Desgaste excessivo pneus

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Mensagem por MDALEX Sex 17 Jun 2016 - 16:58



Boa tarde colegas.  Meu carro está com 12.000 km. Pneus Michelin Sport pilot, não São runflat.  Percebi desde os 10.000 km excesso de desgaste nas laterais dos pneus principalmente dianteiros. Inclusive pedaços de borracha , da banda interna de rodagem estavam soltando. Então com 10000 km alinhei novamente e joguei os pneus dianteiros na traseira. Hoje com 12000 percebi que os pneus que pus na frente tb estão soltando pedaços de borracha , na banda interna e externa.  Sendo que alinhei o carro com 7000 , 10000 e hoje estou novamente conferindo o alinhamento.  Alguém teve esse problema ?obs. Faço calibragem dos pneus semanalmente. Só uma questão. Quando comprei o carro me orientaram por 32 libras nos quatro pneus. É hoje fui ver na tampa de combustível , que a calibragem mínima na frente são 38 libras e atrás 31 e com peso máximo 39 na frente e 36 atrás. Já enviei e-mail para Merceded sobre o problema....Abs
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Mensagem por W204 Sex 17 Jun 2016 - 22:56



MDALEX,

Os pneus Michelin são conhecidos por ser macios, mas acredito que neste caso haja um desgaste excessivo mesmo.

Qual o modelo exato do seu pneu? Pilot Sport 2 ou 3?

Um abraço.

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Mensagem por MDALEX Sáb 18 Jun 2016 - 15:37



Pilot Sport 3 amigo ..
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Mensagem por W204 Sáb 18 Jun 2016 - 19:37



MDALEX,

Dei uma pesquisada e realmente é um pneu de desgaste mais agressivo, mas acredito que a sua situação seja diferente. Eu enviaria um e-mail para a Michelin relatando o acontecido, talvez seja um ocorrido para troca ainda em garantia.
Pelo que você relata, está soltando pedaços de borracha, sintoma corriqueiro em pneus ressecados...

Um abraço.

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Mensagem por Convidado 9 Sáb 18 Jun 2016 - 23:04



Acredito que o problema pode estar apenas na calibragem na frente x peso, já que o pneu rodando na traseira não apresenta desgaste anormal.

A Michellin recomenda no site dela um limite de tolerância de até 3 libras a maior ou a menor em relação à recomendação do fabricante sem causar danos, já uma calibragem entre 3 e 7 libras abaixo da minima recomendada que me parece foi o seu caso no eixo frontal a durabilidade do pneu fica realmente comprometida, note que entre 7 e 15 libras abaixo já é considerada faixa perigosa e abaixo de 15 de alto risco. 
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Rodava com 32 libras com carga total?
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Mensagem por MDALEX Dom 19 Jun 2016 - 17:28



Então amigo. 32 libras com carga mínima... muito estranho é o fato de soltar pedaços de borracha... Será que 32 libras com carga mínima seria responsável por tal fato ?? Abs
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Mensagem por W204 Dom 19 Jun 2016 - 17:35



Confrades,

Na minha modesta opinião, o fato de soltar "nacos" de borracha tem a ver com a qualidade do pneu em si, e não diretamente com a calibragem.
Costumo consultar reviews de pneus no site TireRack, encaminho link de área específica do Michelin Pilot Sport 3: http://www.tirerack.com/survey/SurveyComments.jsp?category=tire&additionalComments=Y&commentStatus=P&tireMake=Michelin&tireModel=Pilot+Sport+3

O pneu tem poucos reviews negativos, o que fortalece a minha opinião de que, provavelmente, possa haver um defeito de fabricação nos do confrade MDALEX.

Um abraço.

