Fuligem escura no escapamento
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Fuligem escura no escapamento
Caríssimos confrades,
sirvo-me deste fórum para me apresentar e relatar minha dúvida.
1. sou recém proprietário de C-180, 2011/2012. Carro comprado como seminovo, antigo proprietário fez todas as revisões pela CCS;
2. Dei partida em meu MB, depois que a mesma passou aproximadamente 5h parada, portanto o motor já se encontrava relativamente frio, para não dizer frio. Ocorre que pelo retrovisor esquerdo do meu veículo, ainda que sem querer, detectei que saia da traseira do meu MB uma considerável quantidade de fumaça branca. De plano aquilo me incomodou. Assim parei o veículo em lugar seguro e tentei, ainda que pouco entenda de carro, sobretudo um MB, inspecionar o que era. Tomei a seguinte medida: a. acelerei fundo e corri para observar se faria a dita fumaça branca; b. passei o dedo no escapamento de dupla saída, para minha surpresa, o dedo saiu bastante sujo de fuligem preta. É preciso consignar que, depois da acelerada, não percebi o carro expelir fumaça branca, preta ou azulada. Pois bem, voltei com o veículo para casa, deixei parado a noite inteira e no outro dia refiz o mesmo procedimento, ou seja, acelerei fundo e pedi para que alguém observasse o escapamento....quem o fez constatou que havia saído uma pequena quantidade de fumaça, daí levei o dedo ao escapamento com intuito de verificar a quantidade de fuligem acumulda, resultado: diante da minha inexperiência, achei que o escapamento é marcado por uma quantia grande de fuligem preta. Assim, limpei com rigor o escape de fui ao trânsito fazer o trajeto de costume, ao voltar do trabalho fui verificar o escapamento, percebi que o mesmo expele líquido e, com o mesmo, vem a fuligem. Encasquetado, pergunto a quem possa, com maior experiência, me saldar a dúvida: meu carro, será (?), estará com problema de combustível, de turbina, de queimar óleo, de queimar líquido de arrecefimento? enfim, rogo aos confrades que eventualmente já passaram ou estão passando que me dê alguma dica. ATT
sirvo-me deste fórum para me apresentar e relatar minha dúvida.
1. sou recém proprietário de C-180, 2011/2012. Carro comprado como seminovo, antigo proprietário fez todas as revisões pela CCS;
2. Dei partida em meu MB, depois que a mesma passou aproximadamente 5h parada, portanto o motor já se encontrava relativamente frio, para não dizer frio. Ocorre que pelo retrovisor esquerdo do meu veículo, ainda que sem querer, detectei que saia da traseira do meu MB uma considerável quantidade de fumaça branca. De plano aquilo me incomodou. Assim parei o veículo em lugar seguro e tentei, ainda que pouco entenda de carro, sobretudo um MB, inspecionar o que era. Tomei a seguinte medida: a. acelerei fundo e corri para observar se faria a dita fumaça branca; b. passei o dedo no escapamento de dupla saída, para minha surpresa, o dedo saiu bastante sujo de fuligem preta. É preciso consignar que, depois da acelerada, não percebi o carro expelir fumaça branca, preta ou azulada. Pois bem, voltei com o veículo para casa, deixei parado a noite inteira e no outro dia refiz o mesmo procedimento, ou seja, acelerei fundo e pedi para que alguém observasse o escapamento....quem o fez constatou que havia saído uma pequena quantidade de fumaça, daí levei o dedo ao escapamento com intuito de verificar a quantidade de fuligem acumulda, resultado: diante da minha inexperiência, achei que o escapamento é marcado por uma quantia grande de fuligem preta. Assim, limpei com rigor o escape de fui ao trânsito fazer o trajeto de costume, ao voltar do trabalho fui verificar o escapamento, percebi que o mesmo expele líquido e, com o mesmo, vem a fuligem. Encasquetado, pergunto a quem possa, com maior experiência, me saldar a dúvida: meu carro, será (?), estará com problema de combustível, de turbina, de queimar óleo, de queimar líquido de arrecefimento? enfim, rogo aos confrades que eventualmente já passaram ou estão passando que me dê alguma dica. ATT
LLIS- Usuário Iniciante
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Data de inscrição : 08/05/2017
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Re: Fuligem escura no escapamento
Ao meu ver não tem nada que se preocupar, a fumaça branca com certeza é o vapor de água devido a nossa "mijolina" que tem muito alcool, e a fuligem preta, sempre vai existir por conta da combustão dos derivados de petróleo.
