí, creio que fica a critério da cada um, assumir esse risco ou usar o carro menos tempo do que ele "em tese" duraria...
Esses carros modernos de hoje, CHIPADOS, ao meu ver, com certeza, a bomba estourará na mão de um desavisado, no futuro próximo, tipo JETTA TSI, AUDI´s A4 2.0T, e até mesmo MB´s...TURBO CGI...
De qq forma, creio que no seu caso, como é KOMPRESSOR, fica legal trocar a polia do compressor, pra aumentar a pressão...me parece que tem KIT´s pra isso...e vai lá pra 230hp...fácil...ou mais...nem sei direito...
Agora, tem que assumir a bronca se der chabú no futuro...ou então...se desfaz dela antes do previsto pra "em tese" quebrar na sua mão...pois um kompressor...dela...vai uma prata forte.
forte abs.

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Mensagem por W204 Qui 9 Jun 2016 - 22:17



Meu outro veículo (Jetta TSI) eu chipei, mas fiz o serviço em um local muito preparado e com todo o suporte da APR, ABT, VW e Audi.
Esta oficina inclusive chipa os veículos Audi e VW aqui na cidade com garantia das concessionárias quando 0km, eles tem uma filial em Brasília.
O nome da empresa é Carbase.
O meu carro com chip, filtro e mais "um tempero" alcançou 280CV nas rodas, um número brutal mas que te digo: Não faria de novo. Aí tu me pergunta, porque?
Simples. Dei algumas aceleradas e deu, para o dia a dia é algo que não faz o menor sentido... Ainda mais se tratando de um carro que já tem uma potência considerável de fábrica.

Eu não aconselharia, não pelo fato de durabilidade ou algo parecido.. Mas sim por achar que é um investimento totalmente desnecessário.

Um abraço.

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Mensagem por Convidado 8 Qui 9 Jun 2016 - 22:24



Interessante essa coisa de trocar a polia do compressor, Pedro. Li em algum lugar que o compressor da 180 e da 230 é o mesmo e o que muda é exatamente o diâmetro da polia, que na 230 é menor, o que daria mais giro e consequentemente, mais pressão e mais potência. Procede?
Com relação à "chipar", eu tenho minhas reservas...
Abs
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Mensagem por Pedroalexrj Sex 10 Jun 2016 - 15:16



Isso meu caro EFBauru...mais ou menos isso...
Mas no caso de substituir a polia por uma menor, rola tb uma reprogramação da injeção para colocar mais combustível na mistura, e não somente mais ar pressurizado...
Dizem que fica show, mas vai saber a durabilidade disso...só o tempo dirá...mas que melhora muito, isso melhora.
Resta saber o consumo tb...às vezes, vai cair mto...claro...depende do pé.
forte abs.

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Mensagem por machadosl Sex 10 Jun 2016 - 15:49



Exatamente Pedro, eu ando faz muito tempo estudando para colocar um supercharger em minha Suburban, já comprei o scanner de programação da GM, o Tech2, mas primeiro vou reprogramar o carro para andar bem com a nossa "mijolina", depois, dependendo de como ele andar, eu talvez, instale o supercharger, que já tem em forma de kit plug and play.
Abraços,
Sergio
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Mensagem por Pedroalexrj Sex 10 Jun 2016 - 15:57



Imagino meu caro Machado...a sua é qual motorização? V8 5.7l VORTEC?
Minha irmã tem uma lah nos EUA...2013 acho...mas a dela é original...nem LTZ é...é LT...mas já é show...desabilita 4 cilindros...qdo acelera de leve...
Poste fotos dessa joia...gosto mto...pra viajar é espetacular...
Ano passado, fiz uma viajem saindo de NYC, indo até MONTREAL e QUEBEC, voltando pelo MAINE, até NYC de novo...nessa SUBURBAN...e foi show...o carro é espetacular...o freio é um pouco ruim...se precisar para mesmo...pára não...
forte abs.

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Mensagem por MB_CLC Sex 10 Jun 2016 - 16:06



Desisti da chipagem amigos,

O chip mais moderno chamado Unichip não é compatível com a CLC 200 Kompressor.

Já os chip's mais tradicionais não me passaram nenhuma confiança, além do fato de já estarem sendo pouco utilizados nas oficinas de preparação de veículos.

Outro fator levado em consideração mesmo antes de saber que a CLC 200 K não aceitava o Unichip foi o valor do investimento, o melhor orçamento que consegui foi R$3.600,00.

Esse valor eu recuperaria em 3 anos com a economia de combustível, isso se a chipagem não danificasse nada no carro.

Conclusão, pra mim mesmo que o Unichip fosse compatível com meu carro não seria viável.

Agradeço a colaboração de todos os confrades.

Grande abraço!
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Mensagem por machadosl Sex 10 Jun 2016 - 16:32



Acredito que foi sensato de sua parte, mas sabe como é, a tentação é grande e eu entendo.
Pedro, vou abrir um tópico a parte para não bagunçar aqui (acho que já faço bagunça demais) hehehehehehehehehe
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Mensagem por MB_CLC Sex 10 Jun 2016 - 16:46



Realmente Machado,

É uma tentação ganhar 40 cavalos num piscar de olhos e mesmo assim o carro ainda ficar mais econômico... rs

Mas temos que analisar bem os prós e os contras né...

Fique a vontade se quiser continuar debatendo nesse tópico, Machado.

Grande abraço!
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Mensagem por W204 Sex 10 Jun 2016 - 16:54



Ótima decisão.

Um abraço.

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Mensagem por machadosl Sex 10 Jun 2016 - 16:56



Obrigado, eu já abri um tópico a parte afinal tua dúvida é muito útil para outros que venham a pensar em fazer o mesmo.
Abraços,
Sergio
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