Revisão Eletro-Ventilador do ar condicionado W168!
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 2 de 2 • Compartilhe
Página 2 de 2 • 1, 2
Re: Revisão Eletro-Ventilador do ar condicionado W168!
Coke, o Maluhy costuma indicar uma pessoa aí do Rio para problemas com ac, se não me engano o nome é Wagner, e fala maravilhas da competência dele.
Não esqueça de postar essa história da troca de óleo com flush mal feita.
Abraços,
Eduardo
Não esqueça de postar essa história da troca de óleo com flush mal feita.
Abraços,
Eduardo
Convidad- Convidado
As escovas ficam no lado da hélice do motor elétrico.
Se o motor funciona e depois para pode ser o mesmo problema que ocorreu com o meu:
O curto foi para as escovas que se soldaram no porta escova (onde elas são alojadas) que é de plástico. Com isto perde-se a pressão que a mola faz na escova para o contato no induzido, conforme o induzido gira vai gastando a escova e como ela esta soldada no porta escova não dá contato no induzido para ele girar.
Também pode ter ocorrido o mesmo problema que o Erocha teve:
O motor em curto mandou o curto para o seletor de velocidade:
Hoje tiro uma foto do motor danificado para mostrar a vocês e posto aqui.
Se o motor funciona e depois para pode ser o mesmo problema que ocorreu com o meu:
O curto foi para as escovas que se soldaram no porta escova (onde elas são alojadas) que é de plástico. Com isto perde-se a pressão que a mola faz na escova para o contato no induzido, conforme o induzido gira vai gastando a escova e como ela esta soldada no porta escova não dá contato no induzido para ele girar.
Também pode ter ocorrido o mesmo problema que o Erocha teve:
O motor em curto mandou o curto para o seletor de velocidade:
Hoje tiro uma foto do motor danificado para mostrar a vocês e posto aqui.
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Interesses : b
Advertências :
Vista do Motor elétrico sem a base que o fixa no sistema de ventilação:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]
Vista da Hélice, esta trica eu que fiz tentando desmontar o motor:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem][/url]
Motor Bosch e hélice Valeo:
Vista de trás do motor elétrico:
Aqui uma amostra do estrago, conforme informei o curto dereteu o porta escova e colou a escova impedindo o contato no induzido:
Vista da Hélice, esta trica eu que fiz tentando desmontar o motor:
Motor Bosch e hélice Valeo:
Vista de trás do motor elétrico:
Aqui uma amostra do estrago, conforme informei o curto dereteu o porta escova e colou a escova impedindo o contato no induzido:
Advertências :
Walter,
Obrigado pelas fotos! Não foi o seletor, já desmontei o painel e ele está impecável, como saiu da fábrica. Todos os conectores e fiação estão OK. O meu ventilador é idêntico ao seu e aconteceu a mesma coisa. Acabei de comparar as fotos e vi o problema no mesmo fio. Tem como consetar ou só comprando um novo?
Alias, como você conseguiu retirar a capa plástica do motor? A hélice eu não consegui e nem vou tentar pra não rachar... rs
Abraços,
André Coke
Obrigado pelas fotos! Não foi o seletor, já desmontei o painel e ele está impecável, como saiu da fábrica. Todos os conectores e fiação estão OK. O meu ventilador é idêntico ao seu e aconteceu a mesma coisa. Acabei de comparar as fotos e vi o problema no mesmo fio. Tem como consetar ou só comprando um novo?
Alias, como você conseguiu retirar a capa plástica do motor? A hélice eu não consegui e nem vou tentar pra não rachar... rs
Abraços,
André Coke
Coke- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 48
Interesses : Automóveis!
Coke, disponha.
Vamos as suas dúvidas:
Este derretimento foi causado por curto-circuito no Induzido, da para consertar? Dá mas ai que esta o grande problema, como é necessário esquentar a Hélice para desmontar e consertar o motor, na re-montagem se o serviço não for bem executado ira causar o desbalanceamento da hélice e consequentemente ela fará o motor balançar e a hélice bater nas partes do sistema de ventilação.
A capa plastica (suporte de fixação) na parte de tras ela possui 4 travas (garras) é só colocar uma chave de fenda nos 4 orifícios para destravar e é só puxar que sai, mas primeiro deve-se soltar a trava do soquete e a trava do fio (vermelho e marrom) que fica na própria capa (suporte de fixação) senão não sai.
Eu aconselho comprar outro por causa deste problema da hélice.
Como o novo é muito caro eu optei em procurar em desmanche e encontrei um bem melhor que esse aí. Era de uma baby 99 acidentada. O motor é um Siemens com sistema de escovas bem diferente e com uma qualidade bem superior. Comprei com nota fiscal.
:!: Se optar em consertar o seu procure um profissional qualificado. Não tente você trocar somente a escova sem testar o motor porque o curto continuará o poderá passar para os fios e seletor, como ocorreu com o do Erocha.
Sábado se sobrar um tempinho eu bato umas fotos do motor siemens que instalei.
Vamos as suas dúvidas:
Este derretimento foi causado por curto-circuito no Induzido, da para consertar? Dá mas ai que esta o grande problema, como é necessário esquentar a Hélice para desmontar e consertar o motor, na re-montagem se o serviço não for bem executado ira causar o desbalanceamento da hélice e consequentemente ela fará o motor balançar e a hélice bater nas partes do sistema de ventilação.
A capa plastica (suporte de fixação) na parte de tras ela possui 4 travas (garras) é só colocar uma chave de fenda nos 4 orifícios para destravar e é só puxar que sai, mas primeiro deve-se soltar a trava do soquete e a trava do fio (vermelho e marrom) que fica na própria capa (suporte de fixação) senão não sai.
Eu aconselho comprar outro por causa deste problema da hélice.
Como o novo é muito caro eu optei em procurar em desmanche e encontrei um bem melhor que esse aí. Era de uma baby 99 acidentada. O motor é um Siemens com sistema de escovas bem diferente e com uma qualidade bem superior. Comprei com nota fiscal.
:!: Se optar em consertar o seu procure um profissional qualificado. Não tente você trocar somente a escova sem testar o motor porque o curto continuará o poderá passar para os fios e seletor, como ocorreu com o do Erocha.
Sábado se sobrar um tempinho eu bato umas fotos do motor siemens que instalei.
Advertências :
Coke, acabei achando um motor igual ao que o Walter comprou, até por indicação dele eu procurei um Siemens.
O negócio é procurar em lojas de peças usadas ("desmanches"), achei em Ribeirão Preto por R$ 250 e me mandaram por sedex.
Aqui o contato: Paraná Peças : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
+55 (16) 3628-2616
O negócio é procurar em lojas de peças usadas ("desmanches"), achei em Ribeirão Preto por R$ 250 e me mandaram por sedex.
Aqui o contato: Paraná Peças : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
+55 (16) 3628-2616
erocha- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 901
Interesses : mercedes
Estado :
Advertências :
o meu ar as vezes gela so quando eu ligo pela primeira vez ai quando o motor esquenta ele para de gelar me disseram que era o 2 estagio que nao estava funcionando ,é do ventilador do radiador ou do ventilador ao qual se refere acima?ou sera um rele?
pita.junioroc.3- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 3
Interesses : classe a
Página 2 de 2 • 1, 2