W204 - Troca de bateria - como proceder - especificações voltagem
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 3 de 6 • Compartilhe
Página 3 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: W204 - Troca de bateria - como proceder - especificações voltagem
Amigos, vou fazer uma pergunta boba, por favor não me xinguem: Porque não deixar a chave no contato na hora da troca? Tem algum módulo na chave (acho que é esse o motivo)?
raphaelmelo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 7
Interesses : Carros MB
Estado :
Advertências :
raphaelmelo, a recomendação é para deixar o mínimo de uso da bateria qdo for efetuar a troca, com a chave no contato mais sistemas são ligados, então o ideal é nunca deixar a chave no contato, inclusive se esquecer a chave no contato por muito tempo, mesmo com o carro desligado, corre o risco de arriar a bateria.
---
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Comprei este carregador aí, dá carga bem lenta para não danificar a bateria (R$ 123,00 com o frete), comprei mais pela minha moto, mas resolvi testar na Merc.
Fui tirar a capa pra ter acesso à bateria e consegui quebrar uma trava, mexam nela com cuidado, pois a mesma se quebrou praticamente sozinha.
Depois, dando uma lida neste tópico eis que descubro q não precisa tirar capa nenhuma, já tem os contatos externamente. Pior é q no manual não informa sobre isso.
Agora estou carregando assim:
Bem mais fácil. Creio q agora está ok.
Cidade pequena, distâncias mais curtas, logo a bateria costuma durar menos.
[ ]'s
---
Comprei este carregador aí, dá carga bem lenta para não danificar a bateria (R$ 123,00 com o frete), comprei mais pela minha moto, mas resolvi testar na Merc.
Fui tirar a capa pra ter acesso à bateria e consegui quebrar uma trava, mexam nela com cuidado, pois a mesma se quebrou praticamente sozinha.
Depois, dando uma lida neste tópico eis que descubro q não precisa tirar capa nenhuma, já tem os contatos externamente. Pior é q no manual não informa sobre isso.
Agora estou carregando assim:
Bem mais fácil. Creio q agora está ok.
Cidade pequena, distâncias mais curtas, logo a bateria costuma durar menos.
[ ]'s
Gusbar (1)- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 21
Interesses : carros, motos
Hyeronimous, faça como nossos confrades ja recomendaram, veja a amperagem recomendada pelo manual e coloque uma bateria de marca conhecida, Heliar, Moura, etc.
Deve custar umas 500 pratas dependendo da bateria, mas vale a traquilidade. Nao inventa pq é dor de cabeça na certa. Não economize com bateria.
Abraços
Osvaldo
Deve custar umas 500 pratas dependendo da bateria, mas vale a traquilidade. Nao inventa pq é dor de cabeça na certa. Não economize com bateria.
Abraços
Osvaldo
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Existe 2 módulos na trava de direção sendo que, os mesmos são meio sensiveis a variação de voltagem e amperagem . Manter a chave fora do contato é apenas uma precaução bem como evitar qualquer tentativa de partida assistida que, as vezes pode ser fatal para o modulo EZL e fatal para o bolso .
DANIEL C180K- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 212
Interesses : novos conhecimentos e amizade
Estado :
Advertências :
Informaçāo!
Troquei a bateria original, Varta, por uma Moura. A bateria se foi depois de quatro anos e 7 meses, aqui no sul, devido ao frio ad baterias dependendo do uso do carro vão mais cedo. A recomendação do css e outro foi Moura e 75 A, devido a tamanho e sem adaptação e também considerando a necessidade técnica. Estou postando agora depois de 2 meses para dizer que està tudo ok
Troquei a bateria original, Varta, por uma Moura. A bateria se foi depois de quatro anos e 7 meses, aqui no sul, devido ao frio ad baterias dependendo do uso do carro vão mais cedo. A recomendação do css e outro foi Moura e 75 A, devido a tamanho e sem adaptação e também considerando a necessidade técnica. Estou postando agora depois de 2 meses para dizer que està tudo ok
Última edição por Irineu Carlos Campos em Qua 14 Set 2016 - 20:48, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Correção portugues)
Irineu Carlos Campos- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 20
Interesses : Automoveis
Estado :
Advertências :
Irineu,
Sabias que a Moura é a Varta travestida? É a MESMA bateria, só muda a carcaça.
Abraço.
Sabias que a Moura é a Varta travestida? É a MESMA bateria, só muda a carcaça.
Abraço.
Estado :
Advertências :
Sim, além de se adaptar perfeitamente no espaço, os caras dão 18 meses de garantia, o que seria estranho . E outra, olhei tudo que é bateria, inclusive a recomendada no site da Moura de 95 A, e não cabe no espaço sem adptação, gambiarra, aí fui na Ke e Savar, e fechou a que coloquei.
Irineu Carlos Campos- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 20
Interesses : Automoveis
Estado :
Advertências :
As bateriais originais normalmente seguem uma especificacao mais quaificada para o carro, mas esse e um tipo de acessorio que se seguirmos o padrao de amperagem nao ha problema algum . Heliar e uma otima bacteria.
agrato,
KOLA
agrato,
KOLA
kolan- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 96
Interesses : Motores
Estado :
Advertências :
Acabei de trocar a bateria da minha C280 2009.... sem nenhum mistério, é só ir no lógico/obvio...
A bateria que optei por instalar foi a Moura M100QD, paguei R$650,00 em 6x sem juros no Visa.
Primeira coisa, e ligar o motor do carro com uma bateria auxiliar. Partida assistida. Use os terminais do carro para isso.
Depois, troque a bateria normalmente, com todo cuidado com o terminal positivo, com o motor do carro funcionando.
Demorou 3 minutos!!!!! Nada mais que isso.
Comprei por telefone, o cara veio fazer a entrega e a instalação, como dito acima, e recebeu na hora. Trouxe maquininha de cartão.
As vezes criamos uns mistérios, achando que o carro é um disco voador... mas até no VW FOX o procedimento p/ trocar a bateria é esse, senão desprograma o carro todo, alarme, vidros, etc. Na CCS vão fazer diferente, obrigando a refazer a programação... ou não, mas vão dizer que refizeram, e lá vem a facada!!
Abraços.
A bateria que optei por instalar foi a Moura M100QD, paguei R$650,00 em 6x sem juros no Visa.
Primeira coisa, e ligar o motor do carro com uma bateria auxiliar. Partida assistida. Use os terminais do carro para isso.
Depois, troque a bateria normalmente, com todo cuidado com o terminal positivo, com o motor do carro funcionando.
Demorou 3 minutos!!!!! Nada mais que isso.
Comprei por telefone, o cara veio fazer a entrega e a instalação, como dito acima, e recebeu na hora. Trouxe maquininha de cartão.
As vezes criamos uns mistérios, achando que o carro é um disco voador... mas até no VW FOX o procedimento p/ trocar a bateria é esse, senão desprograma o carro todo, alarme, vidros, etc. Na CCS vão fazer diferente, obrigando a refazer a programação... ou não, mas vão dizer que refizeram, e lá vem a facada!!
Abraços.
henrylima- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 11
Interesses : Diversos
Estado :
Advertências :
Acho que na versão pré-facelift são aceitas baterias maiores que a original, já na versão pós-facelift o espaço é exato e tirando a bateria original as demais são de especificações abaixo da original. A Heliar tem uma bateria com a mesma especificação da original e tamanho, é mais barata, mas é uma facada tb.
Diogao13- Usuário Prata
- Número de mensagens : 283
Estado :
Advertências :
Meus caros,
Apenas para constar nos autos desse post, minha C200 CGI 2013 veio com a bateria:
Original Varta MB A 000 982 21 08
============
- 80Ah
- 12V
- 800A
Abraços
Apenas para constar nos autos desse post, minha C200 CGI 2013 veio com a bateria:
Original Varta MB A 000 982 21 08
============
- 80Ah
- 12V
- 800A
Abraços
Diogao13- Usuário Prata
Estado :
Advertências :
Acabei de trocar a bateria da minha c180 2012/12 1.8 CGI.
A original é da marca Varta de 84 A.
Entrei em contato com 2 CSS MB e não tinham a venda e me falaram que costumavam colocar heliar ou moura msm, a não ser em carros que estejam na garantia. Achei um pouco largado o atendimento, chegaram a me informar que poderia colocar qualquer uma de qualquer loja de bateria que coubesse. Tipo , faz qualquer coisa e se lasque aí se der qualquer problema elétrico.
Insisti em busca de informações e me informaram que costumam colocar a Heliar HF75pd mas que poderia ser alguma moura de 75 amp. Achei um pouco estranho por conta da redução da amperagem em relação à original que seria de 84 A. Questionei, mas falaram na CSS Mercedes que não tinha problema.
Enfim , depois de ler as informações do forum , optei por colocar a Heliar de 95 A. Coube exato e apertado até. Mas preferi colocar com amperagem maior do que reduzir.
Fica aí o relato.
Entrei em contato com 2 CSS MB e não tinham a venda e me falaram que costumavam colocar heliar ou moura msm, a não ser em carros que estejam na garantia. Achei um pouco largado o atendimento, chegaram a me informar que poderia colocar qualquer uma de qualquer loja de bateria que coubesse. Tipo , faz qualquer coisa e se lasque aí se der qualquer problema elétrico.
Insisti em busca de informações e me informaram que costumam colocar a Heliar HF75pd mas que poderia ser alguma moura de 75 amp. Achei um pouco estranho por conta da redução da amperagem em relação à original que seria de 84 A. Questionei, mas falaram na CSS Mercedes que não tinha problema.
Enfim , depois de ler as informações do forum , optei por colocar a Heliar de 95 A. Coube exato e apertado até. Mas preferi colocar com amperagem maior do que reduzir.
Fica aí o relato.
nnp- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 8
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
Olá!!!nnp escreveu:Acabei de trocar a bateria da minha c180 2012/12 1.8 CGI.
Fica aí o relato.
Mas coube utilizando as travas originais e sem danificar o duto de entrada do ar?
A informação que tive é que a HG95MD da Heliar não caberia de jeito nenhum e que isso poderia forçar o duto do ar, danificando inclusive as travas dele.
Abs,
VABF- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 203
Interesses : Mercedes-Benz
Estado :
Advertências :
Usei Essa Heliar msm HG95MD e a tampa do duto de ar( que fica acima da bateria) ficou presa na mesma posição, encaixou td certo.
Mas como falei ,ficou bem justo msm. Na hora de fixar os polos da bateria, passou um certo perrengue pela falta de espaço. O problema não foi o tamanho para cima, onde fica a tampa, o problema maior é na largura da bateria. onde tem a proteção metálica com o cofre do motor( que por sinal é de metal e mais maleável, o que ajudou.
OBS: não utilizei o fixador no fundo da caixa de bateria, pois ficou bem justa.
Mas como falei ,ficou bem justo msm. Na hora de fixar os polos da bateria, passou um certo perrengue pela falta de espaço. O problema não foi o tamanho para cima, onde fica a tampa, o problema maior é na largura da bateria. onde tem a proteção metálica com o cofre do motor( que por sinal é de metal e mais maleável, o que ajudou.
OBS: não utilizei o fixador no fundo da caixa de bateria, pois ficou bem justa.
nnp- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 8
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
nnp escreveu:Acabei de trocar a bateria da minha c180 2012/12 1.8 CGI.
Fica aí o relato.
Olá meu caro,
qual sintoma apresentou sua MB para vc decidir trocar a bateria?
Apenas para conhecimento, algumas MBs saíram de fábrica com Varta 80A e outras com Varta 84A. A minha C200 2013/2013 saiu com uma de 80A, que ainda está boa, testei semana passada. A auxiliar original também está boa.
A que melhor substitui a original é:
HELIAR AG80KD
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,5 x 17,5 x 19,0
A bateria Heliar HG95MD tem comprimento bem maior, quase 4 cm. Se escutar algum barulho seria bom preencher a lateral com alguma borracha até para evitar que a bateria fique roçando na lateral.
HELIAR HG95MD
===========
- 95Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 35,3 x 17,5 x 19,0
No caso da bateria, sinceramente, não sei se a concessionária fez pouco caso. Muito pouca gente topa pagar de 4 a 5k numa bateria original nova, quando tecnicamente se que a diferença é mínima. É claro que querendo encomendar eles fazem...
[ ]s
Diogao13- Usuário Prata
Estado :
Advertências :
Nunca pode usar menor 90h ? C 180 2005 pq comprei ela e ta cm uma 60h e caixa tá eentrando emergência ?
Rodrigo Antonio da luz- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 1
Interesses : Dicas
Estado :
Advertências :
Infelizmente as Mercedes tem muita eletrônica embarcada e o uso de uma bateria com amperagem menor que a indicada leva a muitas falhas estranhas e intermitentes no carro, por isso, se for para usar abaixo de 90A só mesmo as de 85A, pois de 90 é muito difícil de achar.
Outra coisa, fique atento ao CCA que a bateria fornece, isso influencia em partida mais rápida, quanto maior o CCA melhor a partida e maior a duração da bateria.
Abraços,
Sergio
Outra coisa, fique atento ao CCA que a bateria fornece, isso influencia em partida mais rápida, quanto maior o CCA melhor a partida e maior a duração da bateria.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2470
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Estado :
Advertências :
Comprar bateria AGM no Brasil é complicado. Tinha um Golf mk7 onde a bateria original AGM custava 3x o valor de uma bateria convencional (encontrei uma Bosch com CCA bem próximos). Sei que a convencional iria durar metade do tempo. Mas custando 1/3 do valor valia muito a pena.
Estou tentando agora achar uma que tenha boa amperagem, CCA mais próximo possivel da original para colocar na C200
Estou tentando agora achar uma que tenha boa amperagem, CCA mais próximo possivel da original para colocar na C200
Aluzjunior- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 31
Interesses : Automobilistmo
Estado :
Advertências :
Tanto a Moura, quanto a Heliar possuem baterias AGM. Fácil de achar. Não sei qual o modelo que está no seu carro, mas fato é que as W204 saíram com baterias variando de 60Ah até 95Ah (a rigor isso deveria depender da eletrônica embarcada, mas parece que isso não é tão linear).
A minha MB está com a original Varta A 000 982 32 08 de 84Ah. Se tiver que trocar, colocarei a Heliar AGM AG 80KD que tem o mesmo tamanho e atende perfeitamente em termos de especificações.
Quanto ao tempo de duração é difícil dizer, pq geralmente comparamos o tempo de duração da bateria original (se espera que seja boa) que teve sua vida útil em um carro zero, com uma bateria na maioria das vezes substituída por um modelo que não atende perfeitamente a especificação e que terá sua vida útil em um carro que não está mais zero.
Outra coisa bem comum, é colocar uma bateria com amperagem maior, porém com CCA bem menor. Não tem jeito. Essa bateria vai sentir muito mais o arranque do que uma de menor amperagem (dentro do tolerável, é claro) porém com o mesmo CCA.
Tecnologia de bateria é uma coisa velha, basta checar os documentos de patentes, sendo atualmente o maior gargalo para os carros elétricos. Mesmo uma bateria considerada de 2º linha, mas de um fabricante já conhecido e confiável terá uma boa duração se a parte elétrica do carro estiver impecável. Só pra citar, pense que o alternador quanto mais usado menos linear fará o fornecimento de carga, o regulador de tensão tb irá tolerar uma variação maior, o arranque precisará de mais tempo até dar partida no motor. Tudo isso acaba na conta da bateria. É claro que nessas 3 citações me refiro aos componentes em meia-vida pro fim, ou seja, eles passam nos testes mas já não são mais uma Brastemp.
Bateria de carro me lembra processador de computador, tem pelo menos umas 5 variáveis muito importantes, mas todos só olham pro clock.
[ ]s
A minha MB está com a original Varta A 000 982 32 08 de 84Ah. Se tiver que trocar, colocarei a Heliar AGM AG 80KD que tem o mesmo tamanho e atende perfeitamente em termos de especificações.
Quanto ao tempo de duração é difícil dizer, pq geralmente comparamos o tempo de duração da bateria original (se espera que seja boa) que teve sua vida útil em um carro zero, com uma bateria na maioria das vezes substituída por um modelo que não atende perfeitamente a especificação e que terá sua vida útil em um carro que não está mais zero.
Outra coisa bem comum, é colocar uma bateria com amperagem maior, porém com CCA bem menor. Não tem jeito. Essa bateria vai sentir muito mais o arranque do que uma de menor amperagem (dentro do tolerável, é claro) porém com o mesmo CCA.
Tecnologia de bateria é uma coisa velha, basta checar os documentos de patentes, sendo atualmente o maior gargalo para os carros elétricos. Mesmo uma bateria considerada de 2º linha, mas de um fabricante já conhecido e confiável terá uma boa duração se a parte elétrica do carro estiver impecável. Só pra citar, pense que o alternador quanto mais usado menos linear fará o fornecimento de carga, o regulador de tensão tb irá tolerar uma variação maior, o arranque precisará de mais tempo até dar partida no motor. Tudo isso acaba na conta da bateria. É claro que nessas 3 citações me refiro aos componentes em meia-vida pro fim, ou seja, eles passam nos testes mas já não são mais uma Brastemp.
Bateria de carro me lembra processador de computador, tem pelo menos umas 5 variáveis muito importantes, mas todos só olham pro clock.
[ ]s
Diogao13- Usuário Prata
Estado :
Advertências :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
não tinha lido sua msg anterior. É claro que ter uma bateria adequada é o mínimo para termos a tranquilidade de que essa variável está superada, mas sinceramente não dá pra dizer que câmbio está entrando em modo emergência por causa disso. Comece verificando por vazamento e verifique o nível do óleo. Se estiver tudo ok, passe esse carro em um scanner adequado.
A luzes da bateria estão acesas no painel? Existe alguma msg ou código de erro visível?
[ ]s
não tinha lido sua msg anterior. É claro que ter uma bateria adequada é o mínimo para termos a tranquilidade de que essa variável está superada, mas sinceramente não dá pra dizer que câmbio está entrando em modo emergência por causa disso. Comece verificando por vazamento e verifique o nível do óleo. Se estiver tudo ok, passe esse carro em um scanner adequado.
A luzes da bateria estão acesas no painel? Existe alguma msg ou código de erro visível?
[ ]s
Diogao13- Usuário Prata
Estado :
Advertências :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], me referi erroneamente a vc na msg acima. Ela era para o [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Antonio da luz.
[ ]s
[ ]s
Diogao13- Usuário Prata
Estado :
Advertências :
Diogao13 escreveu:Tanto a Moura, quanto a Heliar possuem baterias AGM. Fácil de achar. Não sei qual o modelo que está no seu carro, mas fato é que as W204 saíram com baterias variando de 60Ah até 95Ah (a rigor isso deveria depender da eletrônica embarcada, mas parece que isso não é tão linear).
[ ]s
Prezado [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Exatamente, porque as baterias AGM são tão mais caras sem apresentar nada de novo?
Elas tem CCA maior para aguentar mais ciclos de partida, o que ocorre com carros com start-stop.
Como experiência citei meu Golf que a original é AGM com 81Ah e CCA de 600A. Coloquei uma Bosch com 80Ah e CCA de 580A.
A Bosch vai durar menos? sem dúvida mas será que vai durar apenas 1 ano? Pois o tempo que durar mais que isso já é vantagem com relação aos 3 anos que durou a original.
Porque? Porque a original na concessionária custava 1400 reais, uma Heliar AGM custava R$1250 e eu paguei menos de 400,00 na Bosch!
