Relembrando Le Mans
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Relembrando Le Mans
Tópico postado a pedido do Confrade Julio:
Quem assistiu as 24 Horas de Le Mans no fim de semana retrasado e viu o acidente do Audi de Allan McNish, talvez não tenha ideia da tragédia ocorrida em 1955 na mesma prova.
Em 1955 a Mercedes se preparou para ganhar da Jaguar de forma categórica as 24 Horas de Le Mans, já de há muito a prova de longa duração de maior prestigio no meio automobilístico e para o publico em geral.
Para se ter uma ideia da seriedade com que a Mercedes buscava essa vitória, a equipe levou três 300SLR (W196S) com carroceria em liga de magnésio(altamente inflamável), os novos e revolucionários freios aerodinâmicos e as duplas de pilotos eram nada mais nada menos que Juan Manoel Fangio e Stirling Moss(vendedor das Mil Milhas desse ano estreando o W196S sem o freio aerodinâmico) no carro 19, John Fitch e Pierre Levegh no carro 20(Fitch vencedor na categoria Grand Touring Class com uma 300SL de produção na mesma Mil Milhas / Levegh herói de guerra francês e que dois anos antes (52) tentou fazer solo as 24 horas - era permitido - e quebrou na liderança na VIGESSIMA TERCEIRA HORA, dando a vitória para a Mercedes nesse ano) e Karl Kling e Andre Simon no carro 21( Kling o melhor piloto alemão da época e Simon(apesar do nome) renomado piloto de provas de longa duração inglês), ou seja, ganhamos ou ganhamos nada menos do que isso.
Decorridas duas horas de prova, Mike Hawtorn pilotando um Jaguar D-Type de fabrica duelava e alternava com Fangio pela liderança como se fosse uma prova de curta duração, Levegh logo atrás de Hawtorn com uma volta a menos.
No esforço de ficar na liderança Hawtorn ignorava os repetidos sinais para reabastecimento dados pelo seu box quando, na reta dos boxes onde também é dada a largada no tradicional estilo Le Mans e ficam as arquibancadas principais, ao acabar de ultrapassar o bem mais lento Austin-Healey de Lance Macklin, ele decide bruscamente entrar para o pit cortando na frente de Macklin que se vê obrigado a frear bruscamente e puxar para o centro da pista.
Levegh vem se aproximando rapidamente de Fangio em busca do segundo lugar, quando a mais de 240 Km bate no Austin-Healey, decola e cai em cima de um aterro entra em capotamento e se desintegra com peças voando para todo lado. Na sequencia o combustível pega fogo fazendo com que a carroceria em liga de magnésio literalmente explodisse em chamas.
Não sabendo que a agua intensificaria o fogo proveniente do magnésio, os bombeiros e fiscais de pista jogam agua em quantidade para tentar acabar com o fogo, tendo como consequência perdurar o fogo por várias horas.
As autoridades estimam que o numero de mortos foi de 84 mais Levegh, mais tarde porém se chega a conclusão que foi muito mais elevado.
Mais detalhes de como terminou a prova, com a vitória do Jaguar de Hawtorn, retirada da Mercedes da prova e das pistas e consequências em outros países desse acidente, no link http://www.sportscardigest.com/1955-24-hours-of-le-mans-race-profile/ .
Fotos em anexo dos protagonistas dessa tragédia.
Para quem não assistiu Le Mans final de semana passado, fiquem sabendo que a Audi ganhou a prova com 13 segundos, repito, 13 segundos de vantagem sobre os Peugeots(que fizeram 2º, 3º e 4º), isso depois de 24 horas de prova.
Espero que gostem.
Abraços,
Julio.
Quem assistiu as 24 Horas de Le Mans no fim de semana retrasado e viu o acidente do Audi de Allan McNish, talvez não tenha ideia da tragédia ocorrida em 1955 na mesma prova.
Em 1955 a Mercedes se preparou para ganhar da Jaguar de forma categórica as 24 Horas de Le Mans, já de há muito a prova de longa duração de maior prestigio no meio automobilístico e para o publico em geral.
Para se ter uma ideia da seriedade com que a Mercedes buscava essa vitória, a equipe levou três 300SLR (W196S) com carroceria em liga de magnésio(altamente inflamável), os novos e revolucionários freios aerodinâmicos e as duplas de pilotos eram nada mais nada menos que Juan Manoel Fangio e Stirling Moss(vendedor das Mil Milhas desse ano estreando o W196S sem o freio aerodinâmico) no carro 19, John Fitch e Pierre Levegh no carro 20(Fitch vencedor na categoria Grand Touring Class com uma 300SL de produção na mesma Mil Milhas / Levegh herói de guerra francês e que dois anos antes (52) tentou fazer solo as 24 horas - era permitido - e quebrou na liderança na VIGESSIMA TERCEIRA HORA, dando a vitória para a Mercedes nesse ano) e Karl Kling e Andre Simon no carro 21( Kling o melhor piloto alemão da época e Simon(apesar do nome) renomado piloto de provas de longa duração inglês), ou seja, ganhamos ou ganhamos nada menos do que isso.
Decorridas duas horas de prova, Mike Hawtorn pilotando um Jaguar D-Type de fabrica duelava e alternava com Fangio pela liderança como se fosse uma prova de curta duração, Levegh logo atrás de Hawtorn com uma volta a menos.
No esforço de ficar na liderança Hawtorn ignorava os repetidos sinais para reabastecimento dados pelo seu box quando, na reta dos boxes onde também é dada a largada no tradicional estilo Le Mans e ficam as arquibancadas principais, ao acabar de ultrapassar o bem mais lento Austin-Healey de Lance Macklin, ele decide bruscamente entrar para o pit cortando na frente de Macklin que se vê obrigado a frear bruscamente e puxar para o centro da pista.
Levegh vem se aproximando rapidamente de Fangio em busca do segundo lugar, quando a mais de 240 Km bate no Austin-Healey, decola e cai em cima de um aterro entra em capotamento e se desintegra com peças voando para todo lado. Na sequencia o combustível pega fogo fazendo com que a carroceria em liga de magnésio literalmente explodisse em chamas.
Não sabendo que a agua intensificaria o fogo proveniente do magnésio, os bombeiros e fiscais de pista jogam agua em quantidade para tentar acabar com o fogo, tendo como consequência perdurar o fogo por várias horas.
As autoridades estimam que o numero de mortos foi de 84 mais Levegh, mais tarde porém se chega a conclusão que foi muito mais elevado.
Mais detalhes de como terminou a prova, com a vitória do Jaguar de Hawtorn, retirada da Mercedes da prova e das pistas e consequências em outros países desse acidente, no link http://www.sportscardigest.com/1955-24-hours-of-le-mans-race-profile/ .
Fotos em anexo dos protagonistas dessa tragédia.
Para quem não assistiu Le Mans final de semana passado, fiquem sabendo que a Audi ganhou a prova com 13 segundos, repito, 13 segundos de vantagem sobre os Peugeots(que fizeram 2º, 3º e 4º), isso depois de 24 horas de prova.
Espero que gostem.
Abraços,
Julio.
Convidad 1- Usuário Platina
- Número de mensagens : 7918
Data de inscrição : 22/10/2007
Interesses : Outros
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Re: Relembrando Le Mans
Mais alguns detalhes:
Este acidente é considerado o maior e o pior da história do automobilismo; por causa dele a Mercedes se retirou oficialmente do automobilismo por mais de 30 anos, só retornando como equipe oficial em 1989 ao DTM. Uma das causas das inúmeras mortes foi a asa aerodinâmica que era usada como freio ( o piloto a acionava no fim da reta, a asa levantava usando o ar como freio aerodinâmico) que se soltou com o impacto e saiu voando como um boomerang sobre o público, degolando instantaneamente inúmeras pessoas.
Os Mercedes 300SLR usavam motor 3.0 de 8 cilindros, com cerca de 310 Hp`s, e alcançavam velocidades de até 310 km/h.
Este acidente é considerado o maior e o pior da história do automobilismo; por causa dele a Mercedes se retirou oficialmente do automobilismo por mais de 30 anos, só retornando como equipe oficial em 1989 ao DTM. Uma das causas das inúmeras mortes foi a asa aerodinâmica que era usada como freio ( o piloto a acionava no fim da reta, a asa levantava usando o ar como freio aerodinâmico) que se soltou com o impacto e saiu voando como um boomerang sobre o público, degolando instantaneamente inúmeras pessoas.
Os Mercedes 300SLR usavam motor 3.0 de 8 cilindros, com cerca de 310 Hp`s, e alcançavam velocidades de até 310 km/h.
Sidsports- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1683
Data de inscrição : 06/02/2009
Interesses : todas as Mercedes
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Re: Relembrando Le Mans
Parabéns ao Júlio e ao Sid pelo relato e detalhamento. Não é só de vitórias e acertos que se faz uma história.
170190- Usuário Prata
- Número de mensagens : 287
Data de inscrição : 27/05/2008
Interesses : carros/carros antigos
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Re: Relembrando Le Mans
Parabéns ao Ulysses e ao Sid pela iniciativa em nos trazer essa história.
Em relação ao material de que se comenta na matéria, trata-se de material chamado pirofórico, e cujo combate em caso de incêndio se dá utilizando-se pó químico especial. Rodas de liga leve são feitas desse tipo de material. Hoje se tem esse conhecimento, coisa que não havia na época.
Uma pena.
Abraço
Em relação ao material de que se comenta na matéria, trata-se de material chamado pirofórico, e cujo combate em caso de incêndio se dá utilizando-se pó químico especial. Rodas de liga leve são feitas desse tipo de material. Hoje se tem esse conhecimento, coisa que não havia na época.
Uma pena.
Abraço
Convidado 8- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1821
Data de inscrição : 10/03/2011
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Estado :
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