Preocupante seria se a fumaça fosse densa e de cor azulada, isso sim indicaria que o motor estaria queimando óleo.
De qualquer jeito, se a duvida persistir, passa a fazer verificações semanais, com o motor frio dos níveis da água e óleo. Em geral eles não baixam ou baixa muito pouco, dependendo das condições climáticas, quanto mais quente a tendência de baixar um pouco é maior.
Abraços,
Sergio
Preocupante seria se a fumaça fosse densa e de cor azulada, isso sim indicaria que o motor estaria queimando óleo.
De qualquer jeito, se a duvida persistir, passa a fazer verificações semanais, com o motor frio dos níveis da água e óleo. Em geral eles não baixam ou baixa muito pouco, dependendo das condições climáticas, quanto mais quente a tendência de baixar um pouco é maior.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Re: Fuligem escura no escapamento
Caro confrade Sergio, desde já agradeço, sua explicação traz conforto as minhas preocupações, confesso que fiquei deveras entristecido com uma possível encrenca pesada, todavia, ainda renitente, observarei o comportamento da máquina e, a medida que as coisas forem ocorrendo, passarei a trazer informações. Semana que vem terei que ir a CCs, em razão de indicativo de revisão constante no alerta do computador de bordo deste. Assim, farei a revisão B9 que indica e relatarei o infortúnio ocorrido. A propósito, alguém que já fez, tem noção de valor tabelado desta revisão?
Mais uma vez agradeço a deferência em pronta resposta para minhas angustias automobilísticas. Att.
Mais uma vez agradeço a deferência em pronta resposta para minhas angustias automobilísticas. Att.
LLIS- Usuário Iniciante
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Re: Fuligem escura no escapamento
De nada, é sempre um prazer poder ajudar, principalmente quando ainda estamos aprendendo.
Em breve alguém deve postar o valor da revisão, eu infelizmente desconheço.
Abraços,
Sergio
Em breve alguém deve postar o valor da revisão, eu infelizmente desconheço.
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Data de inscrição : 10/04/2016
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Re: Fuligem escura no escapamento
Se não estiver baixando o nível do líquido do arrefecimento, essa "água" que relatou pode ter origem em condensação (ar úmido) ou algo relacionado a combustível.
Como você também relatou o surgimento de fuligem, a primeira e mais conservadora medida a se tomar é abastecer noutro posto. Caso seja problema de adulteração do combustível, talvez sejam resolvidos os dois problemas.
Persistindo a fuligem, pode-se cogitar haver algum gotejamento de bicos injetores. Use então o aditivo de limpeza da STP, recomendado pela Mercedes (há um tópico sobre isto neste fórum; procure-o para ler os pormenores do assunto) e, caso não surta efeito, talvez seja interessante efetuar uma limpeza e equalização dos bicos.
Como você também relatou o surgimento de fuligem, a primeira e mais conservadora medida a se tomar é abastecer noutro posto. Caso seja problema de adulteração do combustível, talvez sejam resolvidos os dois problemas.
Persistindo a fuligem, pode-se cogitar haver algum gotejamento de bicos injetores. Use então o aditivo de limpeza da STP, recomendado pela Mercedes (há um tópico sobre isto neste fórum; procure-o para ler os pormenores do assunto) e, caso não surta efeito, talvez seja interessante efetuar uma limpeza e equalização dos bicos.
Leon 1.6- Usuário Ouro
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Re: Fuligem escura no escapamento
Caríssimo confrade Leon 1.6, valendo-me da sua expertise, farei o todo que você indicou. Desde já agradeço sua intervenção e ajuda neste questionamento. Att.
LLIS- Usuário Iniciante
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Re: Fuligem escura no escapamento
Lúcio, o painel está indicando revisão B9, a sua C180 tem quantos KM? Como anda o consumo de combustível?
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Fuligem escura no escapamento
ANTÔNIO, BOA NOITE, meu MB TEM QUASE 65k, O CONSUMO DE COMBUSTÍVEL, na cidade é em torno 7,5/8 km/l
LLIS- Usuário Iniciante
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Re: Fuligem escura no escapamento
LLIS escreveu:Caro confrade Sergio, desde já agradeço, sua explicação traz conforto as minhas preocupações, confesso que fiquei deveras entristecido com uma possível encrenca pesada, todavia, ainda renitente, observarei o comportamento da máquina e, a medida que as coisas forem ocorrendo, passarei a trazer informações. Semana que vem terei que ir a CCs, em razão de indicativo de revisão constante no alerta do computador de bordo deste. Assim, farei a revisão B9 que indica e relatarei o infortúnio ocorrido. A propósito, alguém que já fez, tem noção de valor tabelado desta revisão?
Mais uma vez agradeço a deferência em pronta resposta para minhas angustias automobilísticas. Att.
Confrade LLIS,
Fiz a última revisão da minha estrela semana passada, uma C180 kompressor 2011 com 65.000 km +/-. Aqui em Campo Grande/MS, a revisão B (óleo motor, filtro óleo, filtro de ar do motor e check-up geral via star-diagnosis) ficou em 1.500 Temers, incluindo o alinhamento/balanceamento. Faço o possível para enxugar a "empurroterapia" como kit de limpeza, higienização de ar condicionado e outras perfumarias que podem ser feitas fora da CCS por um preço muito mais razoável.
Considere sempre uma segunda opinião de mecânico confiável acerca de possíveis danos de coxins de motor e câmbio que a CCS poderá condenar eventualmente, e orçar por preços estratosféricos.
Um abraço,
Silas
Tiozão- Usuário Iniciante
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Re: Fuligem escura no escapamento
LLIS,
Isso é relativamente comum nas CGI para que usa em principalmente em trajetos curtos. Como o motor não aquece o bastante parece que um pouco do liquido de arrefecimento da turbina passa para o sistema de escape. Se não aparece nada com o motor aquecido pode ficar despreocupado.
Fuligem no escape é normal, acumula mesmo com o tempo.
Abs!
Isso é relativamente comum nas CGI para que usa em principalmente em trajetos curtos. Como o motor não aquece o bastante parece que um pouco do liquido de arrefecimento da turbina passa para o sistema de escape. Se não aparece nada com o motor aquecido pode ficar despreocupado.
Fuligem no escape é normal, acumula mesmo com o tempo.
Abs!
accateb- Moderador
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Re: Fuligem escura no escapamento
Caríssimo, grato por seu esclarecimento. Tomarei a sua dica como paradigma para evitar um gasto desnecessário na hora da revisão B9, afinal de contas, ganhar um dinheirinho tá bem difícil e, se você pode economizar, devemos fazê-lo.Tiozão escreveu:LLIS escreveu:Caro confrade Sergio, desde já agradeço, sua explicação traz conforto as minhas preocupações, confesso que fiquei deveras entristecido com uma possível encrenca pesada, todavia, ainda renitente, observarei o comportamento da máquina e, a medida que as coisas forem ocorrendo, passarei a trazer informações. Semana que vem terei que ir a CCs, em razão de indicativo de revisão constante no alerta do computador de bordo deste. Assim, farei a revisão B9 que indica e relatarei o infortúnio ocorrido. A propósito, alguém que já fez, tem noção de valor tabelado desta revisão?
Mais uma vez agradeço a deferência em pronta resposta para minhas angustias automobilísticas. Att.
Confrade LLIS,
Fiz a última revisão da minha estrela semana passada, uma C180 kompressor 2011 com 65.000 km +/-. Aqui em Campo Grande/MS, a revisão B (óleo motor, filtro óleo, filtro de ar do motor e check-up geral via star-diagnosis) ficou em 1.500 Temers, incluindo o alinhamento/balanceamento. Faço o possível para enxugar a "empurroterapia" como kit de limpeza, higienização de ar condicionado e outras perfumarias que podem ser feitas fora da CCS por um preço muito mais razoável.
Considere sempre uma segunda opinião de mecânico confiável acerca de possíveis danos de coxins de motor e câmbio que a CCS poderá condenar eventualmente, e orçar por preços estratosféricos.
Um abraço,
Silas
att, Lúcio
LLIS- Usuário Iniciante
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Re: Fuligem escura no escapamento
Caro confrade, sua informação alivia minha perspectiva de que fosse um problema complicado. Aguardarei a revisão que farei para, definitivamente saldar as dúvidas ocorrentes.accateb escreveu:LLIS,
Isso é relativamente comum nas CGI para que usa em principalmente em trajetos curtos. Como o motor não aquece o bastante parece que um pouco do liquido de arrefecimento da turbina passa para o sistema de escape. Se não aparece nada com o motor aquecido pode ficar despreocupado.
Fuligem no escape é normal, acumula mesmo com o tempo.
Abs!
Att. Lucio
LLIS- Usuário Iniciante
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