Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
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Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
boa tarde, uma duvida , tenho uma mercedes 300e 24v 92 ela pega e morre em seguida , testei injecao esta ok, bomba de combustivel tbm ok, passei o scanner acusou crankshaft position sensor (sensor de posicao do virabrequim) porem testei o sensor no multimetro e leu 810ohms - segundo pesquisas tem que estar entre 600 a 1200ohms. entao o meu esta correto, sera que mesmo assim o sensor pode estar ruim ? e outra duvida e' : quando esse sensor nao funciona o carro nem liga , certo? ou ele pode sim ligar e morrer em seguida se esse sensor estiver ruim ? quero me certificar antes de comprar.
gcgj15- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Caro gcgj15,
Esse motor até 1993 trabalha com 2 bombas de gasolina (atras da roda traseira) um filtro de combustivel de aço e uma válvula acumuladora de pressão.
É uma válvula BOSCH número:
Esse motor até 1993 trabalha com 2 bombas de gasolina (atras da roda traseira) um filtro de combustivel de aço e uma válvula acumuladora de pressão.
É uma válvula BOSCH número:
0 438 170 055 Passei por esse problema alguns anos atras, e a solução (depois de virar o carro do avesso) foi a substituição dessa válvula. Veja também se o filtro de gasolina está muito sujo. Se esse carro tem catalizador, vale verificar se eles estão em ordem. Abs, APM. |
APM- Administrador
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
obrigado pela resposta
fiz um teste simples girando a chave algumas vezes ate a posicao para acionar a bomba de comb. pra tentar ter mais pressao mas nao mudou nada acredito que nao seja o acumulador, alguns dias atras fiz o teste de vazao de combustivel desconectando os bicos a gasolina sai normal e com pressao em todos eles quando aperto o prato. o carro nao tem catalisador.
tentei dar a partida no carro mais uma vez e pra minha surpresa o carro nao morreu porem tive que ficar com o pe no acelerador de leve e mais forte, fiquei por uns 2/3 min tudo ok, mas assim que soltei o pe o carro morreu e nao quis pegar mais.
mais alguma ideia ? sera que pode ser tampa do distribuidor/rotor ? ou o sensor de rotacao mesmo ? porem acho que se fosse esse sensor o carro ficaria so no crank e nao daria a partida. ?
fiz um teste simples girando a chave algumas vezes ate a posicao para acionar a bomba de comb. pra tentar ter mais pressao mas nao mudou nada acredito que nao seja o acumulador, alguns dias atras fiz o teste de vazao de combustivel desconectando os bicos a gasolina sai normal e com pressao em todos eles quando aperto o prato. o carro nao tem catalisador.
tentei dar a partida no carro mais uma vez e pra minha surpresa o carro nao morreu porem tive que ficar com o pe no acelerador de leve e mais forte, fiquei por uns 2/3 min tudo ok, mas assim que soltei o pe o carro morreu e nao quis pegar mais.
mais alguma ideia ? sera que pode ser tampa do distribuidor/rotor ? ou o sensor de rotacao mesmo ? porem acho que se fosse esse sensor o carro ficaria so no crank e nao daria a partida. ?
gcgj15- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Teste a impedancia do sensor quando o carro parar. Frio, costuma funcionar bem. Quente pode alterar os valores e o siatema desliga.
Karl Fass- Usuário Ouro
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
vou testar amanha se conseguir manter o carro ligado novamente, obrigado!!!
gcgj15- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
consegui ligar o carro novamente hoje fiquei com ele ligado mais ou menos uns 10 min , acima de 1500rpm tudo ok nao vibra nada mas alguns estouros no escape e quando diminui o pe no acelerador um pouco abaixo de 1500rpm o carro vibra bastante Morre e nao liga mais.
assim que ''morreu'' fui testar o sensor de rotacao com o motor ainda quente temperatura de 85c , mediu 935ohms , deixei esfriar o motor mais um pouco ate 60c e fui medir de novo deu 895ohm
entao com o carro totalmente mediu 810ohms , 60graus - 895ohms, 85c - 935ohms
estao corretos os valores ?
assim que ''morreu'' fui testar o sensor de rotacao com o motor ainda quente temperatura de 85c , mediu 935ohms , deixei esfriar o motor mais um pouco ate 60c e fui medir de novo deu 895ohm
entao com o carro totalmente mediu 810ohms , 60graus - 895ohms, 85c - 935ohms
estao corretos os valores ?
gcgj15- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Dando estouros??? Nao é isso. Alias agora vi se tratar de uma 300, 24v.
É com dosificador, igual a outra
É com dosificador, igual a outra
Karl Fass- Usuário Ouro
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Examina o tijolinho. Veja se a pressão do sistema está correta.. Ligue frio com o manômetro entre o dosi e o regulador. Ecdeuxe ligado...
Mas examine tambem a válvula elétrica de ar... Costuma dar defeito e onsintoma é parecido.
Mas examine tambem a válvula elétrica de ar... Costuma dar defeito e onsintoma é parecido.
Karl Fass- Usuário Ouro
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
sim pequenos estalos na saida do escape , sim uma 300e 24v com dosificador.
vou testar o tijolinho , a pressao nao tenho um manometro pra medir mas acredito ok pois testei com os bicos fora do motor e apertando o prato sai a gasolina com pressao ok conforme aperta mais o prato aumenta a pressao.
ok vou testar tbm essa valvula eletrica de ar. deixei o carro esfriar por 2 horas e tentei dar a partida com essa valvula eletrica desconectada o carro ligou normalmente mas nao mudou nada quando paro de acelerar ele morre e nao liga mais. so liga apos algum tempo de descanso.
vou testar o tijolinho , a pressao nao tenho um manometro pra medir mas acredito ok pois testei com os bicos fora do motor e apertando o prato sai a gasolina com pressao ok conforme aperta mais o prato aumenta a pressao.
ok vou testar tbm essa valvula eletrica de ar. deixei o carro esfriar por 2 horas e tentei dar a partida com essa valvula eletrica desconectada o carro ligou normalmente mas nao mudou nada quando paro de acelerar ele morre e nao liga mais. so liga apos algum tempo de descanso.
gcgj15- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
testei o tijolinho mediu 0.32~0.31 ohms , a valvula eletrica de ar mediu 0.20~0.21 ohms
gcgj15- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Boa tarde. Aproveitando o tópico por se tratar tbm de uma 300-24, a mesma começou com este sintoma e agora não pega por nada. Hj estou mexendo para ver o que ocorreu. Troquei tampa e rotor coloquei novos, funcionou depois morreu e parou novamente. Agora fiz testes e não está distribuindo faísca, ou seja, chega faísca no distribuidor mas dele para as velas não vai. Alguém pode me ajudar ? Já testei todas as pressões, EHA, Dosificador e bombas. Alguma coisa está impedindo a faísca ser distribuida
Cássio Vitor- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Nesse caso podem ser a Tampa do distribuidor ruim ou o rotor do distribuidor ruim.
Abraços,
Sergio
Abraços,
Sergio
machadosl- Usuário Platina
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Cássio Vitor- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Me desculpem pela qualidade do vídeo, mas foi o que consegui fazer. O que pode estar impedindo a distribuição uma vez que chega energia até o cabo da bobina (central) rotor ?
Cássio Vitor- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
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Achei o que impedia a faísca. E olha que eh peça nova.
Achei o que impedia a faísca. E olha que eh peça nova.
Cássio Vitor- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
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Cássio Vitor- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Peça nova rachada ou deu sobre carga... Sei que troquei funcionou
Cássio Vitor- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Boa noite!
Aproveitando a questão do motor morrer, tenho um W124 260E 1990 que eventualmente morre; viro a chave, ela pega, funciona por uns 5 segundos e morre novamente, tanto faz estar em marcha lenta ou acelerando, a não ser que mantenha acima de 3000RPM; certa vez que deu este defeito na rua, girei o ajuste de mistura para um lado, depois para o outro e depois retornei ao inicial, sendo que voltou a funcionar sem falhas por algumas semanas.
É bastante desagradável, pois dada a intermitência fica difícil matar a charada... alguém já passou por isto?
Obrigado!
Aproveitando a questão do motor morrer, tenho um W124 260E 1990 que eventualmente morre; viro a chave, ela pega, funciona por uns 5 segundos e morre novamente, tanto faz estar em marcha lenta ou acelerando, a não ser que mantenha acima de 3000RPM; certa vez que deu este defeito na rua, girei o ajuste de mistura para um lado, depois para o outro e depois retornei ao inicial, sendo que voltou a funcionar sem falhas por algumas semanas.
É bastante desagradável, pois dada a intermitência fica difícil matar a charada... alguém já passou por isto?
Obrigado!
ViniW124- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
ViniW124 escreveu:Boa noite!
Aproveitando a questão do motor morrer, tenho um W124 260E 1990 que eventualmente morre; viro a chave, ela pega, funciona por uns 5 segundos e morre novamente, tanto faz estar em marcha lenta ou acelerando, a não ser que mantenha acima de 3000RPM; certa vez que deu este defeito na rua, girei o ajuste de mistura para um lado, depois para o outro e depois retornei ao inicial, sendo que voltou a funcionar sem falhas por algumas semanas.
É bastante desagradável, pois dada a intermitência fica difícil matar a charada... alguém já passou por isto?
Obrigado!
A sua 260E usa 1 ou 2 bombas de combustível?
Pelos sintomas, se aumentou o ajuste da mistura e notou pequena melhora acredito que o problema pode estar ou no acumulador de pressão (quando começa apresentar defeito fadiga causa também falhas no funcionamento depois motor aquecido) ou então diferença de pressão entre bombas se o sistema de alimentação for duplo.
Última edição por Antônio Elias em Qui 23 Ago 2018 - 23:09, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : texto)
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
O conteúdo deste outro tópico pode te auxiliar no diagnóstico:
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Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Obrigado pela resposta!
Fiz alguns testes hj pela manhã e me parece que o defeito é elétrico, como se as bombas fossem desligadas; depois que conectei um led à tomada das bombas para monitorar se a tensão de funcionamento era interrompida na hora da falha - para ter certeza se elétrico ou mecânico - o motor não morreu mais...
Antes disso, cheguei a ligar o motor sem o relê do AC, sendo que não fez diferença; deixei trabalhando e fui chacoalhando os relês OVP e da bomba, além do módulo principal, sendo que houve uma falha e desconfiei do da bomba... não me parece original, a vedação não tem a mesma qualidade do relê do AC. Cheguei a desconectar o sensor de rotação mas o sintoma muda, pois religa de imediato, ao contrário da outra falha em que ele parece estar "pressurizando" a linha.
Quanto aos componentes mecânicos, fico na dúvida porque o carro normalmente funciona "redondo" e estas falhas são pontuais... a pressão no dosificador parece ficar estável quando o carro é desligado normalmente, pois o sensor de ar fica firme ao toque, diferente de quando o carro fica desligado por longo tempo.
Irei postando aqui o progresso e lendo as sugestões.
Abraço!
Fiz alguns testes hj pela manhã e me parece que o defeito é elétrico, como se as bombas fossem desligadas; depois que conectei um led à tomada das bombas para monitorar se a tensão de funcionamento era interrompida na hora da falha - para ter certeza se elétrico ou mecânico - o motor não morreu mais...
Antes disso, cheguei a ligar o motor sem o relê do AC, sendo que não fez diferença; deixei trabalhando e fui chacoalhando os relês OVP e da bomba, além do módulo principal, sendo que houve uma falha e desconfiei do da bomba... não me parece original, a vedação não tem a mesma qualidade do relê do AC. Cheguei a desconectar o sensor de rotação mas o sintoma muda, pois religa de imediato, ao contrário da outra falha em que ele parece estar "pressurizando" a linha.
Quanto aos componentes mecânicos, fico na dúvida porque o carro normalmente funciona "redondo" e estas falhas são pontuais... a pressão no dosificador parece ficar estável quando o carro é desligado normalmente, pois o sensor de ar fica firme ao toque, diferente de quando o carro fica desligado por longo tempo.
Irei postando aqui o progresso e lendo as sugestões.
Abraço!
ViniW124- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Boa tarde!
Dando continuidade ao assunto, segue o que fiz:
Desconfiando do relé (na verdade um módulo, pois tem um microcontrolador programável - PIC - e um circuito completo), o retirei e abri. Vi que alguma umidade havia entrado pois havia marcas nas bordas da placa; além disto, limei e soldei os terminais aos contatos internos, já que estes são prensados na fábrica e depois de tantos anos a umidade pode penetrar entre as partes; utilizei fluxo de solda após limpar a superfície metálica. Reinstalei e o defeito não ocorreu novamente, infelizmente esqueci de fotografar esta etapa...
No embalo do serviço, testei o atuador de marcha lenta (ICV) e vi que não havia tensão entre seus terminais, por isto a lenta variava quando ligava o ar condicionado e um pouco entre motor frio e em temperatura de operação. Desconfiei de algum transistor driver que poderia ter queimado e resolvi abrir o módulo KE. Ressoldei alguns terminais, limpei a placa pois havia sinais de umidade também e troquei dois capacitores que estavam ressecados por causa do calor e idade. O transistor foi medido e está bom.
