Manutenção preventiva no alternador.
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 2 • Compartilhe
Página 1 de 2 • 1, 2
Manutenção preventiva no alternador.
Pretendo efetuar uma manutenção preventiva no alternador.
Gostaria de discutir o assunto. Alguém já fêz ?
Para vizualizar o alternador deve-se retirar aquela proteção abaixo do assoalho (peito de aço?), e depois daí ?
Alguém ajuda ?
Gostaria de discutir o assunto. Alguém já fêz ?
Para vizualizar o alternador deve-se retirar aquela proteção abaixo do assoalho (peito de aço?), e depois daí ?
Alguém ajuda ?
hassam- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2008
Interesses : السّلام عليكم
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Nesta mesma manutenção do alternador pretendo verificar a correia e seus tensionadores. Parece haver um ruído, como se fossem rolamentos/roletes gastos.
Estive pesquisando e encontrei as fotos a seguir:
Estes 3 círculos amarelos mostram os rolamentos que pretendo verificar e/ou trocar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Temo que os meus rolamentos possam estar assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Este seria o kit com os tres rolamentos a serem trocados. Alguém saberia dizer o custo ???
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta imagem mostra o alternador e compressor do ar condicionado JUNTOS ???? É isso mesmo ?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
É isso aí. Preciso de ajuda e não desisto nunca. Lembram-se do meu desafio com o AKS ? Eis um novo desafio: resolver corretamente a manutenção preventiva do alternador e acabar com o barulho vindo (provavelmente) das correias e tensionadores, com peças originais e com razoável economia de $$$.
Alguém ajuda ?
Estive pesquisando e encontrei as fotos a seguir:
Estes 3 círculos amarelos mostram os rolamentos que pretendo verificar e/ou trocar:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Temo que os meus rolamentos possam estar assim:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Este seria o kit com os tres rolamentos a serem trocados. Alguém saberia dizer o custo ???
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Esta imagem mostra o alternador e compressor do ar condicionado JUNTOS ???? É isso mesmo ?
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
É isso aí. Preciso de ajuda e não desisto nunca. Lembram-se do meu desafio com o AKS ? Eis um novo desafio: resolver corretamente a manutenção preventiva do alternador e acabar com o barulho vindo (provavelmente) das correias e tensionadores, com peças originais e com razoável economia de $$$.
Alguém ajuda ?
hassam- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2008
Interesses : السّلام عليكم
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Este que você esta informando é somente o Compressor do ar-condicionado.
O Alternador é o que esta ao lado em baixo do rolamento de apoio.
O Alternador é o que esta ao lado em baixo do rolamento de apoio.
walter paiva- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1785
Data de inscrição : 02/08/2008
Interesses : b
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Eu verifico o alternador a cada revisão, na última troquei os rolamentos preventivamente.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
hassam- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2008
Interesses : السّلام عليكم
Sexo : País :
Advertências :
Jorge A- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1289
Data de inscrição : 07/05/2009
Interesses : carros MB
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
@Jorge A, pretendo retirar o alternador para revisar, aproveitando para revisar também as correias e rolamentos pois acredito que estejam roncando.
hassam- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2008
Interesses : السّلام عليكم
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Pelo que eu vi nas fotos estas polias chegaram a travar e foi indo até derreter a polia.
Uma ideia, tira as polias fora e troca só os rolamento, vai em uma loja de Rolamentos e acha um igual e coloca na polia, quem sabe você economiza um $$$ e da certo?
Uma ideia, tira as polias fora e troca só os rolamento, vai em uma loja de Rolamentos e acha um igual e coloca na polia, quem sabe você economiza um $$$ e da certo?
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Hassan, correia poly-v e esticadores voce vai gastar em torno de R$ 360,00. Foi o que paguei em out/08.
Convidad- Convidado
hassam- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2008
Interesses : السّلام عليكم
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Isso é que é arranjo compacto! rsrsrs
Deve ser chatinho o acesso, não?
Abraços!
Deve ser chatinho o acesso, não?
Abraços!
lfrobadey- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 228
Data de inscrição : 17/04/2009
Interesses : Automóveis
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Eu tive um problema de cãmbio com meu carro. O power train foi baixado "na chão", então aproveitei para trocar.
Mas acho que poly-v e esticadores tem que ser trocados no máximo com 60.000 km., independente de barulhos.
O acesso é mesmo complicado, mas mecânicos que conhecem o Classe A, efetuam a troca sem baixar o motor.
Antes de eu ter o problema no câmbio eu já havia mandado trocar a poly-v e os esticadores num mecânico aigo meu. Ele trocou "quase tudo", não trocou o esticador superior, exatamente o de mais difícil acesso, aí quando baixou o motor esse esticador não estava legal e mandei trocar tudo.
Mas acho que poly-v e esticadores tem que ser trocados no máximo com 60.000 km., independente de barulhos.
O acesso é mesmo complicado, mas mecânicos que conhecem o Classe A, efetuam a troca sem baixar o motor.
Antes de eu ter o problema no câmbio eu já havia mandado trocar a poly-v e os esticadores num mecânico aigo meu. Ele trocou "quase tudo", não trocou o esticador superior, exatamente o de mais difícil acesso, aí quando baixou o motor esse esticador não estava legal e mandei trocar tudo.
Convidad- Convidado
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Imagino, já tive experiência dessas com Marea 5 cil. Na época tentamos deslocar o motor para a direita para ter acesso à correia... Acabou que foi melhor tirar o motor e fazer uma revisão completa no bixinho...
São essas modernidades... Esqueceram que não é só montar na fábrica, tem que fazer manutenção também.
Abss
São essas modernidades... Esqueceram que não é só montar na fábrica, tem que fazer manutenção também.
Abss
lfrobadey- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 228
Data de inscrição : 17/04/2009
Interesses : Automóveis
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
ifrobadey,cada povo com suas diferenças.
engenheiro japones projeta com a visao de um mecanico normal.
engenheiro alemao projeta com a visao de um mecanico engenheiro.
ja o engenheiro italiano..........tem a visao de engenheiro somente......mecanico? que mecanico? q ele se f..........
engenheiro japones projeta com a visao de um mecanico normal.
engenheiro alemao projeta com a visao de um mecanico engenheiro.
ja o engenheiro italiano..........tem a visao de engenheiro somente......mecanico? que mecanico? q ele se f..........
Xenon- Usuário Platina
- Número de mensagens : 3114
Data de inscrição : 19/10/2007
Interesses : amigos/MBs/motorrad
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Pois é... Coloca 5 cilindros com mais vávulas que as TVs da época da vovó gostosa num espaço onde cabia um quatro cilindros (Tipo)...
Dá nisso. rsrsrs
Mas os Nipônicos e Germânicos tem seus deslizes tb...
Dá nisso. rsrsrs
Mas os Nipônicos e Germânicos tem seus deslizes tb...
lfrobadey- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 228
Data de inscrição : 17/04/2009
Interesses : Automóveis
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] fivetech 2.4 20v e carros italianos.
Hassam, se for fazer aí, quem sabe eu não me animo e levo no seu mecânico.
Hassam, se for fazer aí, quem sabe eu não me animo e levo no seu mecânico.
erocha- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 901
Data de inscrição : 07/06/2008
Interesses : mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Norton Gontijo- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2420
Data de inscrição : 10/11/2008
Interesses : MB's and Subaru's
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
O alternador é bom limpar e trocar ou lubrificar os rolamentos. Como na maioria dos carros ele fica em uma posição meio ruim e a sujeira faz a festa. O ronco provavelmente vem das polias. Troca todo, polias correia e se preciso os rolamentos do alternador.
Coloca tudo original que vai durar 60mil km. Dura até mais, só que ai você começa a correr riscos.
Coloca tudo original que vai durar 60mil km. Dura até mais, só que ai você começa a correr riscos.
Andre Buss- Usuário Platina
- Número de mensagens : 5697
Data de inscrição : 26/11/2007
Interesses : Mercedes-Benz
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Troquei ontem a correia Poly-V e os roletes na concessionária, R$719,59 (R$499,59 + R$220). A correia realmente é a 5PK1750, mas é importada da França e vem com a inscrição da Mercedes-Benz e o código A 013 997 15 92. As fabricadas aqui (Goodyear ou Continental) custam aproximadamente quarenta por cento do preço.
Aproveitei para trocar a junta de vedação entre o escapamento e o silencioso, mais R$137,41 (R$82,41 + R$55).
A correia retirada estava quase nova (e era a original), mas os roletes estavam ruins (chiando). Acho que a revenda onde comprei o carro trocou apenas a correia para adiar eventuais problemas.
Aproveitei para trocar a junta de vedação entre o escapamento e o silencioso, mais R$137,41 (R$82,41 + R$55).
A correia retirada estava quase nova (e era a original), mas os roletes estavam ruins (chiando). Acho que a revenda onde comprei o carro trocou apenas a correia para adiar eventuais problemas.
Marcos Santos- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 272
Data de inscrição : 02/11/2008
Interesses : Classe A 160
Sexo : Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
@Erocha, tenho um Marea 5 cilindros há quatro anos e posso afirmar, anda muito. Desde que peguei o carro só Selenia 100% sintético e o motor parece novo.
@André, pretendo trocar o que for preciso, aliás, estou pensando em baixar o motor do carro pois assim poderia fazer:
- revisão do motor de arranque;
- revisão do alternador e correias e rolamentos etc...;
- retirar o cárter para lavar (troquei o óleo para Mobil 1 há 5 meses atrás e rodei 2.000 até agora).
Quanto um mecanico cobraria para baixar e depois recolocar o motor ?
@André, pretendo trocar o que for preciso, aliás, estou pensando em baixar o motor do carro pois assim poderia fazer:
- revisão do motor de arranque;
- revisão do alternador e correias e rolamentos etc...;
- retirar o cárter para lavar (troquei o óleo para Mobil 1 há 5 meses atrás e rodei 2.000 até agora).
Quanto um mecanico cobraria para baixar e depois recolocar o motor ?
hassam- Usuário Bronze
- Número de mensagens : 118
Data de inscrição : 19/05/2008
Interesses : السّلام عليكم
Sexo : País :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
@Hassam, eu tive um stilo abarth (fivetech 2.4 20v = do seu marea). Sinto saudades até hoje e não acho um 'bom' para comprar de novo.
Quando fizer estes serviços aí, não deixe de postar aqui o local e o valor total, acho que vou fazer na minha A160 se não tiver vendido (preventivo mesmo, não está com barulhos, nem chiados nem problemas, e a correia já troquei)
Quando fizer estes serviços aí, não deixe de postar aqui o local e o valor total, acho que vou fazer na minha A160 se não tiver vendido (preventivo mesmo, não está com barulhos, nem chiados nem problemas, e a correia já troquei)
erocha- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 901
Data de inscrição : 07/06/2008
Interesses : mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
boa tarde amigos sou novo no topico , eu queria saber qual o esquema de ligar os fios do motor de arranque ? eu vi que tem um azul e dois pretos grossos , eu liguei o azul na porca pequena eo dois grossos na porca maior até ai tudo bem o carro pega de boa mais fica uns 10 minutos ligado , e depois desliga sozinho e a bateria descarrega , será que liguei os fios do alternador errado? há ... e a luz da bateria não aparece no painel , será que não está carregando? por favor me ajude e obrigado , meu nome Francisco.
Francisco Brito da Silva- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 5
Data de inscrição : 11/01/2016
Interesses : Saber sempre mais , e compartilhar
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Boa tarde, vim pelo tópico. Acontece o seguinte mandei trocar os rolamentos do alternador da minha c180 modelo clássic 1996, ela funcionava perfeitamente porém os rolamentos estavam roncando. Foi substituído os rolamentos e o ruído parou. O problema é que agora o alternador não está mais carregando a bateria alguém poderia me ajudar? Detalhe.. foi trocado aquele bronze que as escovinhas encostam na ponta do eixo
Lucas Studzinski- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 10
Data de inscrição : 11/09/2019
Interesses : Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
Lucas esse tópico é do classe A, carroceria W168. Vc fez a mesma pergunta lá no fórum da 202, que é o lugar correto para sua carroceria. Portanto acredito que por lá vc tenha uma dica de solução para seu problema.
Marujo_BSB- Moderador
- Número de mensagens : 2916
Data de inscrição : 12/01/2015
Interesses : Mercedes
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Re: Manutenção preventiva no alternador.
opa tudo bem, realizei uma manutenção recente na classe a160 ano 99 no alternador um trabalho um pouco difícil pelo espaço aconselho a fazer quando tiver com tempo e um pouco pra gastar ou se programe comprando as peças vou colocar algumas fotos do serviço que realizei.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nessa parte tem que retirar essa peça preta que parece um bumerangue onde liga o cabo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Agora fica mais complicado tem que remover a placa onde fica as escovas acho que e a placa retificadora essa marrom claro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]-Essa e a placa de diodos terá que soltar alguns parafusos e os cabos que estão soldados use um ferro de solda bom.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Cuidado para não retirar a pasta térmica essa branca se possível passe mais um pouco sem exagero.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Procure manter as pontas na mesma posição que estão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Observe essa ponta de cobre se ela esta boa se estiver gasta tem que troca a peça acha no mercado livre.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tampa que leva o rolamento pra tirar o rolamento e só soltar 4 parafusos e ele sai.a numeração desse rolamento e 6303-2rs compre de marca boa pois vai demora a mexer.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse rolamento tem que usa um saca rolamento com as garras lixadas um pouco se não ele não encaixa na base do rolamento infelizmente não tirei foto do processo me desculpem. a Numeração desse rolamento e 6202.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Troque esse acabamento branco onde vai o rolamento para o serviço ser garantido se não o rolamento pode ficar com folga se a peça estiver gasta.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Nas duas fotos estão vendo a mesma peça de Ângulos diferentes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
peço desculpa por tantas foto mais era a primeira vez que fazia esse serviço, foi concluído com sucesso. CUIDADO na remontagem vá com calma sem pressa, solde os fios nos contatos de novo aperte os parafusos so o necessário, infelizmente pra saber se funcionou eu tive que colocar no carro, tem uns testes que vocês podem achar na internet blz um abraço valeu. o meu esta funcionando ate hoje.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Esse e o espaço onde fica o alternador tem que soltar o compressor do ar condicionado do lugar para chegar ao alternador e e claro baixar o agregado um pouco.
Primeira tampa de plastico três parafusos.[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Nessa parte tem que retirar essa peça preta que parece um bumerangue onde liga o cabo.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Agora fica mais complicado tem que remover a placa onde fica as escovas acho que e a placa retificadora essa marrom claro.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]-Essa e a placa de diodos terá que soltar alguns parafusos e os cabos que estão soldados use um ferro de solda bom.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Cuidado para não retirar a pasta térmica essa branca se possível passe mais um pouco sem exagero.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Procure manter as pontas na mesma posição que estão
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Observe essa ponta de cobre se ela esta boa se estiver gasta tem que troca a peça acha no mercado livre.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Tampa que leva o rolamento pra tirar o rolamento e só soltar 4 parafusos e ele sai.a numeração desse rolamento e 6303-2rs compre de marca boa pois vai demora a mexer.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Esse rolamento tem que usa um saca rolamento com as garras lixadas um pouco se não ele não encaixa na base do rolamento infelizmente não tirei foto do processo me desculpem. a Numeração desse rolamento e 6202.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Troque esse acabamento branco onde vai o rolamento para o serviço ser garantido se não o rolamento pode ficar com folga se a peça estiver gasta.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Nas duas fotos estão vendo a mesma peça de Ângulos diferentes.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
peço desculpa por tantas foto mais era a primeira vez que fazia esse serviço, foi concluído com sucesso. CUIDADO na remontagem vá com calma sem pressa, solde os fios nos contatos de novo aperte os parafusos so o necessário, infelizmente pra saber se funcionou eu tive que colocar no carro, tem uns testes que vocês podem achar na internet blz um abraço valeu. o meu esta funcionando ate hoje.
Jose Vitor- Usuário Iniciante
- Número de mensagens : 14
Data de inscrição : 27/08/2019
Interesses : Classe a 160
Sexo : País :
Estado :
Advertências :
Página 1 de 2 • 1, 2
Tópicos semelhantes
» Manutenção preventiva 190 E 2.6
» Manutenção preventiva - câmbio 722.6
» Valores para manutenção preventiva a45 amg
» W 202 EMPALHADA - SUGESTOES DE MANUTENCAO PREVENTIVA
» Alternador do Classe A - remoção, manutenção
» Manutenção preventiva - câmbio 722.6
» Valores para manutenção preventiva a45 amg
» W 202 EMPALHADA - SUGESTOES DE MANUTENCAO PREVENTIVA
» Alternador do Classe A - remoção, manutenção
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Guia de Modelos Mercedes-Benz - Área técnica :: Classe A ( W168 - W169 - W176 - W177 ) :: W168 - 1997 a 2004
Página 1 de 2
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos