Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 3 • Compartilhe
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Na ultima revisao do meu Classe A, a tensao da bateria acusava 11,85V no Star (nao sei o procedimento usado para medir esta tensao; com o carro ligado ou desligado, farois, ...).
Neste sabado eu parei o carro em casa com a luz de cortezia (uma delas) acessa ate a sugunda-feira quando eu fui sair para o trabalho.
Nada, nao fazia o barulho da bomba de combustivel, o motor nao virava, enfim somente a luz da bateria e acho ESP acendia e apagava.
A tensao da bateria estava em 6,7V. Esta bateria eh original do carro (comprado em 10/2004).
Verifiquei o preco de uma bateria nova na AM Marcelo; R$300,00 Moura 60A e R$ 413,00 original Mercedes.
Eu acho caro por uma paralela, nao sei se o preco e este mesmo. Por esta diferenca eu compro a original (demora alguns dias).
Tambem nao tenho certeza se eh a bateria.
A proposito, posso fazer "chupeta" (sem gozacoes nesta questao por favor), qual o procedimento?
O que voces acham?
Neste sabado eu parei o carro em casa com a luz de cortezia (uma delas) acessa ate a sugunda-feira quando eu fui sair para o trabalho.
Nada, nao fazia o barulho da bomba de combustivel, o motor nao virava, enfim somente a luz da bateria e acho ESP acendia e apagava.
A tensao da bateria estava em 6,7V. Esta bateria eh original do carro (comprado em 10/2004).
Verifiquei o preco de uma bateria nova na AM Marcelo; R$300,00 Moura 60A e R$ 413,00 original Mercedes.
Eu acho caro por uma paralela, nao sei se o preco e este mesmo. Por esta diferenca eu compro a original (demora alguns dias).
Tambem nao tenho certeza se eh a bateria.
A proposito, posso fazer "chupeta" (sem gozacoes nesta questao por favor), qual o procedimento?
O que voces acham?
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Se o problema for apenas o fato de ter deixado a luz de cortesia acesa, não seria o caso de recarregar a bateria?
Agora, se ela é a primeira do carro (comprado em 10/04) já deve tá chegando no fim da vida útil dela... O meu também foi comprado nessa data e pouco antes de me vender, o dono anterior teve que trocar e colocou uma Heliar de 60A. Já usei esta em outros carros e considero uma excelente marca, agora eu vou deixar pra ver, se não guentar na Mercedinha eu providencio uma com as especificações originais, que, se não me engano, é de 62A.
Agora, se ela é a primeira do carro (comprado em 10/04) já deve tá chegando no fim da vida útil dela... O meu também foi comprado nessa data e pouco antes de me vender, o dono anterior teve que trocar e colocou uma Heliar de 60A. Já usei esta em outros carros e considero uma excelente marca, agora eu vou deixar pra ver, se não guentar na Mercedinha eu providencio uma com as especificações originais, que, se não me engano, é de 62A.
thiagohp- Usuário Prata
- Número de mensagens : 384
Data de inscrição : 01/01/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Não é aconselhavel efetuar a "chupeta" na classe a por causa dos módulos eletronicos.
Atte,
Walter
Atte,
Walter
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Data de inscrição : 02/08/2008
Interesses : b
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Exato Walter, ia citar esse detalhe e me esqueci.... Apesar de pouco conhecer desse carro ainda, nunca deixaria fazerem uma chupeta no meu carro, indo ou vindo corrente elétrica... rsrsrs
thiagohp- Usuário Prata
- Número de mensagens : 384
Data de inscrição : 01/01/2009
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Bateria é bom ser de 65ah dá para usar de 60? Dá.
Pegue uma marca boa, bateria original não é aquelas coisas.
Eu uso Bosch ou ACDelco. Esse lance de bateria boa ou ruim muda quando falamos de baterias TOPs e geralmente essas são melhores nas partidas a frio.
Moura com certeza vai funcionar, mas vale uma bateria mediana trocada de 2 em 2 anos que uma boa levada até os 4, a chance do carro parar por falta de bateria é maior.
Pegue uma marca boa, bateria original não é aquelas coisas.
