inspeção veicular paulistana
Portal Mercedes-Benz Brasil :: Dicas de Manutenção - Área técnica :: Ajuda técnica em geral, dicas de manutenção, compras exterior, restauração e customização/tunning :: Dicas de manutenção aplicáveis a mais de um ou vários modelos
Página 2 de 4 • Compartilhe
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4
Re: inspeção veicular paulistana
Tendeu
Que inspecao veicular louca essa hein!!!
No posto que eu fiz eles nao olham nada do motor, somente se o carro polui ou nao. Que esquisito eles olharem o oleo...
Que inspecao veicular louca essa hein!!!
No posto que eu fiz eles nao olham nada do motor, somente se o carro polui ou nao. Que esquisito eles olharem o oleo...
Guest- Convidado
grandejr- Usuário Ouro
- Número de mensagens : 897
Interesses : carros antigos ou que se tornarão antigos, não necessariamente colecionáveis
Estado :
Advertências :
Bem,
para dar o bom exemplo, passei horas hoje afinando meu dosi e depois fui passar a 123 no cheirador de gases da esquina:
Depois de muitas horas calibrando a pressão quente no WUR (que os alemães dizem não ser regulável, hehehe), deixei com 5,5 bar no sistema e 3,6 bar de pressão de controle (vácuo de coletor a 500 mbar (mínimo recomendável)
750 rpm
CO = 1,50% (aquentou bem redondo com 0,8%)
O2 = 2,4%
diluição = 13,7
CO2 = 12,2
2.500 rpm
CO = 0,31%
O2 = 1,84 %
CO2 = 13,40
HC = 136 ppm
Acho que tenho que elevar o CO de alta um pouco por meio da elevação da pressão de controle para 3,8 bar e aí é que está a dificuldade
para dar o bom exemplo, passei horas hoje afinando meu dosi e depois fui passar a 123 no cheirador de gases da esquina:
Depois de muitas horas calibrando a pressão quente no WUR (que os alemães dizem não ser regulável, hehehe), deixei com 5,5 bar no sistema e 3,6 bar de pressão de controle (vácuo de coletor a 500 mbar (mínimo recomendável)
750 rpm
CO = 1,50% (aquentou bem redondo com 0,8%)
O2 = 2,4%
diluição = 13,7
CO2 = 12,2
2.500 rpm
CO = 0,31%
O2 = 1,84 %
CO2 = 13,40
HC = 136 ppm
Acho que tenho que elevar o CO de alta um pouco por meio da elevação da pressão de controle para 3,8 bar e aí é que está a dificuldade
Última edição por Alan em Qui 18 Mar 2010 - 17:55, editado 1 vez(es)
Alan- Usuário Platina
- Número de mensagens : 2336
Interesses : mecanica e antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Acho que o dia que eu levar a minha 190E dosificada para a inspeção vou tomar um Lexotan antes de sair de casa pois se o energúmeno falar uma besteira destas como falou para o Confrade Tendeu vai dar "BO".
Borg- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1283
Interesses : Troca de informações
Estado :
Advertências :
Alan, só pode ser 2,4% de O2,o ar atmosférico tem 21,8....se vc elevar a pressão de controle o CO vai diminuir mais ainda,teria que baixar, eu não te ensinei assim,hahahahaha...faz o seguinte,primeiro tenta uns 2% de CO em lenta(aja no 3mm) e veja como fica a 2500rpm, eu acho que ainda vai ficar pobre na média, esses carros eu achava por aqui bons níveis com 3.2bar de pressão de controle a quente,aí corrigia no 3mm e fica algo em torno de 2% na lenta e 1,5% a 2500 rpm,o carro fica solto e economico....
obs: Para quem não entendeu patavina, um vídeo sobre esse assunto, https://www.youtube.com/watch?v=58I2Cd1kszA&feature=player_embedded ,acho que vcs vão continuar não entendendo nada mesmo,hahahahah
obs: Para quem não entendeu patavina, um vídeo sobre esse assunto, https://www.youtube.com/watch?v=58I2Cd1kszA&feature=player_embedded ,acho que vcs vão continuar não entendendo nada mesmo,hahahahah
Maluhy- Consultor Técnico
- Número de mensagens : 10535
Interesses : Antigomobilismo
Estado :
Advertências :
Veio,
Sim, foi um erro daptilográfico, O2 = 2,4 %.
Sim buana! Para enriquecer tenho que baixar a pressão, mas voltando ao WIS especificamente para o M110 e para WUR com terminação 057 (os malditos variam também), a pressão de controle tem que ser entre 3,4 e 3,8 bar e eu deixei com 3,6 bar na batidinha de milésimo no martelinho naquele lugar desgraçado.
O mesmo WIS diz CO a 750/800 rpm = 1 % +/- 0,5%
O carro está soltíssimo, um tiro.
Vou assim pra Caxambu para ver se o consumo chega nos seus 10 km/l ou se derreti as velas.
Sim, foi um erro daptilográfico, O2 = 2,4 %.
Sim buana! Para enriquecer tenho que baixar a pressão, mas voltando ao WIS especificamente para o M110 e para WUR com terminação 057 (os malditos variam também), a pressão de controle tem que ser entre 3,4 e 3,8 bar e eu deixei com 3,6 bar na batidinha de milésimo no martelinho naquele lugar desgraçado.
O mesmo WIS diz CO a 750/800 rpm = 1 % +/- 0,5%
O carro está soltíssimo, um tiro.
Vou assim pra Caxambu para ver se o consumo chega nos seus 10 km/l ou se derreti as velas.
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Alan, atente para uma coisa:desde o que está escrito no WIS até hoje a gasolina mudou bastante,inclusive na Alemanha não tem 25% de álcool, estequiométrica para a época era algo em torno de 14:1,hoje estamos falando algo em torno de 13:1 , as variaçoes de pressão dos WUR se deve às configurações de motor (sistema de ignição,compressão,etc) que vc joga por terra acertando em tempo real com o 4 gases , aí vc pode botar qq WUR em qq motor,é só fazer o que os cintura-dura dizem que não dá,heheheheheheh
Obs: com menos de 0,5% de CO em alta vc vai fazer é 12,hahahaha
Obs: com menos de 0,5% de CO em alta vc vai fazer é 12,hahahaha
Estado :
Advertências :
Tô só de olho.... :?: :!: :scratch:
Última edição por Karl Fass em Qua 17 Mar 2010 - 22:23, editado 1 vez(es)
Karl Fass.- Usuário Platina
- Número de mensagens : 8431
Interesses : Mercedes antigas
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
Essa história de diferentes WUR's é estranha. O meu tem 2 entradas de vácuo na base + uma de frente. Na do Schneider não tem nenhuma...
Estado :
Advertências :
A pressão na minha está em 4.8 na bomba, 1.8 frio e 4.0 quente...PELO MENOS ESTAVA HE, HE...
Estado :
Advertências :
A minha ficou com valores muito baixos, 0,08 na lenta e 0,12 a 2500 rpm
Acho que é melhor aumentar um pouco para não detonar as velas.
Quais seriam os melhores valores para otimizar desempenho/consumo ?
Acho que é melhor aumentar um pouco para não detonar as velas.
Quais seriam os melhores valores para otimizar desempenho/consumo ?
Última edição por PAULO BRITO em Qua 17 Mar 2010 - 22:55, editado 1 vez(es)
PAULO BRITO- Desativado (Recadastramento - registro desatualizado)
- Número de mensagens : 1939
Interesses : diversos
Estado :
Advertências :
Maluhy
Se formos entrar no mérito da evolução da proporção estequiométrica de mistura ideal de combustão, vamos virar os verdadeiros professores pardais ou alquimistas. Os dados do WIS para a época são para gasolina Super (95 ROZ, 85 MOZ (Super/ Eurosuper/ Bleifrei 95), o álcool não eleva as octanas da nossa josta? Bem, do WIS é um parâmetro conhecido e você tem seus motivos pra sugerir adaptações.
Eu vou amanha verificar a cor da chama na câmara de combustão e esta não mente a mistura estequiométrica ideal, não importa o combustível. Eu estava com 4 bar de pressão de controle e ainda tinha um pouco de fuligem no escape, chama ligeiramente amarelada e o consumo não estava aos níveis por você sugeridos.
12 km/l?
nem a segunda geração posterior com menos peso, mais aerodinâmica e um monte de parafernália de controle de combustão
Se formos entrar no mérito da evolução da proporção estequiométrica de mistura ideal de combustão, vamos virar os verdadeiros professores pardais ou alquimistas. Os dados do WIS para a época são para gasolina Super (95 ROZ, 85 MOZ (Super/ Eurosuper/ Bleifrei 95), o álcool não eleva as octanas da nossa josta? Bem, do WIS é um parâmetro conhecido e você tem seus motivos pra sugerir adaptações.
Eu vou amanha verificar a cor da chama na câmara de combustão e esta não mente a mistura estequiométrica ideal, não importa o combustível. Eu estava com 4 bar de pressão de controle e ainda tinha um pouco de fuligem no escape, chama ligeiramente amarelada e o consumo não estava aos níveis por você sugeridos.
12 km/l?
nem a segunda geração posterior com menos peso, mais aerodinâmica e um monte de parafernália de controle de combustão
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Fass,
você tem que ter um manômetro com válvula de duas vias.
a pressão do sistema você calibra com o registro fechado (não passa pelo WUR), modificando as espessuras das arruelas na válvula lateral, mais arruela, mais pressão. 4 bar de pressão de controle pode ser limite conforme numeração do WUR. Depois verificação fina com analisador de gases
você tem que ter um manômetro com válvula de duas vias.
a pressão do sistema você calibra com o registro fechado (não passa pelo WUR), modificando as espessuras das arruelas na válvula lateral, mais arruela, mais pressão. 4 bar de pressão de controle pode ser limite conforme numeração do WUR. Depois verificação fina com analisador de gases
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Vc está esquecendo de mais duas coisas:1)a octanagem pode ser igual,mas poder calorífico nem pensar, o álcool deixa a gasolina menos comburente, a mistura tem que ser mais rica para queimar legal..2) depois de um bom ajuste ,não se esqueça que todo o sistema está carregado de carbono por tempos trabalhando com mistura errada,depois de uma regulagem tem que andar uns 30km para depois se certificar que a regulagem ficou 10.....vai aprendendo,Tio,hahahahahaha
Obs: nem sempre mistura muito pobre= economia, se o gajo tiver que pedalar mais para o carro andar a economia vai por água abaixo....
Obs: nem sempre mistura muito pobre= economia, se o gajo tiver que pedalar mais para o carro andar a economia vai por água abaixo....
Última edição por Maluhy em Qua 17 Mar 2010 - 23:09, editado 1 vez(es)
Estado :
Advertências :
Paulo, a 126 kjet trabalha bem com CO 1,5/2% na lenta e algo em torno de 1/1,5% acelerado......
Estado :
Advertências :
Outro macete, qdo tiver com o 4 gases espetado desligue o suspiro do motor da linha de aspiração,se os valores mudarem mais de 10% pode trocar o óleo, está contaminado com combustível.....
Estado :
Advertências :
Estado :
Advertências :
Importante, os 4 gases lhe permite isso,sempre o maior CO2 possível com o menor CO/HC possível,um motor é diferente do outro,o que vale para um não vale para outro....
Estado :
Advertências :
Buana,
Por isso vou verificar a cor da chama pra dirimir duvidas, não esqueci dos diferentes poderes caloríficos, são muitas variáveis.
