Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W163 - 1997 a 2005
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Para compartilhar um problema já resolvido.
O câmbio da minha ML começou a patinar de 2ª para 3ª isto já ha um par de anos.
Fizemos o diagnóstico no Star e não foi constatado nada eletrônico.
Continuei rodando e em dezembro passado como ia ficar fora o mês todo
deixei a encrenca no mecânico.
Acreditávamos que os discos correspondentes estariam gastos mas isto não ocorreu.
Foi encontrado apenas uma roda livre completamente detonada e na caixa de válvulas foram trocadas duas luvas (sleeve) que são fornecidas pela empresa SONNAX.
Montado, testado e tudo funcionando normalmente.
Não sei se alguém aquí do fórum já teve este tipo de problema.
Julio
O câmbio da minha ML começou a patinar de 2ª para 3ª isto já ha um par de anos.
Fizemos o diagnóstico no Star e não foi constatado nada eletrônico.
Continuei rodando e em dezembro passado como ia ficar fora o mês todo
deixei a encrenca no mecânico.
Acreditávamos que os discos correspondentes estariam gastos mas isto não ocorreu.
Foi encontrado apenas uma roda livre completamente detonada e na caixa de válvulas foram trocadas duas luvas (sleeve) que são fornecidas pela empresa SONNAX.
Montado, testado e tudo funcionando normalmente.
Não sei se alguém aquí do fórum já teve este tipo de problema.
Julio
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
eu nao tive.......ainda.....
quais eram os sintomas mesmo?
so patinava de 2da a 3ra?
quais eram os sintomas mesmo?
so patinava de 2da a 3ra?
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : País :
Advertências :
MIMICO- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 62
Data de inscrição : 01/01/2009
Interesses : c230 kompressor
Sexo : Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Xenon,
senao...... :affraid: $$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!
abracao,
senao...... :affraid: $$$$$$$$$$$$$$$!!!!!!!
abracao,
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
...se nao......$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6
R$ 2.500,00. Fora da revenda com mecânico especializado. Maior custo foi a mão de obra.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Pinetreem ou Pinheiro,
Tens alguma foto do reparo?
Podes descrever um pouco mais o termo "roda livre" e o local da caixa de valvulas?
Esse cambio nao eh somente das ML e este teu relato pode auxiliar muita gente.
Muito legal tua iniciativa.
Tens alguma foto do reparo?
Podes descrever um pouco mais o termo "roda livre" e o local da caixa de valvulas?
Esse cambio nao eh somente das ML e este teu relato pode auxiliar muita gente.
Muito legal tua iniciativa.
Convidad- Convidado
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Só para constar, 722.6 de ML é uma coisa 722.6 de C é outra.
722.6 da 300C é tosco.
Muda um pouco o câmbio.
PS: Eu sei que vcs sabem só estou complementando tá?
722.6 da 300C é tosco.
Muda um pouco o câmbio.
PS: Eu sei que vcs sabem só estou complementando tá?
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Câmbio 722.6
John, vou tentar fazer um relato mais detalhado. Peço desculpas se faltar aprofundamento técnico.
Quando começou a patinar de 2ª para 3ª, rodei um bom tempo assim. Tinha a informação de que isto poderia provocar o desgaste dos discose apartir disto o câmbio passar de 2ª para 4ª.
Resolví encarar o problema e o Márcio Villanova me orientou como primeiro passo fazermos um scan no Star. Ele mesmo levou na concessionária e acompanhou o procedimento.
Nada de errado foi encontrado no ELECTRONIC-HYDRAULIC CONTROL UNIT o que chamamos por aquí de "caixa de válvulas".
A falha deveria ser mecânica porém, antes de abrir o câmbio, o Márcio sugeriu que tirássemos a "caixa de válvulas" para checagem e limpeza. Foi feito isto e também nada de errado foi encontrado.
O óleo apresentava bom aspecto e não haviam resíduos de metal grandes no filtro ou no imã.
Trocamos o filtro e remontamos a caixa de válvulas.
O problema continuava.
Então combinamos em abrir o câmbio e que eu compraria todas as peças nos EUA. Todo o material custou U$ 300.00. Abaixo a lista:
Gasket Set A 140 270 65 00 (1ea)
Trans Disc B1 A 140 272 00 25 (3ea)
Trans Disc K1 A 140 272 00 25 (5ea)
Trans Disc K2 A 140 272 00 25 (5ea)
Trans Disc K3 A 140 272 07 25 (4ea)
Trans Disc B2 A 140 272 04 25 (4ea)
Trans Disc B3 A 220 272 07 25 (5ea) old p/n A 140 272 06 25
Free Wheel Rear A 220 270 01 31 (1ea) old p/n A 140 270 05 31
Free Wheel Front A 140 270 02 31 (1ea)
Deve ter algumas peças que posso ter esquecido de relacionar.
Também ele me recomendou que comprasse três luvas da SONNAX ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] empresa especializada em transmissões:
68942-02 1-2 / 4-5 Overlap Control Sleeve Mercedes 722.6
68942-03 2-3 Overlap Control Sleeve Mercedes 722.6
68942-04 3-4 Overlap Control Sleeve Mercedes 722.6
Total U$29.00
Estas luvas são aplicadas na caixa de válvulas. A diferença para as originais que não são vendidas é de que este kit vem com o'rings.
Saí de férias e deixei o carro na oficina.
O Márcio desmontou o câmbio e para surpresa os discos da 2ª e 3ª não estavam gastos. Como a mão de obra trocando os discos ou não era a mesma, pedí que trocasse os discos.
O que estava danificado era a roda livre (Free Wheel Rear A 220 270 01 31). Foram trocadas a dianteira e a traseira.
Trocadas também as "sleeves" da caixa de válvulas.
Tudo montado, óleo e filtros novos.
Tudo no lugar.
Teste ok ! Nada de errado. Funcionando normalmente sem a patinada.
Espero ter sido claro neste relato.
Quando começou a patinar de 2ª para 3ª, rodei um bom tempo assim. Tinha a informação de que isto poderia provocar o desgaste dos discose apartir disto o câmbio passar de 2ª para 4ª.
Resolví encarar o problema e o Márcio Villanova me orientou como primeiro passo fazermos um scan no Star. Ele mesmo levou na concessionária e acompanhou o procedimento.
Nada de errado foi encontrado no ELECTRONIC-HYDRAULIC CONTROL UNIT o que chamamos por aquí de "caixa de válvulas".
A falha deveria ser mecânica porém, antes de abrir o câmbio, o Márcio sugeriu que tirássemos a "caixa de válvulas" para checagem e limpeza. Foi feito isto e também nada de errado foi encontrado.
O óleo apresentava bom aspecto e não haviam resíduos de metal grandes no filtro ou no imã.
Trocamos o filtro e remontamos a caixa de válvulas.
O problema continuava.
Então combinamos em abrir o câmbio e que eu compraria todas as peças nos EUA. Todo o material custou U$ 300.00. Abaixo a lista:
Gasket Set A 140 270 65 00 (1ea)
Trans Disc B1 A 140 272 00 25 (3ea)
Trans Disc K1 A 140 272 00 25 (5ea)
Trans Disc K2 A 140 272 00 25 (5ea)
Trans Disc K3 A 140 272 07 25 (4ea)
Trans Disc B2 A 140 272 04 25 (4ea)
Trans Disc B3 A 220 272 07 25 (5ea) old p/n A 140 272 06 25
Free Wheel Rear A 220 270 01 31 (1ea) old p/n A 140 270 05 31
Free Wheel Front A 140 270 02 31 (1ea)
Deve ter algumas peças que posso ter esquecido de relacionar.
Também ele me recomendou que comprasse três luvas da SONNAX ([Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] empresa especializada em transmissões:
68942-02 1-2 / 4-5 Overlap Control Sleeve Mercedes 722.6
68942-03 2-3 Overlap Control Sleeve Mercedes 722.6
68942-04 3-4 Overlap Control Sleeve Mercedes 722.6
Total U$29.00
Estas luvas são aplicadas na caixa de válvulas. A diferença para as originais que não são vendidas é de que este kit vem com o'rings.
Saí de férias e deixei o carro na oficina.
