desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
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desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Senhores,
Descobri que estou com problemas no modulo de Injeção / ignição (CIS-E control unit) e/ou chicote e preciso acessar o mesmo que se encontra do lado direito dianteiro (ao lado dos pés do passageiro).
Alguém sabe como eu desmonto esta pequena peça triangular de forração pois não há nenhum parafuso aparente?
Não encontrei nada no CD WIS e nem do EPC (Aliás os carros são excelentes, mas os índices destas duas literaturas são uma lastima).
grato
Descobri que estou com problemas no modulo de Injeção / ignição (CIS-E control unit) e/ou chicote e preciso acessar o mesmo que se encontra do lado direito dianteiro (ao lado dos pés do passageiro).
Alguém sabe como eu desmonto esta pequena peça triangular de forração pois não há nenhum parafuso aparente?
Não encontrei nada no CD WIS e nem do EPC (Aliás os carros são excelentes, mas os índices destas duas literaturas são uma lastima).
grato
Alan- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Não entendi onde está isso aí... :?:
Não tem uma fotenha nem um desenhinho aí não mestre Alan?
Não tem uma fotenha nem um desenhinho aí não mestre Alan?
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Caro Bodó,
Me referia a forração que fica do lado direito entre o final da porta (do lado da dobradiça)e a parte inclinada do piso
Já matei a charada, é só forçar com jeito que dois grampos se soltam (mando foto em MP) e infelizmente o defeito não está no chicote e sim no modulo. Puxar um fio paralelo ia dar trabalho mas ficar mais barato. O modulo não está enviando corrente para o potenciômetro do prato dosador de ar que “somente “ informa ao modulo que o motor saiu de marcha lenta, com isto não tenho monitoramento da mistura e o bicho bebe “muito” mais que o dono.
Agora dá-lhe pesquisa no ebay até encontrar o modulo certo.
Se alguem souber de um : numero A 004 545 40 32 ou A 006 545 10 32
grato
Me referia a forração que fica do lado direito entre o final da porta (do lado da dobradiça)e a parte inclinada do piso
Já matei a charada, é só forçar com jeito que dois grampos se soltam (mando foto em MP) e infelizmente o defeito não está no chicote e sim no modulo. Puxar um fio paralelo ia dar trabalho mas ficar mais barato. O modulo não está enviando corrente para o potenciômetro do prato dosador de ar que “somente “ informa ao modulo que o motor saiu de marcha lenta, com isto não tenho monitoramento da mistura e o bicho bebe “muito” mais que o dono.
Agora dá-lhe pesquisa no ebay até encontrar o modulo certo.
Se alguem souber de um : numero A 004 545 40 32 ou A 006 545 10 32
grato
Alan- Usuário Platina
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FOTOS
Imaginei que fosse alguma coisa no cofre do motor...
Fica aqui as imagens para referência futura.
Módulo é soda! Boa sorte na procura.
Conte depois para a gente o desfecho. :pos:
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Maluhy- Consultor Técnico
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Honolavel mestre Maluhy,
Onde, quanto tempo demora?
O defeito não deve ser grave, somente uma função não está funcionando, terminal 7 deveria fornecer 0,5-2,5 V para o pólo 2 do potenciômetro do prato de ar e está só fornecendo 0,05 V. Desta forma não há monitoramento de mistura na alta pelo EHA.
Já abri a caixa e não encontrei oxidação ou solda fria
Onde, quanto tempo demora?
O defeito não deve ser grave, somente uma função não está funcionando, terminal 7 deveria fornecer 0,5-2,5 V para o pólo 2 do potenciômetro do prato de ar e está só fornecendo 0,05 V. Desta forma não há monitoramento de mistura na alta pelo EHA.
Já abri a caixa e não encontrei oxidação ou solda fria
Alan- Usuário Platina
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Karl Fass.- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Alan,
Sobre eletro-eletronica MB, aqui em Sao Paulo converse com o Marcelo Canto. O telefone dele estah lah no topico Caminho das Pedras.
Abraços,
Renato.
Sobre eletro-eletronica MB, aqui em Sao Paulo converse com o Marcelo Canto. O telefone dele estah lah no topico Caminho das Pedras.
Abraços,
Renato.
Lobo- Usuário Platina
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Alan- Usuário Platina
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Módulos
Vejam vcs, uma Merça com mais de 20anos resolveu dar tilt no módulo, esse mes apareceu um Corsa 1.8 flex 2005 com 12000km que não ligava o a/c e nem tinha lenta, diagnóstico,módulo...semana passada uma Palio week 2007 com 40000km que depois de ligada funcionava 2 minutos e depois parava de funcionar o drive by wire , diagnóstico,módulo.....cada um custa de 2 a 3000 reais , sem possibilidade de reparo ,fala sério, e tem gente que chega para mim e diz que carro novo não aborrece, tá bom.........
Maluhy- Consultor Técnico
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Pois é, o tiozão tava bem abandonado e necessitou de um monte de peças, mais não estou magoado não. Ele não parou por causa do modulo, é que eu queria a perfeição e procurei o motivo do alto consumo, e após checar todas as partes eletrônicas e chicote, descobri que um borne do modulo estava aberto e não enviava sinal para o potenciômetro do dosador de ar que é toda a base do controle de mistura.
Mas já comprei um outro no ebay por US 160 é só aguardar que esteja perfeito. O outro mandamos alguém recuperar e em comparação com os carros atuais nacionais ainda estou no lucro.
Mas já comprei um outro no ebay por US 160 é só aguardar que esteja perfeito. O outro mandamos alguém recuperar e em comparação com os carros atuais nacionais ainda estou no lucro.
Alan- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Alan,
Quanto era o consumo alto que te alarmou ?
Abraços,
Renato.
Quanto era o consumo alto que te alarmou ?
Abraços,
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Lobo- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
veja bem, não me alarmou financeiramente, mas tecnicamente. Detalhe, todas as outras partes da ignição e dosificador estão zeradas.
Andando em estrada perfeita como a Bandeirantes, no tempomat a 110 km/h deveria fazer uns 6,5 a 7 e fez 5 km/L.
Pudera, quando a ignição e injeção não estão sendo monitoradas pelo modulo, o motor está funcionando em regime constante de alimentação em qualquer situação, nem as curvas de avanço são otimizadas para cada regime de funcionamento.
Veremos até onde minhas expectativas serão atingidas
Andando em estrada perfeita como a Bandeirantes, no tempomat a 110 km/h deveria fazer uns 6,5 a 7 e fez 5 km/L.
Pudera, quando a ignição e injeção não estão sendo monitoradas pelo modulo, o motor está funcionando em regime constante de alimentação em qualquer situação, nem as curvas de avanço são otimizadas para cada regime de funcionamento.
Veremos até onde minhas expectativas serão atingidas
Alan- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
De fato ! Nao sei ateh que ponto pode-se comparar pois a sua eh 8 cilindros, mas 5 Km/L eh o consumo da minha 190E 2.6 6 cilindros na cidade de Sao Paulo !
Lobo- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Senhores,
Hoje chegou minha CPU. Todo eufórico monto a dita cuja e o
defeito persistiu!!!
Obviamente possesso e decepcionado vou verificar novamente o
chicote e nada de errado com ele.
Dois módulos com o mesmo problema? E porque não algo crônico
da época e a informação se perdeu no tempo?
Bem, o Mr. DIY não se deu por vencido. Verifico no WIS que o
borne em aberto se conecta internamente com outro que vira terra. Bem, Já que se conecta internamente, porque não externamente?
Faço uma ponte com um fio fino no próprio soquete do modulo e...BINGO! todas as
funções do modulo funcionam!
Acredito que nesta parte do modulo entre os referidos bornes
deva haver uma pequena resistência ou diodo para proteger o resto contra curtos
de mal contatos ou de chicote dos elementos alimentados pela mesma que ao longo
dos anos após passar por muitos curiosos se queimaram.
Confrades com Mercedes com KE-jetronic acordem!
Acredito que muitas tenham tal problema que inibe a atuação
de vários componentes como ajuste de curva de avanço, correção de altitude e
ajuste de mistura conforme solicitação/RPM do motor. E se não analisar tudo
detalhadamente não percebe, pois o carro funciona perfeitamente principalmente
na lenta, mas funciona na alta com programa de urgência.
O segredo conto somente sob certas condiçõe$$$$$$.
Agora resta fazer nova media de consumo para verificar
eventual melhoria, mas o que ela já andava antes e o que acelera agora é
brincadeira! : pl :
Hoje chegou minha CPU. Todo eufórico monto a dita cuja e o
defeito persistiu!!!
Obviamente possesso e decepcionado vou verificar novamente o
chicote e nada de errado com ele.
Dois módulos com o mesmo problema? E porque não algo crônico
da época e a informação se perdeu no tempo?
Bem, o Mr. DIY não se deu por vencido. Verifico no WIS que o
borne em aberto se conecta internamente com outro que vira terra. Bem, Já que se conecta internamente, porque não externamente?
Faço uma ponte com um fio fino no próprio soquete do modulo e...BINGO! todas as
funções do modulo funcionam!
Acredito que nesta parte do modulo entre os referidos bornes
deva haver uma pequena resistência ou diodo para proteger o resto contra curtos
de mal contatos ou de chicote dos elementos alimentados pela mesma que ao longo
dos anos após passar por muitos curiosos se queimaram.
Confrades com Mercedes com KE-jetronic acordem!
Acredito que muitas tenham tal problema que inibe a atuação
de vários componentes como ajuste de curva de avanço, correção de altitude e
ajuste de mistura conforme solicitação/RPM do motor. E se não analisar tudo
detalhadamente não percebe, pois o carro funciona perfeitamente principalmente
na lenta, mas funciona na alta com programa de urgência.
O segredo conto somente sob certas condiçõe$$$$$$.
Agora resta fazer nova media de consumo para verificar
eventual melhoria, mas o que ela já andava antes e o que acelera agora é
brincadeira! : pl :
Alan- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Beleza Alan!
Desculpe a indiscrição, mas você vai conseguir devolver o outro módulo ou fica como "reserva"?
Desculpe a indiscrição, mas você vai conseguir devolver o outro módulo ou fica como "reserva"?
Convidad- Convidado
Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Bodó,
não é indiscrição, o custo em correio e meu tempo para
devolver, e não saber se o cara devolve o dinheiro não vale à pena. Alem disso
ele vai argumentar, de que a peça foi retirada de um carro em funcionamento e
isto não quer dizer que a peça estava perfeita como acabo de aprender.
Como a peça é via de regra cara e vital, e eu sei o reparo a
custo zero, vai ficar de reserva.
não é indiscrição, o custo em correio e meu tempo para
devolver, e não saber se o cara devolve o dinheiro não vale à pena. Alem disso
ele vai argumentar, de que a peça foi retirada de um carro em funcionamento e
isto não quer dizer que a peça estava perfeita como acabo de aprender.
Como a peça é via de regra cara e vital, e eu sei o reparo a
custo zero, vai ficar de reserva.
Alan- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
alan ja teve retorno sobre o consumo e desempenho se melhorou?
a 190E 2.6 nem na estrada melhora o consumo
na cidade 5km/l se andar na boa com ar ligado sempre
na estrada 6,5km/l no maximo se andar nos limites com piloto com ar ligado sempre
a 190E 2.6 nem na estrada melhora o consumo
na cidade 5km/l se andar na boa com ar ligado sempre
na estrada 6,5km/l no maximo se andar nos limites com piloto com ar ligado sempre
Daniel AMG- Cadastro desatualizado pendente regularização
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Pala,
Eu instalei
o módulo, descobri o problema e resolvi o mesmo ontem as 22:00. Fiquei já satisfeitíssimo
com o sucesso da operação e quando percebi que o “tijolinho” finalmente estava
controlando a mistura em alta também.
