Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

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Mensagem por geilsonrm Qua 17 Set 2008 - 15:49



Galera é o seguinte,

O que a Mercedes recomenda, quando to no sinal por exemplo deixo meu baby em Neutro, pois penso que se deixar engrenado com o pé no freio pode ficar forçando, só que percebi que quando encosto o pé no freio parece que ele automaticamente entende isso, pois quando coloco a primeira com ele parado ele fica bem devagar querendo andar, quando encosto o pé no freio ele nao força mais pra andar. Nesse caso quer dizer que não precisa se preocupar em deixar engrenado pq ele entende isso automaticamente ou é melhor nao deixar??? a mesma pergunta serve pro feio de mao. Tem problema deixar ele parado com o freio de mao puxado e marcha engrenada?

Mais um exemplo que acontece comigo:
Quando to numa pequena descida numa situação que o baby no neutro desceria de ré, eu coloco a primeira marcha e deixo os pedais livres entao aos poucos ele começa a andar, se eu só encostar o pé no freio ele automaticamente deixa de tentar andar e passa a andar pra tras por causa da descida, acho que isso prova alguma coisa. o que vocs acham?

Valeu!!!


Última edição por Antônio Elias em Ter 23 Set 2014 - 15:28, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : título readequado nas revisões de conteúdo!)
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Dúvidas sobre câmbio semi-automatico (tiptronic)

Mensagem por SYSMA01 Sáb 20 Set 2008 - 19:45



Caro, Geilsonrm.

Tenho um Classe A 2001 semi-automático ,e recebi recomendação do chefe da autorizada MB ( Brasília ), para deixar o carro em N quando estiver parado no semáforo. Estou usando este procedimento,o qual ,faz bastante sentido, uma vez que , o carro não tem o pedal de embreagem , mas tem embreagem.
Seria como deixar um carro manual engatado , mantendo o pé na embreagem e no freio , adeus embreagem!!

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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por geilsonrm Sáb 20 Set 2008 - 20:00



A impressão que o sistema passa é como se ele identificasse a marcha e se comportasse como se não tivesse problema.

Mas se o mecânico da MB falou prefiro seguir a dica. rs.....

Valeu! Abração!
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por Andre Buss Sex 10 Out 2008 - 7:31



Aproveitando, quem precisar de escovas para motores, tá ai um lugar para achar. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por walter paiva Sex 10 Out 2008 - 7:37



Andre :pos:

Atte,
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Mensagem por Jorge Martins Sex 10 Out 2008 - 8:49



Que me perdoe o chefe da concessionária de Brasilia, mas o que ele te falou esta completamente errado.
No Classe A existe sensores dos pedais de freio e acelerador que enviam sinais elétricos para o módulo. Estes sinais informam para o módulo quando ele deve acoplar ou desacoplar a embreagem, portanto se estes sensores estivem em perfeito estado de funcionamento,voce não precisa colocar no neutro quando parar no semáforo,é só pisar no freio.
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por Andre Buss Sex 10 Out 2008 - 9:08



Problema todo, que a maioria dos chefes e mecânicos que tiveram treinamento para Classe A não estão mais nas autorizadas.
Cada carro é um carro, se pegar um mecânico de F1 ele não vai saber mexer em Classe A, claro que ele desmonta o motor só que na hora de montar ele vai ligar para alguém pedindo os torques e cia para apertos.
Eu vi um amigo aqui da cidade que é especialista em fiat, montar um motor de uno, só de procedimentos eu ví umas 3 páginas. x de torque depois vira o parafuso x graus. Carro seja ele qual for precisa de conhecimento. Só imagina AKS que é um computador tentando fazer a embreagem.
Problema todo do AKS é falta de manutenção e atenção aos fluídos. Pequem numa mangueira de freio usada e coloquem num pote com fluído de freio vencido, esperem meio ano e depois vejam a mangueira.
Ou melhor comprem pregos e façam o seguinte, coloquem um dentro da água torneiral outro na água torneiral com aditivo e outro na água desmineralizada/destilada/deionizada.

Uma coisa legal que eu já fiz foi colocar água destilada... + mobil GS33 e coloquei para ferver Laughing e não é que o desgraçado segura sem a danada ferver. Eu deixei uma meia hora no fogo, depois a experiência foi embargada pela dona patroa. queen 🇳🇦
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por CMC Qui 23 Abr 2009 - 13:20



ja que o geilsonrm tocou no assunto, tambem tenho muitas duvidas sobre o funcionamento da Classe A semi automatica,haja visto que ainda estou indeciso se compro uma semi ou uma manual.
Eu ja dirigi muitos carros automaticos nos EUA(Ford Ranger, Dodge Status, Ford Taurus, Dodge Dynasty, Chevrolet Cavalier, entre outros) e aqui no Brasil, varios mecanicos, mas sou analfabeto em semi´s.Entao.Vamos supor que eu tivesse uma Classe A semi, e que eu fosse sair no plano,ok? Eu daria a partida com o cambio em N, pisando no freio(ou nao?), engato a primeira ainda pisando no freio (ou nao?) , solto o pe do freio e ai acelero?
A cada mudança de marcha tenho de dar um toque no freio ou nao?Ou simplesmente mudo a marcha rapidamente como se a embreagem nao existisse?
Precisa tirar o pe do acelerador enquanto muda de marcha, ou muda acelerando?
Sinal vermelho. Num carro manual, eu normalmente manteria o pe na embreagem e outro no freio, principalmente no para e anda dos congestionamentos, pois nunca se sabe quando o carro da frente vai arrancar,ja num automatico o cambio estaria em D, e eu estaria pisando no freio e entao na hora de sair soltaria o pe do freio, aceleraria e sairia normalmente. E no Classe A semi?
É verdade o que dizem de o cambio semi ter açao lenta e o dono nao poder fazer mudanças rapidas e esportivas no semi, sob pena de danos aos sistemas?
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por kristk Qui 23 Abr 2009 - 13:25



Buss.

Essas escovas são as mesmas que o Hassan comentou no outro tópico? Para o AKS?
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por Andre Buss Qui 23 Abr 2009 - 13:34



Exatamente.
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por kristk Qui 23 Abr 2009 - 13:58



E como faço para saber a especificação da escova utilizada nas MBs?
Pois estive observando na pág. do site e ñ indica escova para módulo AKS.
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Mensagem por Andre Buss Qui 23 Abr 2009 - 14:46



Escova para motor elétrico não tem mistério.
O AKS nada mais é que um motor elétrico que faz o papel da embreagem.
O que tem a mais é um módulo para controlar o motor.
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Mensagem por Convidad Qui 23 Abr 2009 - 16:55



Tem que ter a mesma medida kristk. Largura, profundidade e Altura, como induca o site que o Buss postou. Voce vai ter que "estimar" a altura da escova (ou comprimento).
Ai vc vai encontrar no site alguma parecida e é trocar.
Não esqueça de verificar a posição do rabicho de fio na escova.

Abraços,

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Mensagem por wagnerbatista Sáb 25 Abr 2009 - 18:07



já que o geilsonrm tocou no assunto, tambem tenho muitas duvidas sobre o
funcionamento da Classe A semi automatica,haja visto que ainda estou
indeciso se compro uma semi ou uma manual.
Eu ja dirigi muitos
carros automaticos nos EUA(Ford Ranger, Dodge Status, Ford Taurus,
Dodge Dynasty, Chevrolet Cavalier, entre outros) e aqui no Brasil,
varios mecanicos, mas sou analfabeto em semi´s.Entao.Vamos supor que eu
tivesse uma Classe A semi, e que eu fosse sair no plano,ok? Eu daria a
partida com o cambio em N, pisando no freio(ou nao?), engato a primeira
ainda pisando no freio (ou nao?) , solto o pe do freio e ai acelero?
A cada mudança de marcha tenho de dar um toque no freio ou nao?Ou
simplesmente mudo a marcha rapidamente como se a embreagem nao
existisse?
Precisa tirar o pe do acelerador enquanto muda de marcha, ou muda acelerando?
Sinal
vermelho. Num carro manual, eu normalmente manteria o pe na embreagem e
outro no freio, principalmente no para e anda dos congestionamentos,
pois nunca se sabe quando o carro da frente vai arrancar,ja num
automatico o cambio estaria em D, e eu estaria pisando no freio e entao
na hora de sair soltaria o pe do freio, aceleraria e sairia
normalmente. E no Classe A semi?
É verdade o que dizem de o cambio
semi ter açao lenta e o dono nao poder fazer mudanças rapidas e
esportivas no semi, sob pena de danos aos sistemas?
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Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A Empty Re: Dúvidas sobre funcionamento e manutenção do câmbio semi-automatico do Classe A

Mensagem por hassam Sáb 25 Abr 2009 - 21:12



A minha Classe A é semi-automática.

Para quem não conhece, funciona assim:

Para dar partida, o câmbio deve estar em N. É recomendável pela MB manter o pé no freio ao acionar a partida (não sei o motivo, mas sigo o manual). A partida não funciona (motor não gira) caso o câmbio esteja em marcha, 1,2,3,4,5 ou R,

Após dar partida, o motor elétrico acoplado ao AKS está em STAND-BY, ou seja, ele não gira o tempo todo, pelo contrário, ele só gira no exato momento em que você coloca a mão na alavanca de câmbio e aponta, isso mesmo, APONTA para a marcha que você irá colocar. Existem sensores no mecanismo da alavanca de câmbio que entendem que você está "empurrando" a alavanca na direção da 1a, 2a... marchas. Neste momento, milésimos de segundos antes de você realmente terminar de empurrar a alavanca, os sensores já enviaram o comando para o AKS, que por sua vez gira o motorzinho elétrico que bombeia o fluído (no caso o fluído de freio, compartilhado pelos dois sistemas, freio e embreagem) e aciona a embreagem através de sistema hidráulico. Logo após a marcha ser engrenada dentro do câmbio o motorzinho elétrico repousa novamente, e o ciclo se repete a cada "empurrada" de mão na alavanca de câmbio.

Para quem já está habituado com o AKS, experimente fazer um teste de garagem para verificar a perfeita sensibilidade dos sensores. Faça assim, em um local plano, engate a primeira marcha mas não acelere. O carro tenderá a sair levemente. Provavelmente andará suavemente 'a frente. Toque na alavanca de câmbio como se fosse colocar a segunda, porém, apenas toque no sentido da segunda marcha e você verá que o sensor perceberá o seu toque e desacoplará a embreagem, consequentemente deixando de levar o carro 'a frente. É bastante sensível.

Para quem está com o motor de partida pesado, experimente dar partida no carro ao mesmo tempo que você "finje", ou toca levemente na alavanca de câmbio como se fosse engatar uma quarta marcha por exemplo. Nesse instante, o AKS desacoplará a embreagem deixando o giro da partida mais leve, obviamente devido ao fato de por alguns instantes você não estar girando o conjunto de embreagem e câmbio também. Eu já fiz e funciona.

Eu já havia postado em outro tópico um procedimento que copiei de outro fórum (http://www.aclassinfo.co.uk/mypage.59.htm ) mas postarei aqui novamente. Este procedimento, para carros com AKS, serve para você "ensinar" , ou melhor, calibrar seu AKS x engrenagens do câmbio. Se você fizer este procedimento verá que o motor elétrico do AKS só funciona (só bombeia fluído) quano você está "empurrando" a alavanca de câmbio, principalmente se você estiver em um local silencioso e com os vidros fechados para ouvir o AKS funcionando.

O procedimento taí:

This reset is a must to those who suffer the old issue of difficulty in getting first and/or reverse gears ACS

0. Pull the hand brake lever.
1. Turn the ignition key on but do not start the engine.
2. Press the brake pedal.
3. Engage the first gear (*).
4. Return to gear lever to neutral (*).
5. Release the brake pedal. 6. Press the brake.
7. Engage the rear gear (*)
8. Return to gear lever to neutral (*).
9. Finally release de brake pedal.
10. Release the hand brake lever, turn off and remove the ignition key.

(*)-hear clicking noises coming from inside left front wing



TRADUÇÃO:
Esta reposição é uma necessidade para aqueles que sofrem a velha questão da dificuldade em conseguir o primeiro e / ou marcha-atrás ACS 


0. Puxe a alavanca do travão de mão. 
1 Gire a chave de ignição, mas não ligue o motor. 
2 Pressione o pedal do travão. 
3 Engate a primeira marcha (*). 
4 Voltar à alavanca de câmbio na posição neutra (*). 
5 Solte o pedal do travão. 6 Pressione o freio. 
7 Engate a marcha a ré (*) 
8 Voltar à alavanca de câmbio na posição neutra (*). 
9 Finalmente solte o pedal do travão de. 
10 Solte a alavanca de freio de mão, desligue e remova a chave de ignição. 


(*) - ouvir clicando ruídos provenientes do interior deixou asa dianteira


Estive lendo em algum lugar, não me lembro onde, uma informação que diz que o AKS é tão bem programado que ele é capaz de atrazar o acoplamento de uma marcha reduzida caso a rotação esteja muito imcompatível com a marcha que o motorista pretende colocar, ou seja, imagine você dirigindo em quinta marcha, quando de repente você tenta (não importa o motivo) engatar uma segunda marcha, reduzindo drasticamente a rotação do motor. Neste caso o AKS atrasaria o acoplamento da embreagem até perceber o ideal ponto de acoplamento para não danificar o sistema. Sofisticado não ??!!

Outra informação que li é que o sensor do pedal de freio atua com diversos sistemas do carro. Além de ser um chaveador elétrico para as luzes de freio (liga/desliga as lâmpadas de freio quando acionado) ele possui um outro contato (que aliás eu mesmo confirmei limpando o meu sensor de freio semana passada) muito mais sensível. Funciona assim: quando você apenas encosta o pé no pedal de freio, mas não pressiona para frear, este contato elétrico mais leve dentro do sensor é acionado, acredite, colocando todo o sistema de ABS em STAND-BY, ou seja, o seu Classe A está pronto para dar um show de tecnologia, inclusive DESACOPLANDO a embreagem (isso mesmo) e também acionando aquele sistema de auxílio de frenagem (aquele que o sistema bomba o freio com força (é, seu Classe A tem isto também, pode acionar o freio com força ao perceber seu sufoco...). Para perceber o funcioamento e sensibilidade deste sensor, coloque o carro em um local plano. Engate a primeira marcha, deixe o carro sair sozinho e apenas "toque" no pedal de freio, mas não freie. Você verá que neste instante o sensor do pedal de freio enviará ao AKS um comando para desacoplar a embreagem.

Pois é, ainda pretende comprar um básico zero kilômetro ?


Última edição por Antônio Elias em Ter 23 Set 2014 - 15:23, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Tradução do texto em inglês incluída pela Moderação nas revisões de conteúdo!)
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Mensagem por ricky Dom 26 Abr 2009 - 0:08



O meu é semi-automático!!! Não conhecia muita coisa!!!

Maravilha de sistema! :D
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Mensagem por mattosmk1 Dom 26 Abr 2009 - 9:22



PARABENZ hassam pelas informações valiosas
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Mensagem por wagnerbatista Dom 26 Abr 2009 - 10:35



hassam ta virando o mestre das informações
kkkkkkkk
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Mensagem por rodolfonas Seg 27 Abr 2009 - 21:54



como que fico sabendo que o AKS esta precizando de trocar as escovas eu troquei a embreagen tem 2 meses esta otima meu Aks nao agarra quando passo de marcha nem nada mas gostaria de saber pra da uma manutencao preventiva antes que meu carro me de mais problemas que ele ja deu,mas por em quanto so estou tendo alegria com a baby
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Mensagem por Victor-Benz Sáb 1 Ago 2009 - 6:32



Outra duvida,

Alguem pode dar algumas dicas na hora de comprar um semi automatico e nao ter dor de cabeça depois?
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Mensagem por CMC Sáb 1 Ago 2009 - 7:19



Nao sou um mestre no assunto, mas, pelo que aprendi aqui no Portal, voce deve levar o carro ate a concessionaria Mercedes e mandar passar o scanner StarDiagnosis nele, este exame imprimira um relatorio completo do estado do motor e transmissao, AKS e embreagem inclusos,e lhe dira se o carro tem problemas ou nao.
Tambem deve-se verificar com o proprietario ou lojista quando foi a ultima vez que trocaram o fluido de freio, que pe compartilhado com o da transmissao.Se o antigo dono nao trocou o fluido na hora certa e nao colocou o fluido especificado pela Mercedes, é quase certo que o AKS tera problemas,lembrando que este fluido nao pode ser completado, misturado com o antigo, tem de ser totalmente drenado e trocado,Mistura de fluido velho e novo, especialmente de marcas e especificaçoes diferentes podem trazer problemas serios.Verifique a data e km das trocas de fluido, veja se a nota especifica qual o fluido e pergunte ao dono como foram feitas estas trocas, se ele completou alguma vez, etc.

Atenciosamente,

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Mensagem por Mauricio Schutz Dom 11 Out 2009 - 16:27



Quem no portal tem classe A com cambio SEMI aprova, comparando ao manual?
Estou na duvida e sobre o consumo no caso do semi aumenta muito ou fica na mesma comparado ao SEMI?
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Mensagem por Convidad Dom 11 Out 2009 - 21:57



MAuricio Schutz: Os Classe A com câmbio manual e "semi-automático" utilizam-se do mesmo câmbio. Não há alteração em relação ao consumo.

O que muda é a forma de acionamento da embreagem. Acionamento automatizado da embreagem no caso da Classe A dita "semi automática".
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Mensagem por C-220 Dom 11 Out 2009 - 22:13



Maurício, dê preferência ao câmbio manual, problemas praticamente zero, já semi e automatica vc sempre estará sujeito a supresas.
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Mensagem por mattosmk1 Seg 12 Out 2009 - 12:00



C-220 vc fala isso com conhecimento de causa ou só de ouvir falar, de ouvir fala eu ja acreditei em lobsomen e mula sem cabeça .... tenho uma semi automatica a 2 anos e meio e nunca tive problemas.
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