Agora andar 30 KM pra limpar o cilindro é pra pau velho, meu motor foi descarbonizado, hehehe
Por isso vou verificar a cor da chama pra dirimir duvidas, não esqueci dos diferentes poderes caloríficos, são muitas variáveis.
Agora andar 30 KM pra limpar o cilindro é pra pau velho, meu motor foi descarbonizado, hehehe
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
Se ele trabalhar 1 hora com mistura rica ele se enche de fuligem de novo, e a descarga toda tb, se não der uma volta largando o pau para limpar a linha toda pode dar tilt no exame ....o carro chegava na quitanda todo ruim, eu revisava e qdo media tava fora ainda, dava uma voltinha " no jeito " e pronto,consertado,o defeito saía pela descarga,hahahahaha
Estado :
Advertências :
Excelente a consultoria técnica dos mestres Alan e Maluhy. Grandes dicas,
Estado :
Advertências :
Caros Mestres Alan e Maluhy,
Estou precisando da ajuda de voces para saber o proximo passo ...
Estive investigando problemas na minha SL que nao passou na inspeçao devido alto HC ....verifiquei cabos , velas , tudo ok porem verifiquei os bicos injetores e tinha um deles que nao estava ok fazendo o teste de soltar os tubos um a um para ver queda de rpm...porem apos verificacao dos bicos , notei que o 6o cilindro nao tem um fluxo consistente no bico , eu funcionei o carro com o bico para fora para ver o padrao do jato e nota-se que fica irregular , e algumas vezes só fica gotejando , aparentemente sem pressao mesmo com bicos novos ....
tentei regular o parafuso que fica ao lado da saida do tubo do dosificador mas nao notei diferença nenhuma.
ou seja o motor em marcha lenta fica com 7 cilindros somente ... ja em aceleraçao fica ok o bico funcdiona normalmente e o motor arredonda ....
Chequei compressao do cilindro e esta ok com 160 PSI ....
Eu acho que cheguei no meu limite de conhecimento pois dosipifador nao e´minha praia ....
Qual o veredicto de voces?? alguma necessidade de regulagem /verificaçao interna no dosificador ?
Grande abraço,
Estou precisando da ajuda de voces para saber o proximo passo ...
Estive investigando problemas na minha SL que nao passou na inspeçao devido alto HC ....verifiquei cabos , velas , tudo ok porem verifiquei os bicos injetores e tinha um deles que nao estava ok fazendo o teste de soltar os tubos um a um para ver queda de rpm...porem apos verificacao dos bicos , notei que o 6o cilindro nao tem um fluxo consistente no bico , eu funcionei o carro com o bico para fora para ver o padrao do jato e nota-se que fica irregular , e algumas vezes só fica gotejando , aparentemente sem pressao mesmo com bicos novos ....
tentei regular o parafuso que fica ao lado da saida do tubo do dosificador mas nao notei diferença nenhuma.
ou seja o motor em marcha lenta fica com 7 cilindros somente ... ja em aceleraçao fica ok o bico funcdiona normalmente e o motor arredonda ....
Chequei compressao do cilindro e esta ok com 160 PSI ....
Eu acho que cheguei no meu limite de conhecimento pois dosipifador nao e´minha praia ....
Qual o veredicto de voces?? alguma necessidade de regulagem /verificaçao interna no dosificador ?
Grande abraço,
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Estado :
Advertências :
Alan- Usuário Platina
Estado :
Advertências :
ok Alan,
falamos para marcar uma " consulta" do paciente.voce atende de sabado??
abracos,
falamos para marcar uma " consulta" do paciente.voce atende de sabado??
abracos,
Borba- Usuário Platina
- Número de mensagens : 1080
Interesses : MB's V8,MOTOR V8,AUTOMOBILISMO com V8, MODELISMO com V8
Estado :
Advertências :
Página 2 de 4 • 1, 2, 3, 4