Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W164 - 2005 a 2011
Página 1 de 1 • Compartilhe
Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
senhores, bom dia.
tenho uma ML 350 ano 2011 a Diesel.
Há algum tempo a luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga, quando ligo o motor. E permanece acesa durante todo o tempo de uso do veiculo.
Levei o carro ao meu mecanico varias vezes, ele passa o scanner, mas nada acusa. Ele já fez verificação local, encontrou uma junta do tubo de admissão do turbo trincada, fez a troca, mas a luz não apagou. Chegou a limpar os dados de leitura do computador, pois segundo ele, isso poderia estar confundindo o mesmo, o que geraria a luz acesa.
No Manual do Condutor, esse problema consta na pagina 258, e aparece assim:
"A luz amarela de advertencia do diagnostico do motor esta acesa com o motor a trabalhar.
Pode existir uma falha, por exemplo:
1-na gestao do motor;
2-na injeçao;
3-no sistema de escape;
4-no sistema de igniçao (nos veiculo com motor a gasolina);
5-no sistema de alimentaçao do combustivel.
Os valores limite de emissao podem ter sido excedidos e o motor pode, eventualmente, estar a funcionar em regime de emergencia. (não é o meu caso, o motor funciona normalmente)
Mande verificar o veiculo o mais rapidamente possivel numa oficina qualificada."
algum dos senhores pode ter ideia do que esta ocorrendo?
lembrando que o carro funciona normalmente, com bom desempenho, consumo de combustivel normal, etc. Só a luz é que não apaga do painel.
agradeço a ajuda.
kirita
tenho uma ML 350 ano 2011 a Diesel.
Há algum tempo a luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga, quando ligo o motor. E permanece acesa durante todo o tempo de uso do veiculo.
Levei o carro ao meu mecanico varias vezes, ele passa o scanner, mas nada acusa. Ele já fez verificação local, encontrou uma junta do tubo de admissão do turbo trincada, fez a troca, mas a luz não apagou. Chegou a limpar os dados de leitura do computador, pois segundo ele, isso poderia estar confundindo o mesmo, o que geraria a luz acesa.
No Manual do Condutor, esse problema consta na pagina 258, e aparece assim:
"A luz amarela de advertencia do diagnostico do motor esta acesa com o motor a trabalhar.
Pode existir uma falha, por exemplo:
1-na gestao do motor;
2-na injeçao;
3-no sistema de escape;
4-no sistema de igniçao (nos veiculo com motor a gasolina);
5-no sistema de alimentaçao do combustivel.
Os valores limite de emissao podem ter sido excedidos e o motor pode, eventualmente, estar a funcionar em regime de emergencia. (não é o meu caso, o motor funciona normalmente)
Mande verificar o veiculo o mais rapidamente possivel numa oficina qualificada."
algum dos senhores pode ter ideia do que esta ocorrendo?
lembrando que o carro funciona normalmente, com bom desempenho, consumo de combustivel normal, etc. Só a luz é que não apaga do painel.
agradeço a ajuda.
kirita
kirita- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 30/10/2017
Interesses : viajar, pescar, etc.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Kirita,
Se a luz está acessa significa que o computador que controla o motor está detectando uma falha ativa ou gravou a ocorrência uma falha que não está mais presente, mas que requer assistência mecânica. Não tem como a oficina não ter lido nenhum código de falha, a menos que estejam usando um scanner (interface) que não é compatível para "conversar" com o computador do carro.
Sem ler a falha usando uma interface de diagnostico apropriada, não tem como saber o que está causando a luz ficar acesa. Recomendo levar em alguma oficina que possua um Star Diagnostics (ou scanner similar) especifico para Mercedes. Uma vez que se entenda qual a falha que o carro está detectando será possível avaliar o que fazer.
Abs!
Se a luz está acessa significa que o computador que controla o motor está detectando uma falha ativa ou gravou a ocorrência uma falha que não está mais presente, mas que requer assistência mecânica. Não tem como a oficina não ter lido nenhum código de falha, a menos que estejam usando um scanner (interface) que não é compatível para "conversar" com o computador do carro.
Sem ler a falha usando uma interface de diagnostico apropriada, não tem como saber o que está causando a luz ficar acesa. Recomendo levar em alguma oficina que possua um Star Diagnostics (ou scanner similar) especifico para Mercedes. Uma vez que se entenda qual a falha que o carro está detectando será possível avaliar o que fazer.
Abs!
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Exato. É bem possível que o scanner utilizado não leia todas as falhas em MB.
A pouco tempo aconteceu o mesmo comigo chegando a SP (luz da injeção acendeu, apesar de só utilizar combustível de qualidade e abastecer sempre no mesmo posto). Como tinha consumido quase meio tanque, completei com Pódium e a luz apagou...
Uma possibilidade para essa falha é a qualidade do combustível.
Abs
A pouco tempo aconteceu o mesmo comigo chegando a SP (luz da injeção acendeu, apesar de só utilizar combustível de qualidade e abastecer sempre no mesmo posto). Como tinha consumido quase meio tanque, completei com Pódium e a luz apagou...
Uma possibilidade para essa falha é a qualidade do combustível.
Abs
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Data de inscrição : 10/03/2011
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
obrigado, accateb e EfBauru.
vou procurar saber sobre o scanner.
vou procurar saber sobre o scanner.
kirita- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 7
Data de inscrição : 30/10/2017
Interesses : viajar, pescar, etc.
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Resolvendo o problema, poste aqui o resultado para conhecimento.
Grato!
Grato!
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Data de inscrição : 10/03/2011
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Olá confrades! Bom dia a todos. Tenho uma ML320 CDI 2008 que está com o mesmo problema porém o motor não deixa ultrapassar 2 mil giros. A exposição do problema vai ser um pouco longa mas talvez eu consiga ajuda de algum confrade. O que aconteceu é que um dia ao acelerar mais forte o carro deu uma engasgada, não respondia bem em alta. Já havia acontecido antes e eu desligava o carro e ligava novamente e ele voltava ao normal. Tudo isso sem acender a referida luz no painel. Nesse dia ao religar, bloqueou a rotação em 2 mil giros e o barulho da turbina mudou. Na verdade quando tirava o pé ela tinha um barulho característico de retorno normal e agora aumentou muito, ficou grave o som. Pensei ser a turbina. Levei no mecânico aqui (respeitando o limite, o carro anda normal, só não tem força e desempenho usuais, mas p dirigir no transito urbano está tranquilo). Ele tem um Sacner q lê o carro porém alguns detalhes podem ser omitidos. Sendo assim apareceu a mensagem de erro no sistema de entrada de ar/combustível ou algo assim. Não havia precisão no diagnóstico, poderia ser outro fator como MAF mas pela lógica e o barulho diferente, pensamos ser a turbina mesmo. Mas, sabiamente, antes de comprar, busquei um orçamento "oficial" e levei na em uma concessionária aqui no Rio. Sou cliente lá. Só utilizei o serviço (que é bom e garantido porém exorbitante), apenas 1 vez. Com uma ML230 98 sensacional. Fiquei satisfeito, mas doeu no bolso. Sendo assim recebi ontem o orçamento e para minha surpresa, não é a turbina. Criteriosos, incluíram realmente tudo que precisa e que eu gostaria que fosse feito no carro e mais um ou dois itens desnecessários, pois estão bons. Comprei o carro há pouco tempo e vou reparando com o tempo o que for possível em seu tempo e disponibilidade financeira. O carro está em bom estado. A questão é que no orçamento está enumerado item por item mas sem o part number (óbvio) e também caracterizando as peças com nomes não muito conclusivos para se tentar comprar a peça de forma independente da concessionária. Então eu pensei em enumerar as peças do orçamento aqui (que creio serem as indispensáveis para sanar esse problema especifico), para no caso de alguém saber o nome de "batismo" da peça dar um help p o confrade aqui. Eu tenho o print de tela desse orçamento, sem mencionar a empresa, e vou postar a seguir. Talvez seja mais fácil. Um abraço e um bom dia a todos.