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Mensagem por MDALEX Dom 19 Jun 2016 - 20:15



Obrigado pelo link amigo.  Realmente o pneu em questão tem boas qualificações... Imagino que no meu caso possa ser defeito ... Abs
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Mensagem por Convidado 9 Dom 19 Jun 2016 - 21:36



Caro Mdalex, 

Sinceramente fiquei em dúvida para te aconselhar de pronto e com precisão à respeito deste desgaste sem ver imagens e etc, o meu sogro inclusive atua há anos em distribuidoras de pneus aqui em MG, tem experiência para examinar problemas e emitir laudos, ele sempre comenta conosco em casa que calibragem muito baixa danifica mesmo a banda de rodagem, principalmente perfis baixos; veja bem, minha opinião: se a mínima frontal prevista em manual é de 38 libras e o amigo calibrava sempre com 32, havia uma diferença aí de 6 libras rotineiramente, analisando friamente os números, acredito que estaria calibrando fora da faixa de tolerância cujo limite segundo a Michellin e outros fabricantes seria até 3 libras.

Partindo do pressuposto que a borracha desses pneus esportivos são macias e projeto privilegia a aderência ao asfalto, creio que é possível que os danos observados somente quando rodando na dianteira sejam decorrentes de calibragem, já que na traseira pelos seus relatos o desgaste dos pneus é considerado por você como normal, enfim, se toda vez que você recalibrava o calibrador sempre "enchia" ou invés de esvaziar para chegar nas 32 libras, pode ser que tenha rodado boa parte do tempo com calibragem mais baixa ainda e possívelmente rodado no limite entre uma calibragem e outra, isso considerando que você tenha sempre calibrado no posto posto e o calibrador estava sempre aferido, ainda tem isso, são suposições que faço pela lógica pela coisa, enfim o caminho mais prudente ao meu ver para você ter mesmo certeza do que ocorreu acho que será solicitar perícia interna para efeitos de garantia e ver o que o técnico colocará no laudo, Michellin com certeza é produto de 1a. linha com homologação MB inclusive, teria como você postar fotos para vermos detalhes destes desgastes?


Última edição por Antônio Elias em Dom 19 Jun 2016 - 21:43, editado 1 vez(es)
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Mensagem por W204 Dom 19 Jun 2016 - 21:42



Antônio,

Belas considerações.
Eu realmente fico pensando se o fato de rodar com algumas libras a menos seja o suficiente para arrancar "nacos" dos pneus... O que você acha?
Desgaste é uma coisa, o que o confrade relata é que ele está perdendo pedaços. Por isto fico bem confuso a respeito.

Um forte abraço.

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Mensagem por Convidado 9 Dom 19 Jun 2016 - 21:54



Obrigado Rodrigo, até fiz uma complementação do texto e postamos juntos, vejo na calibração de pneus um problema sério principalmente quando se utiliza calibradores de postos diferentes no dia-a-dia sem certeza que de fato estavam aferidos, infelizmente há muitos postos que não tem essa preocupação com a verificação sistemática da aferição do calibrador, muitos só tomam providencias para corrigir em tempo vazamentos naquelas mangueiras e conexões quando clientes reclamam, ouço isso sempre do meu sogro e do vizinho Thales que é dono de 2 postos aqui, pelo tamanho do estragos que causaram perplexidade ao Mdalex a hipótese que estou levantando é que existe a possibilidade do Confrade ter rodado sem saber com calibração bem abaixo da real confiando no equipamento.
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Mensagem por W204 Dom 19 Jun 2016 - 22:03



Antônio,

Lendo agora a sua edição e o post logo após o meu, realmente acho que tens razão na possibilidade do confrade MDALEX estar rodando com uma calibragem muito baixa - fora das margens de segurança - devido aos calibradores de postos que, normalmente, calibram tudo errado. Esta sua suposição faz muito sentido mesmo.

Sugiro ao confrade MDALEX que adquira aqueles medidores analógicos de pressão, carrego sempre um no carro. Embora seja analógico dificilmente ele erra.

Envio imagem para ilustrar: 

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Link de exemplo para compra: http://www.sitedomecanico.com.br/Produto-c-Auto-CenterPosto-Calibrador-de-Pneus-Manual-10-a-120-PSI-Steula-versao-326-336.aspx

Um forte abraço.

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Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Jun 2016 - 0:08



Boa ferramenta, nas região que não dá para confiar nos postos sem dúvida o mais prático é conferir mesmo principalmente antes de viagens, te digo que às vezes quando fico em dúvida confiro a calibragem noutro posto e na maioria das vezes sempre tem diferença na medição, complicado.
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Mensagem por W204 Seg 20 Jun 2016 - 0:09



Antônio,

Eu trouxe alguns destes medidores dos EUA, devo ter uns 4 ou 5 sobrando.
Se tiver interesse, me avisa que te envio por correio.

Um abraço!

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Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Jun 2016 - 0:11



Obrigado, manterei contato contigo por MP.
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Mensagem por MDALEX Seg 20 Jun 2016 - 18:12



Obrigado pelas oponioes colegas.  Descobri que há uma loja representante da Michelin em minha cidade. Amanhã irei lá. Como a CSS mais próxima está a 140 km ... Postarei foto. Abs
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Mensagem por MDALEX Seg 20 Jun 2016 - 18:20



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Mensagem por W204 Seg 20 Jun 2016 - 19:03



:affraid:

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Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Jun 2016 - 19:24



Esses danos realmente precisam de uma análise mais apurada!!!

Tem como anotar a numeração do DOT deste pneu (gravado por fora) e postar no tópico?
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Mensagem por W204 Seg 20 Jun 2016 - 19:24



Antônio,

Embora sujo, o aspecto é de pneu bem ressecado mesmo....

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Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Jun 2016 - 19:31



Justamente, pelo DOT dá para saber tudo desse pneu, idade, origem e etc. 

Mdalex, passei a foto para o meu sogro Gaston ver, ele pediu para você tirar mais uma foto mostrando a outra lateral do pneu para ele dar uma olhada e também passar as medidas.
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Mensagem por Convidado 9 Seg 20 Jun 2016 - 20:32



Mdalex, preliminarmente o meu sogro disse o seguinte, que o ângulo que a foto foi tirada pode enganar análise à distância, pela foto disponibilizada sulco lado da suspensão aparenta estar mais gasto que o outro lado, por isso queria ver foto mostrando o outro lado ombro do pneu para ver se há arrancamento de borracha por fora, caso está parecendo problema com cambagem (prumo do pneu, apoiando mais lado de dentro), aparentemente alinharam e não conferiram/fizeram cambagem, que não aparenta caso de ressecamento por que imagem não mostra indícios de rachaduras, comentou que a foto mostra um pequeno corte na lateral no 3o. sulco (sentido baixo para cima) induzindo arrasto de frente e como não aparece nenhum arrancamento do lado fora externo, pequeno ressalto ombro e banda parece que acabou no lado citado, para ele aparentemente o problema foi mais cambagem que teria ser conferida e acertar a calibragem. 

De qualquer forma, havendo dúvidas na vistoria com o representante da Michellin ele sugeriu você postar outra foto mostrando o outro lado do mesmo pneu ou ambos que ele se dispõe dar uma nova olhada nas imagens, postar o DOT, as medidas (olhou num manual dele e ficou em dúvida se está 18' ou 19' e perfil quanto mais baixo influi) e comentou para tirar a dúvida que seria interessante você anotar nas laterais dos pneus a calibragem máxima suportada expressa em Psi (impressa em letras bem pequenas) para comparar com as previstas no manual Mercedes.
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Mensagem por MDALEX Seg 20 Jun 2016 - 20:36



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Mensagem por MDALEX Seg 20 Jun 2016 - 20:37



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Segue a outra parte externa da banda de rodagem. Muito obrigado pela ajuda amigos !!!
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Mensagem por MDALEX Seg 20 Jun 2016 - 20:49



Medidas 235/40 aro 18. Amanhã levarei na MICHELIN de minha cidade e darei um retorno. Mais uma vez agradeço o interesse !
Orientação de calibragem pela MB:
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