O Márcio desmontou o câmbio e para surpresa os discos da 2ª e 3ª não estavam gastos. Como a mão de obra trocando os discos ou não era a mesma, pedí que trocasse os discos.
O que estava danificado era a roda livre (Free Wheel Rear A 220 270 01 31). Foram trocadas a dianteira e a traseira.
Trocadas também as "sleeves" da caixa de válvulas.
Tudo montado, óleo e filtros novos.
Tudo no lugar.
Teste ok ! Nada de errado. Funcionando normalmente sem a patinada.
Espero ter sido claro neste relato.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Câmbio 722.6
Esquecí de complementar de que a checagem da caixa de válvulas tinha com o objetivo de quem sabe com demontagem e limpeza solucionar o problema.
Seria o procedimento mais barato de todos.
Seria o procedimento mais barato de todos.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Pinetree,
Esta eh a primeira vez que eu ouco que o disco nao era o problema. E mesmo assim a roda livre estando ruim deveria ter tido um pouco de limalha ali dentro...... ou nao?
Maluhy?
Esta eh a primeira vez que eu ouco que o disco nao era o problema. E mesmo assim a roda livre estando ruim deveria ter tido um pouco de limalha ali dentro...... ou nao?
Maluhy?
Convidad- Convidado
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Depende aonde foi o desgaste , só analisando a peça para se concluir algo, mas o que aconteceu é possível sim , achei todo o procedimento correto.... :D
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Maluhy,
Qual seria a funcao desta roda livre dentro da caixa?
E por que voce cre que ela estaria fazendo a marcha pular somente da 2a para a 3a e nao as outras?
Desgate pouco seria a causa que depois com o tempo passaria para a 3a e 4a?
Qual seria a funcao desta roda livre dentro da caixa?
E por que voce cre que ela estaria fazendo a marcha pular somente da 2a para a 3a e nao as outras?
Desgate pouco seria a causa que depois com o tempo passaria para a 3a e 4a?
Convidad- Convidado
Câmbio 722.6
John, a roda livre estava defeituosa mas inteira. Ao ser retirada é que se desmontou.
Mestre Maluhy, dá uma ajuda aí na questão da roda livre.
Não quero tentar explicar e postar bobagem.
Só sei que o Márcio também não via relação entre a roda livre a patinada.
Eu acredito no desgaste mínimo nos discos e também na substituição dos sleeves na caixa de válvulas.
Está funcionando tudo em ordem.
Quero aquí elogiar o Márcio Villanova. Excelente mecânico e caráter fora de série.
É o tipo de profissional que faz questão de explicar a pane e principalmente a solução. Não é trocador de peças.
Os preços praticados por ele são justos.
Nunca está com a oficina vazia. A melhor propaganda dele é o serviço bem feito pois acaba valendo muitas indicações.
Mestre Maluhy, dá uma ajuda aí na questão da roda livre.
Não quero tentar explicar e postar bobagem.
Só sei que o Márcio também não via relação entre a roda livre a patinada.
Eu acredito no desgaste mínimo nos discos e também na substituição dos sleeves na caixa de válvulas.
Está funcionando tudo em ordem.
Quero aquí elogiar o Márcio Villanova. Excelente mecânico e caráter fora de série.
É o tipo de profissional que faz questão de explicar a pane e principalmente a solução. Não é trocador de peças.
Os preços praticados por ele são justos.
Nunca está com a oficina vazia. A melhor propaganda dele é o serviço bem feito pois acaba valendo muitas indicações.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Pinetree
Voce estah em POA. Poderia colocar ate fotos da oficina deste Marcio. Seria legal. Eu ja vi fotos da oficina do Maluhy. Seria legal ver sempre fotos atualizadas.
E vamos ver a explicacao do Maluhy e quem sabe o Fassheber ou o Alan e Xenon nao passam por aqui para discutir. Pessoalmente eh nessas que eu aprendo
Voce estah em POA. Poderia colocar ate fotos da oficina deste Marcio. Seria legal. Eu ja vi fotos da oficina do Maluhy. Seria legal ver sempre fotos atualizadas.
E vamos ver a explicacao do Maluhy e quem sabe o Fassheber ou o Alan e Xenon nao passam por aqui para discutir. Pessoalmente eh nessas que eu aprendo
Convidad- Convidado
GR- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7430
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : troca de informações
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
desde o começo minha intriga e.....
o q tem a ver a patinada em 2da -3ra com a roda livre?
nao daria problema em todas marchas?
na verdade eu nao consego entender direito ainda.......
roda livre se refere ao sistema de distribuiçao de potencia frente e atras?
entao seria problema no sistema viscoso de traçao, e isso?
o q tem a ver a patinada em 2da -3ra com a roda livre?
nao daria problema em todas marchas?
na verdade eu nao consego entender direito ainda.......
roda livre se refere ao sistema de distribuiçao de potencia frente e atras?
entao seria problema no sistema viscoso de traçao, e isso?
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : País :
Advertências :
Câmbio 722.6
Alô galera, em nenhum momento fizemos relação entre roda livre e patinada.
Detalhei o que foi feito.
Tudo nos levava a crer que pelo sintoma era desgaste dos discos da 2ª e 3ª.
Estes não apresentavam desgaste significativo.
A única peça encontrada danificada uma das duas rodas livre.
Também os overlap control sleeves da caixa de válvuas não apresentavam desgastes
significativos.
Estas peças foram trocadas e voltou a funcionar normalmente.
Ah, o óleo e filtro do câmbio foram trocados aos 50 mil km.
Hoje a ML está com 102 mil km.
Detalhei o que foi feito.
Tudo nos levava a crer que pelo sintoma era desgaste dos discos da 2ª e 3ª.
Estes não apresentavam desgaste significativo.
A única peça encontrada danificada uma das duas rodas livre.
Também os overlap control sleeves da caixa de válvuas não apresentavam desgastes
significativos.
Estas peças foram trocadas e voltou a funcionar normalmente.
Ah, o óleo e filtro do câmbio foram trocados aos 50 mil km.
Hoje a ML está com 102 mil km.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Vou passar isso para um amigo me explicar melhor isso..... :D
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
como disse o Maluhy, minha bola de cristal anda também um pouco turva, mas que a afirmação de que uma revisão de cambio automatico custaria mais que 10K foi derrubada, foi
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6
Alan, note bem de que as peças eu comprei nos EUA e ainda com desconto de oficina. Vieram na mala.
Uma relação de preço simples que faço é que aquí peças MB na concessionária custam 10 vezes mais do que nos EUA.
Acredito que profissionais competentes como, Maluhy, Márcio, Jorge (Serjão) consigam ser competitivos em mão de obra e peças jogando este custo para baixo e realizando um serviço de primeira linha.
Não caiam nas mãos de uma oficina de concessionária... :affraid: :affraid: :affraid:
Uma relação de preço simples que faço é que aquí peças MB na concessionária custam 10 vezes mais do que nos EUA.
Acredito que profissionais competentes como, Maluhy, Márcio, Jorge (Serjão) consigam ser competitivos em mão de obra e peças jogando este custo para baixo e realizando um serviço de primeira linha.
Não caiam nas mãos de uma oficina de concessionária... :affraid: :affraid: :affraid:
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Re: Câmbio 722.6 patinando de 2ª para 3ª marcha - ML com reduzida 4 x 4
Aproveitando seguem umas fotos.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Olha o estado do câmbio.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Olha o estado do câmbio.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
Data de inscrição : 25/08/2008
País :
Advertências :
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Marcha ré patinando câmbio 722.4
» Cambio 722.5 patinando de 1° para 2° marcha
» Manutenção Cambio 722.7 - trepidando e patinando na 1a. marcha - Classe A W168
» Câmbio 772.4 C180 94 patinando - não engata 4a. marcha - ruído conversor
» mercedes c280 patinando a marcha re...
» Cambio 722.5 patinando de 1° para 2° marcha
» Manutenção Cambio 722.7 - trepidando e patinando na 1a. marcha - Classe A W168
» Câmbio 772.4 C180 94 patinando - não engata 4a. marcha - ruído conversor
» mercedes c280 patinando a marcha re...
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe M / GLE ( W163 - W164 - W166 - GLE W166 ) :: W163 - 1997 a 2005
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos