Óleo "dinovo" - óleo motor para W140 S500
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 1 de 1 • Compartilhe
Óleo "dinovo" - óleo motor para W140 S500
Prezados amigos e confrades:
Pesquisei aqui no nosso forum os tópicos referentes à troca de óleo motor de nossas estrelas.
Muita informação útil e confiável, mas em dúvida ainda, pergunto aos confrades:
Minha especificação de óleo é a MB 229.1. (W140L / S500 / 1995 com 66.000 Km )
Posso usar a especificação MB 229.3 ou MB 229.5 ou devo compulsoriamente ficar na MB 229.1?
Não estou encontrando aqui em Uberlândia a 229.1. Usava Castrol Magnatec Sintético 10W40 com o MB approval MB 229.1 no rótulo. Não existe mais esta informação neste mesmo óleo.
Peço antecipadas desculpas se existe esta informação e não consegui localiza-la.
Abraço a tds.
Jefferson (Uberlândia)
Pesquisei aqui no nosso forum os tópicos referentes à troca de óleo motor de nossas estrelas.
Muita informação útil e confiável, mas em dúvida ainda, pergunto aos confrades:
Minha especificação de óleo é a MB 229.1. (W140L / S500 / 1995 com 66.000 Km )
Posso usar a especificação MB 229.3 ou MB 229.5 ou devo compulsoriamente ficar na MB 229.1?
Não estou encontrando aqui em Uberlândia a 229.1. Usava Castrol Magnatec Sintético 10W40 com o MB approval MB 229.1 no rótulo. Não existe mais esta informação neste mesmo óleo.
Peço antecipadas desculpas se existe esta informação e não consegui localiza-la.
Abraço a tds.
Jefferson (Uberlândia)
Jefferson- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 71
Interesses : Carros Mercedes
Estado :
Advertências :
Óleo
Sr. Moderador:
Por gentileza pode mudar este meu tópico para a área de
manutenção e ajuda técnica?
Penso que postei em área errada.
Antecipadamente obrigado.
Jefferson (Uberlândia)
Por gentileza pode mudar este meu tópico para a área de
manutenção e ajuda técnica?
Penso que postei em área errada.
Antecipadamente obrigado.
Jefferson (Uberlândia)
Estado :
Advertências :
Re: Óleo "dinovo" - óleo motor para W140 S500
Jefferson, movi para ajuda técnica.
Nesse tópico do fórum, há um comparativo entre os óleos da 229.1 e 229.3:
https://www.portalmercedes.com/t11868-oleo-motor-norma-mb-229-1-x-mb-229-3-diferencas-especificacoes
Nesse tópico do fórum - que remete ao guia de lubrificantes atualizado da MBB - você tem acesso a lista de todos os óleos homologados que são comercializados no Brasil, mais prático em relação à lista mundial "Bevolisten" da Matriz:
https://www.portalmercedes.com/t24346-guia-atualizado-de-lubrificantes-mercedes-benz-brasil
Link direto no Guia da montadora é esse:
https://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/pecas-e-servicos/guia-de-lubrificantes
Observe que a lista nacional da Norma 229.1 feita pela Mercedes-Benz Brasil é direcionada aos Classe A (W168), a 229.5 a " todos automóveis, inclusive Smart e veículos com motores AMG", enquanto que a 229.3 a "todos automoveis" exceto Amg e Smart.
HOJE é essa abaixo transcrita a lista nacional da 229.3, acima da prevista no manual da W140, para consultar adiante e/ou no futuro é mais seguro conferir sempre direto no Guia para saber se houve alguma alteração, pode acontecer da MB acrescentar produtos e um ou outro perder homologação por desaprovação em testes:
Aguarde outras opiniões, eu acredito que se você já usava um óleo sintético e o manual da sua W140 prevê a 229.1, acho que você pode utilizar outro óleo da mesma lista nacional do W168 e acredito que nada obsta que você utilize outro óleo sintético da norma acima que é a 229.3, creio eu que não se deve usar óleo de norma abaixo à prevista no manual e não misturar sintético com mineral e etc.
Nesse tópico do fórum, há um comparativo entre os óleos da 229.1 e 229.3:
https://www.portalmercedes.com/t11868-oleo-motor-norma-mb-229-1-x-mb-229-3-diferencas-especificacoes
Nesse tópico do fórum - que remete ao guia de lubrificantes atualizado da MBB - você tem acesso a lista de todos os óleos homologados que são comercializados no Brasil, mais prático em relação à lista mundial "Bevolisten" da Matriz:
https://www.portalmercedes.com/t24346-guia-atualizado-de-lubrificantes-mercedes-benz-brasil
Link direto no Guia da montadora é esse:
https://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/pecas-e-servicos/guia-de-lubrificantes
Observe que a lista nacional da Norma 229.1 feita pela Mercedes-Benz Brasil é direcionada aos Classe A (W168), a 229.5 a " todos automóveis, inclusive Smart e veículos com motores AMG", enquanto que a 229.3 a "todos automoveis" exceto Amg e Smart.
HOJE é essa abaixo transcrita a lista nacional da 229.3, acima da prevista no manual da W140, para consultar adiante e/ou no futuro é mais seguro conferir sempre direto no Guia para saber se houve alguma alteração, pode acontecer da MB acrescentar produtos e um ou outro perder homologação por desaprovação em testes:
BB00.40-B-0229-03PA Óleos multiviscosos para motor (especificação 229.3) 17.07.2013
Óleos multiviscosos para motor - Classe MB 229.3
Aplicação: Todos os automóveis Exceto Smart e veículos com motores AMG
Lubrax Supera SAE 5W-40 Petrobras Distribuidora S.A.
Motul 6100 SYNERGIE + 10W-40 Motul Brasil.
Selenia Perform V 5W-40 Petronas Lubrificantes Brasil S.A.
Shell Helix Ultra SAE 5W-40 Shell Brasil Petróleo Ltda.
Mobil 1 0W-40 Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A.
Mobil Super 3000 X1 5W-40 Cosan Lubrificantes e Especialidades S.A.
Aguarde outras opiniões, eu acredito que se você já usava um óleo sintético e o manual da sua W140 prevê a 229.1, acho que você pode utilizar outro óleo da mesma lista nacional do W168 e acredito que nada obsta que você utilize outro óleo sintético da norma acima que é a 229.3, creio eu que não se deve usar óleo de norma abaixo à prevista no manual e não misturar sintético com mineral e etc.
Última edição por Antônio Elias em Sáb 17 Set 2016 - 15:45, editado 2 vez(es) (Motivo da edição : texto e atualização do link do Guia MBB)
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Obrigado Moderador Antônio Elias:
Desculpe me se não fui capaz de alcançar este material que me enviou apesar de ter tentado bastante
pelo nosso motor de buscas.
Pelo meu entendimento posso usar dentro da norma MB 229.1, óleos sintéticos (ou minerais) nas especificações
MB229.3 ou MB 229.5 em meu motor M119 (1995). Desde 13000Km só uso sintético.
Agora ficou fácil de encontrar por aqui em Uberlândia.
Corrija-me se tiver interpretado erroneamente.
Com meu abraço a tds e novamente com meus agradecimentos.
Jefferson (Uberlândia)
Desculpe me se não fui capaz de alcançar este material que me enviou apesar de ter tentado bastante
pelo nosso motor de buscas.
Pelo meu entendimento posso usar dentro da norma MB 229.1, óleos sintéticos (ou minerais) nas especificações
MB229.3 ou MB 229.5 em meu motor M119 (1995). Desde 13000Km só uso sintético.
Agora ficou fácil de encontrar por aqui em Uberlândia.
Corrija-me se tiver interpretado erroneamente.
Com meu abraço a tds e novamente com meus agradecimentos.
Jefferson (Uberlândia)
Estado :
Advertências :
Confrades,
Uma pequena atualização, o link para o guia de lubrificantes foi modificado para:
- https://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/pecas-e-servicos/guia-de-lubrificantes
Um abraço.
Uma pequena atualização, o link para o guia de lubrificantes foi modificado para:
- https://www.mercedes-benz.com.br/automoveis/pecas-e-servicos/guia-de-lubrificantes
Um abraço.
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Opa meu caro Jefferson,
Seu carro parece bem legal e exclusivo...pelo interior beige...dá pra ver que é um modelo raro.
Poste fotos dela para nós...pessoal gosta mto...
Parece linda sua W140...ainda mais porque se trata de uma S500...de respeito...
paraBENZ pelo modelo.
Aguardamos fotos dessa jóia sobre rodas.
Forte abs.
Seu carro parece bem legal e exclusivo...pelo interior beige...dá pra ver que é um modelo raro.
Poste fotos dela para nós...pessoal gosta mto...
Parece linda sua W140...ainda mais porque se trata de uma S500...de respeito...
paraBENZ pelo modelo.
Aguardamos fotos dessa jóia sobre rodas.
Forte abs.
Interesses : MB's...'carros' e etc...
Estado :
Advertências :
[Oleo "dinovo"
Prezado confrade W204:
Obrigado pelo novo link de atualização de óleos para motores Mercedes.
Pelo que entendi, nos motores M119/1995 , passará a ser correto o uso
das especificações 229.3 ou 229.5.
Corrija-me se estiver equivocado.
Jefferson (Uberlandia)
Obrigado pelo novo link de atualização de óleos para motores Mercedes.
Pelo que entendi, nos motores M119/1995 , passará a ser correto o uso
das especificações 229.3 ou 229.5.
Corrija-me se estiver equivocado.
Jefferson (Uberlandia)
Estado :
Advertências :
Óleo "dinovo"
Prezado confrade pedroalexrj:
Obrigado pelas considerações de meu "automóvel".
Realmente é uma combinação pouco vista aqui no Brasil.
Vá no campo "Galeria" e coloque meu nome na janela (jefferson).
Tem muitas fotos deste automóvel lá. É uma S500L. Enjoy...
Com meu abraço fraternal à todos
Jefferson (Uberlandia)
Obrigado pelas considerações de meu "automóvel".
Realmente é uma combinação pouco vista aqui no Brasil.
Vá no campo "Galeria" e coloque meu nome na janela (jefferson).
Tem muitas fotos deste automóvel lá. É uma S500L. Enjoy...
Com meu abraço fraternal à todos
Jefferson (Uberlandia)
Estado :
Advertências :
Moderação,
Gentileza unificar com o tópico https://www.portalmercedes.com/t25589-oleo-dinovo-oleo-motor-de-w140-s500
Obrigado.
Gentileza unificar com o tópico https://www.portalmercedes.com/t25589-oleo-dinovo-oleo-motor-de-w140-s500
Obrigado.
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
Grato pela observação W204, os links do Guia modificados pela MBB já foram atualizados nos tópicos.
E posts fundidos.
Abraços,
E posts fundidos.
Abraços,
Estado :
Advertências :
Jefferson, uma dica que considero relevante nessa escolha de óleo fora do dealer e que serve para todos nós independentemente do modelo das nossas MBs é a seguinte: existem lojistas que estão vendendo óleos e fluídos para Mercedes alegando que está escrito nas embalagens a norma MB.
Ou seja, não consultam a Bevolisten e não observam o que realmente foi testado e aprovado pela Montadora, portanto alerto aos amigos cuidado na hora da escolha de produtos para os nossos carros para não comprar gato por lebre.
Nas normas da Bevolist há alertas em todas elas orientando o consumidor.
Não basta estar escrito "MB 229.3", "MB229.5" "MB 236.3" e etc.
Tem que constar no rótulo da embalagem "MB Approval 229.3", MB Approval 229.51" e daí por diante.
Quando não está gravado na embalagem o "Approval", por obvio previamente autorizado pela Fábrica, quer dizer que produto não foi testado ou não passou por testes.
Ou seja, não consultam a Bevolisten e não observam o que realmente foi testado e aprovado pela Montadora, portanto alerto aos amigos cuidado na hora da escolha de produtos para os nossos carros para não comprar gato por lebre.
Nas normas da Bevolist há alertas em todas elas orientando o consumidor.
Não basta estar escrito "MB 229.3", "MB229.5" "MB 236.3" e etc.
Tem que constar no rótulo da embalagem "MB Approval 229.3", MB Approval 229.51" e daí por diante.
Quando não está gravado na embalagem o "Approval", por obvio previamente autorizado pela Fábrica, quer dizer que produto não foi testado ou não passou por testes.
229,5 óleos de motor multigraduado (Especificação 229,5)A seguinte lista de produtos deve ajudá-lo a selecionar o fluido de operação correto para seu veículo / conjunto principal a partir da variedade de produtos no mercado.
Estamos recomendando a utilizar exclusivamente os produtos indicados na lista a seguir, porque apenas estes produtos foram testados e aprovado pela Mercedes-Benz.
recomendamos usar apenas produtos
- que são claramente marcado com a etiqueta que indica a aprovação da Mercedes-Benz, por exemplo, "MB-Approval 229,51". Rótulos referentes por exemplo, para "MB 229,51" não tem uma aprovação da Mercedes-Benz.
- Que estão listados na MB atual Bevo. Apenas produtos listados são testados e aprovados pela Mercedes-Benz.
https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/229.5_en.html
Estado :
Advertências :
No caso da 229.5 a última atualização ocorreu dia 12/09/2016, imagem do que transcrevi acima para não restar dúvidas do que estou dizendo:
Estado :
Advertências :