A190 Falha, perde potencia e motor apaga em plena estrada

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

A190 Falha, perde potencia e motor apaga em plena estrada - Página 2 Empty Re: A190 Falha, perde potencia e motor apaga em plena estrada

Mensagem por Andre Buss Qua 1 Abr 2009 - 6:54

Realmente bomba de gasolina quando resolve sacanear sai de baixo.
A minha é uma santa, 8 quase 8 anos e nunca deu problema. Mas um dia vai.
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

A190 Falha, perde potencia e motor apaga em plena estrada - Página 2 Empty Re: A190 Falha, perde potencia e motor apaga em plena estrada

Mensagem por CaduLacerda Seg 22 Jun 2009 - 12:48

Bem demorei um bocado para voltar. É que queria ter certeza de que desta vez a informação que vou postar é válida. Parece que a novela enfim acabou.

Minha Classe A entrou de novo na Mandalá em 23 de março. De novo chegou lá rodando e perfeito. O Ricardo recebeu-o com surpresa, pois acreditava que minha ausência era indicador de que tudo corria bem e não do contrário. Entre indignado e desafiado assumiu o compromisso de resolver em definitivo o problema. Deixei o carro lá, pois como o Jorge identificara o problema na bomba de combustível e ela fora trocada na Mandalá em novembro entendi que a responsabilidade era efetivamente deles.

Na quarta-feira recebo uma ligação do Ricardo em meu celular. O carro parara na estrada a poucos quilômetros de São Paulo tal qual
eu antecipara. Voltou de guincho para a oficina. A novidade é que ele saíra para o teste com uma bomba de combustível novinha em folha. E parou após uns 10 minutos de estrada, como sempre. O Ricardo, ainda que não acreditando estar lá o problema, trocara-a por via das
dúvidas. De nada adiantou. Pediu um prazo maior para mergulhar a fundo e com tranqüilidade na solução. Disse: “_ com certeza é elétrico, mas embora se manifeste na alimentação, não é a bomba! Mas vou resolver, juro que vou!”

Só na semana seguinte tive notícias novamente. ”_ O carro está pronto. Pode vir buscar que desta vez ele esta o problema foi resolvido.”
Chegando lá fui apresentado a um punhado de pecinhas, bones de terminal, todas cobertas com uma substância branco-esverdeada. Pura
oxidação. Entendendo que o problema era elétrico e não mecânico o Ricardo foi atrás de tudo que envolvia eletricidade no processo. Assim chegou a caixa de fusíveis da Classe A. Lá descobriu que os principais reles e boa parte dos bornes de terminal dos fusíveis estavam oxidados. Olhando em detalhe eles lembravam aquelas marcas de pilha velha e vazada dentro de um rádio antigo. Com o calor e
o regime constante do motor em marcha na estrada a corrente começava a falhar e a alimentação da bomba se tornava errática. Daí a parada do motor. E daí o porquê de após esfriar o suficiente ele voltava a andar perfeito. Na cidade, no anda e para do transito urbano, o problema não se manifestava. Nem parado em marcha lenta dentro da oficina. Foram trocados os bornes de terminal e limpa, bem
limpa, toda a caixa de fusíveis. Não foi necessário trocar os reles.

Desde então já rodei mais de 1500 km e peguei estrada várias vezes. O carro parece um relógio suíço, perfeito, impecável. De onde veio a umidade que oxidou os terminais na caixa? Ótima pergunta, difícil de responder. Uma pista foi a constatação de que o folheto de fusíveis (impresso em papel couche) que fica guardado dentro da caixa estava todo grudado. Isto acontece com este tipo de papel quando molha e seca dobrado. Talvez alguém tenha derrubado um copo de refrigerante no chão do carro do lado do passageiro? Chuva com vidros abertos? Sei lá? Enfim fica uma dica e uma descoberta de um bem escondido local para um problema bem chato.

Agradeço a todos que me apoiaram e deram dicas no processo e faço um elogio especial ao Ricardo da Mandala que se empenhou ao máximo em descobrir ( e descobriu!) a solução do problema.

Cadu Lacerda
CaduLacerda
CaduLacerda
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Interesses : classe A 190, fotografia, desenho livre e história geral

Mensagem por CaduLacerda Seg 22 Jun 2009 - 12:53

Postei uma foto dos terminais oxidados no URL:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Embora feita com a câmera do meu celular acho que ela dá uma idéia do estado da
oxidação nos bornes. A troca deles e a limpeza da caixa foram a menor de todas
as despesas que tive durante todo o processo. Agora descobrir o problema foi
bem difícil...

Última edição por Andre Buss em Seg 22 Jun 2009 - 14:35, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Ajustar Imagem.)
CaduLacerda
CaduLacerda
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 9
Interesses : classe A 190, fotografia, desenho livre e história geral

Mensagem por walter paiva Seg 22 Jun 2009 - 13:32

Legal que resolveu o problema, mais uma classe a salva cheers
walter paiva
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1785
Interesses : b

Mensagem por rpsolano Seg 22 Jun 2009 - 13:50

Cadu,
Parabéns pela perseverança e pela solução desse difícil problema intermitente. O tópico ficou muito bem explicado! Parabéns tambem aos reparadores envolvidos pela dedicação e triunfo.
Abraço,
Solano
rpsolano
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 695
Interesses : TROCA DE CONHECIMENTOS
Estado : Rio de Janeiro

Mensagem por Luiz Pais Qua 14 Out 2009 - 16:42

Por 4 vezes, durante uma viagem curta (90km) fiquei na estrada com meu 160A (2002) MECANICA. Em geral no meio da viagem, logo depois de uma situação em que eu tenha exigido aceleração, em quinta a 80 ou 90km/h esem trocar de marcha, para uma ultrapassagem. O motor começa a falhar e perde força até parar. A sensação que dá é a de que ele perdeu um cilindro. Paro no acostamento e tento ligar o carro. O motor liga mas falha, trepida e morre sem subir de giro. Após uma ou duas horas parado ele volta a funcionar como antes e até consigo completar a viagem.
Levando a oficina especilizada e passando pelo diagnóstico eletrônico (scanner) surge a indicação de falha no MAF e na sonda lambda. Já foram trocadas bomba de combustivel, filtro, bateria e MAF.
Mas o problema persiste, já estou cansado de gastar sem obter resultados.
Por favor alguem me ajude
Luiz

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Luiz Pais
Luiz Pais
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 8
Interesses : Tudo em geral

Mensagem por Luiz Pais Qua 14 Out 2009 - 16:43

Obs, ja escutei que pode ser bobina ou sensor de rotacao
por favor alguem me ajude
luiz
Luiz Pais
Luiz Pais
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Andre Buss Qua 14 Out 2009 - 16:45

MAF trocado?
Andre Buss
Andre Buss
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 5697
Interesses : Mercedes-Benz

Mensagem por Wanderson Viana. Qua 14 Out 2009 - 16:46

O meu apresentava o mesmo sinal, acabe de postar sobre como foi resolvido.. o carro estava parecendo um fusca... com sinal de perda de um cilindro... até em segunda com alta RPM o carro engasgava...

Ao final troquei bobina e resolveu...

Abraço
Wanderson Viana.
Wanderson Viana.
Usuário Platina
Usuário Platina

Número de mensagens : 1269
Interesses : Manutenção Classe A

Mensagem por Luiz Pais Qua 14 Out 2009 - 19:21

Amigos, troquei o MAF sim, pois no escaner acusava problema nele. Depois que troquei o MAF, passou a aparecer problema na sonda lombda.
O que vcs acham que pode ser a bobina, ou tem outra opiniao.
Obrigado
Luiz Pais
Luiz Pais
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por PAULO BRITO Qua 14 Out 2009 - 20:51

Luiz, Se você trocou um monte de coisas e o mesmo problema persiste, me desculpe mas seu mecânico está buscando uma solução por tentativa e erro, e neste caso se a tentativa não soluciona o problema não dá para ficar pagando pela inexperiência do mecânico e sim pagar quando uma tentativa específica resolve o problema.

Cuidado também com diagnósticos eletrônicos, você viu que no seu caso estava equivocado.

Os sintomas da falha do seu carro são normalmente os mais difíceis de diagnosticar de orelhada, pois pode ser um monte de coisa diferente, principalmente num carro com tanta eletrônica embarcada, e a solução vai aparecer, mas depende da competência e experiência de de seu mecânico com o motor do Classe A

PS pode ser a bobina também, faça um teste com uma peça usada

Desculpe por não poder ajudar mais.
PAULO BRITO
Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)

Número de mensagens : 1939
Interesses : diversos
Estado : Estrangeiro

Mensagem por ovlasor Qua 14 Out 2009 - 21:55

Saudações!
Pela descrição inicial, perda de potência, como se ficasse tricilindrico, pode ser um cabo de vela. Aquecido falha, e antes de trocar as bobinas é melhor verifica-los, custam menos.
Inté,
ros
ovlasor
ovlasor
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 6
Interesses : Diversos

Mensagem por iveiga Qua 14 Out 2009 - 22:24

CaduLacerda,

"uma pista foi a constatação de que o folheto de fusíveis (impresso em
papel couche) que fica guardado dentro da caixa estava todo grudado.
Isto acontece com este tipo de papel quando molha e seca dobrado.
Talvez alguém tenha derrubado um copo de refrigerante no chão do carro
do lado do passageiro? Chuva com vidros abertos? Sei lá? Enfim fica uma
dica e uma descoberta de um bem escondido local para um problema bem
chato."

Quando troquei a bateria do meu carro, coloquei uma Moura de 65 amperes, tive que fazer uma adaptacao no respiro da bateria que ficava no lado oposto à bateria original. Como está o respiro da sua bateria? Voce pode verificar?

Ilton.
iveiga
iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 454

Mensagem por erocha Qua 14 Out 2009 - 22:30

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] esta eu não vou resistir, tava esperando a minha vez de perguntar isto!!!!

@ovlasor, seu A190 2004 tem cabos de vela?
erocha
erocha
Usuário Ouro
Usuário Ouro

Número de mensagens : 901
Interesses : mercedes
Estado : Santa Catarina

Mensagem por iveiga Qua 14 Out 2009 - 22:46

CaduLacerda,

[img=https://2img.net/r/ihimizer/img389/4305/dsc02590d.th.jpg]

Como voce pode ver na foto, o respiro da bateria original fica do lado esquerdo junto ao fio positivo.
Na bateria Moura que eu troquei, este respiro fica no lado contrario, então fiz uma extensao deste respiro, para que o vapor não ficasse dentro do compartimento.

Ilton.
iveiga
iveiga
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 454

Mensagem por Convidad Qui 15 Out 2009 - 7:16

Luiz Pais, por favor apresente sua dúvida em um único post para que as respostas e sujestões se concentrem em um único lugar.
Convidad
Convidado

Mensagem por Luiz Pais Qui 15 Out 2009 - 18:05

Ok, e porque em ambos os post o problema e bem parecido com o meu. Mas vou concentrar em um.
Abracos
Luiz Pais
Luiz Pais
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por ovlasor Seg 19 Out 2009 - 10:16

Saudações!

"erocha" pergunta se o meu MB tem cabos de vela, claro que tem, todos têem. Só que atualmente acoplados em bobinas individuais, ou aos pare, ou as quatro num só componente, infelizmente, para o meu bolso. Troca-se por tempo de uso, km percorridos, horas de funcionamento, mas é justamente lá que racha, rompe, perde filamentos de contato, porque oxida.
Antigamente trocávamos os cabos individuais, hoje o componente por completo. Espera-se que durem mais, às vêzes ocorre o contrário.
Entendi que a sua pergunta tinha um fundo educativo e outro gozador [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] , "carióca", não tem importância espero tê-lo atendido.
Um abraço, ros
ovlasor
ovlasor
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Maluhy Seg 19 Out 2009 - 11:27

Ovlasor, se entende por cabo de vela um cabeameto de cobre coberto por superfície isolante ou com núcleo macio com um fio de níquel resistivo tb coberto com material isolante ,ambos suportando acima de 20KV,os sistemas DIS tb trabalham com bobinas acopladas diretamente nas velas ou com sistemas híbridos ,no caso do motor M104 temos uma bobina dupla para cada par de cilindros,aonde a bobina fica acoplada a um cilindro e dela sai um cabo para o cilindro gemeo ao movimento do eixo de manivelas (no caso são os pistões geminados ,um sobe para a combustão e o outro em expulsão de gases,erroneamente chamado " sistema de centelha perdida"), como no caso das bobinas acopladas diretamente na cabeça da vela não se encontra 1mm de cabo ali,apenas uma mola fazendo o contato entre a cabeça da vela e o secundário da mesma não acho correto chamar a chupeta de isolamento de cabo de vela,concorda? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo

Mensagem por ovlasor Ter 20 Out 2009 - 20:39

Salve Maluhy!
Tua explicação é sempre bem vinda. Difundir conhecimento aliás, é o que mais motiva o forum. A "chupeta", agora não mais considerarei como cabo, mas também racha,oxida e permite fuga de corrente.
E ao contrário dos cabos, custam caro. Esta da MBaby é um componente de qualidade mas infelizmente tem vida limitada, às vêzes mais limitada do que gostariamos. E é êste o fio da meada da dúvida do nosso amigo. Compadre, vais ter de bancar um conjunto completo. Nesta hora "Que bom que eram os cabos".

-"erocha", nossos MB não têem cabo de velas, [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] .
Inté, ros.
ovlasor
ovlasor
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Mensagem por Maluhy Ter 20 Out 2009 - 21:28

Isso é verdade,além do que bobinas de sistemas antigos duravam mais de 30 anos, mas não está tudo assim?Pode ser MB,BMW,Fiat, tá tudo o mesmo cocolhão ,as TVs LCD e plasma vão durar os 20 anos que a Philips 21" que está na casa do meu pai???Ah ,tá.....por isso eu só tenho MB véia,hahahaha.....Olavsor,digamos que se vc chamar a chupeta que é encaixada nessas bobinas acopladas de "terminal de vela " ,similar ao que vai nas pontas dos cabos tradicionais eu não fico triste não,hahahahaha.... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Maluhy
Maluhy
Consultor Técnico
Consultor Técnico

Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo

Mensagem por Conteúdo patrocinado

Conteúdo patrocinado

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo