Barulho seco na partida

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Mensagem por Giovane Qua 27 Ago 2008 - 22:25



Amigos,
Nos último dias tenho notado um barulho estranho no motor. Nos primeiros 2 segundos durante a partida. é um barulho de ferro bem seco... Acredito ser o tempo de o óleo subir e lubrificar as peças, pois após esses 2 segundos, o barulho termina. Estou certo? Como troquei o óleo a pouco tempo acredito que este possa estar influenciando nisso por ser muito fino (5w30). Esse barulho é gerado só depois de o carro estar desligado por um bom tempo... se der partidas mais seguidas, tipos a cada uns 20 mins... não ouço este barulho... Alguém pode me dar uma idéia do que está havendo?

Grato, Giovane
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Mensagem por _cls_ Qui 28 Ago 2008 - 4:52



Giovane, é normal desde que não seja demasiado.
A tua Classe A tem quantos km? Deve-se fazer uma verificação à corrente e às valvulas a cada 100mil, só verificar se está tudo bem.
Tocaste num assunto interessante, a viscosidade do óleo, é interessante porque a minha Classe A já teve mudas de óleo no passado em que quase não fazia esse barulho, actualmente uso o Castrol SLX0W40 e faz um pouquinho.
A ideia que me ficou agora é que com óleos sintéticos faz mais barulho! Estranho!
Esse barulho é derivado à falta de pressão do óleo. A pressão nos nossos motores é necessária para a afinação das valvulas e corrente, só que só se atinge passados 5 a 10 segundos depois do motor estar a trabalhar.
Os Mercedes mais antigos até tinham um ponteiro para mostrar essa pressão.
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Mensagem por França Qui 28 Ago 2008 - 8:21



Giovane,não acredito que o problema seja o óleo mais fluido,pois o efeito seria exatamente o inverso .O maior benefício de um óleo tipo 5w ou 0w,está justamente no momento da partida a frio,que é quando o motor está desprotegido,sendo este o momento mais crítico na lubrificação de um motor.Este tipo de óleo circula muito mais rapidamente atingindo às partes altas ,carregando tuchos,etc.Talvêz haja algum tipo de folga em algum componente , que éra mascarada pela maior viscosidade do óleo anterior.
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Mensagem por Xenon Qui 28 Ago 2008 - 9:20



barulho tipico de motores usados.
os tuchos descarregam um pouco qdo parados muito tempo.
tem a ver com desgaste normal das peças.....
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Mensagem por fabinho01 Qui 28 Ago 2008 - 9:50



a minha classe A tambem faz um barrulho forte de valvula quando ligado de manhã . mas é por 2 ou 3 segundos , só para dar tempo do óleo subir mesmo , eu usso mobil semi-sintetico 15/40 W e troco a cada 5.000 km , sera que estou usando óleo grosso demais ???

abraço
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Mensagem por _cls_ Qui 28 Ago 2008 - 10:04



Fabinho01

Não me parece que seja mau óleo, o clima aí é quente.

Quanto a óleos fracos, o problema principal é que geralmente só se descobre a borrada uns valentes milhares de Kms depois, excepto quando ele é tão ruim, mais ainda que o dono, que a Classe A chega a fazer o pino!
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Mensagem por fabinho01 Qui 28 Ago 2008 - 10:10



realmente o mecanico disse pra mim que por ser realmente um lugar com clima quente , seria o melhor óleo para o carro , será que se eu colocar um óleo mais fino ele ñ vai ficar mais leve ??? hoje ele ta fazendo 16 kml em viagem a 80 kmh com 34 libras nos pneus
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Mensagem por RICARDO OLINTO Qui 28 Ago 2008 - 15:11



Minha Classe A também faz esse barulho de que está trabalhando a seco na partida. Depois de uns 10 segundos, o motor dá um "gemido", como se estivesse carregando os tuchos, e o barulho desaparece.
O que me deixa mais preocupado é que, como viajo muito, quando o motor trabalha muito tempo perto de 4 mil giros, o motor começa a fazer o mesmo barulho, como se estivesse trabalhando a seco. Se desligo o carro por uns 5 minutos, o barulho desaparece. Meu motor está com 108 mil Km, e isto começou a aparecer depois dos 80 mil. Sera que a bomba de óleo pode perder a pressão com a quilometragem, ou existe outro problema que não estou sabendo identificar? Se fosse tucho, o barulho seria direto, o que não é o caso. So acontece pela manhã, e quando estou na estrada.
Agradeço quem puder esclarecer, pois fico preocupado de fundir o motor na estrada, ou quebrar uma peça.
Grato
Ricardo Olinto
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Mensagem por _cls_ Qui 28 Ago 2008 - 15:28