Eu uso Bosch ou ACDelco. Esse lance de bateria boa ou ruim muda quando falamos de baterias TOPs e geralmente essas são melhores nas partidas a frio.
Moura com certeza vai funcionar, mas vale uma bateria mediana trocada de 2 em 2 anos que uma boa levada até os 4, a chance do carro parar por falta de bateria é maior.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Delco ou Moura hoje tem o mesmo padrão de qualidade, OK? São consideradas de primeira linha...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
A última bateria que eu coloquei no carro foi ACDelco dia 21/07/07
A próxima troca está programada para dia 24/07/09.
Dois anos e adios.
A próxima troca está programada para dia 24/07/09.
Dois anos e adios.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Qual o procedimento para desmontar/trocar a bateria? Qual terminal remover primeiro e qual colocar primeiro?
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Para remover:
Tire primeiro o negativo depois o positivo.
Para instalar:
Coloque primeiro o positivo e depois o negativo.
Tire primeiro o negativo depois o positivo.
Para instalar:
Coloque primeiro o positivo e depois o negativo.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Pergunta aos universitários: quando da troca da bateria não seria necessário colocar uma em paralelo enquanto a troca é efetuada, com a finalidade de não deixar o sistema sem tensão ? Estou perguntando porque quando troquei a bateria de um corolla, o eletrecista acoplou uam bateria de moto de 12 V enquento fazia a substituição, segundo ele para não apagar dados da memória. Quanto a usar bateria auxiliar na partida, nos manuais de uso dos veículos geralmente é descrito o procedimento para emergências. No classe A a prática é vedada pelo fabricante ?
Elizeu PAI- Usuário Prata
- Número de mensagens : 448
Data de inscrição : 08/12/2008
Interesses : trocar informações
Sexo : Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Pode deixar o Classe A sem energia que ao ligar ele se reprograma.
Os sistemas são automáticos. No corolla se vc cortar a enegia tem que levar na autorizada para reprogramar o câmbio, já que ele perde o tempo das marchas que é feito por score, ele grana km e +- prevê desgaste do óleo e cia. Por isso que muito dono de corolla reclama que o câmbio ficou ruim depois que trocou o óleo, se o câmbio não for regulado ele fica fora.
Isso vale para os AL-4 também.
Classe A não precisa disso, o câmbio está sempre aprendendo a melhor forma de trocar as marchas.
Os sistemas são automáticos. No corolla se vc cortar a enegia tem que levar na autorizada para reprogramar o câmbio, já que ele perde o tempo das marchas que é feito por score, ele grana km e +- prevê desgaste do óleo e cia. Por isso que muito dono de corolla reclama que o câmbio ficou ruim depois que trocou o óleo, se o câmbio não for regulado ele fica fora.
Isso vale para os AL-4 também.
Classe A não precisa disso, o câmbio está sempre aprendendo a melhor forma de trocar as marchas.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
NÃO tive boas experiencias com as baterias moura não sei se foi azar teve uma que eu tive que trocar duas vezes na garantia e o carro foi verificado e estava tudo perfeito
mattosmk1- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 184
Data de inscrição : 16/06/2008
Interesses : XX
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Oi André, este mesmo procedimento para desligar e ligar a bateria eu informei hoje por volta das 9:00 horas da manhã e pelo que vejo o cara não acreditou na minha explicação....rsrsrsrs....
Infelizmente este tipo de atitude me deixa p* da vida, porque só faz eu perder o meu tempo.
Infelizmente este tipo de atitude me deixa p* da vida, porque só faz eu perder o meu tempo.
Jorge Martins- Usuário Prata
- Número de mensagens : 314
Data de inscrição : 01/02/2008
Interesses : Profissionais
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
A proposito Ilton, pelo tempo que ja tem sua bateria é quase certeza que a troca é a melhor solução. Agora quanto aos procedimentos de testes o Star ou qualquer outro equipamento só vai te dar o valor da tensão nominal e a tensão de carga. Nenhum equipamento te informa se esta ocorrendo consumo de corrente por outra fonte. Não adianta nada voce ficar analizando se o Star mediu 6 volts ou coisa parecida procure acreditar em um bom profissional, pois só ele vai poder verificar o problema do seu carro.
Jorge Martins- Usuário Prata
- Número de mensagens : 314
Data de inscrição : 01/02/2008
Interesses : Profissionais
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Jorge,
Sem polemizar, vc. me passou para tirar o positivo e depois o negativo. Por ultimo o fio preto. Lembra?
Ao contrario do que o André passou.
Eu questionei no forum porque sua informacao foi contraria a me passada pela concessionaria.
Quando eu estive aí, eu queria dar carga nesta bateria, depois analizando melhor, pelo ano de fabricacao eu achei melhor trocar.
O Star mediu 11,85V na ultima revisao, eu questionei na concessionaria e o atendente informou estar ok (provavelmente nao estava).
De novo, sem polemizar, voce ja fez servico no Ecosport da patroa e eu viajei com ele no final de ano, ficou MUITO BOM.
Agora se eu receber 2 informacoes divergentes, eu vou verificar mesmo.
Sem polemizar, vc. me passou para tirar o positivo e depois o negativo. Por ultimo o fio preto. Lembra?
Ao contrario do que o André passou.
Eu questionei no forum porque sua informacao foi contraria a me passada pela concessionaria.
Quando eu estive aí, eu queria dar carga nesta bateria, depois analizando melhor, pelo ano de fabricacao eu achei melhor trocar.
O Star mediu 11,85V na ultima revisao, eu questionei na concessionaria e o atendente informou estar ok (provavelmente nao estava).
De novo, sem polemizar, voce ja fez servico no Ecosport da patroa e eu viajei com ele no final de ano, ficou MUITO BOM.
Agora se eu receber 2 informacoes divergentes, eu vou verificar mesmo.
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Com certeza o Jorge se enganou, pq ele já postou esse procedimento no fórum umas 3x.
Esses consultores/atendentes de autorizadas são a pior coisa que tem.
Não que eles sejam sacanas nada disso, é que a maioria nunca teve treinamento nos carros para o qual eles fazem consultoria.
São poucas as pessoas que entendem de Classe A como o Jorge.
Tem muita bomba de direção viva pq ele avisou para o pessoal vedar, a minha é uma delas.
Só estou dando um pequeno exemplo. 8)
Esses consultores/atendentes de autorizadas são a pior coisa que tem.
Não que eles sejam sacanas nada disso, é que a maioria nunca teve treinamento nos carros para o qual eles fazem consultoria.
São poucas as pessoas que entendem de Classe A como o Jorge.
Tem muita bomba de direção viva pq ele avisou para o pessoal vedar, a minha é uma delas.
Só estou dando um pequeno exemplo. 8)
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Voce acertou André! Eu me enganei mesmo, mas esse é o problema que acontece quando as pessoas não confiam na capacidade do profissional e ficam dúvidando de tudo. Toda essa novela não teria acontecido se o carro fosse entregue em minhas mãos logo de cara. Eu ja teria trocado a bateria e o cliente também não perderia tanto tempo. Infelizmente na hora que ele me procurou eu não pude fazer o socorro, mas combinei que assim que eu pudesse o faria.
Jorge Martins- Usuário Prata
- Número de mensagens : 314
Data de inscrição : 01/02/2008
Interesses : Profissionais
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Desculpem mas eletricamente é indiferente se tirar primeiro o positivo ou negativo... Não existe residual pois quando se retira o negativo primeiro, todo o circuito fica submetido ao mesmo potencial, ou seja 12V, não há queda de tensão interna.
Quando se retira o positico primeiro, todo o circuito fica no potencial negativo. Portanto em qualquer dos casos, o circuito em si fica sob mesmo potencial.
Agora imaginem testar um fusível simples de qualquer circuito que tenha eletrônica. Vocês simplesmente vão lá e retiram o fusível , testam e recolocam no lugar... aquele circuito fica desenergizado e no potencial zero. Ninguem tira o negativo da bateria antes de tirar qualquer fusível. Não é a mesma coisa???
TANTO FAZ, PARA O CIRCUITO TIRAR POSITIVO OU NEGATIVO PRIMEIRO. Se der Bolsing ( centelhas por chaveamento mecânico da bateria) vai dar dos dois lados...
Quando se retira o positico primeiro, todo o circuito fica no potencial negativo. Portanto em qualquer dos casos, o circuito em si fica sob mesmo potencial.
Agora imaginem testar um fusível simples de qualquer circuito que tenha eletrônica. Vocês simplesmente vão lá e retiram o fusível , testam e recolocam no lugar... aquele circuito fica desenergizado e no potencial zero. Ninguem tira o negativo da bateria antes de tirar qualquer fusível. Não é a mesma coisa???
TANTO FAZ, PARA O CIRCUITO TIRAR POSITIVO OU NEGATIVO PRIMEIRO. Se der Bolsing ( centelhas por chaveamento mecânico da bateria) vai dar dos dois lados...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Caro Fassheber,
discordo de voce .......se voce for retirar primeiro o cabo positivo , o sistema estara energizado e voce podera causar acidentalmente um fechamento de circuito com alguma parte da carroceria com a chave urilizada para se fazer a desconexao do polo causando uma alta tensao momentanea no circuito podenco causar danos no sistema eletronico do veiculo ou ate incendios em alguns casos .....
se voce inicia pelo polo negativo , nao tem este problema pois o chassis do veiculo e' aterrado negativamente , nao vindo a ocorrer nenhuma descaga de corrente .
e apos o desligamento do negativo a bateria estara " isolada" do veiculo podendo ser desligado o polo positivo tranquilamente , mesmo se a chave encostar na carroceria nao havera nenhum curto pois a mesma ja esta isolada....
abracos e NSI......
discordo de voce .......se voce for retirar primeiro o cabo positivo , o sistema estara energizado e voce podera causar acidentalmente um fechamento de circuito com alguma parte da carroceria com a chave urilizada para se fazer a desconexao do polo causando uma alta tensao momentanea no circuito podenco causar danos no sistema eletronico do veiculo ou ate incendios em alguns casos .....
se voce inicia pelo polo negativo , nao tem este problema pois o chassis do veiculo e' aterrado negativamente , nao vindo a ocorrer nenhuma descaga de corrente .
e apos o desligamento do negativo a bateria estara " isolada" do veiculo podendo ser desligado o polo positivo tranquilamente , mesmo se a chave encostar na carroceria nao havera nenhum curto pois a mesma ja esta isolada....
abracos e NSI......
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Grande Borba, o comentário é em relação a riscos com sistemas eletrônicos. e mantenho o que disse. Agora a possibilidade de curto que você cita é verdadeira e só depende de cuidados e qualidade de ferramenta... Eu, por exemplo, trabalhei 30 anos em manutenção elétrica e sempre retirei pelo polo positivo...Eletricamente é a mesma coisa... outra coisa é só segurança operativa...
E mais, não existe possibilidade de sobretenção, pois a bateria, diferente dos sistemas de corrente alternada ou de fontes pulsantes por corrente contínua( bobina e platinados, por ex), não tem capacidade de gerar sobretensão. Se houver um curto acidental, a tensão da bateria cai até que o curto seja desfeito... há sim sobrecorrente, mas no exemplo citado, circularia entre a bateria e o curto em sí, sempre em direção a fonte e nunca em direção à carga, no caso os módulos...
E mais, não existe possibilidade de sobretenção, pois a bateria, diferente dos sistemas de corrente alternada ou de fontes pulsantes por corrente contínua( bobina e platinados, por ex), não tem capacidade de gerar sobretensão. Se houver um curto acidental, a tensão da bateria cai até que o curto seja desfeito... há sim sobrecorrente, mas no exemplo citado, circularia entre a bateria e o curto em sí, sempre em direção a fonte e nunca em direção à carga, no caso os módulos...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Grande Fasseheber,
E' exatamente este ponto de cuidados a que estou me referindo ...pois este procedimento evita que qualquer "mexanico" cause um acidente desta maneira pois muitos acreditam que troca de bateria e' uma coisa corriqueira extremamente simples pois " e' so soltar os polos....."
