Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo

Baterias e start stop... a saga (ou novela) Empty Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Mensagem por Resston Seg 15 Jul 2024 - 19:27



Olá,

Muito se tem falado sobre start stop e baterias.

Meu C200 comprado em 2019 veio com uma bateria Tudor comum 80PHD. A bateria auxiliar no porta malas tinha apenas 2,2 V.
Obviamente o start stop não funcionava. Até dois meses atrás a bateria Tudor estava aguentando manter pelo menos a função HOLD, então eu ia esticando a vida dela.
Depois sumiu a função. Medindo com voltímetro a bateria apresentava 12,6 V e na hora da partida caia para 9,6 V. Apesar da partida continuar acontecendo normalmente comecei a me preparar para troca.
O que comprei de pronto foi um bom cabo de transferência (1200 A) para me garantir, caso a Tudor me deixasse na mão...

Estudei várias baterias e como o uso do carro é basicamente 'recreativo' optei por colocar a Moura MF80CD (EFB) e a Moura MA-12E (AGM) como auxiliar.
Eu fiz a troca colocando ligando uma pequena bateria de 12 V 7 A nos bornes do carro. Sempre da forma correta : primeiro ligar positivo depois o negativo.
Desliguei o negativo da Tudor, isolei bem, depois o positivo, isolando mais ainda, retirei a bateria, limpei a caixa e terminais.
A mesma coisa com a auxiliar.
Comecei por trocar a auxiliar ligando primeiro o polo positivo depois o negativo. Por fim substitui a principal da mesma forma.
Desliguei a pequena bateria, soltando primeiro o cabo negativo, depois o positivo.
Dada a partiida o carro acendeu a função ECO em amarelo (nunca tinha visto). Depois de alguns minutos funcionando a função já mudou para verde, antes mesmo de andar com o carro.

Minhas considerações :
- Obviamente (embora funcionem) essas baterias não são as recomendadas.
- Descobri porque tanta gente não gosta de start stop : ele funciona demais : uma simples brecada para passar numa valeta e já desliga o motor. É de se pensar se deixamos ele ativo ou não, ainda mais se usar essas baterias 'inferiores'.
- O start stop 'te condiciona' a dirigir de modo defensivo para evitar parada total e consequente desligamento do motor. Ou seja, quando se percebe que o trânsito parado a frente já vai andar, reduzimos o ritmo com o propósito de não parar...
- Consumo : aqui onde notei diferença brutal. Mesmo sem usar o start stop o consumo melhorou bastante, credito que eu coloco na conta das baterias. Como nada foi mudado a mais no carro, as baterias devem estar suprindo de forma muito melhor. Andei bastante com e sem start stop. Com start stop sendo acionado a todo instante o consumo caiu ainda mais.

Enfim era isso que eu queria compartilhar com os confrades.
Resston
Resston
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 123
Data de inscrição : 20/04/2019
Interesses : Informações, dicas e truques ...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias e start stop... a saga (ou novela) Empty Re: Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Mensagem por costacurtajr Dom 28 Jul 2024 - 14:20



Start Stop é uma m... coisa q só deveria ser colocado em carrinho. Quem compra uma Mercedes, BMW, e afins não precisa se preocupar com economia de combustível, tem dinheiro pra abastecer.
costacurtajr
costacurtajr
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 18
Data de inscrição : 23/02/2017
Interesses : CARROS
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias e start stop... a saga (ou novela) Empty Re: Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Mensagem por kleyton Seg 29 Jul 2024 - 12:34



Realmente o start-stop é um sistema controverso. A bateria não é convencional (AGM) e costuma custar 3 vezes mais do que a bateria convencional.

Eu realizei a troca da minha pela original Mercedes-Benz da marca Varta (importada) de 80A/h justamente porque o start-stop parou de funcionar. 

Preferi a Varta já que na época a Heliar custava praticamente o mesmo preço mas com apenas 1 ano de garantia. A concessionária Mercedes-Benz de Brasília estava oferencendo 2 anos de garantia na Varta.
kleyton
kleyton
Usuário Iniciante
Usuário Iniciante

Número de mensagens : 1
Data de inscrição : 25/08/2020
Interesses : Carros
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : São Paulo
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias e start stop... a saga (ou novela) Empty Re: Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Mensagem por Diogao13 Sex 16 Ago 2024 - 11:27



ORIGINAL Varta
===========
- 84Ah
- 700 A de carga de partida
- Tamanho 31,0 x 17,1 x 19,0

Original Varta MB A 000 982 21 08
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,0 x 17,1 x 19,0

Original Varta MB A 001 982 81 08
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,0 x 17,1 x 19,0

HELIAR AGM AG80KD
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,5 x 17,5 x 19,0

MOURA AGM MA80CD
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,5 x 17,5 x 19,0

Tudor AGM AGM80D
===========
- 80Ah
- 800 A de carga de partida
- Tamanho 31,3 x 17,4 x 19,0

Tudor TFS80PHD
===========
- 80Ah
- 620 A de carga de partida
- Tamanho 31,3 x 17,4 x 19,0


Bateria Auxiliar:

Bateria Yuasa YTX14-BS (Se não for igual, deve ser até melhor do que a original)
===========
- 12V
- 12Ah
- 200 A
- Tamanho 15 x 8,7 x 14,5 (CxLxA)

Bateria Unibat CBTX14-BS (Considerada boa no mercado de motos, mas não conheço o histórico da marca)
===========
- 12V
- 12Ah
- 200 A
- Tamanho 15 x 8,7 x 14,5 (CxLxA)

Bateria MotoBatt MBTX12U (Não conheço o histórico da marca)
===========
- 12V
- 12Ah
- 200 A
- Tamanho 15 x 8,7 x 14,5 (CxLxA)
Diogao13
Diogao13
Usuário Prata
Usuário Prata

Número de mensagens : 283
Data de inscrição : 04/06/2017
Interesses : Mercedes
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Rio de Janeiro
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias e start stop... a saga (ou novela) Empty Re: Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Mensagem por Resston Sex 16 Ago 2024 - 20:31



A lista do Diogao13 se refere as baterias corretas a serem montadas, com uma ressalva : a Heliar tem agora o código HAGM80KD

Como eu deixei claro, minha escolha por baterias com especificações 'inferiores' foi por conta de usar o carro no modo 'recreativo' (não soviético), apenas para pequenos passeios.

Caso usasse diariamente e usasse direto o start-stop com certeza consideraria pagar mais que o dobro pelas baterias recomendadas.
Como curiosidade, nas minhas pesquisas de preço apenas auxiliar na concessionária estava R$ 3.480,00. Gastei a metade disso nas duas Mouras que comprei. 

Um detalhe a ser levado em conta é que se o usuário optar por usar apenas esporadicamente o start-stop, ou nem usar, as baterias que montei podem ser consideradas como uma boa opção. Funcionam perfeitamente.
Resston
Resston
Usuário Bronze
Usuário Bronze

Número de mensagens : 123
Data de inscrição : 20/04/2019
Interesses : Informações, dicas e truques ...
Sexo : Masculino País : Brasil
Estado : Mato Grosso
Advertências : Sem restrição

Ir para o topo Ir para baixo

Baterias e start stop... a saga (ou novela) Empty Re: Baterias e start stop... a saga (ou novela)

Mensagem por Conteúdo patrocinado




Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos