Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 1 de 1 • Compartilhe
Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Colegas desde o nosso frondoso encontro no Ilha das Flores minha minina não quer pegar.
Tentei de tudo.......até a suspendi no macaco em minha garagem para ver aonde fica o motor de arranque e tentar um contato com ele.......em vão.
Ao dar a partida as luzes acessórios acendem mas ao virar a chave só ouço um barulho de chicote fazendo viiinnnnnn (creio que é a bomba de gasolina). Viro a chave e enquanto a seguro faz outro barulho semelhante, como se fosse o da bomba (mas não é) e nem sinal do motor girar...
Nem barulho de bateria descarrecada, aquele tléc, tléc, tléc ou do motor de arranque fazendo nhô, nhô, nhô....nada....o carro não dá sinal de vida.
Faróis e parte elétrica estão tudo OK, ficam acesos durante toda operação não sofrendo variação de luminosidade durante a partida.
A bateria é Moura 95 amperes com 10 dias de uso e está com o visor verde ou seja carga plena......
liguei para o João Bosco e ele disse para eu dar umas batidinhas de leve no motor de arranque para ver se ele "descola" e gira. Mas não achei o motor deitando embaixo do carro.
Sei que fica do lado do passageiro ao lado do motor....mas não o vi....
Que faço??
Abraço e obrigado,
Elias :farao: .
Tentei de tudo.......até a suspendi no macaco em minha garagem para ver aonde fica o motor de arranque e tentar um contato com ele.......em vão.
Ao dar a partida as luzes acessórios acendem mas ao virar a chave só ouço um barulho de chicote fazendo viiinnnnnn (creio que é a bomba de gasolina). Viro a chave e enquanto a seguro faz outro barulho semelhante, como se fosse o da bomba (mas não é) e nem sinal do motor girar...
Nem barulho de bateria descarrecada, aquele tléc, tléc, tléc ou do motor de arranque fazendo nhô, nhô, nhô....nada....o carro não dá sinal de vida.
Faróis e parte elétrica estão tudo OK, ficam acesos durante toda operação não sofrendo variação de luminosidade durante a partida.
A bateria é Moura 95 amperes com 10 dias de uso e está com o visor verde ou seja carga plena......
liguei para o João Bosco e ele disse para eu dar umas batidinhas de leve no motor de arranque para ver se ele "descola" e gira. Mas não achei o motor deitando embaixo do carro.
Sei que fica do lado do passageiro ao lado do motor....mas não o vi....
Que faço??
Abraço e obrigado,
Elias :farao: .
Stardreams- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2499
Data de inscrição : 06/05/2008
Interesses : Mercedes-Benz 560 SEL 1988, Jaguar XJ12 LWB 1974 e Jaguar Mark VII 1951, Cadillac Fleetwood 1954, Lincoln Town Car Cartier Series 1992; Pontiac Chieftain 1952, Volvo S70 T5-R 1998, Ford Taurus LX 1997 e Ford Crown Victoria LX 1994, SAAB-SCANIA 9000 CD 2.3 Turbo 1991, Mercury Sable Station Wagon LS 1991....enfim, carros pouco comuns, mas que muitos aficcionados desejariam ao menos ter sentado ao volante...4 portas sempre, se espremer pra quê....
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Isso que o João Bosco falou é que o chamado bendix, o motor de arranque não está acoplando ao resto do motor e assim não girar em vazio...
ao achar, de umas batidas com uma chave de fenda grande enquanto alguém da a partida... costuma soltar... sinal da idade, só isso... nada sério...
ao achar, de umas batidas com uma chave de fenda grande enquanto alguém da a partida... costuma soltar... sinal da idade, só isso... nada sério...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Elias;
Segue imagem:
O acesso é por baixo do carro mesmo.
Caso a dica do João Bosco não dê certo, "pode" ser problema no selenóide ( automático - fig. 6 abaixo ), que na 560SEL é marca Bosch e não é muito difícil de ser encontrado:
O bendix ( roda livre ) é a fig. 2
Se for o selenóide ( automático ), com uma chave de fenda ( com cabo isolado ) é possível ligar em curto os pólos do motor de arranque enquanto outra pessoa dá a partida na chave ( ignição ) e ligar o carro para levá-lo a um auto-elétrico ou oficina.
Boa sorte!
Segue imagem:
O acesso é por baixo do carro mesmo.
Caso a dica do João Bosco não dê certo, "pode" ser problema no selenóide ( automático - fig. 6 abaixo ), que na 560SEL é marca Bosch e não é muito difícil de ser encontrado:
O bendix ( roda livre ) é a fig. 2
Se for o selenóide ( automático ), com uma chave de fenda ( com cabo isolado ) é possível ligar em curto os pólos do motor de arranque enquanto outra pessoa dá a partida na chave ( ignição ) e ligar o carro para levá-lo a um auto-elétrico ou oficina.
Boa sorte!
FMBB- Administrador
- Número de mensagens : 1123
Data de inscrição : 16/10/2007
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Hahahaha, é isso mesmo Tedesco e Lemão estão certos, eu arrumei o da SLC tem 2 semanas, mesma coisa.
Só que o meu era pior, eu girava a chave ele não desligava mais, ficava girando e nem sinal do motor pegar, só dava pra desligar desconectando a bateria...
Rapidinho um eletricista arruma...
Só que o meu era pior, eu girava a chave ele não desligava mais, ficava girando e nem sinal do motor pegar, só dava pra desligar desconectando a bateria...
Rapidinho um eletricista arruma...
Glutão- Desligado
- Número de mensagens : 4284
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : BMW, Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Mas cuidado, se não sabe não ligue em curto os polos do arranque, pode fazer um curto no lugar errado, ex, encostar na carcaça...aí pode ter um estrago maior...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Elias,
Viu? Quem mandou não usar a menina, agora ele empacou e ta se vingando, “não quer me levar pra passear, então agora também não quero”.
Brincadeira à parte, como já mencionado ou Bendix ou carvões do coletor presos ou no fim.
Se nas batidinhas não pegar, melhor levar um bom eletricista pra sua garagem retirar a partida e dar um talento antes que você faça um curto geral,
já viu fusível?
hoje a noite em casa dou uma olhada no esquema eletrico e te mando uma copia
Viu? Quem mandou não usar a menina, agora ele empacou e ta se vingando, “não quer me levar pra passear, então agora também não quero”.
Brincadeira à parte, como já mencionado ou Bendix ou carvões do coletor presos ou no fim.
Se nas batidinhas não pegar, melhor levar um bom eletricista pra sua garagem retirar a partida e dar um talento antes que você faça um curto geral,
já viu fusível?
hoje a noite em casa dou uma olhada no esquema eletrico e te mando uma copia
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Fass, obrigado pela dica e por me tranquilizar!!! Vou tentar fazer isso!
Bodó, agradeço muito as fotos, isso facilitará minha visualização embaixo do petroleiro, agora ficou fácil de achar o bendito!!
Alan, bem que vc me alertou....pois é o troco dela veio bem no dia que mais precisava dela....o aniversário do forum.....que raiva que deu.....
Vou ver se pego um rapaz que cuida da parte elétrica e retire o motor de partida para dar uma revisada.....
Agradeço de coração a solidariedade e dicas preciosas que vcs todos me deram.
Grandes abraços,
Elias.
Bodó, agradeço muito as fotos, isso facilitará minha visualização embaixo do petroleiro, agora ficou fácil de achar o bendito!!
Alan, bem que vc me alertou....pois é o troco dela veio bem no dia que mais precisava dela....o aniversário do forum.....que raiva que deu.....
Vou ver se pego um rapaz que cuida da parte elétrica e retire o motor de partida para dar uma revisada.....
Agradeço de coração a solidariedade e dicas preciosas que vcs todos me deram.
Grandes abraços,
Elias.
Stardreams- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2499
Data de inscrição : 06/05/2008
Interesses : Mercedes-Benz 560 SEL 1988, Jaguar XJ12 LWB 1974 e Jaguar Mark VII 1951, Cadillac Fleetwood 1954, Lincoln Town Car Cartier Series 1992; Pontiac Chieftain 1952, Volvo S70 T5-R 1998, Ford Taurus LX 1997 e Ford Crown Victoria LX 1994, SAAB-SCANIA 9000 CD 2.3 Turbo 1991, Mercury Sable Station Wagon LS 1991....enfim, carros pouco comuns, mas que muitos aficcionados desejariam ao menos ter sentado ao volante...4 portas sempre, se espremer pra quê....
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Boa Tarde, só uma correção, o "Bendix", na foto é a figura numero 6 (Solenóide = Bendix), a numero 2 é só o garfo do engate, que pode prender e não engatar, o barulho que se ouve, é do motor de arranque guirando sozinho, sem engatar em nada.
Agora, aquela batidinha com uma chave de fenda, resolve, pois se o solenoide estiver "encantado" ele solta, ou se o engate estiver preso, Fig 2, ele solta também! Nem precisa ser com alguém ligando o carro, vai lá, dá uma pancadinha e liga, se não funcionar faz de novo, mas antes dá uma olhada nos fuziveis e dijuntores, será que não tem nada desarmado?
Soltar este motor é facil, mais facil do que rebocar e levar ao elétrico.
Laurival
Agora, aquela batidinha com uma chave de fenda, resolve, pois se o solenoide estiver "encantado" ele solta, ou se o engate estiver preso, Fig 2, ele solta também! Nem precisa ser com alguém ligando o carro, vai lá, dá uma pancadinha e liga, se não funcionar faz de novo, mas antes dá uma olhada nos fuziveis e dijuntores, será que não tem nada desarmado?
Soltar este motor é facil, mais facil do que rebocar e levar ao elétrico.
