óleo motor. coloquei Motul no lugar do Pentosin
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W204 - 2007 a 2013
Página 1 de 1 • Compartilhe
óleo motor. coloquei Motul no lugar do Pentosin
Olá pessoal.
fiz substituição do óleo motor, troca de 80.000km.
antes tinha PentoSin 5w30.
agora coloquei Motul 10w40.
Meu consumo de combustível mudou e o barulho está mais grave.
Parece q o carro NÃO aceitou bem esse óleo da Motul.
Qual seria o óleo ideal?
Pentosin, Mobil1, ...?
Vou colocar um Militec1 pra ver se melhora.
fiz substituição do óleo motor, troca de 80.000km.
antes tinha PentoSin 5w30.
agora coloquei Motul 10w40.
Meu consumo de combustível mudou e o barulho está mais grave.
Parece q o carro NÃO aceitou bem esse óleo da Motul.
Qual seria o óleo ideal?
Pentosin, Mobil1, ...?
Vou colocar um Militec1 pra ver se melhora.
GabrielJGranado- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 137
Interesses : conhecer melhor meu MB e fazer amigos
Estado :
Advertências :
Re: óleo motor. coloquei Motul no lugar do Pentosin
Qual Motul você usou? Os aprovados são:
Motul 6100 Synergie + SAE 5W-40
Motul 6100 Synergie + SAE 10W-40
Motul 8100 X cess 5W-40
Motul 8100 X-MAX 5W-30
Abs
Motul 6100 Synergie + SAE 5W-40
Motul 6100 Synergie + SAE 10W-40
Motul 8100 X cess 5W-40
Motul 8100 X-MAX 5W-30
Abs
accateb- Moderador
- Número de mensagens : 876
Interesses : Carros
Estado :
Advertências :
essa é a mer**.. não sei.. vou perguntar.
o dono da oficina é meu amigo e rola um constrangimento..do tipo: vc está desconfiando de mim??.. .fogo né?, mas amanhã vou lá perguntar..
o dono da oficina é meu amigo e rola um constrangimento..do tipo: vc está desconfiando de mim??.. .fogo né?, mas amanhã vou lá perguntar..
Estado :
Advertências :
Gabriel qualquer oleo da Lista Bevo 229.3 e 229.5 atende. Eu faço o seguinte e te sugiro: compra uma caixa fechada de um oleo aprovado bem como os filtros e pague a mao de obra de troca.
Comprei aqui em Brasilia o Petronas Syntium 0w40 a pouco mais de 40 o litro. Vale a pena. E faz diferenca pois a minha leva 8 litros....
Evite mudar a viscosidade toda hora. Se estiver com uma viscosidade fique nessa. O mais importante é o intervalo ser obedecido para troca de filtro de oleo/oleo/combustivel e filtro de ar. Com isso vc elimina milhares de outros problemas.
A minha primeira troca coloquei o oleo não preconizado. A viscosidade era certa mas não era o preconizado. Nao fique preocupado com isso. O importante, NESSE CASO, é que o oleo seja de marca boa (no seu caso é) e assim que puder faça a troca para o preconizado.
Mas não deixe de perguntar pois é seu direito saber o oleo que foi colocado.
Abraços
Osvaldo
Comprei aqui em Brasilia o Petronas Syntium 0w40 a pouco mais de 40 o litro. Vale a pena. E faz diferenca pois a minha leva 8 litros....
Evite mudar a viscosidade toda hora. Se estiver com uma viscosidade fique nessa. O mais importante é o intervalo ser obedecido para troca de filtro de oleo/oleo/combustivel e filtro de ar. Com isso vc elimina milhares de outros problemas.
A minha primeira troca coloquei o oleo não preconizado. A viscosidade era certa mas não era o preconizado. Nao fique preocupado com isso. O importante, NESSE CASO, é que o oleo seja de marca boa (no seu caso é) e assim que puder faça a troca para o preconizado.
Mas não deixe de perguntar pois é seu direito saber o oleo que foi colocado.
Abraços
Osvaldo
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Além da viscosidade o que manda no óleo é a especificação, representada por letras como SJ, SM, SN etc. Quanto mais para o final do alfabeto, mais aditivos e melhor a especificação do oleo.
Quanto a usar Millitroço, fuja desse engodo, já tem matéria sobre ele quando foi testado pelas forças armadas dos EUA demonstrando que ele não parteje nada e recentemente, foi demonstrado aqui no Brasil que ele contribui para agravar a corrosão interna do motor por liberar cloro.
Abraços,
Sergio
Quanto a usar Millitroço, fuja desse engodo, já tem matéria sobre ele quando foi testado pelas forças armadas dos EUA demonstrando que ele não parteje nada e recentemente, foi demonstrado aqui no Brasil que ele contribui para agravar a corrosão interna do motor por liberar cloro.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2470
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Estado :
Advertências :
GabrielJGranado escreveu:essa é a mer**.. não sei.. vou perguntar.
Já passei por isso... fiz a revisão na oficina de uma amigo que disse ter usado um óleo adequado mas eu não gostei do barulho do motor. Sem jeito de questionar o cara eu comprei 6 litros do Motul 6100 e fiz a troca em casa com uma bomba de vacuo manual. Me estranhei seu carro não ter gostado do Motul justamente porque uso ele a bastante tempo sem problemas (comecei com o 8100 mas migrei para o 6100 por conta do preço).
Outro ponto importante é que esses óleos mais caros 100% sintéticos tem muita falsificação no mercado. O pessoal enche o recipiente com um óleo qualquer e re-sela a embalagem. Por isso eu gosto de comprar o óleo direto em distribuidor.
Abs!
accateb- Moderador
Estado :
Advertências :
Relato muito interessante.
Exceto pela possibilidade de ter utilizado um óleo falso, que não tenho noção da probabilidade, mas partindo do princípio que o óleo seja original, não tem motivo plausível pra isso acontecer.
Mesmo não sendo um óleo bevo, mas sendo da especificação e de bom fabricante, não teria motivo pra isso.
Uma troca de lubrificantes sempre pode expor um detalhe que estava escondido.
Talvez seja o caso até de fazer um flush, antes de colocar outro óleo. Vale verificar se o suporte do filtro de óleo não foi rachado. E principalmente, usar um filtro de óleo de bom fabricante.
Exceto pela possibilidade de ter utilizado um óleo falso, que não tenho noção da probabilidade, mas partindo do princípio que o óleo seja original, não tem motivo plausível pra isso acontecer.
Mesmo não sendo um óleo bevo, mas sendo da especificação e de bom fabricante, não teria motivo pra isso.
Uma troca de lubrificantes sempre pode expor um detalhe que estava escondido.
Talvez seja o caso até de fazer um flush, antes de colocar outro óleo. Vale verificar se o suporte do filtro de óleo não foi rachado. E principalmente, usar um filtro de óleo de bom fabricante.
Diogao13- Usuário Prata
- Número de mensagens : 283
Estado :
Advertências :
Dá para perceber quando o óleo e falso pois a re-selagem da tampa não fica 100%. Mas só quem está abrindo a embalagem que tem condições de perceber isso. Por fora é uma embalagem original.
Mas é de se esperar; em um país que se falsifica cerveja que custa R$3 a garrafa, imagina um Mobil ou Motul 8100 que custa de R$50 a R$80 o litro....
Olhar a haste do filtro é uma boa recomendação também.
Abs
Mas é de se esperar; em um país que se falsifica cerveja que custa R$3 a garrafa, imagina um Mobil ou Motul 8100 que custa de R$50 a R$80 o litro....
Olhar a haste do filtro é uma boa recomendação também.