Estado :
Advertências :
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Da mesma forma, pq uma blusa de algodão fuleira super-transparente (< 50 fios) com uma determinada etiqueta custa 10x mais que uma blusa de algodão 120 fios de nítida qualidade superior, porém sem a etiqueta? Não sei te responder. Humanos são assim...
Fato é que toda a tecnologia de baterias automotivas que conhecemos hj parou nos anos 70. Um fluido ou elemento mais puro aqui, outro ali, porém nada significativo.
Eu entendi o que vc quis dizer, mas só pra ficar claro, elas não possuem o CCA maior para aguentar mais ciclos de partida. É o contrário. Por a tecnologia AGM (mesmo velha) proporcionar um CCA maior em um elemento com mesmo espaço dimensional, ela é mais recomendada para carros com muita eletrônica embarcada e/ou com start-stop. Mas pode usar uma bateria chumbo-ácida que vai funcionar bem tb durante um bom tempo se a elétrica do carro estiver boa. No entanto, não pega bem pra MB, como marca, fornecer seus carros com um modelo de bateria simples do mercado. Eu gosto da MB, mas tb tenho que entender que tem um grande business por trás.
Com relação ao exemplo do seu Golf, eu concordo. É mais ou menos o mesmo que pagar 50% a mais em um pneu que dura 30% a mais. No fim das contas, ainda fica muito mais tempo com pneu abaixo de meia-vida no carro.
Por fim, vc citou que a bateria original custava R$ 1.400,00 na concessionária. Fiquei surpreso, pois só ouço relatos acima de R$ 4.000,00. Nessa faixa de R$ 1.400,00 vejo comentários sobre a auxiliar.
[ ]s
Essa é uma pergunta de um milhão de dólares. Da mesma forma, pq uma blusa de algodão fuleira super-transparente (< 50 fios) com uma determinada etiqueta custa 10x mais que uma blusa de algodão 120 fios de nítida qualidade superior, porém sem a etiqueta? Não sei te responder. Humanos são assim...
Fato é que toda a tecnologia de baterias automotivas que conhecemos hj parou nos anos 70. Um fluido ou elemento mais puro aqui, outro ali, porém nada significativo.
Eu entendi o que vc quis dizer, mas só pra ficar claro, elas não possuem o CCA maior para aguentar mais ciclos de partida. É o contrário. Por a tecnologia AGM (mesmo velha) proporcionar um CCA maior em um elemento com mesmo espaço dimensional, ela é mais recomendada para carros com muita eletrônica embarcada e/ou com start-stop. Mas pode usar uma bateria chumbo-ácida que vai funcionar bem tb durante um bom tempo se a elétrica do carro estiver boa. No entanto, não pega bem pra MB, como marca, fornecer seus carros com um modelo de bateria simples do mercado. Eu gosto da MB, mas tb tenho que entender que tem um grande business por trás.
Com relação ao exemplo do seu Golf, eu concordo. É mais ou menos o mesmo que pagar 50% a mais em um pneu que dura 30% a mais. No fim das contas, ainda fica muito mais tempo com pneu abaixo de meia-vida no carro.
Por fim, vc citou que a bateria original custava R$ 1.400,00 na concessionária. Fiquei surpreso, pois só ouço relatos acima de R$ 4.000,00. Nessa faixa de R$ 1.400,00 vejo comentários sobre a auxiliar.
[ ]s
Diogao13- Usuário Prata
Estado :
Advertências :
Para constar : minha bateria troca na CCS continua funcionando bem...
jaystevenns- Usuário Prata
- Número de mensagens : 282
Interesses : Carros, musica, amizades
Estado :
Advertências :
Alguém confirmar se no pós facelift não cabe baterias mais compridas que a original? pois assim excluímos as baterias Moura M100QD e Heliar HG95MD. Nos restando baterias com CCA muito abaixo ou as AGM que são caras.
P.S a minha original é a Varta de 80A e 800CCA.
P.S a minha original é a Varta de 80A e 800CCA.
Estado :
Advertências :
Página 3 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6