Líquido correto de arrefecimento - proporção da mistura na troca - completar nível (Geral)
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Ajuda técnica
Página 5 de 5 • Compartilhe
Página 5 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5
Re: Líquido correto de arrefecimento - proporção da mistura na troca - completar nível (Geral)
Por nada. Complementando, a troca do aditivo do arrefecimento a cada período de 3 anos é uma orientação válida somente no caso de uso de fluídos homologados na norma MB 325.0, inclusive nas embalagens constam prazos de validade por este período.
https://www.mercedes-benz.com.br/resources/files/documentos/automoveis/servicos-e-pecas/guia-de-lubrificantes/Files/BB00.40-B-0325-00PA.pdf
https://www.portalmercedes.com/t24346-guia-atualizado-de-lubrificantes-mercedes-benz-brasil
https://www.mercedes-benz.com.br/resources/files/documentos/automoveis/servicos-e-pecas/guia-de-lubrificantes/Files/BB00.40-B-0325-00PA.pdf
https://www.portalmercedes.com/t24346-guia-atualizado-de-lubrificantes-mercedes-benz-brasil
Convidado 9- Usuário Platina
- Número de mensagens : 15736
Estado :
Advertências :
Re: Líquido correto de arrefecimento - proporção da mistura na troca - completar nível (Geral)
Tem tb um da Lubrax verde que atende a norma 325.0locutorfabricio escreveu:Obrigado Antonio Elias...
Irei adquirir o Mobil GS 333 Plus.
https://www.bulloleo.com.br/lubrax-aditivo-radiador-organico-concentrado-1l/p
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Interesses : Mercedes
Estado :
Advertências :
ola,
todos da folha 325.0 liberado logo...
eu preferir tambem Mobil GS 333 plus
mas eu nao conseguir comprar no momento em sao jose dos campos, mas eles tem o Bardahl Rad Plus eu usar no momento com 40% concentrado em acordo do WIS incl. o instruções para trocar (tampa no bloco do motor etc).
agua desmineralizado eu nao usar em Brasil, por que o agua normalmente so muito pouco/ sem cal. na minha pais principalmente no sul - Stuttgart eles tem extremamente alto grau do cal no agua e la uma outro coisa. alguns gostar desmineralizado alguns nao, mas com um bom agua sem sedimentos e cal eu usar comum do beber no grande garrafa. ainda sem problema, mas claro e necessário falar aqui, com 40% do agente do folha 325.0 e nao so um ou 2 latas do uma barato porcaria e ja informa no embalagem valor do produto somente 6 meses...
att
todos da folha 325.0 liberado logo...
eu preferir tambem Mobil GS 333 plus
mas eu nao conseguir comprar no momento em sao jose dos campos, mas eles tem o Bardahl Rad Plus eu usar no momento com 40% concentrado em acordo do WIS incl. o instruções para trocar (tampa no bloco do motor etc).
agua desmineralizado eu nao usar em Brasil, por que o agua normalmente so muito pouco/ sem cal. na minha pais principalmente no sul - Stuttgart eles tem extremamente alto grau do cal no agua e la uma outro coisa. alguns gostar desmineralizado alguns nao, mas com um bom agua sem sedimentos e cal eu usar comum do beber no grande garrafa. ainda sem problema, mas claro e necessário falar aqui, com 40% do agente do folha 325.0 e nao so um ou 2 latas do uma barato porcaria e ja informa no embalagem valor do produto somente 6 meses...
att
Guest- Convidado
Eu uso água e óleo solúvel , porque desde que tenho carro venho testando eficiência desses fluidos , e nada superou o óleo solúvel com água , que è usado em usinagem para resfriar peças que são submetidas a atrito .... porém o melhor uso dele è em
Matéria de proteção contra corrosão , já que a maioria é anticongelante e 90% do território do Brasil , não tem tais temperaturas tão frias , as marcas que vc encontra em auto centers são muitas e nenhuma trás na embalagem para que se destina , apenas nomes sem sentido como “ultra” “mega” ecologic” “organic” ... vc tem que ler lá nas letras miúdas , e muitas vezes entender de produtos químicos , dependendo do que vc por no carro vai acabar piorando , pois tem alguns que são ácidos , servem para limpar o sistema , rodar um pouco , esgotar e colocar fluido permanente, já aconteceu com conhecidos , que colocaram esses que “limparam” tanto que corroeu o selo do motor .... de preferência aos que contém propilenoglicol , sendo ele único que pode elevar a temperatura de fervura da água , muitos são águas destiladas com corante !