Ricardo, faz como eu, vai a um mecânico de confiança e pede para ele ver a corrente e as valvulas, a corrente até dá para esticar sem abrir nada, mas eu não arrisco a faze-lo nem deixo ninguém faze-lo, só a Mercedes.
A minha tem praticamente 150mil e foi verificada há 1 mês e meio. Está como nova, agradou-me imenso ver que estava tudo bem.
Há no entanto outros factores que podem fazer faltar a pressão no interior no motor, há que ter isso em conta.
Abraço.
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Mensagem por França Qui 28 Ago 2008 - 16:18



Ricardo, o barulho matinal nem chega a ser problema ,mas na estrada e sério.Certamente a falta de pressão de óleo está impedindo que os tuchos carreguem corretamente.Pode ser a bomba ou algo que esteja atrapalhando o trabalho dela, como borra por exemplo.Como você faz as trocas de óleo?
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Mensagem por Andre Buss Qui 28 Ago 2008 - 19:54



Barulho de tucho em Classe A é o seguinte:

Se fizer barulho de um dia para outro é porque o carro não foi amaciado corretamente.

Se você deixar mais de dois dias desligado e fizer um barulho leve, é só o tucho descarregado. O óleo foi todo para o cárter, mesmo assim o barulho não pode ser nada extraordinário.

Óleo 05W30 só se for em locais MUITO frios em Porto Alegre depende da temperatura é até bom para as partidas a frio, só que é bom deixar o carro chegar na temperatura de operação que é quando o ponteiro do giro fica abaixo do 1. Eu particurlarmente deixo sempre chegar na temperatura de operção antes de sair com o carro.
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Mensagem por Lobo Sex 29 Ago 2008 - 12:44



Jah lih que barulho de tucho em Classe A ocorre porque nao foi usado o unico oleo recomendado ateh os 15mil Km : Saphir, fabricado pela Fucs.
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Mensagem por erocha Sex 29 Ago 2008 - 13:18



meu mecânico disse que o barulho tec-tec-tec ao ligar de manhã é normal para este motor da classe a.
Agora para o Ricardo, que está ouvido isto durante a viagem, parece que etá mesmo com algum problema de lubrificação.... e 4mil rpm é bastante! anda a quanto? 160?

Os Ford Zetec, se não colocar o 5W35 ficam batendo tucho alto mesmo quando liga e depois também. E com o passar do tempo entope um negócio lá na bomba do óleo...

Eu uso 15W40 tbm, BR TECHNO, semi sintético. Troco a cada 7500km (uso 'severo'). Agora que já rodei os 7500km depois da última troca, o tec-tec de manhã já aumentou.
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Mensagem por Lobo Sex 29 Ago 2008 - 16:12



Nao eh normal nao !!!
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Mensagem por França Sex 29 Ago 2008 - 16:39



Eu acho que depende da kilometragem do motor.
Alguns barulhos que não seriam normais em um motor com 10 ou 20 mil Km,talvêz possam ser considerados normais em um motor com mais de 100 mil Km.
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Mensagem por betocastro (1) Sex 29 Ago 2008 - 20:33



Perguntinha besta, aproveitando um outro tópico do fórum: Se colocar o tal do Militec, que tão pregando que consegue realmente proteger as peças do motor, será que não pára o barulho do "carregar" dos tuchos?
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Mensagem por Giovane Sex 29 Ago 2008 - 23:05



Pessoal,
Acho que vcs conseguiram esclarecer as minhas dúvidas... Considerando que os meu está com mais de 170mil km e vossas colocações, acho que o meu está com o motor meio usadinho mesmo. heheh E por isso esta apresentando o tal tec-tec matinal. Já tinham me dito que o óeo mais fino chega mais rápido no topo do motor, o que é bom.
Não sei muito bem o que é o tal do Tucho. Isso tem com fazer manutenção? ou como o motor é rodado vou ter que me acostumar com o barulho?
Abraço e Grato pelas dicas!
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Mensagem por _cls_ Sáb 30 Ago 2008 - 5:35



Giovane, desde que não seja exagerado não tens de te preocupar, os Tuchos são uma especie de martelinhos que fazem mexer as valvulas, os tuchos dos nossos motores são tipo telescopicos (chamam-se "tuchos hidráulicos"), têm um pistãozinho que sobe e desce em função da rotação e da pressão do óleo, isto para fazer adiantamento no abrir e fechar das valvulas afim de se obter um melhor rendimento do motor.

