Câmbio Classe A Travado (mecânico e semi) - dificuldades para passar marchas -regulagens trambulador
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 3 de 5 • Compartilhe
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Câmbio Classe A Travado (mecânico e semi) - dificuldades para passar marchas -regulagens trambulador
Rafael, deve ter quebrado ou soltado uma titica de pecinha de plástico na entrada mecânica das mudanças de marcha. E só abrir o capô e procurar pelos dois cabos de acionamento dos engates da caixa, à direita de quem olha o motor de frente e por trás da ECU, em baixo.
As novas são muito mais reforçadas e de nylon enquanto as antigas eram de ABS.
Se a antiga estiver solta é bom comprar uma nova porque vai continuar soltando nas piores situações.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
As novas são muito mais reforçadas e de nylon enquanto as antigas eram de ABS.
Se a antiga estiver solta é bom comprar uma nova porque vai continuar soltando nas piores situações.
Última edição por oldboy em Sáb 14 Fev 2009 - 10:18, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : sintax error)
oldboy- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 679
Interesses : MB
Estado :
Advertências :
Re: Câmbio Classe A Travado (mecânico e semi) - dificuldades para passar marchas -regulagens trambulador
Existe um topico sobre este assunto.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Advertências :
È isso aí , oldboy
marquinhos Kades-Benz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 142
Interesses : Trocar informações
Advertências :
bom ve-lo por aqui marquinhos
BEREK- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1209
Interesses : PEÇAS MERCEDES , CARROS ANTIGOS E MERCEDES
Estado :
Advertências :
Obrigado berekin. Voce é o cara
marquinhos Kades-Benz- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 142
Interesses : Trocar informações
Advertências :
Classe A dificuldade entrar a primeira marcha
ola pessoal, estou tendo dificuldade de entrar a primeira marcha, e quando entra sinto q o carro anda um pouco, sera embreagem gasta..como saber a hora da troca da embreagem..abraço :?:
wrock- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Interesses : TUDO
Que tipo de embreagem tens? Automática (AKS) ou pedal?
Se, do ponto morto, primeiro colocar a segunda e em seguida "escorregar" para a primeira, melhora a inserção da primeira, ou seja, fica menos dura?
Se, do ponto morto, primeiro colocar a segunda e em seguida "escorregar" para a primeira, melhora a inserção da primeira, ou seja, fica menos dura?
oldboy- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
a embreagem e mecanica, eu faço isso passo primeiro pela segunda para colocar a primeira..sera q e normal???
wrock- Usuário Iniciante
Infelizmente não é normal não mas é o que se faz quando este problema aparece.
Sugiro iniciar pelo caminho mais barato, ou seja, o óleo da caixa.
Sabes a quanto tempo ele não é trocado? Não caia no "conto" da Mercedes e de alguns de seus concessionários que dizia que o óleo da caixa é eterno.
Acredito que alguns irão considerar um sacrilégio mas o óleo que uso na minha caixa desde 2000 e em outros três Classe-A desde 2002 é o Tutela 75W-80 Synth que excede em todos os parâmetros a especificação MB-317 que data de 1992 e no meu modo de entender, está ultrapassada.
Mas, na dúvida, use o original. Não quero polemizar nem convencer ninguém do que eu escrevo sobre este assunto mas aí fica a dica.
Sugiro iniciar pelo caminho mais barato, ou seja, o óleo da caixa.
Sabes a quanto tempo ele não é trocado? Não caia no "conto" da Mercedes e de alguns de seus concessionários que dizia que o óleo da caixa é eterno.
Acredito que alguns irão considerar um sacrilégio mas o óleo que uso na minha caixa desde 2000 e em outros três Classe-A desde 2002 é o Tutela 75W-80 Synth que excede em todos os parâmetros a especificação MB-317 que data de 1992 e no meu modo de entender, está ultrapassada.
Mas, na dúvida, use o original. Não quero polemizar nem convencer ninguém do que eu escrevo sobre este assunto mas aí fica a dica.
oldboy- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Experimente ao mesmo tempo que forçar o engate desligar o motor, se a marcha encaixar é embreagem ......uma coisa que acontece muito em qq carro é agarrar o disco na estria do eixo piloto, a quente a coisa piora , não entra a primeira de jeito nenhum, andando o conjunto se move e facilita um pouco, na substituição do conjunto tem que lubrificar corretamente a estria.....
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
e parece q e a embreagem mesmo, fiz o q o Maluhy disse e ele engatou... como a embreagem esta alta vou troca-la junto com os fluidos pq nao sei a data da ultima troca...valeu pessoal
wrock- Usuário Iniciante
Maluhy, é muito comum ou melhor, quase todos os mecanicos que perguntei sobre a troca do oleo do cambio - w168 mecanica - dizem que esse óleo não se troca. Aqui mesmo no fórum já vi algumas questões sobre trocar ou não. Afinal, porque alguns dizem para não trocar e outros afirmam que se deve efetuar a troca? A cada quantos km é para se fazer?
Abs!
Abs!
mauro- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 175
Interesses : Mercedes - BMW
Advertências :
Eu sei!!! Por que aqui no Brasil o pessoal não tem costume de trocar.
Agora eu pergunto, dentro do câmbio não tem atrito? Onde tem atrito tem descaste, quem faz o trabalho de proteção das peças é o óleo e quem deve desgastar é ele. Ai o pessoal vai vai vai e não troca o óleo depois de uns 60mil km o óleo já ficou podre e ai começa a festa.
No manual o pessoal não vai notar até o câmbio se ralar todo, agora no automático algumas coisas começam a acontecer.
Na MB AG se troca do manual ou automático a cada 40mil km.
Inclusive isso é previsto na revisão.
Agora eu pergunto, dentro do câmbio não tem atrito? Onde tem atrito tem descaste, quem faz o trabalho de proteção das peças é o óleo e quem deve desgastar é ele. Ai o pessoal vai vai vai e não troca o óleo depois de uns 60mil km o óleo já ficou podre e ai começa a festa.
No manual o pessoal não vai notar até o câmbio se ralar todo, agora no automático algumas coisas começam a acontecer.
Na MB AG se troca do manual ou automático a cada 40mil km.
Inclusive isso é previsto na revisão.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências :
É estranho, André... nessa revisãozinha do meu carro falei pro mecanico que queria trocar o oleo do cambio.. ele deu risada! "Imagina, oleo de cambio de mercedes não se troca. Só se tiver que mexer no cambio, aí tem que tirar e por o oleo novo."
Sei lá meu... Acho melhor comprar o oleo certo e mandar fazer, não? Vai que dá pau.. Acredito ficar mais barato trocar o oleo que consertar qualquer problema! A minha já tá com 62000km.
Sei lá meu... Acho melhor comprar o oleo certo e mandar fazer, não? Vai que dá pau.. Acredito ficar mais barato trocar o oleo que consertar qualquer problema! A minha já tá com 62000km.
mauro- Usuário Bronze
Advertências :
As solicitações de uma cx mecanica são bem menores que as da cx auto, tanto que a VW desde 83 não recomenda mais a troca de óleo das cxs mecanicas ,linha GM nem bujão de escoamento tem, mas na linha Kombi é recomendado o prazo de troca a cada 45000km , afinal ela consegue carregar o próprio peso......se trocar o fluido a cada 60/80000km não fará mal algum....mas para referencia a da minha 280S 84 está limpinho e nunca trocou....
Estado :
Advertências :
realmente trocar oleo de cambio mecanico cada 40 mil kilometros........
nunca vi nem ouvi falar.
nunca vi nem ouvi falar.
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
Dúvida cruel! :cyclops:
mauro- Usuário Bronze
Advertências :
Segue service da MB.
Eles mudam isso de país em país. Agora que se troca óleo de câmbio isso é normal. Todo fluído deve ser trocado.
Tem país que a MB pede para trocar o fluído de freio a cada 2 anos outros 1, departamento de marketing é assim.
Quando eu comprei meu primeiro carro automático o pessoal da autorizada ria da minha cara quando eu mandava trocar o óleo do câmbio, hoje eles tem até maquininha.
Cada um troca o que acha que deve, eu no meu carro não deixo nada vencer, eu gosto de preventiva não corretiva.
Eles mudam isso de país em país. Agora que se troca óleo de câmbio isso é normal. Todo fluído deve ser trocado.
Tem país que a MB pede para trocar o fluído de freio a cada 2 anos outros 1, departamento de marketing é assim.
Quando eu comprei meu primeiro carro automático o pessoal da autorizada ria da minha cara quando eu mandava trocar o óleo do câmbio, hoje eles tem até maquininha.
Cada um troca o que acha que deve, eu no meu carro não deixo nada vencer, eu gosto de preventiva não corretiva.
Advertências :
Olá a todos....
Minha A 190 2004 as vezes fica duro pra entrar tbm a primeira e estou achando a embreagem um pouco alta...
Uma duvida q tenho tbm é q quando chego em cs q tem menos barulho, assim q tiro o pé da embreagem ela fica fazendo um barulho tipo bolg bolg bolg bolg...
e apertando o pedal este barulho para.
Será o problema na embreagem...Abraço a todos. Até mais .
Minha A 190 2004 as vezes fica duro pra entrar tbm a primeira e estou achando a embreagem um pouco alta...
Uma duvida q tenho tbm é q quando chego em cs q tem menos barulho, assim q tiro o pé da embreagem ela fica fazendo um barulho tipo bolg bolg bolg bolg...
e apertando o pedal este barulho para.
Será o problema na embreagem...Abraço a todos. Até mais .
Cleber- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 47
Interesses : Sobre o Classe A
Advertências :
o barulho e normal da embreagem.
a dificuldade de entrar marchas pode ser por trambulador gasto ou a propria embreagem do carro.
a dificuldade de entrar marchas pode ser por trambulador gasto ou a propria embreagem do carro.
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Advertências :
O meu tem 77500 km originais e já troquei o óleo da caixa duas vezes, mesmo saindo limpo. O que costuma acontecer com óleo usado, além dele se "sujar" com resíduos metálicos que sempre se desprendem dos eixos e engrenagens com o uso, é o fato das moléculas do óleo, ao lubrificarem se rompem alterando a estrutura molecular e capacidade de lubrificar. Ou seja, o óleo "afina-se" e não consegue mais preencher as lacunas e sobressaltos microscópicos do metal, prejudicando a lubrificação e aumentando o atrito mesmo estando limpo à olho nú.
Isso é lógico, nada favorece alguma coisa sem perder outra na troca - Lavoisier postulou isto à três séculos atrás.
ps. André, esta cópia de oficina nos UK que você postou veio de um dos meus carros e a mandei ao lofty para que ele tomasse conhecimento exatamente do que se tem discutido aqui, se se troca ou não óleo de caixa de mudanças.
Isso é lógico, nada favorece alguma coisa sem perder outra na troca - Lavoisier postulou isto à três séculos atrás.
ps. André, esta cópia de oficina nos UK que você postou veio de um dos meus carros e a mandei ao lofty para que ele tomasse conhecimento exatamente do que se tem discutido aqui, se se troca ou não óleo de caixa de mudanças.
oldboy- Usuário Ouro
Estado :
Advertências :
Boa.
Eu sempre troquei todos os fluídos e graxas dos meus carros.
Andei 300mil km com o meu Laguna e nunca troquei disco de câmbio nem homocinéticas.
Quem evita desgaste é o lubrificante, quando ele perde a sua ação é que começa a festa do atrito.
Eu sempre troquei todos os fluídos e graxas dos meus carros.
Andei 300mil km com o meu Laguna e nunca troquei disco de câmbio nem homocinéticas.
Quem evita desgaste é o lubrificante, quando ele perde a sua ação é que começa a festa do atrito.
Advertências :
Caro Wrock, uma forma simples de testar a embreagem e saber se a mesma está gasta e patinando é a seguinte: ligue o carro mantenha o freio de mão bem puxado, engate a primeira e tire suavemente o pé da embreagem, na medida em que aumenta ligeiramente a rotação do motor, se o motor morrer a embreagem não está patinando, se ao contrário, o giro do motor subir sem que o motor morra, a embreagem "já era", no caso de troca, substituir também o platô, disco e rolamento.
ZIG MASTER- Usuário Platina
- Número de mensagens : 4890
Interesses : Mercedes Benz
Estado :
Advertências :
Já foi verificado o trambulador também? Pode estar ocorrendo alguma folga nele...
thiagohp- Usuário Prata
- Número de mensagens : 384
Advertências :
Qdo é problema de caixa ou comando das marchas até com o motor desligado não engata ,desligou,engatou, a embreagem se ferrou,hahahahaha,mas antes de partir pra cima da nega tem que ver se o acionamento hidráulico está ok, mas como o amigo já falou que ela está alta,isso pode ser disco de embreagem fino, as "unhas " do plato ficam mais altas ,o pedal sobe,denunciando o fim da vida útil da "fricção" (aí em sampa chamam ela tb assim) .... :D
Estado :
Advertências :
Página 3 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5