Depois de analisar o circuito do carro, vi que um dos terminais do ICV ia pro pino 3 do KE e o outro pro 87L do relé de proteção (OVP), sendo testando o mesmo não havia continuidade entre os 3 terminais 87 (dois 87E e 87L); abri o relé e pude constatar solda fria entre o pino 97L e a placa, além de uma crosta de oxidação no pino 30 (+V). Feitos os reparos, testei na bancada e lacrei o relé novamente. Vou reinstalar hj à noite e depois deixo aqui o resultado.
Dando continuidade ao assunto, segue o que fiz:
Desconfiando do relé (na verdade um módulo, pois tem um microcontrolador programável - PIC - e um circuito completo), o retirei e abri. Vi que alguma umidade havia entrado pois havia marcas nas bordas da placa; além disto, limei e soldei os terminais aos contatos internos, já que estes são prensados na fábrica e depois de tantos anos a umidade pode penetrar entre as partes; utilizei fluxo de solda após limpar a superfície metálica. Reinstalei e o defeito não ocorreu novamente, infelizmente esqueci de fotografar esta etapa...
No embalo do serviço, testei o atuador de marcha lenta (ICV) e vi que não havia tensão entre seus terminais, por isto a lenta variava quando ligava o ar condicionado e um pouco entre motor frio e em temperatura de operação. Desconfiei de algum transistor driver que poderia ter queimado e resolvi abrir o módulo KE. Ressoldei alguns terminais, limpei a placa pois havia sinais de umidade também e troquei dois capacitores que estavam ressecados por causa do calor e idade. O transistor foi medido e está bom.
Depois de analisar o circuito do carro, vi que um dos terminais do ICV ia pro pino 3 do KE e o outro pro 87L do relé de proteção (OVP), sendo testando o mesmo não havia continuidade entre os 3 terminais 87 (dois 87E e 87L); abri o relé e pude constatar solda fria entre o pino 97L e a placa, além de uma crosta de oxidação no pino 30 (+V). Feitos os reparos, testei na bancada e lacrei o relé novamente. Vou reinstalar hj à noite e depois deixo aqui o resultado.
ViniW124- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Segue o link das fotos:
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Abraço!
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ViniW124- Usuário Iniciante
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Dei uma olhada nas imagens, esse defeito pelos sintomas não me parece vir da KE não, o relé de sobretensão parece já ter sido aberto anteriormente, sugiro trocá-lo quando possível.
Duas dúvidas:
Como está a tensão no alternador, mediu excesso de carga ou variação?
Como você testou o atuador de marcha lenta?
Duas dúvidas:
Como está a tensão no alternador, mediu excesso de carga ou variação?
Como você testou o atuador de marcha lenta?
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Duvida, 300e 24v pega e morre em seguida ...
Então... acho que não ficou clara a sequência dos fatos nas fotos; Eu abri o relê, pois ao medir os 3 pinos 87 vi que o 87L não fazia contato com os outros, o que deveria. Eu creio inclusive que seja possível salvar muitos relês deste, pois exceto um diodo Zener que ele tem encravado na estrutura interna eu creio que todo o resto seja substituível. O comportamento do carro ficou muito melhor do que antes, inclusive; estranhei pois já havia comprado o carro com este defeito em curso e não havia dirigido outro antes.
O alternador gera 14,4V certinho e a oxidação dos terminais internamente gerava alguma resistência elétrica, que baixava a tensão que saía do relê.
Testei a válvula da lenta em uma fonte de alimentação variável; pude ver o funcionamento mecânico.
Agora a lenta fica estável e, ao acionar a ignição o giro vai a quase 2000 e depois se estabiliza em uns 800 (no tacômetro do carro).
Quem tem relê velho guardado aí já tem uma esperança de recuperar e deixar na reserva... rsrs
O alternador gera 14,4V certinho e a oxidação dos terminais internamente gerava alguma resistência elétrica, que baixava a tensão que saía do relê.
Testei a válvula da lenta em uma fonte de alimentação variável; pude ver o funcionamento mecânico.
Agora a lenta fica estável e, ao acionar a ignição o giro vai a quase 2000 e depois se estabiliza em uns 800 (no tacômetro do carro).
Quem tem relê velho guardado aí já tem uma esperança de recuperar e deixar na reserva... rsrs
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