Aviso Bateria/Alternador - regulador de voltagem queimado

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Mensagem por gabrielornelas Sáb 4 Fev 2017 - 13:11



Boa tarde pessoal!

Apareceu uma mensagem no painel BATERIA/ALTERNADOR, fui até a oficina e já fiz o teste se o alternador tinha pifado.. felizmente não foi rs. E mais um teste foi descoberto que o regulador de voltagem (tensão) havia queimado... a minha é a C240 2001 W203. O alternador que está nela desde quando comprei é o BOSCH 0 123 510 067 ou MERCEDES 010 154 5202 sendo 14V 70 115A. Pesquisa vai e pesquisa vem, vi que o alternador na verdade é de uma E320 1993 a 1997. Estou na labuta para encontrar qual o regulador de tensão exato para esse alternador, de preferência um original BOSCH OU VALEO.

Alguém pode me dar ao certo o caminho das pedras para encontrar o REGULADOR DE VOLTAGEM ideal para esse alternador? rs 

Abraços!

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Mensagem por thomaz eduardo Sáb 4 Fev 2017 - 20:36



Boa noite confrade,

Já existe um tópico exatamente sobre isso...
Aparentemente o problema foi resolvido com a troca por um regulador BOSCH, mas pelo que entendo, tanto BOSCH quanto VALEO são ótimas marcas e dentro dos configuracoes, são compátiveis ao chassi w203, de forma alguma use outras marcas, como por exemplo o GAUSS...
Segue link para mais infos....

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Mensagem por gabrielornelas Sáb 4 Fev 2017 - 21:24



Opa Thomaz Eduardo, só tem um porém que é o que me deixou na dúvida... O alternador que está na minha C240 não é provavelmente o original das W203. Peguei este carro a alguns meses e como apareceu esta mensagem no painel que fui conferir o alternador. O que me deixa intrigado é se o regulador de voltagem é qualquer um BOSCH ou VALEO. E estou tentando ir pelo modelo do meu alternador que é o BOSCH 0 123 510 067 ou MERCEDES 010 154 5202 sendo 14V 70 115A, entendeu?

Até porque eu gostaria de colocar realmente o original desse modelo de alternador até para depois não ficar acusando a mensagem no painel mesmo estando passando a voltagem correta.

Hoje pesquisando eu encontrei alguns modelos com as referências BOSCH e MERCEDES: 1197311242 ou W0133-1623361 ou A 002-154-92-06 ou BOS1623361.
Se for esse da referência que achei na internet, só encontrei nos sites europeus e no ebay. Se alguém souber onde tem esse regulador nas referências que citei aqui no Brasil, POR FAVOR! rs

abraços!
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Mensagem por Convidado 9 Dom 5 Fev 2017 - 17:13



Gabriel, poste o número chassis no tópico que confiro no EPC se o alternador é o original (está me parecendo alternador usado em ML W163), enfim se não for te ajudo localizar quais você pode aplicar pelo número do alternador.

Numeração de reguladores Bosch muda e atualiza constantemente, há várias compatibilidades.
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Mensagem por gabrielornelas Dom 5 Fev 2017 - 17:33



Olá Antônio Elias, muito obrigado pela atenção.  :yes1:

O número do meu chassi é: WDBRF61W82F138248. Tomara que seja o original, mas é que pesquisei tanto e esse alternador não bateu com o meu... esta foto abaixo demonstra mais a minha frustração rs:
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Mensagem por gabrielornelas Dom 5 Fev 2017 - 17:55



Esta pesquisa equivale ao alternador que deveria ser de uma E320 que é o que está em minha C240 2001:

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e essa o que deveria ser uma original BOSCH para a C240 2001:

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Só pra esclarecer a pesquisa que realizei e confiei no site que ele é bem específico para quem procura peças originais..

Aguardo a sua ajuda Antonio Elias. Até.

Abraços!!
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Mensagem por Convidado 9 Dom 5 Fev 2017 - 18:12



Não é dela não, deveria estar na sua W203 um alternador de 120 Amperes.

Tem uma diferença de tensão, carga e etc de -5A. 
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Última edição por Antônio Elias em Dom 5 Fev 2017 - 18:30, editado 1 vez(es)
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Mensagem por gabrielornelas Dom 5 Fev 2017 - 18:15



Essa diferença pode ocasionar o que futuramente meu amigo? Ou o que já pode estar ocasionando?
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Mensagem por gabrielornelas Dom 5 Fev 2017 - 18:23



Já que aconteceu essa bagunça comigo então... qual é o regulador de tensão (voltagem) desse alternador que possuo atualmente? 
BOSCH 0 123 510 067 ou MERCEDES 010 154 5202 sendo 14V 70 115A


ABRAÇOS
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Mensagem por Convidado 9 Dom 5 Fev 2017 - 19:42



Gabriel, existem vários tipos de reguladores, com ou sem sinal de DFM conforme envia ou não sinal para luz de aviso no painel, conforme saída de ligação com a partida e etc, prefiro olhar com calma para não te orientar errado por que esse alternador que está nela realmente é de W202 e primeiras W210, só que o sistema de comunicação entre Ecu x sistema eletrônico nas W203 é diferente destes modelos. 

O aviso de sinal de baixa tensão no painel das W203 é enviado via regulador de voltagem para Ecu/módulo e o módulo é que lança a mensagem no painel, diferente de W202 e primeiras W210 que o aviso vai direto para o painel, quando se liga a chave por exemplo numa aparece a luz de bateria junto das demais, na outra não. 

Os reguladores aplicados neste alternador de 115 A de W202 são da série 009 154 XXXX, pode ser qualquer um destes originais: A 009-154-01-02 e de finais 0202, 12021302, 1702 ou 1902 ou qualquer outro Bosch compatível nos catálogos (Bosch série 1.197.311 XXX - finais 211, 213, 217, 219, 533, 541, 556). 

Já os reguladores aplicados no alternador original de 120 A (A003 154 5206) que deveria estar nela pelo EPC conforme o chassis são outros, incompatíveis, sistemas diferentes entre si.

Acredito, observando as características de um regulador e outro, acho que você terá que trocar o alternador para o original de 120 A que utiliza regulador de voltagem eletrônico compatível com o sistema eletrônico do seu carro, há uma diferença entre os 2 de ligações de sinais L e DFM além da diferença negativa de amperagem.


Última edição por Antônio Elias em Dom 5 Fev 2017 - 20:15, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto)
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Mensagem por gabrielornelas Dom 5 Fev 2017 - 20:34



No caso vou comprar o regulador de voltagem para esse alternador que está na minha c240 e comprar um alternador original da c240 120A. 

Acredito que encontrei o regulador de voltagem desse atual das W202 no ebay, confere com os códigos que me passou: 
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e esse também:
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Pode só me dar a certeza se são esses aqui mesmo?


Então é isso, vou morrer em uns R$ 1200 reais rs... serve para o pessoal que vai adquirir MB, conferir o alternador se é o original haha

Agradeço a sua atenção e precisão!
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Mensagem por Convidado 9 Dom 5 Fev 2017 - 21:10



Gabriel, sim, os próprios, certeza absoluta só abrindo esse alternador para ver o que o eletricista fez, geralmente pela fiação e plugs não cabe outro, estes do Ebay não são originais, paralelo por paralelo você compra IKRO por aqui mesmo, não compensa importar regulador de voltagem, pela numeração Bosch você consegue talvez até no Mercado Livre ou olhando em Lojas e Concessionárias de outras marcas que usam o mesmo regulador.  Já que você vai trocar o alternador adiante coloca um IKRO nacional como paliativo, os erros vão continuar, oscilação de tensão e interferência na qualidade da partida com esse regulador incompatível.

O alternador correto talvez encontre na linha comercial MB de caminhões e Sprinters, dá uma olhada na sua região, olhei outro dia para o Nilton (Coronel) e achei aqui em Barbacena mesmo por R$ 1.206,00 o mesmo alternador Bosch da E500 que custa R$ 4.500,00 na Concessionária de automóveis Europamotors, a diferença é que o alternador da CCs Comercial vem na caixa Bosch, mesmo vindo na caixa MB nenhum regulador Bosch que saiba gravado o PN Mercedes, só numeração Bosch, o regulador da minha Amg comprei na mesma Concessionária MB da linha comercial (Auto Comércio) por R$ 280,00 à vista, 3 vezes menos que linha automóveis o mesmo regulador, aí no DF ou GO você vai achar tudo que precisa.
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Mensagem por gabrielornelas Dom 5 Fev 2017 - 21:26



Show de bola. Gastar um pouco mas deixar ela original!! E olhei no Ebay só pra tirar a dúvida do modelo mesmo, vou procurar um BOSCH, se não irei no IKRO sem problema.

Ah encontrei a foto do alternador original como me disse...
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agora é garimpar.. Muito obrigado mesmo! Valeu!!!

Se puder me ajudar em um outro problema e último rsrs é um outro tópico que precisei criar porque apareceu um pequeno vazamento de óleo...
O link é este:

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Um grande abraço e até... resolvido o problema do alternador!!
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Mensagem por Convidado 9 Dom 5 Fev 2017 - 21:49



Este mesmo Bosch 0 124 515 056!!! :bravissimo:

O outro problema vou tentar. rsrs

Forte abraço Gabriel.
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Mensagem por Marcio Borges Ter 20 Jun 2017 - 22:05



ola
Boa noite

por favor teria como alguem verificar pra mim , pelo EPC o meu chassi Chassi WDBRF46WX5A771803...tenho uma Mb c180k...2005, o meu alternador e Bosch,,,qual eu poderia substituir ,no bosch nacional
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Mensagem por Zenildo da Costa Cavalcan Sex 20 Jul 2018 - 16:18