Se voce adota procedimentos cuidadosos utilizando chave protegida , etc , a grande maioria nao o faz e adotando este procedimento acaba com qualquer possibiidade de contato.....
no passado eu mesmo ja causei destes "curtos acidentais" quando "mexia" nas minhas latas velhas do passado porem como se tratavam de carros sem qualquer modulo eletronico , ficaram marcas somente do "susto" e na chave fixa.....
alias um dos "fuscas" que eu tive no passado,que tinham a bateria localizadas "estrategicamente" em baixo do banco (que tinha a estrutura feito de malha metalica) , tinham uma "surpresa" se alguem mais pesado sentasse nesta regiao, causando " curto" do banco na bateria e "incendio a bordo"; sendo que apos o ocorrido vim a descobrir tardiamente que existia uma "capa isolante" que o incauto proprietario anterior retirou por nao ver utilidade para a mesma .....hehehehehehe
abracao,
E' exatamente este ponto de cuidados a que estou me referindo ...pois este procedimento evita que qualquer "mexanico" cause um acidente desta maneira pois muitos acreditam que troca de bateria e' uma coisa corriqueira extremamente simples pois " e' so soltar os polos....."
Se voce adota procedimentos cuidadosos utilizando chave protegida , etc , a grande maioria nao o faz e adotando este procedimento acaba com qualquer possibiidade de contato.....
no passado eu mesmo ja causei destes "curtos acidentais" quando "mexia" nas minhas latas velhas do passado porem como se tratavam de carros sem qualquer modulo eletronico , ficaram marcas somente do "susto" e na chave fixa.....
alias um dos "fuscas" que eu tive no passado,que tinham a bateria localizadas "estrategicamente" em baixo do banco (que tinha a estrutura feito de malha metalica) , tinham uma "surpresa" se alguem mais pesado sentasse nesta regiao, causando " curto" do banco na bateria e "incendio a bordo"; sendo que apos o ocorrido vim a descobrir tardiamente que existia uma "capa isolante" que o incauto proprietario anterior retirou por nao ver utilidade para a mesma .....hehehehehehe
abracao,
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
com relação ao comentario quanto ao Jorge se hj eu tenho um classe a agradeço a ele que la pelo orkut 'eu ainda nao conhecia o forum' sempre me deu um belo suporte sempre mostrando muita boa vontade e atenção sem ao menos saber quem eu sou deixando de fazer algo em sua oficina e dedicando precioso tempo a ajudar não só a mim mais a muitas outras pessoas as referencias com relação a pessoa dele e a sua oficina SINAL VERDE são as melhores possiveis agora todos estamos passiveis a erros quem nunca se enganou rsrs pessoas como o Jorge, André e muitos outros por aqui são muito importantes pois estão sempre dispostos a ajudar e Jorge tem sempre muito credito comigo e tenho certeza que com todos aqui tambem
um abraço JEFF.
um abraço JEFF.
mattosmk1- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 184
Data de inscrição : 16/06/2008
Interesses : XX
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
Borba, no meu fusca coloquei uma câmara de ar cortada...Anti-John
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Bateria
O carro nao foi para oficina, simplesmente porque nao andava, sequer o motor de partida dava sinal.
E qui em casa, onde ele ficou parado vai ser dificil tirar no guincho.
Vou trocar a bateria e ver o que acontece. Ja imprimi o procedimento; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Espero que tudo ocorra bem.
E qui em casa, onde ele ficou parado vai ser dificil tirar no guincho.
Vou trocar a bateria e ver o que acontece. Ja imprimi o procedimento; [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Espero que tudo ocorra bem.
iveiga- Usuário Prata
- Número de mensagens : 454
Data de inscrição : 10/11/2008
Sexo : País :
Advertências :
Re: Bateria Classe A - procedimentos troca - testes
e complementando, já fizemos chupeta( no bom sentido ) em alguns classe A, sem problemas... A tensão máxima é a tensão da bateria "maior" em carga. Evidente, faça uma conexão firme e aí sim, coloque o positivo primeiro e o negativo na massa, não no polo negativo, por causa de faiscamento e possíveis gases no motor
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Página 1 de 3 • 1, 2, 3
Tópicos semelhantes
» Troca da bateria W202 - especificações
» Bateria oxidada
» Troca de Bateria SLK 250
» Troca da Bateria
» Troca de Bateria AGM 80Ah original por EFB 72Ah
» Bateria oxidada
» Troca de Bateria SLK 250
» Troca da Bateria
» Troca de Bateria AGM 80Ah original por EFB 72Ah
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 3
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos