Problemas com bancos elétricos W202 (solucionado: verificar relê e pontos de solda chicote!)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe C ( W201 - W202 - W203 - W204 - W205 ) :: W202 - 1993 a 2000
Página 3 de 4 • Compartilhe
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: Problemas com bancos elétricos W202 (solucionado: verificar relê e pontos de solda chicote!)
Boa tarde a Todos, este sabado consegui comprar outro rele, um rele que estava funcionando normalmente em outra c280, e acontece a mesma coisa do outro rele, o mesmo defeito. O engraçado que o defeito que esta acontecendo é o seguinte: carro parado desligado, nada acontece com os bancos, viro a chave e ligo o carro, nada acontece com os bancos, saio andando com o carro e após alguns minutos rodando ( entre 5 a 10 min) eis o que acontece os bancos resurgem e voltam a funcionar noemalmente sem problema algum, e isso acontece com os dois reles, tanto o primeiro rele, tanto o segundo rele que estava em funcionamento normal em outro c280, dai para o carro e desligo a chave, o que acontece de novo é que os bancos param de funcionar, ligo o carro novamente e cade os bancos, nada de funcionar, rodo novamente uns minutos e abracadabra os bancos voltam. meus bancos só funcionam depois de uns minutos rodando e nao posso desligar o carro, senao eles param. alguem tem uma ideia do que esta acontecendo pois o rele acho que não é pois o defeito é igualzinho nos dois.
leandro.usmari- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 188
Interesses : gerais sobre mercedes
Advertências :
Re: Problemas com bancos elétricos W202 (solucionado: verificar relê e pontos de solda chicote!)
Leandro, levou esse relê para um técnico verificar os circuitos internos? Foi verificado toda a extensão do chicote que alimenta do relê aos bancos e aos botões de controle nas portas e vice-versa?
Vou repetir mais detalhadamente o que já afirmei no tópico para tentar ajudá-lo: na W202 do Confrade Edigard que foi o caso mais complexo que conheço, ajudei resolver e até descobrirmos os problemas os bancos ficavam assim também, do mesmo jeito descrito para o que acontece no seu carro ok.
No caso da C240 citada detectamos 2 problemas, obviamente foram necessários 2 reparos em locais diferentes para resolver o problema: primeiro retiramos o relé e levamos a um técnico para conferir, pois quem não conhece uma peça dessas dificilmente saberá identificar se um relé está com defeito ou não e nem sempre peça eletro-eletrônico retirada de um carro funciona bem noutro; voltando ao reparo no relé, esse técnico encontrou 3 pontos de soldas trincadas que provocavam o aquecimento excessivo do relê que já tínhamos percebido ao toque na peça, ele refez as soldas nesses circuitos onde era possível consertar, deu certo, reinstalamos no carro e voltaram algumas funções;
Logo em seguida, fomos atrás da correção do restante seguindo relatos de donos de Mercedes com problemas similares publicados no Benzworld que encontraram problemas com o chicote interrompido, a maioria dentro do porta-malas ali no lado direito, fizemos uma verificação geral nas condições de todo o chicote e foi necessário intervir numa junção próxima da bateria do carro que "trincou" provavelmente devido a atrito com aquela cobertura, problema comum em W202, após corrigido o chicote, restabeleceu-se completamente o contato ou passagem elétrica, assim os problemas foram resolvidos em definitivo até hoje, isso aconteceu em Outubro do ano passado e, antes, foram gastos mais de 3 meses checando tudo no carro.
Esses 2 pontos são os mais recorrentes nesse tipo de problema com bancos que eu tenha conhecimento.
Então, no seu lugar, ou compraria ou pegaria emprestado um relê NOVO e testaria no carro, se não conseguir novo levaria o relê usado do carro para um técnico conferir, pois um leigo olhando para um circuito difícilmente encontrará algo errado ... não resolvendo, iria para os relatos mais comuns e faria uma checagem geral no chicote dentro do porta-malas e desmontaria o forro de portas do carro para verificar a fiação que leva aos botões de controle e etc, .... por último, não necessariamente nessa ordem, conferiria também a caixa de fusíveis ... não vejo como o problema não estar num desses locais, a não ser que haja defeito no próprio motorzinho do banco.
É chato para corrigir, mas o problema às vezes é algo simples não perceptível aos nossos olhos leigos, espero ter-lhe ajudado em algo!
Vou repetir mais detalhadamente o que já afirmei no tópico para tentar ajudá-lo: na W202 do Confrade Edigard que foi o caso mais complexo que conheço, ajudei resolver e até descobrirmos os problemas os bancos ficavam assim também, do mesmo jeito descrito para o que acontece no seu carro ok.
No caso da C240 citada detectamos 2 problemas, obviamente foram necessários 2 reparos em locais diferentes para resolver o problema: primeiro retiramos o relé e levamos a um técnico para conferir, pois quem não conhece uma peça dessas dificilmente saberá identificar se um relé está com defeito ou não e nem sempre peça eletro-eletrônico retirada de um carro funciona bem noutro; voltando ao reparo no relé, esse técnico encontrou 3 pontos de soldas trincadas que provocavam o aquecimento excessivo do relê que já tínhamos percebido ao toque na peça, ele refez as soldas nesses circuitos onde era possível consertar, deu certo, reinstalamos no carro e voltaram algumas funções;
Logo em seguida, fomos atrás da correção do restante seguindo relatos de donos de Mercedes com problemas similares publicados no Benzworld que encontraram problemas com o chicote interrompido, a maioria dentro do porta-malas ali no lado direito, fizemos uma verificação geral nas condições de todo o chicote e foi necessário intervir numa junção próxima da bateria do carro que "trincou" provavelmente devido a atrito com aquela cobertura, problema comum em W202, após corrigido o chicote, restabeleceu-se completamente o contato ou passagem elétrica, assim os problemas foram resolvidos em definitivo até hoje, isso aconteceu em Outubro do ano passado e, antes, foram gastos mais de 3 meses checando tudo no carro.
Esses 2 pontos são os mais recorrentes nesse tipo de problema com bancos que eu tenha conhecimento.
Então, no seu lugar, ou compraria ou pegaria emprestado um relê NOVO e testaria no carro, se não conseguir novo levaria o relê usado do carro para um técnico conferir, pois um leigo olhando para um circuito difícilmente encontrará algo errado ... não resolvendo, iria para os relatos mais comuns e faria uma checagem geral no chicote dentro do porta-malas e desmontaria o forro de portas do carro para verificar a fiação que leva aos botões de controle e etc, .... por último, não necessariamente nessa ordem, conferiria também a caixa de fusíveis ... não vejo como o problema não estar num desses locais, a não ser que haja defeito no próprio motorzinho do banco.
É chato para corrigir, mas o problema às vezes é algo simples não perceptível aos nossos olhos leigos, espero ter-lhe ajudado em algo!
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
obrigado antonio, esse rele que coloquei no lugar, estava funcionando normalmente no outro carro, dai coloquei no meu e o defeito não mudou em nada, vou verificar conforme me orientou o chicote proximo a bateria, qdo pifa é os dois bancos todas as funçoes, na parte das portas qual forro tenho que olhar a dos dois lados?, e os fusiveis quiais tenho que olhar é os la da frente ou aqueles proximos a bateria? obrigado pela ajuda
Advertências :
Insistiria em primeiro descartar a questão do relé; leve esse SEU relê usado para um técnico que conheça de TV, rádio e etc conferir com uma lupa os circuitos e depois ou ao mesmo tempo peça a um bom eletricista para conferir e testar com calma primeiro todo o chicote no porta-malas antes de ir para os controles.
Vá principalmente nessas junções que existem no chicote debaixo da forração ao lado esquerdo da bateria e outra próxima do estepe, muitos costuma danificar por ali e dá mau contato, tem que abrir aquelas bandagens de proteção para visualizar toda a fiação, melhor alguém experiente conferir isso para não piorar a situação!
Vá principalmente nessas junções que existem no chicote debaixo da forração ao lado esquerdo da bateria e outra próxima do estepe, muitos costuma danificar por ali e dá mau contato, tem que abrir aquelas bandagens de proteção para visualizar toda a fiação, melhor alguém experiente conferir isso para não piorar a situação!
Estado :
Advertências :
blz vou verificar isso depois coloco o retorno aqui, obrigado pela ajuda
Advertências :
Ficamos no aguardo de notícias então Leandro, faça tudo minuciosamente e com critério, se for o caso acesse o link do Benzworld já postado, nele há mais fotos detalhadas para te orientar. Procure por terminais prensados, junções e uniões ocultas por baixo das capas da fiação, uma emenda ou união defeituosa faz cair a tensão, a pressa é uma inimiga nesse tipo de defeito esporádico, com calma e nas mãos certas com certeza vai conseguir resolver!!!
Estado :
Advertências :
Ola amigo pode seguir as orientaçoes do confrade Antonio Elias que vai dar tudo certo, a minha MB nunca mais deu problemas nos bancos,nossa me dava uma raiva isso de os bancos não funcionarem.Boa sorte:slr:
Convidado 13- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 211
Estado :
Advertências :
blz edgard, vou caçar o problema onde o amigo antonio me orientou, o correto é acertar os bancos e depois sair com o carro, o meu é o contrario, primeiro sai com o carro e depois de uns minutos vc acerta os bancos rs..rs..rs.. mas tirando os pequeninos detalhes o carro é um espetaculo, é um MB V6 com 197cv, pra quem andava de palio 1.0 fire pelado com ar quente no verao e ar frio no inverno e com o famoso desembassador de vidro flanela, minha mb é tudo de bom, só desfilo com ela de final de semana, abraço
Advertências :
Leandro, me desculpe esqueci de postar o link:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para quem vier precisar, pode se orientar por essas imagens extraídas do Benzworld do porta-malas de uma W202 para buscar os pontos onde desmontar para ter acesso ao relé, chicote e etc, pontos cruciais marcados no círculo em vermelho:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Para quem vier precisar, pode se orientar por essas imagens extraídas do Benzworld do porta-malas de uma W202 para buscar os pontos onde desmontar para ter acesso ao relé, chicote e etc, pontos cruciais marcados no círculo em vermelho:
Estado :
Advertências :
o rele que troquei é este ao lado do step, pelo que velo tem outro dentro da tampa preta que me mostrou.
Advertências :
eu troquei o que fica ao lado dos fusiveis da bateria, agora eu sei pq deu o mesmo defeito, o que parece o rele certo eu nao troquei kkkkk, que trapalhada eu fiz rs..rs.., obrigado antonio, vou correr agora atras deste rele correto.
Advertências :
e para que serve esse outro rele ao lado da bateria e dos fusiveis
Advertências :
Leandro, não sei te falar com certeza no momento qual a função desse outro relê que aparece nas fotos; pelo que entendi, você tirou foi esse outro então? rsrsrsrsrsrs
Talvez algum outro proprietário de W202 saiba e esclareça a função desse outro relé (tenho um palpite que é o da bomba gasolina, mas não tenho certeza), se o Mestre Maluhy vir no tópico com certeza nos esclarecerá!
Talvez algum outro proprietário de W202 saiba e esclareça a função desse outro relé (tenho um palpite que é o da bomba gasolina, mas não tenho certeza), se o Mestre Maluhy vir no tópico com certeza nos esclarecerá!
Estado :
Advertências :
Na minha W202 esse rele é da bomba de gasolina....
Também sou da opinião que o confrade deve abrir o rele antigo que já estava no carro e levar até uma eletrônica para refazer as soldas. A chance é muito grande de ser isso. Na mecânica onde levo os meus carros, eles já atenderam outras 3 W202 no último ano, com o mesmo sintoma e causa (solda fria no rele), inclusive a minha C180.... quando levei lá, eles foram direto no rele, retiraram, refizeram as soldas e pronto, resolvido!
Aí está a foto do meu rele e a indicação de alguns pontos que foram refeitas as soldas. O ideal é refazer todas.
Abs,
Também sou da opinião que o confrade deve abrir o rele antigo que já estava no carro e levar até uma eletrônica para refazer as soldas. A chance é muito grande de ser isso. Na mecânica onde levo os meus carros, eles já atenderam outras 3 W202 no último ano, com o mesmo sintoma e causa (solda fria no rele), inclusive a minha C180.... quando levei lá, eles foram direto no rele, retiraram, refizeram as soldas e pronto, resolvido!
Aí está a foto do meu rele e a indicação de alguns pontos que foram refeitas as soldas. O ideal é refazer todas.
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
Seguem fotos da localização e do rele:
Abs,
Abs,
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
isso mesmo antonio, tirei o rele errado, tb quem mandou o outro ficar escondido, fui seco no primeiro rele que achei no porta-malas rs..rs.. agora tenho dois destes rs..rs.. e esse ai esquenta um pouquinho, agora eu mandei as fotos para meu fornecedor e ele guardou o rele certo pra mim, vou buscar e testar, ai vou ficar com dois destes tb, que é muito importante ja que da problema direto, alexandre obrigado pelas fotos , pelo que estou vendo estas soldas eu mesmo faço aqui, ja soldei placa eletronica de maquina de lavar / micro-ondas, etc, isso eu consigo fazer, vou me orientar por estas fotos, ja que vou ter dois reles não custa nada tentar, obrigado novamente pelas fotos
Advertências :
Ola e meus agradecimentos a todos que me ajudaram aqui neste topico, hoje finalmente resolvi o problemas dos bancos, era o maldito rele, comprei o rele de um colega aqui do forum que estava desmanchando um mb igual a minha e coloquei-o no lugar do antigo e eis que os bancos funcionaram novamente, e nem precisei colocar a chave no contato. Obrigado novamente a todos que procuraram me ajudar.
Advertências :
Legal que resolveu o problema, Leandro!
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Estado :
Advertências :
resolvi finalmente, era o rele, obrigado
Advertências :
Fico feliz por ter dado certo, Leandro.
Abraço.
Abraço.
ghisolfi (1)- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 74
Interesses : Conhecer mais sobre MB
Advertências :
obrigado
Advertências :
Olá pessoal,
Estou enfrentando o mesmo problema relatado pelo Romeu. O carro é a C 180 fase II 98. Já limpei os contatos embaixo do banco (esta ok), já verifiquei o aterramento no motor (apertei e está ok), já tirei o relé (que não acredito que seja, pois sem ele a bomba de combustível não funciona) e se o carro anda, pela lógica, ele está ok. Daí sobram os contatos na porta mas ainda não estou convencido de abrir. Tem mais alguma dica antes de abrir o forro da porta?
att
Estou enfrentando o mesmo problema relatado pelo Romeu. O carro é a C 180 fase II 98. Já limpei os contatos embaixo do banco (esta ok), já verifiquei o aterramento no motor (apertei e está ok), já tirei o relé (que não acredito que seja, pois sem ele a bomba de combustível não funciona) e se o carro anda, pela lógica, ele está ok. Daí sobram os contatos na porta mas ainda não estou convencido de abrir. Tem mais alguma dica antes de abrir o forro da porta?
att
Leandrocrespo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 37
Interesses : carros e pesca
Estado :
Advertências :
Bom dia! Amigo pode ver que esse tópico é antigo já foi resolvido o problema do meu carro, e o meu problema era sim o rele que vai no porta malas foi refeito as soldas que estavam soltando e acabaram os problemas, eu preciso olhar no meu carro mas me parece que o rele da bomba de combustivel é um do banco é outro procure bem esse rele pois acho que vc está confundindo os reles!
Zeffer- Usuário Prata
- Número de mensagens : 390
Interesses : Ciclo de otto, aerostatos e aerodinos.
Advertências :
Olá Zeffer! Pelo que olhei, atrás da bateria tem uma caixa de fusíveis e ao lado 01 relé da marca siemens. Já vi até o código dele. Retirei e o carro não pega, pois a bomba não liga. Confesso que não verifiquei se tem outro relé. Vou aguardar você dar uma olhada no seu carro. Pode ser que tenha outro e eu esteja confundindo. No aguardo. att
Leandrocrespo- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 37
Interesses : carros e pesca
Estado :
Advertências :
Leandro, esse relê que você achou é o da bomba de gasolina, o dos bancos elétricos fica no lado direito interno do porta-malas. Conforme já disse o Zeffer, já foi encontrada uma solução para essas panes com bancos elétricos de W202 - verificação do relê dos bancos e dos pontos de soldas do chicote - recorrente para a maioria dos casos, mesmo assunto tratado nesse outro tópico que traz fotos ilustrativas mostrando como fazer as intervenções: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Fundi tópicos do mesmo tema para facilitar consulta!
Fundi tópicos do mesmo tema para facilitar consulta!
Estado :
Advertências :
Página 3 de 4 • 1, 2, 3, 4