Matéria de proteção contra corrosão , já que a maioria é anticongelante e 90% do território do Brasil , não tem tais temperaturas tão frias , as marcas que vc encontra em auto centers são muitas e nenhuma trás na embalagem para que se destina , apenas nomes sem sentido como “ultra” “mega” ecologic” “organic” ... vc tem que ler lá nas letras miúdas , e muitas vezes entender de produtos químicos , dependendo do que vc por no carro vai acabar piorando , pois tem alguns que são ácidos , servem para limpar o sistema , rodar um pouco , esgotar e colocar fluido permanente, já aconteceu com conhecidos , que colocaram esses que “limparam” tanto que corroeu o selo do motor .... de preferência aos que contém propilenoglicol , sendo ele único que pode elevar a temperatura de fervura da água , muitos são águas destiladas com corante !
eduardo kizaki- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 86
Interesses : carros
Estado :
Advertências :
Eduardo me tira uma dúvida, vc usa óleo e água no radiador? É isso?? Não usa o líquido prescrito pelo fabricante?
Marujo_BSB- Moderador
Estado :
Advertências :
Eu uso óleo solúvel , este óleo e usado para usinagem de peças , eu uso diluído em água diretamente no radiador , proporção ? Eu coloco 1 litro o resto de agua de colhida de chuva !
Estado :
Advertências :
Bom Eduardo eu te desejo sorte porque usar esta mistura pode ocasionar sérios prejuízos ao seu carro. Minha sugestão é: não invente. Lembre-se que este líquido não serve somente para resfriar o motor, mas passa dentro de uma bomba que não foi feita para trabalhar com óleo dentro dela devido a viscosidade e outros detalhes. Se o fabricante mais antigo de automóveis sugere um determinado líquido, pelo menos no meu carro eu não me sinto confortável de colocar nada diferente.
Abracos
Abracos
Marujo_BSB- Moderador
Estado :
Advertências :
Para curas milagres a crença em milagres estar responsável.
Para motores do MB ou guia do lubrificantes estar responsável:
https://www2.mercedes-benz.com.br/passengercars/being-an-owner/services/service-type/guia-lubrificante-pdf/_jcr_content/par/downloadbox/downloadcolumn1/download_569517102.attachment.produto-arrefecimento-BB00.40-B-0325-00PA.pdf?owda=misc
cada 3 anos e com mínimo 40% ate máximo 50% do produto e com agua limpo, sem sedimentos residuais.
pronto problema solvido e todo resto não faz sentido. A menos que pense e conhece mais do engenheiros em Stuttgart que construíram os motores, mas isso seria extremamente improvável.
att
Para motores do MB ou guia do lubrificantes estar responsável:
https://www2.mercedes-benz.com.br/passengercars/being-an-owner/services/service-type/guia-lubrificante-pdf/_jcr_content/par/downloadbox/downloadcolumn1/download_569517102.attachment.produto-arrefecimento-BB00.40-B-0325-00PA.pdf?owda=misc
cada 3 anos e com mínimo 40% ate máximo 50% do produto e com agua limpo, sem sedimentos residuais.
pronto problema solvido e todo resto não faz sentido. A menos que pense e conhece mais do engenheiros em Stuttgart que construíram os motores, mas isso seria extremamente improvável.
att
Guest- Convidado
Entao Marujo, já vistes óleo solúvel diluído em água ? Não altera em nada a viscosidade . O que disse foi resultado de experiências , grande maioria dos fluidos do mercado è água destilada com corante , alguns contém propilenoglicol para aumentar o ponto de ebulição , outros fazem mais mal do que bem , os que prometem “limpar” sistemas agride borracha vedação e tubos , onde passa faz estrago! Na Europa temos um problema no inverno que è o congelamento e isso sim pode rachar um motor ao meio, mas 99% do Brasil não tem este problema . È claro que a M.B vai dizer para colocar o fluido anticongelante deles , mas a eficiência do mesmo na prática vai ser tão igual quanto H2O ! ...
Estado :
Advertências :
Seissler aqui no Brasil , a Mercedes recomenda o barral rad cool , de todas as marcas que fiz “testes” foi o fluido que mais se saiu melhor , tanto em teste de corrosão quando de elevação do ponto de ebulição , sua fórmula contém monoetilenoglicol , que è um derivado de propilenoglicol, se fosse colocar no meu carro este seria o produto ... mas tem 15 anos que uso em todos meus carros a mistura de óleo solúvel (mineral) . Com resultados satisfatórios, faço a retrolavagem e não vem um traço de ferrugem , e sobre ação na borracha , guardo anéis O’rings dentro de um vídeo contendo a solução , tem uns 17 anos , as borrachas estão como no dia que lá coloquei , as outras que deixei exposta ao ambiente já algumas estão derretendo outras esfarelando ! Então essa è minha experiência pessoal colocada em prática sem achismos , porém apenas comentei no grupo, não recomendando que os façam , não sei os efeitos em outros modelos , usei em motores nacionais , ap, cht, powertec, endura ,302 V8 , rocket v8 , 250s , etc .. em importados no alfa busso v6 , nos RB26DETT do skyline e Silvia e agora nos Mercedes !
Estado :
Advertências :
Eu vejo isso de forma diferente do que você diz.
1. depois uma defeito do rejunto cabeça do cilindro sempre o WIS mandar limpar e tirar o residuais do óleo. Óleo definitivamente uma falso químico no sistema do radiador. por que oleo e agua nao misturar normalmente, e alguns vezes em canais finos etc. vc receber uma emulsão que entupir deste.
2. o anti-freeze nao relevante aqui, MAS com o produto e mistura correto o agua cozinhar - fervendo com 120C. deste uma mania aqui usar so uma lata falso produto. com motores nacional funciona por que eles trabalhar com 80C max, contrario um MB trabalhar com temp 80-105C normalmente. com falto do correto produto vc receber pontos quentes no cabeça do cilindro e o selo queimar mais rápido etc. Sua argumentação estar simplesmente errado e eu acredite com alto quilometragens etc. vc receber muitas problemas com uma mistura vc recomendar.
3. eu vir o limpeza no sistema da minhas carros (7 MBs) e vir MBs eu mantenha na minha garagem que o dono nao nota este fato, sujeira corrosão etc...eu usei MBs na minha vida ainda com mais do 1.000.ooo km no motores em Europa...
Com recomendação amigável
1. depois uma defeito do rejunto cabeça do cilindro sempre o WIS mandar limpar e tirar o residuais do óleo. Óleo definitivamente uma falso químico no sistema do radiador. por que oleo e agua nao misturar normalmente, e alguns vezes em canais finos etc. vc receber uma emulsão que entupir deste.
2. o anti-freeze nao relevante aqui, MAS com o produto e mistura correto o agua cozinhar - fervendo com 120C. deste uma mania aqui usar so uma lata falso produto. com motores nacional funciona por que eles trabalhar com 80C max, contrario um MB trabalhar com temp 80-105C normalmente. com falto do correto produto vc receber pontos quentes no cabeça do cilindro e o selo queimar mais rápido etc. Sua argumentação estar simplesmente errado e eu acredite com alto quilometragens etc. vc receber muitas problemas com uma mistura vc recomendar.
3. eu vir o limpeza no sistema da minhas carros (7 MBs) e vir MBs eu mantenha na minha garagem que o dono nao nota este fato, sujeira corrosão etc...eu usei MBs na minha vida ainda com mais do 1.000.ooo km no motores em Europa...
Com recomendação amigável
Guest- Convidado
Eduardo, nos M112 V6 já entra alumínio na composição dos materiais usados na construção dos motores e exige aditivos específicos, o bloco do M104 da sua E320 é ferro fundido e esses motores 6 em linha apresentam problemas de aquecimento se houver entupimentos ou corrosão no radiador e no acoplamento viscoso, característico do motor. Qual a composição química desse óleo e o ponto ebulição da mistura?
Estado :
Advertências :
Composição hidrocarbonetos sintéticos glicol , ponto de ebulicao è variável dependendo da concentração , entre 110 -120 graus ! Tem um cuidado , em usar o solúvel em água e não o emulsionante senão vira uma maionese !
Estado :
Advertências :
Posts fundidos ao tópicos geral que trata do assunto na área técnica do fórum.
Estado :
Advertências :
Então pessoal esse líquido se enquadra no uso da C180 W204 1.6 2013? Já é pronto para uso.
HAVOLINE XTENDED LIFE ANTIFREEZE COOLANT 50/50 (— MB 326.3)
Fluido para radiadores de automóveis e de veículos comerciais leves movidos à gasolina, etanol, GNV ou diesel. Produto de tecnologia orgânica, com etilenoglicol, isento de nitrito e silicato.
Pronto para uso.
• Longos períodos de troca
• Maior vida útil da bomba
• Excelente proteção contra corrosão
» Períodos de troca para automóveis: 250.000 km ou 5 anos.
Especificações:
— ABNT NBR 14261
— ASTM D3306 Type III
— Ford WSS-M97B44-D
— GM6277M
— Volkswagen/Audi TL 774 Type F (G12+)
— MB 326.3
Não consigo postar o link. Estou com o valor de R$ 320,00 para o balde de 20 litros. Qual quantidade necessito para troca ?
HAVOLINE XTENDED LIFE ANTIFREEZE COOLANT 50/50 (— MB 326.3)
Fluido para radiadores de automóveis e de veículos comerciais leves movidos à gasolina, etanol, GNV ou diesel. Produto de tecnologia orgânica, com etilenoglicol, isento de nitrito e silicato.
Pronto para uso.
• Longos períodos de troca
• Maior vida útil da bomba
• Excelente proteção contra corrosão
» Períodos de troca para automóveis: 250.000 km ou 5 anos.
Especificações:
— ABNT NBR 14261
— ASTM D3306 Type III
— Ford WSS-M97B44-D
— GM6277M
— Volkswagen/Audi TL 774 Type F (G12+)
— MB 326.3
Não consigo postar o link. Estou com o valor de R$ 320,00 para o balde de 20 litros. Qual quantidade necessito para troca ?
romulohamad- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 16
Interesses : Manutencao
Estado :
Advertências :
ola,
MB ate 05/2014 usar Glysantine G48 deste o azul - verde produto:
Folha 325.0
Folha 326.6 para carros depois 05/2014 usar G40 deste o cor rosa!
Folha 326.3 nao usar em motores do 325.0 MB explicito proibir!!! deste folha para alguns caminhoes etc!!!! com o antigo 325.0 e vc misturar no sistema com deste, vc receber residuais ate entupir os canais finos!
https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/326.3_de.html
att
Folha 325.0
Folha 326.3 nao usar em motores do 325.0 MB explicito proibir!!! deste folha para alguns caminhoes etc!!!! com o antigo 325.0 e vc misturar no sistema com deste, vc receber residuais ate entupir os canais finos!
https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/326.3_de.html
Einsatz in NFZ-Motoren gemäß MB BeVo 310.1. Einsatzverbot in PKW-Motoren. Vermischungsverbot mit Produkten nach MB BeVo 325.0 und MB BeVo 326.0!
att
Guest- Convidado
PS: e produtos na folha 325.0 substituir cada 3 anos! com 40% maximal 50% do concentrado.
eu pessoalmente nao curte comprar produtos pronto por que eu curte misturar correto e mesurar o concentração no sistema diretamente. aqui muitos usar so agua e uma lata do errado produto e por isso eu controlar o resultado correto. acima deste por que comprar 50% agua caríssimo?
att
eu pessoalmente nao curte comprar produtos pronto por que eu curte misturar correto e mesurar o concentração no sistema diretamente. aqui muitos usar so agua e uma lata do errado produto e por isso eu controlar o resultado correto. acima deste por que comprar 50% agua caríssimo?
att
Guest- Convidado
É por isso que procuro produtos alternativos , pois é cheio de especificações , o que é bom para determinado motor e ruim para outro , tem produtos que são para limpeza de sistema portanto vc deve rodas por um tempo curto e depois esgotar e por a solução final , os produtos só confusos na sua rotulagem ! Enfim em todo fórum de carro tem essa discussão sobre o fluido de arrefecimento , ele e a melhor gasolina do mercado e uma constante em todos fóruns ou discussões sobre o tema veículos e motores , e ninguém chega á um consenso final ! Kkk
Estado :
Advertências :
kizaki
eu nao concordo com vc, no MB WIS etc o instruções bem claro e que produto em que folha usado. mas há muitas pessoas que pensam conhecer melhor que os engenheiros da MB. Eu gosto de deixá-los acreditar e fazer o eu que está escrito no WIS, EPC e Stardiagnosis e pronto para mim.
e no MB muito claro o aditivo do radiador, mas aqui eles raramente aceitar o instruções do MB em deste ponto. e em caso eu comprar um carro e o radiador estar com deste sopas eles curte, eu investigar exatamente o situação na sistema plus eu reduzir substancial o preço eu aceitar para pagar. ele nao aceitar, problema dele eu nao comprar uma carro com deficiências. limpar e substituir uma bomba do agua uma trabalhoso coisa e bem caro o bomba no 8 cilindros etc...
eu nao concordo com vc, no MB WIS etc o instruções bem claro e que produto em que folha usado. mas há muitas pessoas que pensam conhecer melhor que os engenheiros da MB. Eu gosto de deixá-los acreditar e fazer o eu que está escrito no WIS, EPC e Stardiagnosis e pronto para mim.
e no MB muito claro o aditivo do radiador, mas aqui eles raramente aceitar o instruções do MB em deste ponto. e em caso eu comprar um carro e o radiador estar com deste sopas eles curte, eu investigar exatamente o situação na sistema plus eu reduzir substancial o preço eu aceitar para pagar. ele nao aceitar, problema dele eu nao comprar uma carro com deficiências. limpar e substituir uma bomba do agua uma trabalhoso coisa e bem caro o bomba no 8 cilindros etc...
Guest- Convidado
O confrade Seissler falou e disse. A mercedes já definiu quais os fluidos recomendados. Na minha visão é utilizar o recomendado e não inventar. Cada um que use o que quiser no seu carro, mas nós do portal seguimos a cartilha da mercedes. Sabemos que nem sempre estão corretos como no famoso caso do fluido de transmissão eterno, mas neste caso é só comprar o fluido correto e ser feliz.Seissler escreveu:ola,
Folha 325.0
https://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/326.3_de.htmlEinsatz in NFZ-Motoren gemäß MB BeVo 310.1. Einsatzverbot in PKW-Motoren. Vermischungsverbot mit Produkten nach MB BeVo 325.0 und MB BeVo 326.0!
No meu carro, uso o recomendado e nunca tive problemas. A única vez que tive problema era por causa de vazamento no radiador. Consertado e trocado o fluido, tudo voltou ao normal.
Marujo_BSB- Moderador
Estado :
Advertências :
Página 5 de 5 • 1, 2, 3, 4, 5