Ajuste no Star uso de gasolina pódium
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Ajuste no Star uso de gasolina pódium
Buss, em outro tópico (https://www.portalmercedes.com/ajuda-tcnica-f68/qse-morrio-hiro-agora-e-branco-t4928-180.htm)
vc fala de uma atualização para o módulo FGS que usa uma informação do sensor de rotação do ESP para calcular a marcha e também de uma atualização da BIOS da ECU.
Como fazer estas atualizações?
Grato.
vc fala de uma atualização para o módulo FGS que usa uma informação do sensor de rotação do ESP para calcular a marcha e também de uma atualização da BIOS da ECU.
Como fazer estas atualizações?
Grato.
marz- Usuário Bronze
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Ajuste no Star para uso de gasolina pódium
Stardiagnoses + Starnetworks + operador que saiba usar o stardiagnoses.
Isso só em autorizada se ela tiver em dia com a MB.
A diferença é muito sutil, o que mais muda é o cálculo para gasolina pódium.
Isso só em autorizada se ela tiver em dia com a MB.
A diferença é muito sutil, o que mais muda é o cálculo para gasolina pódium.
Andre Buss- Usuário Platina
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Re: Ajuste no Star uso de gasolina pódium
Confrades, estes posts foram separados do tópico sobre FGS de W168 para facilitar pesquisas futuras e continuidade em separado por aqui.
Abraços,
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Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Ajuste no Star uso de gasolina pódium
Seria possível um reconhecimento para etanol?
no valor que está o litro da gasolina prefiro manter distancia da podium.
sem falar que o etanol é um combustível bem mais limpo que a gasolina e gera uns poneis a mais.
no valor que está o litro da gasolina prefiro manter distancia da podium.
sem falar que o etanol é um combustível bem mais limpo que a gasolina e gera uns poneis a mais.
Edye- Usuário Iniciante
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Re: Ajuste no Star uso de gasolina pódium
Está falando de álcool anidro (etanol puro) ou álcool hidratado combustível que tem quase 96% de etanol?
Os técnicos do Fórum conhecem a fundo para dizer à respeito, mas acredito em princípio que não, o motor M166 foi projetado para funcionar somente a gasolina.
O Maluhy confirmou recentemente que os motores ficaram bem mais beberrões usando gasolina comum com 27% de etanol, vi isso na prática no nosso A190, carro fica fraco nas retomadas, consumo elevado e compensou voltarmos para pódium ou shell racing, no final das contas a diferença usando uma ou outra não é expressiva porque o consumo seguramente voltou ficar mais estável e menor; aliás, com a frota consumindo mais combustível, presumo que não tenha sido à toa que é público que forçaram essa atual mistura no limite em época de crise na Petrobrás mesmo com discordância das associações que representam as montadoras, simplesmente passaram por cima de que tem veículos com motores à gasolina e não mexeram na pódium e shell racing por influência da Anfavea.
O Presidente da Anfavea na época foi claro:
E esses testes de durabilidade não saíram que se saiba.
Gosto de matérias independentes como essa chegou a uma conclusão interessante para quem acredita em etanol, leiam na parte "efeitos colaterais":
http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/
Concluíram que, como o etanol possui menor poder calorífico na faixa de 32% menor que a gasolina, significa que para se chegar à mesma energia liberada com gasolina tem que injetar obviamente mais etanol, só que a cada 1% de etanol adicionado à gasosa o poder calorífico cai e deixa um saldo negativo que impacta diretamente no consumo, já que a cada pulso de injeção são necessários mais 8% (oito por cento) de combustível para atingir a potência anterior, aproximadamente foi essa a diferença que percebi de consumo no nosso A190 e na ML320, a análise deles é correta. Interessante que alertam que a presença de gel no etanol com o tempo pode obstruir bicos de injeção, filtros e bombas e etc, principalmente carros antigos ou que ficam muito parados sem passar por tratamento.
Os técnicos do Fórum conhecem a fundo para dizer à respeito, mas acredito em princípio que não, o motor M166 foi projetado para funcionar somente a gasolina.
O Maluhy confirmou recentemente que os motores ficaram bem mais beberrões usando gasolina comum com 27% de etanol, vi isso na prática no nosso A190, carro fica fraco nas retomadas, consumo elevado e compensou voltarmos para pódium ou shell racing, no final das contas a diferença usando uma ou outra não é expressiva porque o consumo seguramente voltou ficar mais estável e menor; aliás, com a frota consumindo mais combustível, presumo que não tenha sido à toa que é público que forçaram essa atual mistura no limite em época de crise na Petrobrás mesmo com discordância das associações que representam as montadoras, simplesmente passaram por cima de que tem veículos com motores à gasolina e não mexeram na pódium e shell racing por influência da Anfavea.
O Presidente da Anfavea na época foi claro:
"Essa gasolina [com maior percentual de etanol] é segura, sem dúvida nenhuma, mas ela é uma gasolina que deve ser usada nos veículos chamados flex, e nós colocamos uma precaução enquanto os nossos testes de durabilidade não forem concluídos”, completou.
http://g1.globo.com/economia/noticia/2015/03/mistura-de-etanol-na-gasolina-sobe-hoje.html
E esses testes de durabilidade não saíram que se saiba.
Gosto de matérias independentes como essa chegou a uma conclusão interessante para quem acredita em etanol, leiam na parte "efeitos colaterais":
http://www.flatout.com.br/27-de-etanol-na-gasolina-quais-os-efeitos-para-os-nossos-motores/
Concluíram que, como o etanol possui menor poder calorífico na faixa de 32% menor que a gasolina, significa que para se chegar à mesma energia liberada com gasolina tem que injetar obviamente mais etanol, só que a cada 1% de etanol adicionado à gasosa o poder calorífico cai e deixa um saldo negativo que impacta diretamente no consumo, já que a cada pulso de injeção são necessários mais 8% (oito por cento) de combustível para atingir a potência anterior, aproximadamente foi essa a diferença que percebi de consumo no nosso A190 e na ML320, a análise deles é correta. Interessante que alertam que a presença de gel no etanol com o tempo pode obstruir bicos de injeção, filtros e bombas e etc, principalmente carros antigos ou que ficam muito parados sem passar por tratamento.
Última edição por Antônio Elias em Qua 13 Jan 2016 - 16:45, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : texto)
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Ajuste no Star uso de gasolina pódium
Atualizando o tópico, estive ontem na CCs de Juiz de Fora para revisar o nosso A190 e aproveitei para conversar sobre o assunto com o mecânico.
Na verdade, segundo ele, não é só para Classe A que existe esse ajuste, a maioria das Mbs pós-2000 tem e a programação é feita no módulo de injeção via Star.
Me explicou mostrando na tela - pelo que entendi portanto a explicação serve para todos os modelos que tem essa alternativa na linha Can - existem 2 estágios para ajustar o volume de combustível, um deles, o segundo, enriquece a mistura e o motor consome mais, e são 3 ajustes na correção índice de octanas ROZ: valor-limite, 91 octanas e 88 octanas.
Pelo que vi não há ajuste para 87 octanas, que é o índice da gasolina comum brasileira, quando há reclamação de qualidade da gasolina usada, geralmente aplica-se a programação mais próxima em 88 octanas e ajusta-se o volume de combustível no nível 1.
Depois de 4 anos usando pódium, conversei sobre isso com o Oldboy e pedi para reprogramarem para 88 octanas, abasteci com gasolina comum no retorno de viagem e não percebi perda de potência nem queda no consumo. Antes, na programação "valor-limite" ROZ e estágio 2 no volume de combustível, o carro só aceita pódium ou a racing e não aceitava bem gasolina comum, ficava fraco e beberrão, enfim fiquei de avaliar o resultado da nova programação para gasolina comum mas até agora satisfeito.
Abraços,
Na verdade, segundo ele, não é só para Classe A que existe esse ajuste, a maioria das Mbs pós-2000 tem e a programação é feita no módulo de injeção via Star.
Me explicou mostrando na tela - pelo que entendi portanto a explicação serve para todos os modelos que tem essa alternativa na linha Can - existem 2 estágios para ajustar o volume de combustível, um deles, o segundo, enriquece a mistura e o motor consome mais, e são 3 ajustes na correção índice de octanas ROZ: valor-limite, 91 octanas e 88 octanas.
Pelo que vi não há ajuste para 87 octanas, que é o índice da gasolina comum brasileira, quando há reclamação de qualidade da gasolina usada, geralmente aplica-se a programação mais próxima em 88 octanas e ajusta-se o volume de combustível no nível 1.
Depois de 4 anos usando pódium, conversei sobre isso com o Oldboy e pedi para reprogramarem para 88 octanas, abasteci com gasolina comum no retorno de viagem e não percebi perda de potência nem queda no consumo. Antes, na programação "valor-limite" ROZ e estágio 2 no volume de combustível, o carro só aceita pódium ou a racing e não aceitava bem gasolina comum, ficava fraco e beberrão, enfim fiquei de avaliar o resultado da nova programação para gasolina comum mas até agora satisfeito.
Abraços,
Convidado 9- Usuário Platina
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Re: Ajuste no Star uso de gasolina pódium
AE,
Como havia lhe dito, essa regulagem faz uma diferença perceptível. Espero que continue satisfeito. Ultimamente por aqui tenho abastecido com comum e usado aquele frasco da STP que a MB recomenda.
Como havia lhe dito, essa regulagem faz uma diferença perceptível. Espero que continue satisfeito. Ultimamente por aqui tenho abastecido com comum e usado aquele frasco da STP que a MB recomenda.
oldboy- Usuário Ouro
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Re: Ajuste no Star uso de gasolina pódium
Justamente Mestre, é interessante mesmo pedir para conferir como está a programação da injeção, no pacote de revisão foi aplicado o Stp (Complete Fuel System), indispensável, faz bem em utilizá-lo, aplico em todas as minhas MB; e grato pelas suas orientações.
Abraços,
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Convidado 9- Usuário Platina
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