Boa tarde
Caros confrades, eu viajo e deixo meu carro(C200 kompressor) na garagem, desconecto o cabo da bateria, o negativo. Isso é aconselhável??? Pois uma outra vez que viajei, deixei a bateria conectada, gerou um monte de avaria no computador. O que fazer??? Obrigado
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Mensagem por Convidado 9 Sáb 21 Jul 2018 - 12:47



Zenildo da Costa Cavalcan escreveu:Boa tarde
Caros confrades, eu viajo e deixo meu carro(C200 kompressor) na garagem, desconecto o cabo da bateria, o negativo. Isso é aconselhável??? Pois uma outra vez que viajei, deixei a bateria conectada, gerou um monte de avaria no computador. O que fazer??? Obrigado
Zenildo, bom dia, diferentemente de sistemas analógicos pré-95 não é aconselhável desenergizar seguidas vezes ou por longo tempo uma W203 ou outras Mbs modernas c/ linha can e modulos eletrônicos interligados sistema de fibra ótica por que pode perde algumas configurações, ocorre principalmente nas primeiras W203 fase I que tem consumo elétrico um pouco mais elevado que fase II em diante quando houve mudanças na eletrônica, fase I costuma voltar com falhas na injeção e no comando do motor, toda vez que cortar energia e religar é bom passar scanner com software adequado (cuidado com xing lings genéricos) para limpar memória de erros e dependendo da situação e tempo sem energia pode acontecer ser necessário plugar Star Diagnózis para reprogramar parâmetros, tempo de injeção e etc 

O que você pode fazer para despreocupar-se quando viajar seria adquirir um carregador de bateria eletrônico carga lenta desses com circuito e placa que calcula quanto de carga a bateria precisa, que tenha proteção contra curtos e sobrecargas e tenha a importante função de flutuação que pára de carregar quando a carga da bateria está completa e recalcula carga durante o processo para equilibrar carga com consumidores elétricos, de modo que se você esquecer ou deixar o equipamento ligado durante a viagem ou não tiver ninguém em casa que possa ou saiba desligar corretamente o carregador nada vai acontecer com eletrônica do carro e nem com o carregador, existem alguns carregadores de fabricantes confiáveis com garantia e 0800, tenho um, acho que seria uma alternativa, você pode até aplicar carga lenta controlada eletrônicamente sem riscos danifica a bateria antes de viajar por exemplo e fazer outra na volta, enfim só sugestão, acho válido se não tiver fuga de corrente. 

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Mensagem por jerffeson Sáb 8 Dez 2018 - 23:56



Boa noite. A minha c280k 2005 estava apresentando essa mesma mensagem. Troquei o regulador de voltagem e resolveu.
Entretanto, quando acelero a mais de 3000 rpm ele volta mostrar a mensagem.
Acessei o menu que mostra a voltagem e constatei que após ultrapassar essa rotação a voltagem cai para 12v como se o alternador parasse de gerar, mas quando baixa a rotação volta aos 14,2v.

Alguém sabe qual o problema?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 9 Dez 2018 - 2:12



jerffeson escreveu:Boa noite. A minha c280k 2005 estava apresentando essa mesma mensagem. Troquei o regulador de voltagem e resolveu.
Entretanto, quando acelero a mais de 3000 rpm ele volta mostrar a mensagem.
Acessei o menu que mostra a voltagem e constatei que após ultrapassar essa rotação a voltagem cai para 12v como se o alternador parasse de gerar, mas quando baixa a rotação volta aos 14,2v.

Alguém sabe qual o problema?

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], pode ter defeito no alternador, se o voltímetro indica que chega a carregar uma placa de diodos defeituosa ao gerar corrente contínua pode causar a queda de voltagem, só mesmo testando o alternador em banca para ter certeza onde está o problema; reguladores de tensão paralelos nacionais ou fora de especificação pode acontecer isso também, qual marca e numeração desse regulador instalado?
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Mensagem por jerffeson Sáb 29 Dez 2018 - 10:47



Bom dia. Problema resolvido. Troquei o rotor do alternador. Segundo o eletricista ele estava com vazamento de corrente em alta rotação. Já testei até 6000 rpm.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 31 Dez 2018 - 10:15



jerffeson escreveu:Bom dia. Problema resolvido. Troquei o rotor do alternador. Segundo o eletricista ele estava com vazamento de corrente em alta rotação. Já testei até 6000 rpm.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link], que bom foi resolvido, estes testes em banca que falam a verdade, rotor cria campo magnético para gerar energia, vazamento de corrente certamente o problema era no enrolamento de bobina, alguns casos quando dá variação de corrente reflete nas luzes e faróis e às vezes passe no eixo do rotor resolve quando bobina está boa, ocorreu comigo, enfim, problema bem solucionado em parte elétrica é sinal de tranquilidade adiante, alternador e arranque entre 2 e 3 anos de uso é sempre bom dar uma boa revisão preventiva, sucessos.   

Abraços.
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