Abs
accateb- Moderador
Estado :
Advertências :
Outro detalhe que foi mencionado pelo Machadosl é militec. Sem entrar no merito se funciona ou não, eu penso: o fabricante recomenda a troca do oleo e filtro de oleo e eu, que não projetei o motor nem nada, vou inventar de colocar algo mais para melhorar? Para mim, o oleo e filtro de boas marcas são suficientes para andar normalmente com o carro. Se eu fosse piloto de formula 1 que trabalha com o carro no limite qq coisa que melhore o desempenho seria interessante. Não é o caso nosso de meros mortais.
Entao fico com o basicao: na troca de oleo eu encomendo um bom oleo, compro filtro das marcas reconhecidas com nossos fornecedores do portal e parto para o abraço.
Vamos descomplicar a vida.
Entao fico com o basicao: na troca de oleo eu encomendo um bom oleo, compro filtro das marcas reconhecidas com nossos fornecedores do portal e parto para o abraço.
Vamos descomplicar a vida.
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Estado :
Advertências :
Ah, uma coisa que esqueci de falar, óleo com bom poder detergente pode ter ajudado a soltar alguma sujeira que acaba levando ela a passar pelo motor e as vezes entupir algumas galerias.
Quando comprei a minha E240 que tinha sinais de borra, eu fiz várias trocas a cada 3-4 mil Kms para ir limpando essa borra. Saiu caro, mas não me deu problema.
Abraços,
Sergio
Quando comprei a minha E240 que tinha sinais de borra, eu fiz várias trocas a cada 3-4 mil Kms para ir limpando essa borra. Saiu caro, mas não me deu problema.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2470
Interesses : Carros, doenças humanas, vírus, imunologia
Estado :
Advertências :
Olá pessoal...
o óleo é Motul 6100
Outra coisa:
DESCOBRI PQ A 'FRAQUEZA' E O BARULHO.
A TAMPA DO ÓLEO ACIMA DO MOTOR ESTAVA ABERTA.
Pessoal... viajei Curitiba - Joinville e depois fiz Curitiba - Telêmaco Borba, rodei uns 700km em 5 dias.
Consumiu quase 1litro, um pouco menos. Melou a forração do capô.
O mecânico perguntou: ela não estava falhando em lenta, com tampa do óleo aberta, é comum falhar.
respondi: não.. não falhava nada.
o óleo é Motul 6100
Outra coisa:
DESCOBRI PQ A 'FRAQUEZA' E O BARULHO.
A TAMPA DO ÓLEO ACIMA DO MOTOR ESTAVA ABERTA.
Pessoal... viajei Curitiba - Joinville e depois fiz Curitiba - Telêmaco Borba, rodei uns 700km em 5 dias.
Consumiu quase 1litro, um pouco menos. Melou a forração do capô.
O mecânico perguntou: ela não estava falhando em lenta, com tampa do óleo aberta, é comum falhar.
respondi: não.. não falhava nada.
Estado :
Advertências :
O motor faz um barulho bem feio com a tampa aberta mesmo! Além de vazar os gases de escape do blow-by que geralmente iriam para o sistema de recirculação de gases de escape. Ainda bem que sai mais é vapor e gotículas de óleo por ali que qualquer coisa, caso contrário poderia ter tido um belo prejuízo.
Abs!
Abs!
accateb- Moderador
Estado :
Advertências :
Gabriel,
Agora com a tampa apertada está tudo conforme previsto?
Sobre a forração, sugiro que você a remova e mande a uma lavanderia/lava jato/detailer para a higienização dela. Há algumas empresas de limpeza de estofados que com uma máquina extratora, fazem a devida limpeza desse feltro.
Abs!
Agora com a tampa apertada está tudo conforme previsto?
Sobre a forração, sugiro que você a remova e mande a uma lavanderia/lava jato/detailer para a higienização dela. Há algumas empresas de limpeza de estofados que com uma máquina extratora, fazem a devida limpeza desse feltro.
Abs!
Rafael M.- Administrador
- Número de mensagens : 717
Interesses :
Estado :
Advertências :
carro ficou ótimo... voltou a consumir 9km/l na cidade
vou mandar lavar a forração..
obrigado
vou mandar lavar a forração..
obrigado