Ar condicionado não esquenta! (W168)
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Ar condicionado não esquenta! (W168)
Olá pessoal,
Essses dias estava saindo do trabalho por volta de 06:00hs e tava chovendo pra diluvio, como o carro passou a madrugada no sereno tava todo embaçado, liguei o ar e pus pra esquentar e desenbaçar, quando começou a desembaçar o parabrisa, parou de sair quente e começou a ficar frio do nada, e dpois disso eu ligo o ar e tanto faz eu mexer na chave pra frio ou quente, como isso foi um dia depois de eu ter mandado por som, levei de volta na loja de som e disse que eles deveriam ter feito algo errado ou mexido em algum fio do ar, o preparador de som testou os fusíveis e axou um queimado, trocou, mas o ar continua da mesma forma, sem funcionar! e Agora?
Essses dias estava saindo do trabalho por volta de 06:00hs e tava chovendo pra diluvio, como o carro passou a madrugada no sereno tava todo embaçado, liguei o ar e pus pra esquentar e desenbaçar, quando começou a desembaçar o parabrisa, parou de sair quente e começou a ficar frio do nada, e dpois disso eu ligo o ar e tanto faz eu mexer na chave pra frio ou quente, como isso foi um dia depois de eu ter mandado por som, levei de volta na loja de som e disse que eles deveriam ter feito algo errado ou mexido em algum fio do ar, o preparador de som testou os fusíveis e axou um queimado, trocou, mas o ar continua da mesma forma, sem funcionar! e Agora?
xanddele- Usuário Iniciante
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Vc notou se a velocidade da ventoinha do AC está com as 4 variações?
O aquecedor é uma resistência que fica na caixa do ar, e que comanda as velocidades do ventilador do AC tbm.
Visível retirando o motor do ventilador ou também através da cabine (mais complicado).
Olhe no centro da foto, um negócio que tem "uma mola":
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O aquecedor é uma resistência que fica na caixa do ar, e que comanda as velocidades do ventilador do AC tbm.
Visível retirando o motor do ventilador ou também através da cabine (mais complicado).
Olhe no centro da foto, um negócio que tem "uma mola":
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erocha- Usuário Ouro
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Vc experimentou ligar somente a ventilação com o seletor de temperatura no quente?
Jorge A- Usuário Platina
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Oi Xanddele,
Voce ja tinha usado o ar quente do seu carro antes?
Agora tanto faz em que posicao voce coloca o termostato o ar sai normal ou gelado?
Voce ja tinha usado o ar quente do seu carro antes?
Agora tanto faz em que posicao voce coloca o termostato o ar sai normal ou gelado?
rpsolano- Usuário Ouro
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Oi,
As velocidades 1 a 4 funcionam normalmente, mas só sai ar gelado, independente do que eu ponha na chave de temperatura, e funcionava normalmente antes, como eu disse , eu liguei ele e começou a sair ar quente, quando começou desenbaçar parou de sair ar quente e começou a gelar , agora só gela!
As velocidades 1 a 4 funcionam normalmente, mas só sai ar gelado, independente do que eu ponha na chave de temperatura, e funcionava normalmente antes, como eu disse , eu liguei ele e começou a sair ar quente, quando começou desenbaçar parou de sair ar quente e começou a gelar , agora só gela!
xanddele- Usuário Iniciante
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
acho que vai ter que abrir para dar uma olhada no comando, na resitência, se no momento de instalar o som não puxaram alguma coisa do comando (difícil).
erocha- Usuário Ouro
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Pessoal, levei o carro numa especializada em ar condicionado, eles me disseran que era o comando, comprei outro, e coloquei, nada mudou.
Levei em outra especializada, testaram os dois comandos o que estava e o q comprei, os dois estao bons, me disseram que tem que desmontar pra ver, e pra desmontar me cobraram 800,00 , ainda nao levei, e agora!
Levei em outra especializada, testaram os dois comandos o que estava e o q comprei, os dois estao bons, me disseram que tem que desmontar pra ver, e pra desmontar me cobraram 800,00 , ainda nao levei, e agora!
xanddele- Usuário Iniciante
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Eu cobraria o dinehiro do comando comprado a toa a outra "especializada" ... fala sério, especular até eu faço... depois saio trocando peça e fica por isso mesmo??? Eu ficaria p... da vida e ia criar barulho...
Mas voltando ao caso, acho que deveria procurar outro lugar e confrontar o que dizem, de preferência algum lugar com renome se houver por aí...
Abraços e boa sorte
Mas voltando ao caso, acho que deveria procurar outro lugar e confrontar o que dizem, de preferência algum lugar com renome se houver por aí...
Abraços e boa sorte
Wanderson Viana.- Usuário Platina
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walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Uma pergunta aos entendidos de classe A, que resistencia é esta que o erocha mencionou.
festina- Usuário Platina
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
@festina
olhe na foto deste post: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Esta resistência é que esquenta o ar e comanda velocidades da ventoinha; fica dentro da caixa do ar.
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Esta resistência é que esquenta o ar e comanda velocidades da ventoinha; fica dentro da caixa do ar.
erocha- Usuário Ouro
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Perguntei pois não sabia que a classe A não utilizava o sistema de aquecimento do ar interno por radiador de agua. Todos os carros que conheci são por radiador interno.
festina- Usuário Platina
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Data de inscrição : 30/09/2008
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Esta caixa d ar que vcs estão falando é aquela que fica em baixo do capô, correto? Eu abri e só axei o filtro de ar.
xanddele- Usuário Iniciante
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
como acho o rele do ventilador k 9 dentro do capo?
pois o 2 estagio do ventilador so funciona quando quer
pois o 2 estagio do ventilador so funciona quando quer
pita.junioroc.3- Usuário Iniciante
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AR CONDICIONADO NÃO ESQUENTA - COMO RESETAR? - 160 MEC 2003
Boa tarde, se alguém puder ajudar ou direcionar ao tópico específico agradeço, minha bateria morreu devido a estar ruim e eu ter instalado módulo, etc; e fiquei na estrada sem partida e sem cabos para "ponte" assim tiramos a bateria de outro carro, demos partida no meu, e com o motor funcionando coloquei a minha de volta, até então o ar funcionava 100%, agora não esquenta; gela normal, funciona as 4 velocidades mas não troca de temperatura, apenas diminui o gelado, um especialista de mb aqui da cidade (Passo Fundo - RS) me deu a dica de resetar o ar, deixando o carro 30min com o polo do positivo apenas na bateria, e depois recolocar o negativo, ligar a chave na pos 2 e ligar o ar novamente, alguém sabe se isso procede? não conheço a oficina, vi 2 c180 e uma slk 250 na oficina dele; fora isso vi no google da vida um método de segurar o botão de secar o ar e o de recirculação, mas acho que não funciona na classe A (160 mec 2003), alguém consegue ajudar? estamos no inverno no RS, com bastante chuva, frio, umidade e serração, prejudica muito não ter o quente.
Me falaram também que ao instalar o som, o cara pode ter mexido no motor que altera o ar, dando passagem ao ar quente, pois fica proximo de onde vai o rádio.
Agradeço em antecipado qualquer ajuda.
Abs confrades;
Me falaram também que ao instalar o som, o cara pode ter mexido no motor que altera o ar, dando passagem ao ar quente, pois fica proximo de onde vai o rádio.
Agradeço em antecipado qualquer ajuda.
Abs confrades;
FernandhoSilva- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 28/07/2014
Interesses : Classe A 160 mecânica 2003/2003
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Fernandhosilva, te redirecionei para esse tópico em andamento.
Desconheço esse "reset" de desligar cabo de bateria e etc., nem todo reparador conhece bem o sistema de funcionamento desse compressor Denso 6 com variação de cilindrada que equipa o Classe A, funciona sem embreagem eletromagnética através de solenóide e tem um módulo que atua junto com o sistema de arrefecimento do motor e pressão do fluído refrigerante, essa matéria técnica explica bem:
Abs,
Desconheço esse "reset" de desligar cabo de bateria e etc., nem todo reparador conhece bem o sistema de funcionamento desse compressor Denso 6 com variação de cilindrada que equipa o Classe A, funciona sem embreagem eletromagnética através de solenóide e tem um módulo que atua junto com o sistema de arrefecimento do motor e pressão do fluído refrigerante, essa matéria técnica explica bem:
Te sugiro encaminhar esse Classe A para algum representante Denso na sua região que conheça esse sistema para efetuar os diagnósticos e reparos corretamente, até mesmo para evitar troca de peças desnecessárias.Os principais problemas do sistema de ar condicionado no Classe A são:
O módulo de variação de velocidades do eletroventilador atende o sistema de arrefecimento do motor e também pelo nível de pressão do fluido refrigerante (monitorado por um transdutor de pressão), do sistema de ar condicionado, na linha de alta pressão após o condensador. Esse módulo quando apresenta problemas, geralmente não aciona corretamente o eletroventilador, causando alta pressão e temperatura na saída do compressor, o que ocasiona desgaste prematuro dos pistões e virabrequim, danificando o compressor.
O compressor é um ‘Denso 6 SEU’, com variação de cilindrada, acionado por uma válvula solenóide em seu cabeçote. Este solenóide recebe pulsos de 12 volts PWM do módulo do ar condicionado, e desta forma não necessita de embreagem eletromagnética e seu virabrequim está sempre girando com o motor do carro. A cilindrada só aumenta se houver solicitação e pulsos para o solenóide, caso contrário, o angulo do virabrequim do compressor não se altera e os pistões ficam praticamente sem curso.
Este sistema não deve trabalhar sem o fluido refrigerante, pois com o tempo faltará lubrificação no compressor e ele vai ‘moer’ por dentro. Se ele travar, o acoplamento da polia do compressor (um fusível mecânico) irá romper, deixando a polia do compressor livre para não oferecer resistência ao funcionamento do motor. Para a troca do compressor é necessário trocar também o filtro secador e fazer um ‘flushing’ no sistema, além de detectar e corrigir a origem do problema.
O solenóide do compressor tem uma resistência aproximada de 10,5 ohms a 20°C de temperatura ambiente, mas não costuma apresentar problemas.
Principais problemas do compressor: Vazamento no virabrequim (Lip Seal/vedador), desgaste interno no virabrequim ou rolamento da polia do compressor.
Para acessar o compressor, recomenda-se retirar as duas tampas metálicas protetoras do cárter e seu barramento.
O ventilador interno, devido ao desgaste prematuro das escovas e coletor do motor elétrico BOSCH, começa a falhar e deixa de funcionar. O acesso é pela frente do carro, atrás do filtro antipólen.
A mangueira de alta com o tempo começa a atritar e poderá vazar. O acesso é atrás do pára-lama direito.
É importante marcar a posição/caminho da correia poli-V, pois ela pode ser montada de mais de uma forma.
Já a parte de sensores de temperatura não costuma apresentar problemas e eventualmente o evaporador poderá apresentar vazamento.
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Abs,
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
bom dia,
Fernandhosilva, te redirecionei para esse tópico em andamento.
Desconheço esse "reset" de desligar cabo de bateria e etc., nem todo reparador conhece bem o sistema de funcionamento desse compressor Denso 6 com variação de cilindrada que equipa o Classe A, funciona sem embreagem eletromagnética através de solenóide e tem um módulo que atua junto com o sistema de arrefecimento do motor e pressão do fluído refrigerante, essa matéria técnica explica bem:
A oficina que levei e me indicou a fazer isso não é autorizada, mas referência em MB na região, quando cheguei lá haviam 2 slk, 1c, e mais alguns que não prestei atenção; e o mecânico em sí trabalhou por 17 anos na MB (pelo que ele diz); não achei também essa maneira de resetar o ar fuçando no google, porém estou com outro problema que pode ter ocasionado isso, a bateria está muito ruim mesmo; se foi, e hoje vou trocar, vou colocar uma boa de 75, pois ele citou que a bateria pode ter dado tilt em algum módulo, etc; mas já estou procurando pessoal da Denso que fique próximo; agradeço como sempre.
Abs Confrades.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] por [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] em Sex 29 Ago 2014 - 3:50Fernandhosilva, te redirecionei para esse tópico em andamento.
Desconheço esse "reset" de desligar cabo de bateria e etc., nem todo reparador conhece bem o sistema de funcionamento desse compressor Denso 6 com variação de cilindrada que equipa o Classe A, funciona sem embreagem eletromagnética através de solenóide e tem um módulo que atua junto com o sistema de arrefecimento do motor e pressão do fluído refrigerante, essa matéria técnica explica bem:
A oficina que levei e me indicou a fazer isso não é autorizada, mas referência em MB na região, quando cheguei lá haviam 2 slk, 1c, e mais alguns que não prestei atenção; e o mecânico em sí trabalhou por 17 anos na MB (pelo que ele diz); não achei também essa maneira de resetar o ar fuçando no google, porém estou com outro problema que pode ter ocasionado isso, a bateria está muito ruim mesmo; se foi, e hoje vou trocar, vou colocar uma boa de 75, pois ele citou que a bateria pode ter dado tilt em algum módulo, etc; mas já estou procurando pessoal da Denso que fique próximo; agradeço como sempre.
Abs Confrades.
FernandhoSilva- Usuário Iniciante
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Re: Ar condicionado não esquenta! (W168)
Fernando, uso bateria Bosch de 75 Ah no nosso A190, excelente.
Quanto ao A/C, não deixe nos dar um retorno para sabermos o resultado e aprendermos.
Sucessos nos reparos,
Abs,
Quanto ao A/C, não deixe nos dar um retorno para sabermos o resultado e aprendermos.
Sucessos nos reparos,
Abs,
Convidado 9- Usuário Platina
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