Klebs Cavalcanti- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 15/03/2016
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Itens como bateria, amortecedor de capo, pastilha de freio não são necessário no momento (e estão ultra caros) e os filtros de ar já tenho. Resistência do pre aquecimento creio serem as velas aquecedoras e também já tenho. Junta do tubo de admissão do ar creio ser aquela vermelha de silicone que une o tubo a turbina, tenho reserva também.
Restam então:
1- Anel de vedação
3- Sonda Lambida pré
5- Anel de borracha para
6- Sensor indicador de desgate (talvez esse sensor seja da pastilha de freio)
9- Tubo de admissão de ar da (creio se tratar daquilo tubo que abriga os MAF e liga os filtros de ar a turbina)
10- Terminal esférico do coletor
14- Motor posicionamento tubo
Itens como bateria, amortecedor de capo, pastilha de freio não são necessário no momento (e estão ultra caros) e os filtros de ar já tenho. Resistência do pre aquecimento creio serem as velas aquecedoras e também já tenho. Junta do tubo de admissão do ar creio ser aquela vermelha de silicone que une o tubo a turbina, tenho reserva também.
Restam então:
1- Anel de vedação
3- Sonda Lambida pré
5- Anel de borracha para
6- Sensor indicador de desgate (talvez esse sensor seja da pastilha de freio)
9- Tubo de admissão de ar da (creio se tratar daquilo tubo que abriga os MAF e liga os filtros de ar a turbina)
10- Terminal esférico do coletor
14- Motor posicionamento tubo
Klebs Cavalcanti- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 15/03/2016
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Klebs,
Seu motor está modo de emergência (limp mode) e deve estar limitando a pressão do turbo e a injeção de combustível para evitar danos. Ele deveria estar acendendo a luz toda vez que isso acontecia em alta (talvez não percebesse). Difícil concluir do que estão suspeitando pelo orçamento, mas como estão listando para trocar algo que parece ser o tubo de admissão (talvez a mangueira entre a turbina é o intercooler ou o coletor e o intercooler?) pode ser vazamento de ar na tubulação pressurizada.
Precisava pegar a leitura dos códigos com precisão para poder correlacionar. Se for vazamento é fácil detectar com o motor ligado e acelerado.
Abs!
Seu motor está modo de emergência (limp mode) e deve estar limitando a pressão do turbo e a injeção de combustível para evitar danos. Ele deveria estar acendendo a luz toda vez que isso acontecia em alta (talvez não percebesse). Difícil concluir do que estão suspeitando pelo orçamento, mas como estão listando para trocar algo que parece ser o tubo de admissão (talvez a mangueira entre a turbina é o intercooler ou o coletor e o intercooler?) pode ser vazamento de ar na tubulação pressurizada.
Precisava pegar a leitura dos códigos com precisão para poder correlacionar. Se for vazamento é fácil detectar com o motor ligado e acelerado.
Abs!
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Accateb, Boa noite! Grato pelo interesse e a ajuda. Então....não acendia em alta não, tenho certeza. Me parece que condenaram os MAF's e o tubo de admissão de ar no turbo também, onde se alojam os MAF's. O engraçado é q peguei o carro hj na concessionária, sem realizar o conserto, e este me pareceu melhor, apesar da luz ainda permanecer acessa. Não tem mais limite em 2 mil giros mas o carro parece estar travado. O barulho mencionado acima, da turbina também cessou. Creio que deram uma acertada com esses leitores/diagnosticos e solucionaram essa parte que estava bem ruim. Mas vou ver os MAF's de qq forma. Abx
Klebs Cavalcanti- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 15/03/2016
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Dia! É estranho o disgnóstico de ser os MAF pois seu motor estaria meio doido (provavelmente soltando fumaça preta no escape). Pela sua descrição me parece mais ser fuga (ou entrada) de ar que a injeção está acusando como falha do MAF pois o fluxo de ar medido pelo MAF não está batendo com os demais sensores (a estequiometria deve estar ruim).
Eles deve ter resetado o código de falha que estava colocando seu motor em modo de emergência por isso que a restrição de rotação foi embora. Mas se a mesma falha ocorrer novamente a injeção vai limitar o motor novamente para evitar danos ao mesmo.
Agora ele falhar em alta sem ter mensagem é bem curioso. Talvez sua bomba de alta pressão esteja próxima de falhar.
Abs
Eles deve ter resetado o código de falha que estava colocando seu motor em modo de emergência por isso que a restrição de rotação foi embora. Mas se a mesma falha ocorrer novamente a injeção vai limitar o motor novamente para evitar danos ao mesmo.
Agora ele falhar em alta sem ter mensagem é bem curioso. Talvez sua bomba de alta pressão esteja próxima de falhar.
Abs
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Boa dica Accateb. Já havia comentado desse assunto com meu filho. O raciocínio que segui até o momento foi esse. O carro voltou melhor da oficina mesmo sem ter feito o serviço. Eles deram aquela geral nos códigos e creio q apenas o q está realmente ruim permaneceu acesoo. Mas deixa eu esclarecer uma coisa, a restrição de rotação foi embora mas o desempenho parece amarrado, preso. Não quero forçar e este fim de semana vou dar uma olhada no tubo de entrada de ar e tentar melhorar a vedação. Quando comprei já veio meio na gambiarra. A peça é de plástico e em algumas extremidades estava mal ajambrada. Já dei 1 geral e funcionou bem. Recolei com mais critério e adicionei vedação c fita de borracha térmica, aquela q meio q dá uma soldada com o calor. Se a vedação estiver ok, vou no meu amigo aqui tentar zerar esse código/aviso do painel. Se os MAF's estiverem ok, deve apagar. não acha? Abx Vlw!
Klebs Cavalcanti- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 15/03/2016
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Sim, se os MAFs estiverem funcionado depois de resetar a luz não deve voltar.
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Data de inscrição : 08/01/2016
Interesses : Carros
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Klebs Cavalcanti escreveu:Boa dica Accateb. Já havia comentado desse assunto com meu filho. O raciocínio que segui até o momento foi esse. O carro voltou melhor da oficina mesmo sem ter feito o serviço. Eles deram aquela geral nos códigos e creio q apenas o q está realmente ruim permaneceu acesoo. Mas deixa eu esclarecer uma coisa, a restrição de rotação foi embora mas o desempenho parece amarrado, preso. Não quero forçar e este fim de semana vou dar uma olhada no tubo de entrada de ar e tentar melhorar a vedação. Quando comprei já veio meio na gambiarra. A peça é de plástico e em algumas extremidades estava mal ajambrada. Já dei 1 geral e funcionou bem. Recolei com mais critério e adicionei vedação c fita de borracha térmica, aquela q meio q dá uma soldada com o calor. Se a vedação estiver ok, vou no meu amigo aqui tentar zerar esse código/aviso do painel. Se os MAF's estiverem ok, deve apagar. não acha? Abx Vlw!
Essa mangueira que carrega os maf's e vai na entrada da turbina, geralmente quando realizam algum trabalho como por exemplo a troca dos filtros de ar, costumam deixar fora de posição, mas creio que isso não seria o causador do seu problema, talvez se você fosse em uma mecânica independente com um bom diagnóstico poderia ser uma solução mais viável, o que acontece muito nesse motor é o defeito no componente m55 (inlet port shut off) e também problemas como acumulo de fuligem na parte variável da turbina.
brunocgeron- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 09/02/2020
Interesses : Eletrônica, mecânica, peças, serviços em geral
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Klebs Cavalcanti escreveu:[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Itens como bateria, amortecedor de capo, pastilha de freio não são necessário no momento (e estão ultra caros) e os filtros de ar já tenho. Resistência do pre aquecimento creio serem as velas aquecedoras e também já tenho. Junta do tubo de admissão do ar creio ser aquela vermelha de silicone que une o tubo a turbina, tenho reserva também.
Restam então:
1- Anel de vedação
3- Sonda Lambida pré
5- Anel de borracha para
6- Sensor indicador de desgate (talvez esse sensor seja da pastilha de freio)
9- Tubo de admissão de ar da (creio se tratar daquilo tubo que abriga os MAF e liga os filtros de ar a turbina)
10- Terminal esférico do coletor
14- Motor posicionamento tubo
Orçamento um tanto quanto exagerado ao meu ver, posso estar enganado mas não vejo motivo para troca de sonda lambda, quais testes fizeram além da varredura? Geralmente os problemas de emissão refletem na sonda pré kat, o defeito nem sempre está nela, clássico.
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Data de inscrição : 24/07/2010
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Boa noite a todos! Só para atualizar, desculpe a ausência. No meu caso deu certo. Era a sonda Lambida pré mesmo. De um orçamento de 32 mil gastei 1,2 entre peças e mão de obra e a máquina está zero bala novamente!!!
Klebs Cavalcanti- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 15/03/2016
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Já passou um ano sobre o seu caso mas só hoje tive conhecimento dele e li todas as respostas.
Bom dia em Portugal. Possuo um ML 320 CDI de 2005, com cento e trinta mil Km e nem Abril de 2020 aconteceu o mesmo problema. Exatamente. Em conversa com um taxista que possui um mercedes, disse-me que era a sonda lambida. Anteriormente tinha levado o carro a um concessionário Mercedes e apresentaram um orçamento semelhante. Fui a outra oficina mercedes e resolveram o problema com a troca da sonda lambida. Custo 200 €-
Bom dia em Portugal. Possuo um ML 320 CDI de 2005, com cento e trinta mil Km e nem Abril de 2020 aconteceu o mesmo problema. Exatamente. Em conversa com um taxista que possui um mercedes, disse-me que era a sonda lambida. Anteriormente tinha levado o carro a um concessionário Mercedes e apresentaram um orçamento semelhante. Fui a outra oficina mercedes e resolveram o problema com a troca da sonda lambida. Custo 200 €-
MDuarte- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2019
Interesses : automobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Já passou um ano sobre o seu caso mas só hoje tive conhecimento dele e li todas as respostas.
Bom dia em Portugal. Possuo um ML 320 CDI de 2005, com cento e trinta mil Km e nem Abril de 2020 aconteceu o mesmo problema. Exatamente. Em conversa com um taxista que possui um mercedes, disse-me que era a sonda lambida. Anteriormente tinha levado o carro a um concessionário Mercedes e apresentaram um orçamento semelhante. Fui a outra oficina mercedes e resolveram o problema com a troca da sonda lambida. Custo 200 €-
Bom dia em Portugal. Possuo um ML 320 CDI de 2005, com cento e trinta mil Km e nem Abril de 2020 aconteceu o mesmo problema. Exatamente. Em conversa com um taxista que possui um mercedes, disse-me que era a sonda lambida. Anteriormente tinha levado o carro a um concessionário Mercedes e apresentaram um orçamento semelhante. Fui a outra oficina mercedes e resolveram o problema com a troca da sonda lambida. Custo 200 €-
MDuarte- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 4
Data de inscrição : 03/06/2019
Interesses : automobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Que legal!!! Uma bela economia!! Bom saber!
Abx
Abx
Klebs Cavalcanti- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 64
Data de inscrição : 15/03/2016
Interesses : MB
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
Que diferença de preço, sem condições!
anigrof- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 623
Data de inscrição : 16/05/2010
Interesses : CARROS, principalmente MB!
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Luz amarela de advertencia do diagnostico do motor nao apaga ao ligar o motor.
ESTOU COM A LUZ AMARELA TAMBEM ACESA. TROQUEI OLEO DO CAMBIO AUTOMATICO E NADA. O QUE PODE SER?
FRANCISCOJOSE- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 2
Data de inscrição : 07/04/2021
Interesses : VIAGENS
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Conteúdo patrocinado
Tópicos semelhantes
» Luz amarela de advertência do diagnóstico do motor acesa com motor a trabalhar - B200 Turbo Sport
» Conetor para ligar aparelho de diagnostico OBD II
» Luz interna ascende e apaga logo ao ligar o carro ou em uma curva...
» Luz amarela do Sistema de Injeção Eletrônica acesa (motor CGI W204)
» Problemas Ar Condicionado de W203 - soluções, alternativas
» Conetor para ligar aparelho de diagnostico OBD II
» Luz interna ascende e apaga logo ao ligar o carro ou em uma curva...
» Luz amarela do Sistema de Injeção Eletrônica acesa (motor CGI W204)
» Problemas Ar Condicionado de W203 - soluções, alternativas
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W164 - 2005 a 2011
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos