Primeira volta na nova Classe E
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Primeira volta na nova Classe E
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Toda marca de automóveis tem um modelo emblemático, aquele que representa a empresa como nenhum outro. Com a Mercedes-Benz, isso ocorre com a Classe E, a linha intermediária da gama. Embora não seja a mais vendida nem a mais luxuosa da fabricante de Stuttgart, a família é considerada, pela própria Mercedes, como a mais importante do seu portfólio.
Assim, não causou surpresa o destaque que o modelo ganhou no estande da marca no Salão de Genebra, onde a empresa lançou, oficialmente, a nova geração do sedã no mercado europeu. Segurança, conforto, tecnologia e, principalmente, eficiência no consumo de combustível foram os principais atributos realçados pela fabricante com relação ao novo veículo. Para avaliar melhor a novidade, fomos até Madri, na Espanha, local escolhido pela empresa para apresentar o carro à imprensa do mundo todo.
Antes de falar da nova geração do sedã, porém, vale a pena lembrar que a linha E conta com alguns motores inéditos na linha que traz unidades de 4, 6 e 8 cilindros, cujas potências vão de 136 cv a 525 cv. Os menores (4 cilindros), contudo, não serão oferecidos no Brasil, assim como os movidos diesel. Para o mercado nacional, estão previstos apenas o 350 e o 500 (V6 e V8, com 272 cv e 388 cv, respectivamente).
Segurança e conforto são as palavras de ordem
Mas o melhor do novo Classe E é mesmo o nível de conforto e de segurança que ele apresenta. São tantos sensores e dispositivos de assistência ao condutor que, de acordo com a fábrica, o carro é um “parceiro inteligente” capaz de sentir, reagir e até mesmo ver para evitar acidentes.
Duvida? Pois saiba que o modelo é equipado com um sistema de câmeras que reconhece o limite de velocidade de uma determinada via, por exemplo, e alerta o motorista por meio do display do computador de bordo. Esse mesmo equipamento também identifica as faixas de rolamento à frente e monitora a condução a todo tempo. Trocas constantes de faixa podem indicar fadiga do motorista, o que faz o dispositivo chamado de Lane Keep Assist alertar o condutor por meio de vibrações no volante.
Tem mais: por meio do Attention Assist, o Classe E detecta se o motorista está sonolento e recomenda que ele pare o carro para descansar. Os faróis contam com o inédito recurso Adaptative High Beam Assist, com o qual pode-se dirigir à noite com os faróis altos o tempo todo. Ao cruzar com um veículo na direção contrária, sensores ajustam o facho automaticamente, retornando à posição anterior em seguida. O novo Classe E ainda pode receber o Night View Assist, que permite ampliar o campo de visão à noite por meio do já citado sistema de câmeras.
Acabamento segue à risca a tradição Mercedes
Por dentro, o sedã traz aquilo que se espera de um legítimo Mercedes-Benz: muito conforto, requinte e mimos tecnológicos. Os bancos dianteiros, por exemplo, contam com o sistema Active Multicontour, que inflam as laterais automaticamente, evitando que o motorista deslize sobre eles ao contornar curvas, dependendo do grau de esterçamento do volante. Regulagens elétricas (incluindo apoio lombar), massageador, aquecimento e ventilação também estão presentes. Atrás, além do ótimo espaço, o Classe E pode receber, opcionalmente, um console central que, por outro lado, restringe o espaço para dois ocupantes.
A estrutura do novo modelo é reforçada em pontos estratégicos, o que lhe conferiu uma rigidez torsional 30% maior em relação à geração anterior. Da mesma forma, o trabalho no túnel de vento resultou numa carroceria com eficiência aerodinâmica aprimorada, o que faz deste Classe E o sedã de luxo com melhor cx da categoria (0,25).
A suspensão, como não poderia deixar de ser, foi outro item que recebeu melhorias por parte dos técnicos da marca da estrela. Amortecedores adaptáveis, que se ajustam ao tipo de condução e de piso por onde o carro está trafegando, são itens de série, mas ainda existe a suspensão a ar (opcional), que proporciona desempenho ainda melhor ao modelo.
Por fim, com relação à segurança, o novo Mercedes não deixa nada a desejar até mesmo comparando-o com veículos de categoria superior. São nada menos que sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um para os joelhos do motorista), sistema Pre-Safe e o capô ativo, que ajuda a proteger os pedestres no caso de um eventual atropelamento.
E o visual?
Com tudo isso, fica difícil apontar algum defeito no novo Mercedes Classe E, correto? Talvez. Mas existe um aspecto no qual o sedã não consegue agradar a todos: o design. Por mais que os executivos da marca defendam o visual do modelo, definindo-o como uma interpretação moderna do estilo “quatro faróis” – lançado com grande sucesso em 1995 –, o estilo com linhas retas causa polêmica. E mais: a grade dianteira está disponível apenas com a estrela no topo, o que reforça as linhas conservadoras do novo sedã.
Mas, como esse Mercedes três-volumes destina-se a um público de perfil mais tradicional, a idéia dos designers da empresa pode dar certo. Afinal, para quem busca um veículo com aparência jovial, já existe o E-Coupé, que também foi apresentado no Salão de Genebra. Mas essa é uma outra história, que contaremos em breve.
Wilson Toume / De Madri, Espanha
Fonte: Carro Online
Assim, não causou surpresa o destaque que o modelo ganhou no estande da marca no Salão de Genebra, onde a empresa lançou, oficialmente, a nova geração do sedã no mercado europeu. Segurança, conforto, tecnologia e, principalmente, eficiência no consumo de combustível foram os principais atributos realçados pela fabricante com relação ao novo veículo. Para avaliar melhor a novidade, fomos até Madri, na Espanha, local escolhido pela empresa para apresentar o carro à imprensa do mundo todo.
Antes de falar da nova geração do sedã, porém, vale a pena lembrar que a linha E conta com alguns motores inéditos na linha que traz unidades de 4, 6 e 8 cilindros, cujas potências vão de 136 cv a 525 cv. Os menores (4 cilindros), contudo, não serão oferecidos no Brasil, assim como os movidos diesel. Para o mercado nacional, estão previstos apenas o 350 e o 500 (V6 e V8, com 272 cv e 388 cv, respectivamente).
Segurança e conforto são as palavras de ordem
Mas o melhor do novo Classe E é mesmo o nível de conforto e de segurança que ele apresenta. São tantos sensores e dispositivos de assistência ao condutor que, de acordo com a fábrica, o carro é um “parceiro inteligente” capaz de sentir, reagir e até mesmo ver para evitar acidentes.
Duvida? Pois saiba que o modelo é equipado com um sistema de câmeras que reconhece o limite de velocidade de uma determinada via, por exemplo, e alerta o motorista por meio do display do computador de bordo. Esse mesmo equipamento também identifica as faixas de rolamento à frente e monitora a condução a todo tempo. Trocas constantes de faixa podem indicar fadiga do motorista, o que faz o dispositivo chamado de Lane Keep Assist alertar o condutor por meio de vibrações no volante.
Tem mais: por meio do Attention Assist, o Classe E detecta se o motorista está sonolento e recomenda que ele pare o carro para descansar. Os faróis contam com o inédito recurso Adaptative High Beam Assist, com o qual pode-se dirigir à noite com os faróis altos o tempo todo. Ao cruzar com um veículo na direção contrária, sensores ajustam o facho automaticamente, retornando à posição anterior em seguida. O novo Classe E ainda pode receber o Night View Assist, que permite ampliar o campo de visão à noite por meio do já citado sistema de câmeras.
Acabamento segue à risca a tradição Mercedes
Por dentro, o sedã traz aquilo que se espera de um legítimo Mercedes-Benz: muito conforto, requinte e mimos tecnológicos. Os bancos dianteiros, por exemplo, contam com o sistema Active Multicontour, que inflam as laterais automaticamente, evitando que o motorista deslize sobre eles ao contornar curvas, dependendo do grau de esterçamento do volante. Regulagens elétricas (incluindo apoio lombar), massageador, aquecimento e ventilação também estão presentes. Atrás, além do ótimo espaço, o Classe E pode receber, opcionalmente, um console central que, por outro lado, restringe o espaço para dois ocupantes.
A estrutura do novo modelo é reforçada em pontos estratégicos, o que lhe conferiu uma rigidez torsional 30% maior em relação à geração anterior. Da mesma forma, o trabalho no túnel de vento resultou numa carroceria com eficiência aerodinâmica aprimorada, o que faz deste Classe E o sedã de luxo com melhor cx da categoria (0,25).
A suspensão, como não poderia deixar de ser, foi outro item que recebeu melhorias por parte dos técnicos da marca da estrela. Amortecedores adaptáveis, que se ajustam ao tipo de condução e de piso por onde o carro está trafegando, são itens de série, mas ainda existe a suspensão a ar (opcional), que proporciona desempenho ainda melhor ao modelo.
Por fim, com relação à segurança, o novo Mercedes não deixa nada a desejar até mesmo comparando-o com veículos de categoria superior. São nada menos que sete airbags (frontais, laterais, de cortina e um para os joelhos do motorista), sistema Pre-Safe e o capô ativo, que ajuda a proteger os pedestres no caso de um eventual atropelamento.
E o visual?
Com tudo isso, fica difícil apontar algum defeito no novo Mercedes Classe E, correto? Talvez. Mas existe um aspecto no qual o sedã não consegue agradar a todos: o design. Por mais que os executivos da marca defendam o visual do modelo, definindo-o como uma interpretação moderna do estilo “quatro faróis” – lançado com grande sucesso em 1995 –, o estilo com linhas retas causa polêmica. E mais: a grade dianteira está disponível apenas com a estrela no topo, o que reforça as linhas conservadoras do novo sedã.
Mas, como esse Mercedes três-volumes destina-se a um público de perfil mais tradicional, a idéia dos designers da empresa pode dar certo. Afinal, para quem busca um veículo com aparência jovial, já existe o E-Coupé, que também foi apresentado no Salão de Genebra. Mas essa é uma outra história, que contaremos em breve.
Wilson Toume / De Madri, Espanha
Fonte: Carro Online
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Re: Primeira volta na nova Classe E
Mais detalhes da nova Classe E.
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Abraços
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Abraços
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