Manutenção preventiva - câmbio 722.6
Portal Mercedes-Benz Brasil :: MOTORES E TRANSMISSÕES - ÁREA TÉCNICA :: Transmissões :: Transmissões automáticas
Página 2 de 6 • Compartilhe
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6
Re: Manutenção preventiva - câmbio 722.6
na minha modesta opinião é melhor trocar todo o fluido!! se der zebra ,sinal que os discos se seguravam apenas pelo resto de limalha.
alem disso isso traria problemas mais cedo ou mais tarde.
esqueça esse lance de tentar enganar o cambio para ele nao perceber !!!!!
desculpe minha forma de dizer as coisas,já imaginou se o cambio de algum carro patina,seria tão facil jogar limalha ou oleo usado pra dentro da maquina,e achar que que o mesmo voltaria a funcionar como se nada.
uma vareta , aliado ao aspecto do fluido e o cheiro do mesmo ajuda bem porem não é conclusivo.(são riscos que temos que encarar comprando carros automaticos usados ,nao só nos casos de nossas mb)
sds
alem disso isso traria problemas mais cedo ou mais tarde.
esqueça esse lance de tentar enganar o cambio para ele nao perceber !!!!!
desculpe minha forma de dizer as coisas,já imaginou se o cambio de algum carro patina,seria tão facil jogar limalha ou oleo usado pra dentro da maquina,e achar que que o mesmo voltaria a funcionar como se nada.
uma vareta , aliado ao aspecto do fluido e o cheiro do mesmo ajuda bem porem não é conclusivo.(são riscos que temos que encarar comprando carros automaticos usados ,nao só nos casos de nossas mb)
sds
Daniel W203- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1312
Interesses : troca de informações e novas amizades
Advertências :
Limalha vai ficar retida no filtro e na tampa do cárter que possui um imã.
Troquem filtro e óleo a cada 60.000 km sem medo.
Troquem filtro e óleo a cada 60.000 km sem medo.
pinetree- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 872
País :
Advertências :
Confrades, realmente, esse câmbio que estamos falando, tem uma troca de óleo bem simples... é só retirar os parafusos e esgotar, inclusive há um no conversor de torque.... essa semana vou ver a coloração do fluído como o Fass falou e decidir o que fazer...... eu já tinha idéia de utilizar alguma coisa para tirar algumas gotas de óleo, mas não era com uma mangueira fina.... achei essa uma ótima idéia.... vou tirar uns 5 ml só para ver o estado....
Sei que a troca deveria ser aos 60.000km ou 4 anos, mas infelizmente, no meu caso, não tenho certeza se foi feita. Portanto, é o risco.... :scratch:
Sei que a troca deveria ser aos 60.000km ou 4 anos, mas infelizmente, no meu caso, não tenho certeza se foi feita. Portanto, é o risco.... :scratch:
Alexandre - pr- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2446
Interesses : M.Benz.
Estado :
Advertências :
Teu carro já estaria na hora de fazer a segunda troca.
Qual o risco maior, ter a despesa da troca ou ter que abrir o câmbio ?
Abrolhos !
Qual o risco maior, ter a despesa da troca ou ter que abrir o câmbio ?
Abrolhos !
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
frances- Usuário Prata
- Número de mensagens : 441
Interesses : carros
Advertências :
Esse é o problema, trocar o óleo e no dia seguinte, ter que abrir o câmbio....
já ouví relatos de outros proprietários passarem por isso.... o câmbio parar de funcionar após a troca...... :(
já ouví relatos de outros proprietários passarem por isso.... o câmbio parar de funcionar após a troca...... :(
Estado :
Advertências :
Se acontecer isto é porque o câmbio já está moído, desgastado, detonado.
Vai abrir com ou sem troca.
Vai abrir com ou sem troca.
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
Convidad- Convidado
João,
Não entendi sua colocação.... vc acha melhor então trocar tudo já?
Ou vc recomenda não fazer a troca que vai piorar ? :roll:
Não entendi sua colocação.... vc acha melhor então trocar tudo já?
Ou vc recomenda não fazer a troca que vai piorar ? :roll:
Estado :
Advertências :
Alexandre,
Se o cambio está comprometido porque vc rodou com oleo velho, ele já está comprometido e no máximo voce vai adiar o problema, com o risco de agravar os danos que já existem. Acho melhor trocar e resolver o problema e ficar com o cambio em ordem.
Acho que esse tipo de recomendação de não trocar pode ser valido para algum lojista que queira deixar a bomba estourar na mão de outro, mas não para quem comprou o carro e quer ter tranquilidade para usar o carro.
Se o cambio está comprometido porque vc rodou com oleo velho, ele já está comprometido e no máximo voce vai adiar o problema, com o risco de agravar os danos que já existem. Acho melhor trocar e resolver o problema e ficar com o cambio em ordem.
Acho que esse tipo de recomendação de não trocar pode ser valido para algum lojista que queira deixar a bomba estourar na mão de outro, mas não para quem comprou o carro e quer ter tranquilidade para usar o carro.
Convidad- Convidado
Estou só aguardando chegar o filtro e a junta pra trocar o oleo, o carro fez 70 mil :(
Fernando Caldas- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 786
Interesses : Carros e amigos
Estado :
Advertências :
João, é isto mesmo.
Fernando, este é o caminho e tem nome:
- Manutenção Preventiva.
Fernando, este é o caminho e tem nome:
- Manutenção Preventiva.
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
Para ser sincero, acho que Alexandre gostaria de ouvir isso:
Alexandre, não precisa trocar nada (afinal vc tem já tem o histórico do carro) !!!
Seja Feliz !!!!
Acho que mais que avisado, não tem como!!!
Alexandre, não precisa trocar nada (afinal vc tem já tem o histórico do carro) !!!
Seja Feliz !!!!
Acho que mais que avisado, não tem como!!!
frances- Usuário Prata
- Número de mensagens : 441
Interesses : carros
Advertências :
Tem que trocar a cada 60.000 km !
Cada um faz o que bem entender em relação a manutenção do seu carro.
Cada um faz o que bem entender em relação a manutenção do seu carro.
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
Moçada, embora não haja histórico da troca, o cambio está perfeito. Ele quer fazer preventivamente...
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
Melhor ainda pois fazendo a troca vai estar contribuindo para aumentar a vida útil do câmbio.
pinetree- Usuário Ouro
País :
Advertências :
Confrades,
Comprei o carro do Fass. Como ele mencionou, ele está funcionando muito bem! Só quero trocar por prevenção.
Francês,
Eu postei a dúvida aqui justamente para não precisar mecher em todo o câmbio AGORA. Eu falei que vou trocar (PREVENTIVAMENTE). Só estava em dúvida se trocar tudo ou trocar parcialmente, poderia haver algum problema. Como foi amplamente mencionado no Fórum, muitos tiveram problemas ao trocar o ATF nessa KM. Mas pelo que notei, os problemas estavam relacionados ao câmbio 722.5 e não o 722.6........
João,
EU não rodei com o ATF velho. Ele foi comprado assim. Como mencionei na 1a mensagem, o Fass foi bem honesto e falou que não sabia se havia sido trocado. O fato é que comprei o carro há 2 meses e não teria capital $ imediato para desembolsar mais de R$ 5K para uma possível manutenção sem contar aquilo que falei: as mecânicas especializadas mais próximas de mim, estão a mais de 300km de distância e há outros custos envolvidos como deslocamento, cuidados com o carro etc, pois não me sentiria confortável deixando o carro "de molho" em mecânica de outra cidade para reparos.....
O assunto foi debatido em outras oportunidades, mas só postei o tópico para tirar dúvidas quanto a novas experiências vividas pelos Confrades.
Anteriores:
https://www.portalmercedes.com/t13215-oleo-de-cambio-com-100-mil-kilometros-troco-ou-nao
https://www.portalmercedes.com/t14817-oleo-do-cambio-w203-c180-k
Comprei o carro do Fass. Como ele mencionou, ele está funcionando muito bem! Só quero trocar por prevenção.
Francês,
Eu postei a dúvida aqui justamente para não precisar mecher em todo o câmbio AGORA. Eu falei que vou trocar (PREVENTIVAMENTE). Só estava em dúvida se trocar tudo ou trocar parcialmente, poderia haver algum problema. Como foi amplamente mencionado no Fórum, muitos tiveram problemas ao trocar o ATF nessa KM. Mas pelo que notei, os problemas estavam relacionados ao câmbio 722.5 e não o 722.6........
João,
EU não rodei com o ATF velho. Ele foi comprado assim. Como mencionei na 1a mensagem, o Fass foi bem honesto e falou que não sabia se havia sido trocado. O fato é que comprei o carro há 2 meses e não teria capital $ imediato para desembolsar mais de R$ 5K para uma possível manutenção sem contar aquilo que falei: as mecânicas especializadas mais próximas de mim, estão a mais de 300km de distância e há outros custos envolvidos como deslocamento, cuidados com o carro etc, pois não me sentiria confortável deixando o carro "de molho" em mecânica de outra cidade para reparos.....
O assunto foi debatido em outras oportunidades, mas só postei o tópico para tirar dúvidas quanto a novas experiências vividas pelos Confrades.
Anteriores:
https://www.portalmercedes.com/t13215-oleo-de-cambio-com-100-mil-kilometros-troco-ou-nao
https://www.portalmercedes.com/t14817-oleo-do-cambio-w203-c180-k
Estado :
Advertências :
Alexandre,
Nem vi que voce estava falando do carro do Fass e não falei que vc usou oleo velho, foi um exemplo de forma generica. OK! faça o seu planejamento financeiro e quando for a hora, troque o oleo e veja o que acontece. Eu tinha uma AMG C43 202 que esta com o Ulysses agora e foi a mesma coisa, não sabia quanto o oleo tinha sido trocado. Arrisquei, troquei e não aconteceu nada. Como alguem falou, não dá para enganar o cambio, mas se esta redondo, não vejo nada demais em voce esperar mais dois ou 3 meses para trocar.
Nem vi que voce estava falando do carro do Fass e não falei que vc usou oleo velho, foi um exemplo de forma generica. OK! faça o seu planejamento financeiro e quando for a hora, troque o oleo e veja o que acontece. Eu tinha uma AMG C43 202 que esta com o Ulysses agora e foi a mesma coisa, não sabia quanto o oleo tinha sido trocado. Arrisquei, troquei e não aconteceu nada. Como alguem falou, não dá para enganar o cambio, mas se esta redondo, não vejo nada demais em voce esperar mais dois ou 3 meses para trocar.
Convidad- Convidado
Amigos... Mestre Maluhy, Mestre Alan e demais comandantes.... tem problema se eu completar o óleo do câmbio, logicamente com um óleo autorizado pela MB?
Logicamente, o óleo que está lá é o original.... e eu não sei qual é... mas como minha MB está com um vazamento.. enquanto eu não conserto.. tem problema eu colocar a quantidade q eu acho necessária(+- 1 litro) de outro modelo?
Vamos supor.... no cárter existe o óleo Fuchs TITAN ATF 4134.. tem problema eu completar com o óleo Shell ATF 134??
Obs.: Ambos recomendados pela MB conforme site: http://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/236.14_en.html
Tem problema misturar??? 7 litros de um e 01 litro de outro???
Grande Abraço a todos :)
Logicamente, o óleo que está lá é o original.... e eu não sei qual é... mas como minha MB está com um vazamento.. enquanto eu não conserto.. tem problema eu colocar a quantidade q eu acho necessária(+- 1 litro) de outro modelo?
Vamos supor.... no cárter existe o óleo Fuchs TITAN ATF 4134.. tem problema eu completar com o óleo Shell ATF 134??
Obs.: Ambos recomendados pela MB conforme site: http://bevo.mercedes-benz.com/bevolisten/236.14_en.html
Tem problema misturar??? 7 litros de um e 01 litro de outro???
Grande Abraço a todos :)
ThalesCastro- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 749
Interesses : Informação
Estado :
Advertências :
Thales, seu primeiro grande problema será encontrar o bendito atf4134, seja de qual for o fabricante..... Caso encontre, por favor, me avise onde foi!
Sobre completar o óleo, sem dúvidas a pior alternativa seria rodar com nível baixo. Se alguma possível mistura de marcas pode talvez, quem sabe, comprometer seu câmbio, com certeza rodar com nível baixo fará muito pior....
Abraço
Sobre completar o óleo, sem dúvidas a pior alternativa seria rodar com nível baixo. Se alguma possível mistura de marcas pode talvez, quem sabe, comprometer seu câmbio, com certeza rodar com nível baixo fará muito pior....
Abraço
regwolf- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 825
Interesses : informações
Estado :
Advertências :
Também penso o mesmo, Regwolf.... to encomendando a Junta do Câmbio.. enquanto não chega... acho que vou completar amanhã... mas vou aguardar os demais comentários dos Confrades. Muito obrigado pelo feedback :)
Abraços :)
Abraços :)
Estado :
Advertências :
ThalesCastro,
Onde é o vazamento de seu câmbio? Na junta?
Não é recomendada a mistura de ATF diferentes porém, como bem disse o Confrade regwolf, será melhor fazer uma mistura em pequena quantidade do que rodar com nível baixo!
De qualquer forma, se não quiser trocar o ATF já, você pode pegar um recipiente MUITO limpo, esgotar nele o antigo, reparar o vazamento (se for junta é fácil) e recolocar o mesmo ATF.
Mas veja bem, o recipiente deve ser muito limpo pois até mesmo 1 fio de cabelo ou grão de areia são suficientes para uma grande dor de cabeça se entrarem no câmbio....
Abraços,
Onde é o vazamento de seu câmbio? Na junta?
Não é recomendada a mistura de ATF diferentes porém, como bem disse o Confrade regwolf, será melhor fazer uma mistura em pequena quantidade do que rodar com nível baixo!
De qualquer forma, se não quiser trocar o ATF já, você pode pegar um recipiente MUITO limpo, esgotar nele o antigo, reparar o vazamento (se for junta é fácil) e recolocar o mesmo ATF.
Mas veja bem, o recipiente deve ser muito limpo pois até mesmo 1 fio de cabelo ou grão de areia são suficientes para uma grande dor de cabeça se entrarem no câmbio....
Abraços,
Estado :
Advertências :
ThalesCastro,
Outro detalhe muito importante. Na hora de apertar a junta, fale para seu mecânico que a pressão de aperto não pode passar de 10 (DEZ) NEWTON'S para não "espanar". Inclusive, veja se não foi por isso que está vazando...... talvez alguém fez um serviço anterior no câmbio e apertou demais, estragando alguma coisa.....
De qualquer forma, boa sorte e volte para postar o resultado!
Abraços,
Outro detalhe muito importante. Na hora de apertar a junta, fale para seu mecânico que a pressão de aperto não pode passar de 10 (DEZ) NEWTON'S para não "espanar". Inclusive, veja se não foi por isso que está vazando...... talvez alguém fez um serviço anterior no câmbio e apertou demais, estragando alguma coisa.....
De qualquer forma, boa sorte e volte para postar o resultado!
Abraços,
Estado :
Advertências :
ALEXANDRE - PR ... obrigado pelo retorno. Bem.. eu acho que o vazamento é na junta do cárter, enquanto isso eu encomendei o óleo. Vou completar pelos cálculos que eu fiz - 1 litro. Bem, concordo que é melhor misturar do que deixar faltar ... é bom ouvir também a sua opinião :) Com relação ao reparo... eu vou fazer na concessionária... ou no meu mecânico.. eu ainda não decidi ... nem de longe eu cogito em fazer isso ahhahaha. Obrigado amigo :)
Ps.: Acabei de agendar com o meu mecânico para amanhã de tarde.... assim que eu tiver novidades.. posto aqui.. vamos ver se é a junta do cárter mesmo :)
Abraços
Ps.: Acabei de agendar com o meu mecânico para amanhã de tarde.... assim que eu tiver novidades.. posto aqui.. vamos ver se é a junta do cárter mesmo :)
Abraços
Estado :
Advertências :
ThalesCastro,
Mesmo que seja seu mecânico que faça o serviço, se ele não for especializado em mecânica MB, no seu lugar, eu iria orientar ele para não apertar muito (utilizando no máximo 10 NEWTONS) pois nos outros carros a mecânica é mais simples e dispensa esses cuidados. Logo, mesmo que ele não queira, sem querer, pode espanar as peças, aí já sabe né........ $$$$$ :(
Mesmo que seja seu mecânico que faça o serviço, se ele não for especializado em mecânica MB, no seu lugar, eu iria orientar ele para não apertar muito (utilizando no máximo 10 NEWTONS) pois nos outros carros a mecânica é mais simples e dispensa esses cuidados. Logo, mesmo que ele não queira, sem querer, pode espanar as peças, aí já sabe né........ $$$$$ :(
Estado :
Advertências :
Página 2 de 6 • 1, 2, 3, 4, 5, 6