ML 430 Falta de Potencia

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Mensagem por Charles Dambrowsky (1) Dom 31 maio 2015 - 19:06



Bom dia amigo alguém sabe me dizer como faço para testar se minha ML esta com alguma vela queimada ou algum pistão falhando. Pq imagino q se ela tem 8 pistões de um ou dois estiver falhando nao vou perceber muito a diferença. Pq ando na subia e ela na subida não passa de 80km/h  acho que deve estar fraca pra uma V8 ja que não conheço outra para comparar. Se alguem puder me ajudar agradeço .
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Mensagem por grandricardo Dom 31 maio 2015 - 19:43



Boa noite,
Faça um teste nas bobinas!
Ela está tremelicando em quando está com o D engatado? Reparou  se está saindo fumaça branca?
Minha CLK começou assim...Era uma bobina queimada! Acho q no seu caso é mais de uma ruim.  Aproveita e verifica cabos e velas.
Abs
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Mensagem por Convidado 9 Dom 31 maio 2015 - 19:46



Charles, o motor só está fraco sem falhar em momento algum? 

Acho relevante informar também se observou se todas as marchas estão passando normalmente, se aparece algum aviso de avaria no painel e se notou aumento expressivo no consumo de combustível.

E por fineza, não deixe de abrir tópico na área de novos usuários e se apresentar para que possamos recepcioná-lo.
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Mensagem por Charles Dambrowsky (1) Dom 31 maio 2015 - 20:26



Não aparece mensagem nenhuma no painel. E também a fumaça me parece normal. Como o Cambio é automático não consigo identificar com precisão a troca de marchas acho que esta bom.  Se eu passar naqueles aparelhos de detecção sera que eles podem acusar alguma bobina queimada ou coisa parecida? Des de ja agradeço a resposta obrigado
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Mensagem por Karl Fass Dom 31 maio 2015 - 20:51



Desliga provisoriamente o Conector do MAF e experimenta o carro por uns quilômetros. Depois ponha na subida e veja se mudou. Caso positivo, pode trocar o MAF por outro ORIGINAL. Veja depois a pressão na linha de combustível.
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Mensagem por Charles Dambrowsky (1) Dom 31 maio 2015 - 20:58



Amigo desculpe sou ligo de tudo, o que é MAF ? Com que messo a pressão?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 31 maio 2015 - 21:13



Concordo com as linhas apontadas pelo Cffj no rumo de sensor MAF e sistema de alimentação.

Acredito que bobina faria esse motor falhar, já ocorreu comigo no M112, mudamos de posição, era só mal contato refletindo no diagnóstico e no final as falhas eram da leitura de fluxo de ar; mas respondendo à sua pergunta sobre scanner, se passar no Star ou noutro softr confiável SE houver problemas com bobina certamente aparecerão avarias relacionadas a elas.
 
Perguntei pelas marchas para descartar hipótese de câmbio eletrônico em modo de emergência, essa caixa 722.6 de W163 com reduzida tem mesmo as mudanças muito macias e quase imperceptíveis. 

ML usa filtro regulador de pressão externo, acesso pela traseira lado esquerdo ao lado do tanque, tira a força do carro se estiver avariado ou com algum tipo de obstrução, verificaria ali junto com teste de MAF antes de partir para outros testes.
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Mensagem por Charles Dambrowsky (1) Dom 31 maio 2015 - 21:20



O que é Sensor MAF?
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Mensagem por Convidado 9 Dom 31 maio 2015 - 21:25



Sensor Maf ou caudalímetro mede e informa a massa de ar para central, no teste citado pelo Cffj se você desconectar/desligar o sensor o motor vai funcionar com os parâmetros da central Ecu, se notar que modificou o funcionamento sem sensor é problema nele.
Maf é fácil acesso, você mesmo pode fazer esse teste, o sensor está entre a tubulação que aparece na foto:
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Mensagem por Convidado 9 Dom 31 maio 2015 - 21:33



E uma das 8 bobinas, hipótese citada pelo Grandricardo, aparece na foto logo abaixo do círculo.
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Mensagem por Charles Dambrowsky (1) Dom 31 maio 2015 - 22:13



A QUE BOM ABRIGADO AMIGOS. AMANHÃ VOU TENTAR FAZER ISSO ABRAÇO
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Mensagem por Convidado 9 Dom 31 maio 2015 - 22:28



Por nada Charles, dê uma verificada também no filtro de combustível, vem com regulador de pressão e o modelo aplicado inclusive só serve em ML, pode se ele também, nos de um retorno adiante para sabermos qual era o problema.
 
Evite postar em letras maiúsculas, significa gritar na internet! rsrsrsrs

E por fineza, nos dê também o prazer de sua apresentação (só abrir tópico no link abaixo), para que possamos recepcioná-lo no Fórum adequadamente.
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Abraços,
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Mensagem por barijan Sex 11 Set 2015 - 17:56



Olá confrades. Vi acima o procedimento de desligar o sensor MAF para fazer um teste e determinar se ele é o culpado.

É que a minha ML320 funciona perfeitamente se pisar no acelerador até cerca de 2/3. Mais que isso o motor "murcha", e se insistir e enfiar o pé, aí engasga e perde força.
Sobe o giro, mas sem força. Só pega força de novo se eu soltar um pouco o pé.
No trânsito normal nem dá pra perceber o problema, mas numa ultrapassagem ou ao subir uma ladeira, fica bem perceptível.

Cheguei a suspeitar de bomba de combustível e/ou filtro (que também é regulador de pressão).
Mas meu mecânico, que só trabalha com MB, jura que é o sensor MAF.
Ainda estou na dúvida e não quero ficar trocando essas peças caras até achar a culpada.

Quanto a esse teste então, desconectando o MAF, que tipo de mudança devo esperar?
Eu cheguei a fazer isso hoje e notei que mudou um pouco, engasga menos, mas continua sem força a partir dos 2/3 do acelerador.

Alguma outra dica pra testar o MAF antes de torrar uma grana na peça e descobrir que não era ela?!
Abraços!
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Mensagem por barijan Sex 11 Set 2015 - 18:21



Acrescentando alguns dados adicionais:

Se ando pisando o acelerador só até 2/3 não gera nenhum código no scanner nem luz no painel. É como se estivesse tudo normal.

Se insisto em andar algum tempo pisando mais do que 2/3, aí sinto o motor com menos força e registra os seguintes códigos:
P0170 - Fuel trim bank 1
P0173 - Fuel trim bank 2

Se eu pisar fundo mesmo, ao ponto de engasgar, aí chega a registrar os códigos de "misfire" em cilindros aleatórios, ou até mesmo em todos, como se faltasse combustível ou houvesse alguma falsa entrada de ar severa. Algumas vezes chegou a desligar um ou mais cilindros, que voltam ao normal após desligar e ligar o motor.

Outra coisa. Se estaciono em algum lugar, com o motor quente e pouco depois, coisa de 5 minutos, dou a partida, ele dá uma boa engasgada, de uns 15 a 30 segundos, antes de normalizar. Só acontece quente. Não é o sensor CPS, pois esse faria o motor parar quando quente e só religar quando esfriasse. Meu motor não para e o CPS é relativamente novo, menos de 1 ano, original Bosch.

Será que MAF sozinho causaria isso tudo?!
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Mensagem por Convidado 9 Sex 11 Set 2015 - 18:52



Acho que no seu caso não é só Maf não (ou nem ele), seus relatos lembram muito os sintomas de problemas com velas de ignição; o M112 usa velas de platina, checou se as velas estão na especificação correta vs Km de uso? Qual gasolina está usando na sua ML?

Apesar dessas velas de platina terem uma durabilidade bem elevada, fala-se em torno de 80 a 90.000 km em média conforme a qualidade do combustível utilizado, bobinas boas e etc, creio que elas pode ser uma hipótese para essa "murchada" nas acelerações, velas podem estar alterando a mistura ar x  combustível e refletindo esses códigos, retiraria o par de velas do 1o. e do 2o. cilindros e examinando o aspecto delas já dá para ter uma noção do que está ocorrendo, se a mistura estiver pobre (ou mesmo rica) reflete diretamente nos parâmetros de leitura do sensor Maf.
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Mensagem por Convidado 9 Sex 11 Set 2015 - 19:15



Complementando, esse código P0170 é comum aparecer no M112 quando o sistema está tentando corrigir ou adequar à mistura geralmente pobre e já observei que muitos muitos mecânicos normalmente jogam a culpa no Maf, já ocorreu isso comigo, principalmente quando aparece junto P0173 que vejo como a mesma avaria relacionada a emissões refletindo noutro cilindro, nessa matéria tem mais detalhes e outras hipóteses: 
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Mensagem por barijan Sex 11 Set 2015 - 21:44



Valeu pelas dicas Antônio Elias.
Vou ver se aproveito o final de semana pra dar uma olhada nas velas dos cilindros 1 e 2 que são mais acessíveis.
Qualquer ideia de teste para descartar o MAF também é bem vinda.
Ah... fiz aquele teste que sugeriram, de acelerar em P e o resultado foi o seguinte...
Se não pisar o acelerador até o fim, ele sobe até cortar em 4000.
Mas se pisar fundo, às vezes não passa dos 3500... ou sobe rápido até 3000 e aí vai aumentando devagar, meio que rateando, até chegar ao corte nos 4000.
Abraços!
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Mensagem por Convidado 9 Sex 11 Set 2015 - 22:32



Por nada Barijan, nada melhor que colocar a mão na massa, aproveite para confirmar a especificação dessas velas, as corretas para esse motor V6 M112 a referência Bosch é a Platin FR8DPP33+ ou NGK é PFR5G-11, outras marcas ou o PN da OE não me recordo por agora, só retirar com cuidado para não espanar rosca, senão complica! rsrsrsrs

Está falando do teste parado citado neste outro tópico?
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O problema deste teste é que aos 4000 RPM ocorre o corte de segurança do motor, pode confundir, o ideal com relação ao Maf é confirmar avaria no sensor pelo Star ou experimentar rodar um quarteirão com o sensor desligado e o motor funcionando nos parâmetros de fábrica da Ecu, se notar que sumiram os sintomas pode ser do Maf, do contrário prosseguir investigando a causa, realmente quando não aparece no diagnóstico é chato às vezes para quem não é mecânico experiente resolver, qual scanner foi usado nesse diagnóstico?

Pergunto, porque existem códigos de avarias específicos para o sensor Maf, se não apareceram outras avarias no scanner além das 2 de emissões que você citou, na minha opinião as velas serão um bom referencial para o amigo avaliar o que está acontecendo.
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Mensagem por barijan Sáb 12 Set 2015 - 21:48



Hoje fiz com mais calma o tal teste de desconectar o MAF. Dei uma boa volta para o carro poder "se ajustar" à falta do sensor e chegar à temperatura normal de operação, mas pra minha surpresa, de cara, sem o MAF ele melhorou bastante!
Não ficou 100%, mas pelo menos ficou melhor. Se pisar fundo ainda não dá aquela arrancada que dava antigamente, mas pelo menos não engasga feio como quando está com o MAF ligado.

Outra coisa interessante. Refiz, sem o MAF, aquele teste de colocar em P e pisar fundo.
Antes, com o MAF, ele subia rápido até 3000 e aí ia rateando até aos poucos chegar ao ponto de corte em 4000, às vezes nem chegava. Agora, sem o MAF ele sobe direto para os 4000, e aí corta (que é o normal em P).
É claro que registrou erro, acusando que o MAF está desligado, mas era o esperado.

Estou começando a achar que meu mecânico está certo e que é o MAF mesmo.
Ainda não chequei as velas, deu preguiça de tirar o filtro de ar pra ter melhor acesso. Mas depois vejo isso também.
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Mensagem por Pedroalexrj Dom 13 Set 2015 - 9:10



Tenta usar os sprays limpadores de MAF...e reconectá e testa...pode ser que a limpeza do MAF ajude TB...
Forte abs

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Mensagem por barijan Seg 14 Set 2015 - 19:47



Amigos, não dá pra ser feliz por muito tempo.
Ontem verifiquei as velas e os cabos e estavam em bom estado. Apenas um conector estava um pouco oxidado, mas não muito. Limpei e pronto.

Arrumei um MAF emprestado e "voilá", a máquina ficou show.
Problema detectado.  cheers

Devolvi ao dono e recoloquei o MAF original, enquanto aguardo uma nova.
Até aí tudo normal. Já estava pesquisando onde comprar um MAF novo e feliz por considerar esse problema praticamente resolvido.
Minha ML ia ficar tinindo de novo muito em breve.  :Clap:

Só que, mais tarde, circulando pela cidade com o carro, surgiu de repente um problema novo pra acabar com a minha alegria: Sem aviso o câmbio entrou em modo de emergência!  Shocked
Passei o scanner e havia os seguintes códigos na transmissão:

CODE 041 - TRANSFER CASE CAN BUS DATA INTERMITTENTLY IMPLAUSIBLE - Fault in CAN communication with control module N78(Transfer case module) or the transfer case position is implausible.
CODE 137 - A sporadic fault in CAN communication with control module N78(Transfer case module) or the transfer case position is implausible.

No início desse ano já havia acontecido a mesma coisa, com os mesmos códigos. Mas na manhã seguinte voltou tudo ao normal sozinho e os códigos sumiram, então ignorei.
Só que dessa vez não voltou mais ao normal, nem "resetando" os código de erro, nem desconectando a bateria (por mais de meia hora).  :scratch:

Levei pro meu mecânico, que passou no Star e confirmou ser problema no módulo N78 que controla o famigerado "Low Range", conhecido como TCCM (transfer case control module). Ele simplesmente parece estar morto, não se comunica nem com o Star (nada no CAN BUS).
Amanhã ele irá verificar se não é nenhum problema de fiação ou conexão. Se estiver tudo certo com isso então terei que trocar o módulo.
O motorzinho e o sensor da transfer case, que são o que normalmente dão problema, ele testou e estão ok.
Ele me disse que nos primeiros modelos é comum esse módulo travar sem aviso, tanto que até havia uma recomendação às concessionárias, nos EUA é claro, pra trocar por uma versão atualizada, sem custo (quase um recall, mas só se o cliente aparecesse com o problema), informação que confirmei em alguns comentários dos fóruns dos EUA. Mas mesmo lá o prazo pra essa troca gratuita já expirou.

O módulo atualizado novo, na concessionária, só sob encomenda e é um absurdo, quase 1/4 do preço do carro!  Mad
O jeito é buscar nos sucateiros. Já achei alguns que têm, da versão atualizada.

Vamos ver como essa novela acaba!
Fiquem na torcida e me desejem boa sorte confrades!  :)
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Mensagem por Pedroalexrj Seg 14 Set 2015 - 22:25



Meu caro, tem gente que conserta módulos, JAH tentou contato num desses?
Tem tanto aqui no Brasil qto fora...nos EUA...pode ser uma saída boa...pois VC fica com o seu...consertado...caso haja conserto.
Boa sorte na procura dele...a um preço bom...
Forte abs,

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Mensagem por barijan Seg 14 Set 2015 - 23:08



Valeu pela dica pedroalexrj.
Mas acho mais fácil pegar um de desmanche. Até já achei alguns que tem.
Com exceção dessa primeira versão, que costuma pifar, as versões novas desse módulo dificilmente dão defeito, então o risco de pegar uma também com defeito é improvável.
Só vou aguardar a confirmação do mecânico de que não é problema de fiação e vou encomendar uma, ou até duas, pois diferentemente da concessionária, no desmanche o preço está bem acessível.
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Mensagem por Pedroalexrj Ter 15 Set 2015 - 9:48



Pode crer meu caro Barijan...
Linda sua W163 hein? É verde?
Poste fotos dela...muito legal...e diferente...foge o preto e pratas das terras tupiniquins.
Depois posta as fotos dos módulos...e de onde vc conseguiu comprar...com as diferenças ABSURDAS de preço.
forte abs.

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Mensagem por barijan Ter 15 Set 2015 - 11:43



Sim, ela é verde metálica e com interior caramelo (com exceção da parte superior do painel e volante, que são pretos).
Eu tinha visto uma exatamente assim nos EUA e fiquei sonhando em ter uma igual.
Mas como você disse, aqui só achava as pretas, pratas e algumas brancas, e sempre com interior preto ou cinza.
Aí, quando esbarrei nessa, e foi até meio que por acaso, eu disse... -"é essa!"

Vou arrumar algumas fotos e depois posto aqui.
Por enquanto, pra ter uma ideia, vai aqui uma foto do interior. Adoro essa cor!
A duas únicas coisas que mudei depois dessa foto foram, passar o rádio para a posição de cima (que é a correta nesse modelo) e troquei o volante por um novo, pois o original estava com o couro bem judiado.

Achei o volante no eBay. Normalmente não é barato nem nos EUA, mas o anúncio era de uma loja que estava zerando o estoque e então foi uma pechincha. Com frete, impostos e tudo, saiu por R$700,00. Pra um volante novo, na caixa lacrada da Mercedes, e ainda cheirando couro de carro zero, foi uma bagatela.
Tá certo que foi no tempo do dólar a 2,25... hoje a coisa ia ser bem diferente.
Abs!

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