Laurival
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Desculpe-nos Laurival, mas há uma confusão.
Bendix é o sistema que desengrena o pinhão do motor de arranque da cremalheira no motor, evitanto a quebra do motor de arranque.
Esta imagem ilustra bem:
http://www.automecanico.com/auto2002/arrancadore.html
Mais em - http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=131
Bendix é o sistema que desengrena o pinhão do motor de arranque da cremalheira no motor, evitanto a quebra do motor de arranque.
Esta imagem ilustra bem:
http://www.automecanico.com/auto2002/arrancadore.html
Mais em - http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=131
FMBB- Administrador
- Número de mensagens : 1123
Data de inscrição : 16/10/2007
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Eu sempre pensei que o tal do Bendix fosse o solenóide!
Valeu!
Laurival
Valeu!
Laurival
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Baseado na figura
O solenóide tb é chamado de automático, como é que funciona isso?O boneco(nós) dá na chave , a linha 50 é energizada e manda 12v para o automático , que por campo magnético empurra o conjunto impulsor-engrenagem contra a cremalheira do volante ,além de simultaneamente acionar o motor de partida (conectando o terminal 1 com o 2), pois o mesmo está ligado na linha 30 , que une bateria-alternador-motor de partida , fácil,né?exercício da semana,como é que uma bateria de 60Ah consegue tocar um motor de partida que consome 400A ?????? :?:
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Elementar mestre Maluhy, a bateria de 60AH, pode fornecer sim 400A, somente instantaniamente, no pico, quando damos na chave, a bateria praticamente entra em curto, dai, se seguramos o contato mais que alguns segundo ela vai descarregar todinha, e ficar quente. Antigamente tinha baterias que devido a descarga muito rapida, até invertiam a polaridade, não aceitando mais recarga, lembra?
Desta vez acertei?
Laurival
Desta vez acertei?
Laurival
Laurival- Cadastro desatualizado pendente regularização
- Número de mensagens : 4496
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Mercedes Benz
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Maluhy... perfeito como sempre...e como o motor de arranque faz o "zuimmmm" , significa que está funcionando. o bendix é que não está engatando, o que pode ser defeito dele ou do automático, sem "forças " para puxa-lo...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Alunos
Vcs estão me surpreendendo,hehehehehehe,só um detalhe,Alemão: se vc ouviu a zoada do motor de partida acionado o automático está funcionando, a única hipótese do sistema não acionar o motor do carro fora o bendix ruim seria o garfo de acionamento partido......
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Data de inscrição : 21/10/2007
Interesses : Antigomobilismo
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Em geral sim, mas já peguei automático com " acoplamento ruim"...puxa, faz o contato elétrico, mas não tem força suficiente para encaixar o bendix por completo. É o início de espirar em curto interno...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : Mercedes antigas
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Motor de Arranque da W 126 560 SEL
Pessoal gostaria de agradecer o auxílio que vcs me deram!! Realmente foi um problema no motor de arranque...idutores + Bendix....o joão bosco mandou refazer e checar todo o sistema!! Desaconselhou, Ainda bem, a troca por um novo, dizendo que somente a substituição dos ítens falhos restauraria plenamente o motor de arranque.
Dito e feito, o carro está perfeito....aproveitei que o carro lá estava e troquei o óleo do câmbio automático, bem como seu filtro.
Aliás este filtro do câmbio automático eu trouxe na mala, pois comprei-o na Concessionária Autorizada lá em Nova Iorque....peça originalíssima!
Obrigado à todos,
Elias :farao: .
Dito e feito, o carro está perfeito....aproveitei que o carro lá estava e troquei o óleo do câmbio automático, bem como seu filtro.
Aliás este filtro do câmbio automático eu trouxe na mala, pois comprei-o na Concessionária Autorizada lá em Nova Iorque....peça originalíssima!
Obrigado à todos,
Elias :farao: .
Stardreams- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2499
Data de inscrição : 06/05/2008
Interesses : Mercedes-Benz 560 SEL 1988, Jaguar XJ12 LWB 1974 e Jaguar Mark VII 1951, Cadillac Fleetwood 1954, Lincoln Town Car Cartier Series 1992; Pontiac Chieftain 1952, Volvo S70 T5-R 1998, Ford Taurus LX 1997 e Ford Crown Victoria LX 1994, SAAB-SCANIA 9000 CD 2.3 Turbo 1991, Mercury Sable Station Wagon LS 1991....enfim, carros pouco comuns, mas que muitos aficcionados desejariam ao menos ter sentado ao volante...4 portas sempre, se espremer pra quê....
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Tópicos semelhantes
» Motor andou normal, começou a falhar, liguei muita fumaça, não liga e trava motor arranque
» Motor de Arranque C.280
» Motor de arranque gira mas não pega
» Motor de arranque
» Motor Arranque
» Motor de Arranque C.280
» Motor de arranque gira mas não pega
» Motor de arranque
» Motor Arranque
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos