W203 não abre no controle

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

W203 não abre no controle - Página 2 Empty Re: W203 não abre no controle

Mensagem por Paulo Kropsch Qui 10 Jul 2014 - 15:35

Apos dois meses funcionando bem, voltei a ter problema intermitente 
Apos o carro ficar umas três horas parado, a chave não abre ou também não tranca a porta. 
Se o carro estiver trancado, só abre com a chave metálica e dispara o alarme. Apos ligar a ignição o sistema volta ao normal com a chave passando a abrir e fechar portas, vidros e teto solar. 
Se o carro estiver destrancado, o painel de instrumentos acende quando  a porta é aberta, mas em lugar de mostrar a quilometragem aparece apenas traços - - - - -. Isto indica perda de contato CAN bus entre o interruptor da ignição e o painel de instrumentos. 
Ligando a chave na ignição os quilômetros voltam a aparecer e o sistema volta ao normal, abrindo e fechando portas, vidros e teto.
Alguém pode me indicar um eletricista acostumado a mexer em Mercedes e redes CAN bus ? 
Quero limpar todas as conexões ligando os vários componentes .
O Stardiagnose e CAN bus scanners so acusam problemas permanentes ou que tenham sido registrados, e não o meu problema, que é intermitente. 

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 671
Interesses : Carros, comidas, bebidas, musica
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Mensagem por Convidado 9 Qui 10 Jul 2014 - 22:14

Paulo, acaso não estaria havendo queda da tensão? Shocked
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 15736
Estado : Minas Gerais

Mensagem por Paulo Kropsch Sex 11 Jul 2014 - 10:16

Ola Antonio Elias:

Boa ideia !!!   Vou verificar pois a bateria ja tem mais de três anos.

Abraço   Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Convidado 9 Sex 11 Jul 2014 - 14:46

Paulo, além da bateria, te sugiro monitorar também o regulador de voltagem com vários testes em momentos distintos com amperímetro e/ou voltímetro, observe se a variação está dentro dentro dos parâmetros, há casos que o alternador chega até parar de carregar quando eleva a temperatura no compartimento do motor.
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Paulo Kropsch Sex 11 Jul 2014 - 15:25

Ola Antonio Elias:

Ola Antonio Elias:

Uma rápida primeira verificação mostrou que a bateria em repouso apos a noite inteira com o carro parado mostrou 12,35 volts. 
Apos ligar o motor mostrou 14,35 volts. 
Achei os valores normais. 
Verifiquei que a bateria é de 90 Amperes  e não os 100 Amperes especificados. Se me lembro bem, estava difícil encontrar a bateria de 100 A que coubesse no espaço disponível. Não sei se isso poderia ser problema.
Você sugere quer eu instale provisoriamente um voltímetro para acompanhar continuamente o comportamento da bateria ? 
Vou ver se encontro o problema sem instalar o amperímetro, pois este exigiria uma instalação mais cuidadosa e sem gambiarra.

Abraço   Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Convidado 9 Sáb 12 Jul 2014 - 1:05

Paulo, bateria de 90A se não tiver acessórios extras aguenta bem W203, só acho que carga dessa bateria caiu muito, 12,35 em apenas 12 hs de repouso noturno pode estar fraca; na minha W203 fica nisso depois de 3  a 4 dias inteiros parada trancada no alarme e etc.

O alternador dela mandando 14,35V logo após a partida concordo contigo que está realmente dentro do parâmetro máximo, tem que checar em quantos V o regulador estabiliza na mínima quando houver a compensação com o motor operando na temperatura de serviço e a bateria carregada.

Estou lhe sugerindo é monitorar o regulador pelo voltímetro do menú oculto do painel do carro durante o uso, mais prático para descobrir se há falha intermitente vinda do alternador; não sei se você se lembra dos procedimentos que conversamos uma vez no 3 Potes, na dúvida vou postar até para que outros conheçam e dêem opinião à respeito, chave na posição 2 (antes da partida) abrir o menú oculto (3 toques seguidos no botão à esquerda do painel instrumentos), visualizando o voltímetro ainda na posição 2 com o motor desligado já aparece a carga da bateria, após dar na partida já aparecem os dados do alternador, rodar normalmente observando essas leituras e ver o que realmente acontece durante o uso, o normal é ir caindo lentamente e após uns 15 a 20 minutos se o regulador estiver normal e a bateria boa segurando carga, estabiliza próximo de 13,60V, se após esse tempo rodando continuar estável próximo do máximo ou em torno de 14V, testar novamente a bateria. 
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Paulo Kropsch Sáb 12 Jul 2014 - 12:56

Ola Antonio Elias:

Esse menu é oculto mesmo. 
Eu jamais soube que ele existia e ando sempre lendo o benzworld e mbworld. Onde foi quer você descobriu esse menu oculto ?
Vou seguir suas sugestôes.

Abç   Paulo
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Nestor Sáb 12 Jul 2014 - 14:25

RDOUGLAS, você conseguiu resolver o problema de abertura das portas? Meu carro começou a apresentar o mesmo problema. As vezes abre e as vezes não...
Nestor
Nestor
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 646
Interesses : trocar informações

Mensagem por Convidado 9 Dom 13 Jul 2014 - 1:22

Paulo, conheci esse menu através dos Consultores da Minasmáquinas, pois contém funções restritas para consulta como a identificação do chassis e outras relacionadas a programação e testes de sistemas que não devem ser modificados.
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Convidado 9 Dom 13 Jul 2014 - 1:34

Paulo, encontrei no nosso Fórum 2 tópicos sobre esse menu chamado aqui oculto ou secreto, e aproveitei para fundi-los, detalhes agora nesse único link:
https://www.portalmercedes.com/t17309-menu-secreto-oculto-mb#197885
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Paulo Kropsch Dom 13 Jul 2014 - 22:58

Ola Antonio Elias:

Hoje de manhã. apos 12 hrs parado na garagem com a porta destrancada, apareceram os - - - - - no painel.
A voltagem indicada no menu oculto era de 11,8 V.  
Aproveitei para testar o trancamento das portas que não funcionou. Acionei o arranque que virou normal e o carro pegou logo. 
O voltímetro do menu oculto  acusou 10 V  por  alguns  segundos  e logo  subiu para 14  V. Apos uns 15 minutos estabilizou em 13,7 V.
Estacionei o carro e  tranquei pelo comando eletrônico da chave bico de pato, que funcionou normal.  
Cerca de apenas 1:30hrs depois não consegui abrir o carro com o comando eletrônico. 
A voltagem estava em 11.8 V , os - - - -- no painel, o arranque virou normal caindo para 10V, subindo para 14 V e estabilizando como anteriormente.
O carro ficou parado destrancado por uma três horas e voltei para testar de novo. Abri a porta e o velocímetro mostrou os quilômetros e a voltagem estava em 12 V.
Vou continuar acompanhando mas já da para ver que o problema, como você sugeriu, está relacionado com queda de tensão.

Abraço   Paulo
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Paulo Kropsch Seg 14 Jul 2014 - 14:15

Ola Antonio Elias:

Hoje, segunda de tarde, apos 18 hrs parado na garagem, a voltagem no painel era de 11,7 V e na bateria era 12,26 V. Não havia ---- no painel e a chave trancou e abriu a porta. 
Rodei 45 minutos e a voltagem no painel era 13,5 V , que medido na bateria era 13,74 V  , ainda com o motor ligado.
Da para notar que a queda de tensão mostrada no painel é maior que a mostrada quando medida junto da bateria. 
Será que isto seria uma indicação de mau contato na rede CAN entre bateria e painel ? Imagino que a voltagem mostrada no painel seja através da rede CAN.
Não me parece haver algum curto ou equipamento descarregando a bateria, pois o arranque sempre funciona bem.

Abraço    Paulo
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Convidado 9 Seg 14 Jul 2014 - 16:25

Paulo, 
Na minha opinião as diferenças de leituras entre o painel e o amperímetro são relacionadas a sistemas usados em cada um deles, o do equipamento do carro me parece apresenta leituras menores e mais confiáveis, a não ser que tenha utilizado à parte um amperímetro com leitura True RMS, o que não me parece ser o caso.
Pelos números postados concordo contigo e também acredito que não há nem mal contato e nem fuga de corrente, no meu modo de ver mostram que ontem houve baixa tensão em alguns momentos, principalmente na partida que é quando se precisa da reserva de carga e caiu a corrente de partida, e hoje apenas recuperou-se um pouco, sinalizam em princípio que a bateria pode até estar "segurando" carga mas está perdendo a capacidade de reserva e não consegue alimentar os consumidores do pacote dela tais como alarme, rádios codificado, travas e etc, tanto é que a corrente de partida começou cair um pouco em torno de 10, quando chegar próxima de 9 ou abaixo fatalmente não vai mais conseguir sustentar a partida, até lá bom observar no painel no momento exato da partida na ignição para ver quanto dá de corrente de partida, primeiro alerta.

O problema é o seguinte, quanto mais fraca a bateria cada vez interfere no funcionamento do regulador de voltagem e as leituras com ela nessa situação vão te confundir, isso ocorreu comigo recentemente na C55, retinha carga mas não tinha às vezes reserva suficiente para manter a eletrônica; te sugiro mandar testar essa bateria em equipamento próprio de lojas, SE ela ainda estiver "segurando" carga, tire-a do carro e mande dar uma carga lenta nela de no mínimo 24 horas, reinstale-as e observe novamente o comportamento do regulador de voltagem e funcionamento dos acessórios.    

VEja no Manual Bosch (link abaixo) que uma bateria de 90Ah precisa de menos 25A de reserva para manter os acessórios e para partida no motor, as correntes em vazio típicas dos principais consumidores em mileamperes/hora são as seguintes:
Computador de bordo 5
Alarme 10
Mecanismos de abertura de janela 5
Sistema de ignição 5
Sistema de injeção 5
Relógio digital 3
Rádio com sistema de códigos 3
Relógio analógico 7
Os valores acima se referem ao consumo máximo
por equipamento individual. Se o veículo possuir
um sistema elétrico de abertura de janela em cada
porta de um veículo com quatro portas, a corrente
em vazio resultante de todo o sistema de abertura
de janela é igual a 4 x 5 mA = 20 mA. Se o
veículo tiver um relógio digital integrado no rádio
com um sistema de códigos, então haverá a carga
de 3 mA do relógio + 3 mA do sistema de código
= 6 mA etc.

(Fonte: 
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/baterias/downloads/Manual_de_Baterias_Bosch_6_008_FP1728_04_2007.pdf
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por Paulo Kropsch Seg 14 Jul 2014 - 17:20

Ola Antonio Elias:

Obrigado pelo Manual Bosch e pela "aula" no assunto bateria, leituras, cargas, contatos e etc.
Minha bateria já está com mais de três anos. Vou fazer o teste que você sugere,  mas antes quero achar uma loja que tenha bateria  de 100 A que caiba na 203, caso eu tenha que trocar a atual já. Qual a bateria que você está usando na sua 203 ?

Abraço   Paulo
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por Convidado 9 Seg 14 Jul 2014 - 20:09

Por nada Paulo, que aula nada, já penei com esses probleminhas chatos! rsrsrsrsrs
Como rodo muito pouco na W203 AMG, 3 a 4.000Km/ano, instalei nela o ano passado uma Moura de 110A QD; a última informação que tive no revendedor daqui é que essa 110A não existe mais e foi substituída por 100A oferecida opcionalmente com a 95A, mais barata, uso-a na W163 e é suficiente para quem tem W203 de uso diário e/ou mais frequente, a diferença entre elas é na reserva e corrente de partida maiores na atual 100A, abaixo um link apenas como referência: 
http://www.bateriaautomotiva.com.br/ecommerce_site/produto_2505_4651_Bateria-Moura-95Ah-100Ah-M95QD-M100QD-Original-de-Montadora
Convidado 9
Usuário Platina
Usuário Platina

