DIY - Mudança de Óleo de Caixa de Velocidades e Diferencial

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Mensagem por Diogo Lisboa Ter 8 Mar 2011 - 9:06



Ora cá vai mais um DIY

Primeiro que tudo a estrela
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O material que utilizei:
- Massa em Spray para lubrificar os tirantes e a manete de velocidades
- WD-40 para ajudar a retirar os bujons
- 1 Lata de Óleo para o Diferencial e 2 para a Caixa de Velocidades
- Uma bomba para meter o óleo
- Um medidor
- Massa de Cobre para os bujons
- Chave sextava interior nº 14 para os bujons (esta fui eu que fiz por nunca ter encontrado uma chave)
- Chave nº 8 para as forras do motor

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Primeiro comecei pela caixa de velocidades
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Depois de desengordurados os tirantes, apliquei massa em spray em todos os conectores dos tirantes, inclusive na própria manete de velocidades afim de assegurar um melhor uso da mesma
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De novo na caixa, tirei primeiro o bujon de enchimento porque sempre ouvi falar e é verdade para tirarmos sempre este bujon primeiro para não ter surpresas depois...

Deu um bocado de trabalho retirá-lo pois o mesmo encontrava-se calcionado devido a estar alguns anos sem ter sido mexido e como a chave de roquete não cabia lá tive de usar uma chave de bocas normal e a sextavada interior nº14 para conseguir tirá-lo com uma boa dose de paciência
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Depois de retirado o primeiro bujon retirei o de vazamento
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Deixa-se sair todo o óleo
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Limpei os 2 bujons, pois encontravam-se muito sujos e o de vazamento tinha algumas limalhas no iman
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Depois de limpos apliquei massa de cobre nas roscas de modo a facilitar uma melhor lubrificação na rosca e evitar que da próxima vez fiquem presos
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Montei o bujon de vazamento
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Meti óleo no medidor para ir confirmando pois a caixa leva 1.7L
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Com a bomba vai-se tirando o óleo sendo que esta leva apenas 0.5L de cada vez
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Mete-se o tubo da bomba no bujo de enchimento e com calma vai-se metendo óleo para dentro da caixa de modo a não se perder óleo
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Depois de ter metido 1.7L de óleo, monta-se o bujon de enchimento e dá-se uma lavagem na caixa para tirar vestigios de óleo e outras sujidades
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Depois passei para o diferencial e com o mesmo processo da caixa tirei primeiro o bujon de enchimento com a mesma chave (sextavada interior nº 14)
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Depois tirei o bujon de vazamento
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Deixa-se sair todo o óleo
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Limpei os bujons e apliquei a massa de cobre
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Monta-se o bujon de vazamento
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Depois meti óleo no medidor para confirmar e o diferencial leva 0.7L
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Com a bomba vai-se tirando o óleo
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Mete-se o tubo e com calma enche-se o diferencial
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E pronto no fim de se meter todo o óleo monta-se o bujon de enchimento
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Depois foi só lavar o diferencial para tirar aquela sujidade toda e lavei as forras do motor e caixa

Notas:
- Quando encho as caixas e diferenciais, embora vá sempre controlando a quantidade de óleo só paro quando o mesmo (Caixa ou Diferencial) começar a vazar para fora, pelo menos foi assim que aprendi

- Usei óleo da Mercedes porque é o único em que confio e até hoje quem tem mercedes vi-os sempre a meterem deste óleo

- A chave para os bujons comprei uma sexatavada interior nº 14 normal e cortei-a com 2 medidas de modo a facilitar-me o trabalho em qualquer ocasião
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Mensagem por luis.lopes Dom 25 Set 2011 - 15:37



Olá Diogo.

Mais um excelente tópico.

Tenho somente uma questão a colocar-lhe: Será que posso usar estas dicas no modelo w203 com caixa automática?

Cumprimentos,


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