Não vou ter
chance de fazer o teste do consumo tão rápido, pois vou nos feriados para Araxá
de Wcoringa, Vectra a álcool, pois 1.200 KM com a media anterior de 5 KM/L é
muito din din.
Vá ao Gato
e peça para ele medir na tomada redonda (de 11 pinos se não me engano, que na
minha fica no para lama lado motorista) com um multímetro ajustado para Volts, com
negativo no pino 2 e positivo no pino 3.
Em lenta a
Voltagem deve variar entre 5 e 7 Volts e em alta (2.000 rpm) a media pode ser
10% menor. Voltagem menor, mistura + pobre.
Se você acelerar
e a voltagem cair para 0,23 V, BINGO! Teu modulo tem o mesmo defeito do meu e
seu carro funciona em programa de urgência. O funcionamento do motor é perfeito
mas não eficiente.
Caso seja
este o fato, informo a solução em MP.
Com o
monitoramento da mistura também acima da marcha lenta, só posso deduzir um menor
consumo, vamos ver.
Eu instalei
o módulo, descobri o problema e resolvi o mesmo ontem as 22:00. Fiquei já satisfeitíssimo
com o sucesso da operação e quando percebi que o “tijolinho” finalmente estava
controlando a mistura em alta também.
Não vou ter
chance de fazer o teste do consumo tão rápido, pois vou nos feriados para Araxá
de Wcoringa, Vectra a álcool, pois 1.200 KM com a media anterior de 5 KM/L é
muito din din.
Vá ao Gato
e peça para ele medir na tomada redonda (de 11 pinos se não me engano, que na
minha fica no para lama lado motorista) com um multímetro ajustado para Volts, com
negativo no pino 2 e positivo no pino 3.
Em lenta a
Voltagem deve variar entre 5 e 7 Volts e em alta (2.000 rpm) a media pode ser
10% menor. Voltagem menor, mistura + pobre.
Se você acelerar
e a voltagem cair para 0,23 V, BINGO! Teu modulo tem o mesmo defeito do meu e
seu carro funciona em programa de urgência. O funcionamento do motor é perfeito
mas não eficiente.
Caso seja
este o fato, informo a solução em MP.
Com o
monitoramento da mistura também acima da marcha lenta, só posso deduzir um menor
consumo, vamos ver.
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
vou repassar este post ao cesar gato por email e vamos ver no que da
obrigado
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Daniel AMG- Cadastro desatualizado pendente regularização
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Alan,
Fiz a medicao na minha 190E 2.6 USA 1991 : 7 a 8V em lenta, 8 a 9V a 2.000 rpm. Qual o significado ? Alguma outra medicao que deva ser feita em outros pinos desta mesma tomada redonda ?
Abraços,
Renato.
Fiz a medicao na minha 190E 2.6 USA 1991 : 7 a 8V em lenta, 8 a 9V a 2.000 rpm. Qual o significado ? Alguma outra medicao que deva ser feita em outros pinos desta mesma tomada redonda ?
Abraços,
Renato.
Lobo- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Lobo,
Não tenho o
manual de mecânico da sua (WIS), mas em se tratando de proporção de mistura,
acredito que seja o mesmo.
Com motor em temperatura de funcionamento, a proporção
ideal é de mistura ar-combustivel é lambada = 1 e isto se traduz em uma leitura
entre 6,5 e 6,8 V na lenta. Sua mistura está um pouco rica, para emagrecer,
chave Allen longa 3 mm no furo no centro do filtro de ar em marcha lenta e não acelerar com a chave engatada!. Tem que fazer uma pressão
em uma mola para ela se encaixar e girar levemente ¼ de volta anti-horario (horário
enriquece). Se após esta regulagem na alta você não obtiver aprox. 10% a menos
de leitura, a regulagem do atuador elétrico hidráulico é mais complicada, para
fuçadores com certa experiência, caso você o seja explico o resto.
Se a lenta
começar a chacoalhar, limpeza de bicos e / ou troca de membrana do dosificador
e nova regulagem.
Não tenho o
manual de mecânico da sua (WIS), mas em se tratando de proporção de mistura,
acredito que seja o mesmo.
Com motor em temperatura de funcionamento, a proporção
ideal é de mistura ar-combustivel é lambada = 1 e isto se traduz em uma leitura
entre 6,5 e 6,8 V na lenta. Sua mistura está um pouco rica, para emagrecer,
chave Allen longa 3 mm no furo no centro do filtro de ar em marcha lenta e não acelerar com a chave engatada!. Tem que fazer uma pressão
em uma mola para ela se encaixar e girar levemente ¼ de volta anti-horario (horário
enriquece). Se após esta regulagem na alta você não obtiver aprox. 10% a menos
de leitura, a regulagem do atuador elétrico hidráulico é mais complicada, para
fuçadores com certa experiência, caso você o seja explico o resto.
Se a lenta
começar a chacoalhar, limpeza de bicos e / ou troca de membrana do dosificador
e nova regulagem.
Duty cycle=[1-(V/0,97xVmax)]X100% | ||||
Measured on X11 pin #3 and #2 | ||||
Duty cycle | V | Vmax= | 13,80V | |
100% | 0 | 13,38 | ||
96% | 0,5 | 13,38 | ||
93% | 1 | 13,38 | ||
89% | 1,5 | 13,38 | ||
85% | 2 | 13,38 | ||
81% | 2,5 | 13,38 | ||
78% | 3 | 13,38 | ||
74% | 3,5 | 13,38 | ||
70% | 4 | 13,38 | ||
LEAN | 66% | 4,5 | 13,38 | |
63% | 5 | 13,38 | ||
59% | 5,5 | 13,38 | ||
55% | 6 | 13,38 | ||
51% | 6,5 | 13,38 | | |
49% | 6,8 | 13,38 | ||
48% | 7 | 13,38 | ||
44% | 7,5 | 13,38 | ||
40% | 8 | 13,38 | ||
RICH | 36% | 8,5 | 13,38 | |
33% | 9 | 13,38 | ||
29% | 9,5 | 13,38 | ||
25% | 10 | 13,38 | ||
22% | 10,5 | 13,38 | ||
18% | 11 | 13,38 | ||
14% | 11,5 | 13,38 | ||
10% | 12 | 13,38 |
Alan- Usuário Platina
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Re: desmontar forração w126-Acesso ao modulo CIS-E
Alan,
Eu tenho o manual do motor 103.942, em que capitulo procuro para saber se hah alguma diferença de especificacao ?
Jah regulei eu mesmo a mistura antes, baseando-me apenas na estabilidade da lenta, mas faz bastante tempo e nao conhecia estes paramentros de mediçao.
O maximo que jah fiz foi remove-lo, reinstala-lo e testar um outro, mas gostaria de aprender como regular o EHA, sim !
Grato !
Abraços,
Renato.
Eu tenho o manual do motor 103.942, em que capitulo procuro para saber se hah alguma diferença de especificacao ?
Jah regulei eu mesmo a mistura antes, baseando-me apenas na estabilidade da lenta, mas faz bastante tempo e nao conhecia estes paramentros de mediçao.
O maximo que jah fiz foi remove-lo, reinstala-lo e testar um outro, mas gostaria de aprender como regular o EHA, sim !
Grato !
Abraços,
Renato.
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