O objectivo, se bem que o principio de funcionamento é diferente, é obter uma geometria de abertura/fecho variavel nas valvulas semelhante ao classico HONDA VTEC (mas atenção que o Honda fazia o mesmo mas por um processo bem diferente, era mesmo a "arvore de cames" que subia e descia).
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Mensagem por Andre Buss Sáb 30 Ago 2008 - 6:00



Gentem, tem Classe A aqui em Blumenau com quase 900mil km que não faz tec tec. Se deixar até 2 dias desligados.
Esse tec tec é relativo, tem que ver bem. Como não podemos ver o carro é tudo possibilidade, motor com 170mil não é cansado se cuidado que o diga a minha Fiat strada com 210mil que não faz barulho algum. Esses tec na sua maioria são falta do amaciamento com o óleo Saphir inclusive já ví classe a andando fazendo tec. Dá para resolver, se faz um tec de manhã o motor não vai explodir. E depedendo da situação dá para resolver na limpeza. Agora cuidado o Jorge já colocou filme e foto de um motor que não fazia tec, o cara trocou o óleo e começou a fazer quando o Jorge abriu o motor...........................................
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Mensagem por Quiles Qua 3 Set 2008 - 15:16



Olá pessoal,


como já havia relatado anteriormente, minha A160 2002 também estava fazendo o tec-tec, e o pior, mesmo durante o dia. Era só deixar o carro parado por uns 30 minutos que o barulho voltava por uns 2 segundos.

Como estava bastante preocupado e não sabia como eram realizadas as trocas de óleo pelo dono anterior, resolvi fazer uma limpeza em um Bosch Service Car aqui de São Carlos-SP. O mecânico deixou o motor ligado com o "diabo verde" por algum tempo e depois removeu a tampa do motor e o carter. Estava bem sujo, mesmo após a aplicação e drenagem do flush.

Resultado: até agora não ouvi mais o barulho dos tuchos, creio que era por causa da borra mesmo. Até o barulho do motor em baixa rotação ficou outro.

Agora é só fazer a troca como recomenda o Andre Buss.

Abraços,
Marcos Quiles.
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Mensagem por Andre Buss Qua 17 Set 2008 - 7:39



Que bom que resolveu. TEC TLEC e sei lá mais qual bartulho NÃO É PARA ACONTECER E PONTO FINAL. :) Barulho de tucho seco ao deixar o carro desligado 4 5 dias é uma coisa, barulho se deixar o carro desligado um dia é coisa COISA ERRADA.No II encontro sul Brasileiro me lembrei dessa polêmica e levei o Hiro e o ATS para auditar uma partida a frio do meu filhote, aliás bem frio já que estava uns 10 12 graus de manhã e a garagem tinha o piso de mârmore, qualquer tlec ia ecoar bonito.E óbivio que não fez TLEC TEC.São algumas opções:1- Meu motor tem tanta borra que nem tlec não faz.2- Liguei o carro de Madrugada (ahahahahahahahaahha)3- O Hiro e ATS são surdos ou foram subornados com cervejas.4- Papai amaciou o carro com Saphir como está previsto na documentação da MB inclusive no manual e troca o óleo antes que ele vença.5- Meu Classe A veio de outro planeta.Diga-se de passagem a única coisa que não funcioa direito no meu carro é meu GPS, que me fez dar 3 voltas antes de me dar o caminho certo para o aeroporto AHAHAHAHAHAHAHAAHHAHAAHAHAHAHHHAHA bom pelo menos foi engraçado. lol!
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Mensagem por erocha Qua 17 Set 2008 - 12:21



o Buss tá perdendo tempo de lançar "O GUIA COMPLETO DE MANUTENÇÃO DO CLASSE A"....
cheers
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Mensagem por Andre Buss Qua 17 Set 2008 - 18:08



Nem precisa a Mercedes já fez isso antes de lançar o carro e com o tempo foi modificando. Problema que ou os autorizados não lêem ou oferencem o serviço e o pessoal não faz.
Hoje eu trocando o óleo do meu carro me vem um e bate no peito EUU SÓ TROCO A CADA 10 15 GNV NÃO SUJA ÓLEO. Deixa eu tentar inlustrar como eu olhei para a figura. What a Face
Eu curti quando ele deu a partida no carro, olha isso num disfile nem precisa de banda. AUSHSAUHASUASHASUHSUHASHUASUHSHUSAHU
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Mensagem por havs Dom 1 Fev 2009 - 23:32



a minha classeA semi 2001 apresentou isso logo quando troquei o oleo (lubrax tecno) quando comprei, depois que coloquei o mobil original acabou o problema
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Mensagem por Andre Buss Seg 2 Fev 2009 - 6:51



Isso não faz muito sentido, só se usar um óleo muito fora da especificação.
Se vc trocou o óleo logo que deu o barulho provavelmente deu uma boa limpada dentro do motor e por isso resolveu o problema.
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