Mensagem por lcq5 Qui 24 Jul 2014 - 17:24

Estou com o mesmo problema! Conseguiu resolver Paulo?
lcq5
lcq5
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 19
Interesses : futebol e carros
Estado : São Paulo

Mensagem por Paulo Kropsch Qui 24 Jul 2014 - 17:59

Ola Icq5:

Eu não quis levar o carro na loja de bateria , pois acho que eles iriam condena-la para me vender uma nova. Até hoje, em todos os carros que tive, só troquei bateria quando o arranque não vira. Talvez eu tenha que me acostumar com essa nova geração de carros com muita eletrônica, que exigem outras referencias. Levei um tempo para conseguir emprestado um carregador de baterias e estou no momento dando uma carga lenta.  Vamos ver se apos a carga, a bateria em repouso apos algumas horas mostra um valor superior a 11,7 V no voltímetro do painel do carro. Qual a voltagem indicada no seu carro após ficar parado a noite inteira ? 

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por lcq5 Qui 24 Jul 2014 - 18:10

Paulo, farei o teste amanhã e te falo!
Hoje levei em uma oficina especializada aqui em Campinas e me disseram que talvez seja problema nos filetes do vidro traseiro, porque é lá que fica a antena do controle do alarme, porque eu troquei o insulfilm do carro +ou- quatro meses atrás ou problema no módulo da antena que fica perto do vidro traseiro... Mas eles só poderão fazer testes na próxima semana!! Então, amanhã levarei em outra especializada para ver se eles conseguem diagnosticar amanhã mesmo!!!!
lcq5
lcq5
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Paulo Kropsch Qui 24 Jul 2014 - 18:36

Ola Icq5:

Você consegue abrir o carro apontando a chave bico de pato para o sensor infra vermelho da porta do motorista ? Se o defeito é intermitente, em uma hora que o sistema esteja funcionando, abaixe um pouco o vidro da janela do motorista,feche a porta , aponte a chave para o sensor e segure uns 10 segundos para trancar a porta e subir o vidro. Se isto acontecer, repita a operação sem apontar a chave para o sensor e veja se apenas a porta tranca. Isto comprovaria que seu problema não deve ser na antena de RF. Se não trancar , indica realmente problema na antena.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por lcq5 Qui 24 Jul 2014 - 20:30

Paulo, pelo IR abre e fecha normalmente! Porém, por rádio morreu de vez!  😢
lcq5
lcq5
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Paulo Kropsch Qui 24 Jul 2014 - 23:14

Ola Icq5:

Na minha opinião, não ha mais duvida que deve ser falha na recepção da antena no vidro ou entre esta e o amplificador escondido debaixo do forro do teto. 
Pelo que li no benzworld e mbworld, poderia ser influencia do insulfilm. A pior possibilidade é se for interrupção de contato entre antena e amplificador. 
A recomendação padrão seria trocar o vidro traseiro que a Mercedes já fornece com o amplificador colado nele.
Não sei se no Brasil alguém já desenvolveu uma técnica de  refazer esta ligação com algum tipo de tinta condutora. 
Estou curioso de saber o resultado de sua visita ao especializado.

Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Paulo Kropsch
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Mensagem por RDOUGLAS Sex 1 maio 2015 - 13:25

Olá Nestor,

Já faz tempo esse caso de não abrir pela RF, até hoje estou abrindo e fechando pelo infra, já fui na concessionária e oficinas e passei tudo quanto é tipo de raster/sistema, más não apresenta defeito, em alguns apenas informa que esta desligado/off essa parte la traz, aqui na cidade ainda não encontrei alguém que poderia me ajudar nisso,...
RDOUGLAS
RDOUGLAS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Interesses : TODOS
Estado : Paraná

Mensagem por RDOUGLAS Sex 1 maio 2015 - 13:27

Alguém dos confrades teria o esquema lá do teto, atrás do forro na traseira, pelo menos para mim ver onde fica exatamente a antena e as partes da placa de amplificação,...
RDOUGLAS
RDOUGLAS
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 11
Interesses : TODOS
Estado : Paraná

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado